PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: VENCENDO O MAL QUE GERA DIVISÃO

VENCENDO O MAL QUE GERA DIVISÃO

Todo reino dividido contra si mesmo será destruído (Lc 11, 17).
28 de março de 2019.
Jesus está realizando a sua missão. Qual é a missão de Jesus? Anunciar o Reino de Deus entre nós, aproximar as pessoas de Deus, refazer a aliança de Deus como o seu povo, salvar a humanidade que se separou do Criador pelo pecado. Esses são modos como tentamos explicar a missão de Jesus. Nós o vemos no seu trabalho redentor: anunciando o amor de Deus, convidando as pessoas à conversão, perdoando os pecadores, libertando pessoas da dominação do poder opressor e do demônio.
Que os demônios se opusessem a Jesus, isso a gente entende. Que os grupos privilegiados de Jerusalém o odiassem, até dá para entender. Mas, que pessoas religiosas, praticantes da Lei, se indispusessem contra Jesus, a ponto de o difamarem, tentando desmoralizá-lo ou até tramando a sua prisão, isto nos deixa perplexos. Pois, foi o que aconteceu. No evangelho de hoje, eles começaram a espalhar que Jesus expulsava demônios com a força do próprio satanás. Olha que jogo baixo: espalhar que Jesus agia em nome do diabo. Haja paciência! Era gente de má vontade procurando desqualificar a vitória de Jesus sobre o mal. Agora, o pior é que se tratava de gente de dentro da religião do povo de Deus.
Jesus chamou para a lógica. Se for assim, se o mal está combatendo a si mesmo, diabo contra diabo, então estão realmente perdidos, pois ‘todo reino dividido contra si mesmo será destruído’, acaba se esfacelando, se autodestruindo. Não tem a menor lógica. Mas, essa palavra de Jesus também poderia ser entendida a respeito dos seus opositores. Esse grupo de gente maldosa estava cavando o buraco para o seu próprio povo. Se eles ficassem contra Jesus, fazendo propaganda contra ele, dividindo o povo, causando desunião... qual seria o fim do seu povo? “Todo reino dividido contra si mesmo será destruído”. De fato, 40 anos depois da morte de Jesus, houve uma guerra dos romanos contra os Judeus e não ficou pedra sobre pedra. Os judeus perderam tudo. Um reino dividido, não prospera. Termina caindo uma casa por cima da outra, como falou Jesus.
O que Jesus diz no evangelho de hoje nos espanta. Ele tão tolerante, um dia não quis que os discípulos proibissem alguém que pregava e curava em seu nome sem pertencer ao grupo deles. Deixa, ele disse, “quem não está contra nós, está a nosso favor”. Mas, no evangelho de hoje, ele diz, a respeito dos que o estavam difamando: “Quem não está comigo está contra mim. E quem não recolhe comigo, dispersa”. Disse tudo.
Guardando a mensagem
Jesus, no exercício do seu ministério, encontrou muita oposição. Oposição das elites e de muitas lideranças populares, como foi o caso dos fariseus. Foi acusado de muita coisa. Uma dessas acusações dizia que ele agia em aliança com Satanás. Coisa triste, gente dividindo o povo. A difamação, as falsas acusações geram desconfiança e divisão na comunidade cristã. Hoje, com as redes sociais, é muito fácil falar mal de uma pessoa, difamá-la, destruir a sua imagem. E tem muita gente ruim interessada em desmoralizar a Igreja Católica e sua opção pelos pobres. Não repasse acusações maldosas contra a Igreja ou seus ministros. Não aceite que a defesa dos pobres seja taxada de comunismo. Trabalhe pela comunhão, pela unidade.
Todo reino dividido contra si mesmo será destruído (Lc 11, 17).
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Tu nos chamas a reconhecer o Reino de Deus que chegou com tua presença, com tua palavra, com tua ação. Disseste: “Se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vocês o Reino de Deus”. Cremos  em ti, Senhor, e não queremos apenas usufruir de tua graça e de teus dons. Queremos também estar ao teu lado, tomar tua defesa, quando maldosos continuarem te difamando ou te injuriando em tua Igreja, em teus ministros, em nossas pastorais. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vamos viver a palavra
A unidade da Igreja não é só uma construção humana. É, sobretudo, dom do Espírito Santo que nos une a Cristo, cabeça do corpo. Então, hoje, reze pela unidade de todos os que estão unidos a Cristo pela fé e pelo batismo.

Pe. João Carlos Ribeiro – 28.03.2019

39 comentários:

  1. Bom dia Pe.João Carlos, oremos pela unidade da nossa santa igreja para que possamos viver mais e melhor a palavra de Deus. Peço orações pela minha família. Sou Jurania de Juazeiro - Ceará.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia padte Joao Carlos otemos pela a nossa santa Igreja para possamos viver melhor peço oraçao por e portoda minha famila sou maria Lucia moro no sitio Geraiz municipio de Crato

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Padre João, a sua benção!
    Quero agradecer a Jesus Cristo muitas bênçãos, em especial a confirmação dos exames da minha irmã ,Régia Maria Oliveira que estava com uns nódulos na mama, graças a Deus não é nada!
    Obrigada Jesus, Pai eterno, Mãe Aparecida, amém 🙌🙌...

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela atenção como é maravilhoso ler a palavra de Deus todos os dias

    ResponderExcluir
  5. PEÇO ORAÇÃO PELA MINHA FAMÍLIA MINHA MAMÃE MUITO DIFÍCIL COMBATE O CORAÇÃO DELA QUE DEUS A TOQUE E DE UM CORAÇÃO HUMANO E DE CARNE.ABENÇOE NOSSOS LARES DAÍ NOS SAÚDE LUZ EM NOSSOS CAMINHOS E ILUMINE NOSSAS VIDAS CHEIA A TANTAS TRIBULAÇÕES

    ResponderExcluir
  6. Bom dia que Deus abencoes todos os cristãos e que nenhum mal nos atinja em nome do Senhor

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre que Deus abençoe sempre nossa fé adora sua mensagem.

    ResponderExcluir
  8. Que devemos sempre nos aperfeiçoar em nossa fé sem dá ouvido ao destruidor.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre!! Amo a minha religião e os pobre jamais darei ouvido ao destruidor. Amém 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  10. Que assim seja,amém💝🙏👋

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padre João Carlos a paz de Cristo Jesus

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Padre! !!É um prazer e fortalecimento na fé ouvir a palavra do SENHOR com a sua sabedoria. Ao lado de um destruidor me afasto e peço oração

    ResponderExcluir
  13. Bom dia sua bênção Pe. João Carlos Que Deus seja louvado que palavras lindas o Evangelho nos ensina como devemos reviver a cada dia!!!!

    ResponderExcluir
  14. Bom dia sua bênção Pe. João Carlos Que Deus seja louvado que palavras lindas o Evangelho nos ensina como devemos reviver a cada dia!!!!

    ResponderExcluir
  15. Bom dia sua bênção Pe. João Carlos Que Deus seja louvado que palavras lindas o Evangelho nos ensina como devemos reviver a cada dia!!!!

    ResponderExcluir
  16. Pe João Carlos gosto muito de ouvir seus comentários sobre a palavra de Deus.Quero lhe pedir orações por minha família.Bom dia!

    ResponderExcluir
  17. Bom dia Padre, sua benção, suas reflexões são muito esclarecedoras, obrigada. Amém. Eu sou Margarida de Paulo Afonso na Bahia

    ResponderExcluir
  18. Bom dia! Padre João Carlos sua benção! Sou Edilma do municipio de Jaguarari Ba. Precisamos muito ter discernimento e amar mais o nosso próximo pra não sermos divisores dentro da nossa Santa e amada Igreja. Amo ser católica!

    ResponderExcluir
  19. Bom dia Pe.João Carlos
    Como me sinto bem em ouvir a palavra de Deus.Peço oração pela união da minha família,mais compreensão e mais amor.Sou de Oeiras no Piauí.

    ResponderExcluir
  20. Divino Pai Eterno, eu LHE agradeço por receber os sacramentos da VOSSA igreja. Todavia, me ajude ouvi-Lo com atenção e amor. Me ajude seguir o VOSSO caminho. Me ajude evitar o erro e as más inclinações do coração. Me ajude servi-Lo com alegria. Me ajude aceitar a VOSSA correção. Me ajude ter mais fé e confiança. Me ajude expulsar o que não presta. Me ajude ter bons e santos pensamentos. Me ajude trabalhar na construção do VOSSO REINO. Me ajude está sempre com o meu SALVADOR. Isso eu LHE suplico pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém

    ResponderExcluir
  21. Amém senhor Deus todo poderoso peso a senhor padre João Carlos que orem pela minha família e pelo meu trabalho e que eu tenho um problemã financeiro que deixa eu muito abatido porque não consigo se acertar as minhas coisas fauta de tudo para mim principalmente o diálogo com a família peso que nos ajude acim seja amém amém

    ResponderExcluir
  22. Peço a ti pai que eu consiga uma resposta da minha gravidez que eu consiga ter um resultado positivo amém

    ResponderExcluir
  23. Amém🙌🙌🙌Deus amén🙌

    ResponderExcluir
  24. Sem Deus NÃO somos nada. NÓS temos que acreditar na palavra e confiar.

    ResponderExcluir
  25. Temos que confiar em Deus pra sermos mas unidos.Amem.Sou de Engenheiro Pedreira município de Japeri RJ

    ResponderExcluir
  26. Amém precisamos viver em unidade

    ResponderExcluir
  27. Perdoa-me Senhor pelas vezes que te ofendi e também ao meu irmão.

    ResponderExcluir
  28. Peço oração pelo meu filho que um alcoolista José Leydson Soares Alves

    ResponderExcluir
  29. Peço a nosso Senhor Jesus Cristo, que ele dê a cura do menino Felipe Serrano, ele está enternado no Hospital Português Amèm.

    ResponderExcluir
  30. Bom dia padre João Carlos peço oraçao para o menino Felipe Serrano ele está enternado no hospital português, Deus está no comando de tudo Amém 🙏

    ResponderExcluir
  31. Boa noite deuD abençoe padre joJo carCar por essas lindas mensagens de meditação amea

    ResponderExcluir
  32. " A vida um instante. " Com Jesus , sempre .

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

São José, rogai por nós!

   19 de março de 2024.    Solenidade de São José, esposo da bem-aventurada Virgem Maria e patrono da Igreja    Evangelho.    Mt 1,16.18-21....

POSTAGENS MAIS VISTAS