PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O SEGREDO DE UMA PESCARIA ABUNDANTE

O SEGREDO DE UMA PESCARIA ABUNDANTE

Lancem a rede à direita da barca e acharão (Jo 21, 6)
26 de abril de 2019.
A cena acontece dias após a ressurreição de Jesus. Os discípulos vão pescar e não conseguem nada naquela noite. Já de manhã, Jesus na praia deu a orientação certa: lancem a rede à direita da barca e acharão. Quase não conseguiram puxar a rede de tanto peixe, cento e cinquenta e três grandes peixes.
Os discípulos elencados no texto eram, seguramente, pescadores experientes. Tinham sido chamados a ser pescadores de pessoas, no início da atividade missionária de Jesus. Trata-se, então, não apenas de uma simples pescaria de peixes, mas da atividade missionária da Igreja, o trabalho de pescar gente que os discípulos deviam realizar após sua convivência com Jesus; trabalho que se mostraria infrutífero, sem a presença e a direção de Jesus ressuscitado. Naquela experiência no lago, sem a orientação de Jesus, não conseguiram pescar nada.
É claro, além da referência à atividade missionária que se seguiria após a ressurreição de Jesus, o texto também nos ajuda a pensar em nossa relação com o ressuscitado em outras áreas de nossa vida. Sem a presença e a orientação de Jesus, nossa pescaria pode também ser infrutífera, mesmo que sejamos experientes pescadores. Entendeu? A pescaria pode ser o seu trabalho, a sua ocupação profissional, as responsabilidades que você tem na vida. Só a presença e a orientação de Jesus ressuscitado garantem o sucesso do nosso trabalho, o êxito de nossas lutas. Muita gente já experimentou isso, talvez você também já o tenha experimentado. Longe de Deus, nossa luta é infrutífera. Há um salmo na Bíblia que deixa isso bem clarinho: “Se o Senhor não constrói a casa, em vão trabalham os construtores”.
Os discípulos, com certeza, já tinham lançado a rede naquele mesmo lugar. Mas o fato de agir em obediência à vontade de Deus, à sua Palavra, é que fez a diferença. Eles deram a direção do seu empenho pastoral ao próprio Jesus. E como seria darmos a Deus a direção do nosso trabalho, de nossa família ou de nossa atividade apostólica? O evangelho já dá uma pista.
No texto de hoje, depois de uma noite de trabalho em vão, ao amanhecer, lá está ele na praia, de pé, perguntando se pescaram alguma coisa. O amanhecer é uma referência à ressurreição. Também o fato de ele estar de pé reforça a ideia da ressurreição. É nessa condição de ressuscitado, que ele nos indica a direção que devemos tomar, o que precisamos realmente fazer. Nós o vemos e o ouvimos particularmente pela oração, pela meditação da Palavra de Deus, pelos ensinamentos da sua Igreja. Precisamos, então, dar ouvidos às suas indicações, obedecer docilmente às suas orientações. Nisto, contamos com a ajuda do Santo Espírito. Ele nos ensina a ouvir e seguir Jesus.
Guardando a mensagem
A barca de Pedro é a Igreja. Os pescadores são os missionários. A pescaria é a atividade apostólica. Sem a presença do ressuscitado e sua orientação, o fracasso é certo. Isso vale também para nossa vida cristã. O trabalho sem Deus é estéril. Eles passaram a noite toda pescando e não conseguiram nada. Bastou Jesus ali na praia indicar: “lancem a rede à direita do barco e acharão”. Que bela orientação para o nosso trabalho: não deixar Jesus de fora. Trabalhar, pastorear, empreender, lutar, casar, formar-se, mas contando sempre com sua presença e em obediência à vontade de Deus. Aí não tem como dar errado.
Lancem a rede à direita da barca e acharão (Jo 21, 6)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Quando os discípulos chegaram à praia encontram o fogo já aceso, pão e peixe assado. E aquela refeição renovou as suas forças, depois de uma noite de trabalho sem fruto e de um alvorecer tão promissor com aquela pescaria abundante. Tu, Senhor Jesus, os alimentaste com pão e peixe. Tomaste o pão e o distribuíste com eles. Essa fração do pão é o sinal da Eucaristia. Fizeste o mesmo com o peixe. Na Eucaristia, nos sentamos à tua mesa e tu nos alimentas com a tua própria vida, vida entregue na cruz e transbordante na ressurreição. Na Eucaristia, tu nos fortaleces, nos renovas as forças. Obrigado, Senhor. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Só para estimular a leitura do texto de hoje (João 21, 1-14), eu tenho uma pergunta pra você: quantos discípulos estavam nessa pescaria?

Pe. João Carlos Ribeiro – 26.04.2019

22 comentários:

  1. Minha oração junto com a orientação desta meditação tão linda: OBRIGADA SENHOR JESUS RESSUSCITADO PELA TUA PRESENÇA NA VIDA DOS MISSIONÁRIOS DE TUA IGREJA. OBRIGADA PELA TUA PRESENÇA EM MINHA VIDA DE SEGUIDORA E DE MISSIONÁRIA.
    QUERO SER FIEL POIS SEI QUE TU ÉS O MEU COMPANHEIRO NESTA PESCA TÃO DIFÍCIL.. . AMÉM ALELUIA!

    ResponderExcluir
  2. OBRIGADA PADRE JOÃO CARLOS. AS TUAS PALAVRAS SÃO ANIMADORAS E DE MUITA CERTEZA DA PRESENÇA DO RESSUSCITADO!

    ResponderExcluir
  3. Senhor que eu consiga mesmo lançar a minha Rede. do lado direito que o Senhor disse.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Jesus por mais um dia de vida Amém Obrigado padre João Carlos pó meditações São maravilhosas

    ResponderExcluir
  5. Muito bonito a meditaçāo do Evangelho de hoje.Obrigada padre o senhor deve imaginar como me ajuda e ajuda outros fiéis a entender melhor o que Jesus quer passar para cada um de nos. Que Deus em sua infinita bondade abençoe sua vida e seus trabalhos.

    ResponderExcluir
  6. Sem Deus nada prospera. Devemos entregar-nos a Ele com toda confiança e certeza de que nos entende e atende. Abraço Pe. João Carlos.Deus te conceda força,sabedoria e saúde.

    ResponderExcluir
  7. Quantas pessoas precisa conhecer esse Deus tão grande

    ResponderExcluir
  8. Os discípulos d Jesus q estavam pescando eram três

    ResponderExcluir
  9. Obrigada senhor por mais um dia a palavra de hoje nos mostra que sem Jesus não somos nada obrigado padre João Carlos

    ResponderExcluir
  10. Presado Pe João Carlos ,ouvin ou a meditação de hoje.no final o sr faz uma pergunta ,quantos estavam na barca,lá estavam eles, Pedro , Tomé ,NNatanael,Tiago e João são 5 ,só que tive uma curiosa surpresa na pesca Tome e o segundo da lista e na escolha dos discípulus ele é o setsétimo peço a sua benção e até breve

    ResponderExcluir
  11. Amei ler o comentário eu gosto muito dessa passagem da Bíblia Amém


    ResponderExcluir
  12. Que consigamos enxergar Nosso Senhor Jesus Cristo em nossas vidas.

    ResponderExcluir
  13. Que DEUS continue nos orientado. Amém

    ResponderExcluir
  14. ����Vivendo a palavra������
    Só para estimular a leitura do texto de hoje (João 21, 1-14), eu tenho uma pergunta pra você: quantos discípulos estavam nessa pescaria?
    Exatamente 7 discípulos, número bíblico : Simão Pedro, Tomé, Natanael, 2 filhos de Zebedeu, mais 2 discípulos.. ��

    ResponderExcluir
  15. O senhor me abençoe e me dê um resultado positivo amém

    ResponderExcluir
  16. Boa noite! Obrigada pelo o dia de hoje. No nosso evangelho de hoje tinha 7 diciplo.

    ResponderExcluir
  17. Senhor Deus de poder e misericórdia, eu LHE agradeço por tanto amor e carinho de Jesus Ressuscitado. Todavia, me ajude com a saúde do corpo e da alma. Me ajude viver o meu apostolado cristão. Me ajude ensinar com sabedoria e fé. Me ajude anunciar a ressurreição dos mortos na pessoa de Jesus. Me ajude vencer o sofrimento. Me ajude viver cheio do Espírito Santo. Me ajude fazer sempre o bem. Me ajude seguir o caminho da salvação. Me ajude participar melhor da Santa Missa. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.





















    ResponderExcluir
  18. Meu Deus eu lhe agradeço por tanto amor e por Jesus Ressuscitado.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS