PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: AMOR ATÉ O FIM

AMOR ATÉ O FIM

Tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim (Jo 13,1)
18 de abril de 2019.
Uma das cenas da paixão de Cristo que mais chama atenção por sua beleza e por seu clima de intimidade é a Última Ceia, com o lava-pés. A celebração cristã da quinta-feira santa realça a instituição do sacramento da Eucaristia, do sacerdócio ministerial e o mandamento do amor fraterno.
Chama a atenção o fato do evangelista João não narrar a instituição da Eucaristia, como os outros evangelhos. Em seu lugar, ele apresenta o lava-pés. Lavar os pés não foi só um ato na vida de Jesus entre nós. Ele realizou sua missão, como servidor. O lava-pés é uma síntese da vida de Jesus. Entendemos que, com o lava-pés, Jesus quis mostrar que ele veio para servir, e assim nos pede para sermos servidores dos irmãos. Também nós devemos lavar os pés uns dos outros.
É possível que para João, o lava-pés seja muito mais que um sinal do serviço. Não sei se consigo me explicar, mas o lava-pés é o amor de Jesus até o fim. Veja se eu estou pensando certo. João abre esse relato da última ceia, com essa expressão “tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-se até o fim”. O que seria “amar até o fim”? Podemos entender que seria amar até o último momento de sua vida. Mas, também podemos entender que “amar até o fim” é amar intensamente, perfeitamente, até o máximo de amor possível.
Jesus amou os seus e os amou até o fim. Ele nos amou com o máximo amor. E como é que Jesus amou os seus? Bom, Jesus os convidou ao seu seguimento, anunciou-lhes a Palavra, revelando o Pai que o enviou. E o máximo de amor foi a autodoação de si mesmo. Como ele disse: “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seus amigos”. Nisto estava o amor até o fim, em dar a vida pelos seus. O amor de Jesus o levou a dar a sua vida para que nós fôssemos purificados do nosso pecado.
Por sua vida entregue livremente em nosso favor, Jesus alcançou o perdão dos nossos pecados, nos purificou. Do seu coração aberto na cruz, escorreu sangue e água. Sangue redentor. Água purificadora. Por sua morte, ele nos purificou, nos lavou. Sendo assim, podemos concluir que o lava-pés é uma representação visível do amor de Jesus pelos seus até o fim. Amor que, na sua autodoação amorosa, nos comunicou a vida de Deus, nos lavando da sujeira do pecado.
Vejam que, no texto, o verbo “lavar” aparece 8 vezes. O lava-pés é o amor de Jesus que se manifestou na sua morte redentora, nos lavando, nos purificando do pecado.
Guardando a mensagem
O lava-pés não é um detalhe curioso da vida de Jesus. Foi a vida mesma dele. Ele, por amor, fez-se nosso servo. E a obra maior do seu amor foi nos lavar do pecado, por meio de sua morte. Quando foi que finalmente ele nos purificou dos pecados? Na sua cruz, na sua morte, onde se entregou em nosso favor. A sua morte é o amor maior, o amor até o fim, porque ali realizou de forma suprema o amor pelos seus. O lava-pés é uma representação do amor de Jesus, amor até às últimas consequências.
Tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim (Jo 13,1)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Pedro não queria que tu lavasses os seus pés. Ele viu que aquilo era um trabalho para escravo. E tu eras o Senhor. E ficamos pensando no que tu lhe disseste: “Se eu não te lavar, não terás parte comigo”. Pensando melhor, podemos entender essa palavra. Verdadeiramente tu nos lavaste do nosso pecado, por meio de tua morte. Ali, foi o máximo do teu esvaziamento, do teu abaixamento. Só lavados, purificados, podemos ter parte contigo, podemos estar em comunhão com Deus. Obrigado, Senhor. Nós te adoramos, Senhor Jesus Cristo, e te bendizemos, porque pela tua santa cruz remiste o mundo. Amém.
Vivendo a palavra
Leia o evangelho de hoje na sua Bíblia (João 13, 1-15) e converse com alguém sobre o seu significado.

Pe. João Carlos Ribeiro – 18.04.2019

8 comentários:

  1. Jesus perdão peles vezes que não enxegei a,sua presença me chamando para me ensinar a, retribuir com meu próximo. oque o senhor ensiou que q a paz esteja comigo para eu fazer o que o pede ..

    ResponderExcluir
  2. Divino Pai Eterno, eu LHE agradeço pela instituição do sacerdócio e da santa missa. Entretanto, me ajude ouvi-Lo e obedecê-Lo com atenção. Me ajude ser solidário com os sofredores. Me ajude oferecer à SANTÍSSIMA TRINDADE o que eu tenho de melhor. Me ajude orar com fé e confiança. Me ajude celebrar com dignidade, a santa páscoa. Me ajude fugir do pecado. Me ajude defendendo os oprimidos. Me ajude honrá-Lo cada vez melhor. Me ajude agradecê-Lo com sinceridade. Me ajude amar e servir com alegria. Me ajude fugir do pecado. Me ajude ser VOSSO discípulo missionário. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  3. Senhor que o senhor me perdoe por todos os meus pecados, e me ajude na minha caminhada qye esta sendo tão ardoa, mais sei que tu não desampara os teus filhos e obligado senhor pelo teu amor que mesmo sem mereçer sei que tu me ama.

    ResponderExcluir
  4. Jesus, purifica minha mente, meu coração e minha língua. Para que eu me livre do pecado. Tenho medo de te perder e assim me perder do teu amor para chegar a ti na eternidade.

    ResponderExcluir
  5. Que sejamos guiados por teu infinito amor. Pe João Carlos reze por nós.

    ResponderExcluir
  6. A sua benção Padre João, obrigada por nos guiar com tanto amor.

    Obrigada senhor Jesus, mãezinha
    Amém Deus seja louvado!!!!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS