PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: AGORA, É COM A GENTE!

AGORA, É COM A GENTE!


Vão pelo mundo inteiro e anunciem o Evangelho a toda criatura! (Mc 16,15)

27 de abril de 2019.
O evangelho de Marcos, que é um pouco menor do que os outros, termina propriamente com a narrativa do túmulo vazio, no capítulo 16. Mas, depois, numa espécie de acréscimo, faz um resumo das aparições de Jesus. É esse o texto de hoje.
Jesus apareceu primeiro a Madalena e ela contou tudo aos discípulos. Mas eles não quiseram acreditar. Apareceu depois a dois deles enquanto estavam indo para o campo, um episódio parecido com o dos discípulos de Emaús ou talvez o mesmo. Eles também narraram tudo ao grupo. Mas, os discípulos também não acreditaram. Por fim, Jesus apareceu a todos eles, os onze, numa refeição. E os repreendeu por sua falta de fé e pela dureza de coração. Ainda assim, os confirmou na missão de anunciar o Evangelho a todo mundo.
A primeira coisa a considerar é como foi difícil para os discípulos acreditarem, assimilarem a ressurreição de Jesus. Certamente, por preconceito, não deram crédito ao testemunho de Madalena e das outras mulheres. Além disso, Jesus parece que estava com outra aparência quando apareceu aos dois no caminho. É que a ressurreição não é a volta de um morto, é uma nova condição de vida. Jesus venceu a morte, com a sua humanidade está agora em Deus, na esfera divina. Seu corpo é um corpo glorioso.
A segunda coisa é admirar como Jesus entrega a missão a um grupo assim de gente incrédula, de coração tão duro. Ele confiou a missão de levar o evangelho até os confins da terra a esse grupo incompleto e descrente. Incompleto, porque já não são mais 12, são 11. O traidor tinha tirado a própria vida. E tão descrente, que o próprio Jesus os repreendeu por sua falta de fé.
E que evangelho é esse a ser levado aos quatro cantos? É a boa notícia que o Pai enviou o Filho e ele entregou-se em sacrifício por todos. A boa notícia é que, por sua ressurreição, as portas do Reino foram abertas para que os que nele crerem, nele encontrem a vida eterna.
Guardando a mensagem
Ao final dessa oitava da páscoa, nos examinemos. Será que ainda não há em nós uma pontinha de incredulidade?! Mesmo diante de tantos testemunhos, cremos vagamente na ressurreição... às vezes, não percebemos que Jesus realmente está vivo e é ele que nos fala, nos guia, nos alimenta. Fala-nos pelas Escrituras. Guia-nos pelos pastores da Igreja. Alimenta-nos com a santa Eucaristia.  É por meio dele, que rezamos e o Pai fala conosco. É em nome dele que nos reunimos em assembleia de louvor. E é ele mesmo, por meio dos seus ministros, que preside a Santa Missa. Ele mesmo que nos perdoa os pecados, no sacramento da Confissão. Jesus está vivo. Jesus está conosco.
Vão pelo mundo inteiro e anunciem o Evangelho a toda criatura! (Mc 16,15)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
A missão que entregaste aos onze, eles a receberam em nome de todos os teus seguidores, em nome de toda a Igreja. Por tua misericórdia, a tua missão é agora de todos nós. Cada um, cada uma que renasceu em ti, pelo batismo, agora é testemunha do amor misericordioso do Pai que te enviou para nossa salvação. Sabemos, Senhor, que só poderemos ser verdadeiros anunciadores deste evangelho, se essa verdade estiver bem presente em nosso coração: Tu, Senhor Jesus, estás vivo, tu estás conosco. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Quantos discípulos estavam na pesca abundante de ontem? Resposta: Sete. Sete é o número das nações pagãs quando os hebreus chegaram em Canaã. Quando Jesus multiplicou os pães em terras pagãs, sobraram sete cestos. Sete é o número do mundo pagão que precisa ser evangelizado. A pesca milagrosa trata da evangelização no mundo.
Amanhã, vamos celebrar o Domingo da Divina Misericórdia. Prepare o seu domingo com a leitura do evangelho de amanhã: João 20, 19-31. O tema da fé e da incredulidade está bem presente também neste texto.

Pe. João Carlos Ribeiro – 27 de abril de 2019

16 comentários:

  1. Senhor, pela sua divina misericórdia.tenha misericórdia de nós e do mundo inteiro.

    ResponderExcluir
  2. Que a luz de Jesus continue com todos Os Sacerdotes Representantes dEle. E hoje, 27 de abril de 20q9, e em demais dias da Vida de Pé. Evaldo Carvalho dos Santos, que merecidamente vai ser Bispo no Maranhão. E, amanhã, Dom Evaldo Carvalho dos Santos,será Empossado pelas Mãos de Dom José Antonio, Bispo de Fortaleza, a este Sacerdote em epígrafe.
    Deus Seja Louvado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O MELHOR DE UM PAI PODE DAR A UM FILHO! A SALVAÇÃO!
      MENSAGEM PILAR DO EVANGELHO!

      Excluir
  3. Obrigado Padre, por receber tão linda lição todos os dias.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Padre João, a sua benção! Eu vanderleia Oliveira Pinho, agradeço por tantas bençãos é muito bom ouvi-lo todas as manhãs, refletindo a palavra retornei a Igreja estou mito feliz. Padre peço oração pra minha família q é muito desestruturada na fé, família Oliveira, Ferreira, Pinho, Araújo, Lobo, Padre tem vários suicídios e assim agora estão todos em crise os mais velhos , os jovens esta muito difícil, eu faço tratamento a anos graças a Deus encontrei um psiquiatra q me ajudou muito agora estou sem pois ela se mudou peço q Deus me ajude a encontrar um outro tão bom quanto a Dra Andréia, a minha mãe tem setenta anos agora vai ter q ser acompanhada por um psiquiatra. Está bem difícil Padre tem horas q dar vontade de sair e deixar td pra traz, más tendo a consciência de q tudo vai passar tento não enlouquecer. É isso Padre João agradeço de td meu coração, e peço muita oração pra todas famílias e eu pra que me fortaleça e venha ter crises. Obrigada 🙏🙌

    ResponderExcluir
  5. OBRIGADA PADRE JOÃO CARLOS. A MEDITAÇÃO DA PALAVRA COM VOCÊ, ME AJUDA NA VIVÊNCIA DA FÉ. CREIO SENHOR NA TUA RESSURREIÇÃO, MAS AUMENTA A MINHA FÉ.
    BOM FINAL DE SEMANA PRA VOCÊ E SUA EQUIPE.....

    ResponderExcluir
  6. Construir o sentimento.de gratidão e amor ao nosso Pai e ao nosso próximo.. considero uma necessidade p darmos nosso testemunho de fé.

    ResponderExcluir
  7. O meu Jesus me dê uma solução ou uma resposta amém

    ResponderExcluir
  8. Senhor não deixai que sejamos incrédulos. Pe, João Carlos rezai por tds nôs!

    ResponderExcluir
  9. Estou muito feliz de encontrar uma página tão interessante para meditar. Foi indicação de um padre da paróquia que participo. Parabéns, pelo conteúdo e agradeço a Deus pelas suas palavras de fé.

    ResponderExcluir
  10. Jesus, tenha misericórdia de nós e do mundo inteiro, o mundo necessita a missericordia de Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  11. A palavra de Jesus é luz em nossos caminhos nós necessitamos da tua misericórdia senhor

    ResponderExcluir
  12. Pai Eterno e Todo Poderoso, eu LHE agradeço pela presença do CRISTO RESSUSCITADO, na Santa Eucaristia. Entretanto, me ensine falar com segurança. Me ajude ficando comigo para sempre. Me ajude curando os doentes do corpo e da alma. Me ensine vencer o sofrimento. Me ajude ensinar em nome do meu REDENTOR. Me ajude obedecê-Lo da melhor forma possível. Me ensine glorificá-Lo, louvá-Lo e adorá-Lo com sinceridade. Me ajude expulsar o que não presta. Me ensine evangelizar com fé e confiança. Me ajude ter um coração cheio de amor, humildade e generosidade. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.


    ResponderExcluir
  13. Obrigado Senhor pelas palavras fortes, sensíveis e alentadoras do Pe. João Carlos. Amém!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS