PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: QUANDO PEDIR É ORAÇÃO

QUANDO PEDIR É ORAÇÃO



Peçam e lhes será dado! Procurem e acharão! Batam e a porta lhes será aberta! (Mt 7, 7)
14 de março de 2019.
E a quaresma vai avançando. Já estamos no nono dia, o nono passo da escada de 40 degraus. Quando começamos esta caminhada, ouvimos três recomendações: a oração, a penitência e a caridade. A cada dia, a Palavra vai nos explicando melhor essas três práticas. Ultimamente, ouvimos Jesus nos indicando uma escola de oração, na prece do Pai Nosso. Uma prece com sete pedidos, três para a glória de Deus e quatro para o nosso bem.
Escutemos hoje, o próprio Senhor nos indicando a oração de súplica: “Peçam e lhes será dado! Procurem e acharão! Batam e a porta lhes será aberta!”. Bom, em matéria de pedir, nós já somos bem treinados, não é verdade? Mas, podemos aprender muito mais com o Senhor.
Em primeiro lugar, pedimos a quem? Eu queria muito ouvir sua resposta, pedir a quem? A Deus, claro. Melhor dizendo, ao Pai. A oração de Jesus e a oração dos seus seguidores dirige-se, em primeiro lugar, ao Pai. Ele é a fonte de todo o bem, ele é o Criador e Pai de todos nós. Claro, também pedimos a Jesus.
E por que o Pai nos atende? Porque é ele bom, primeira resposta. Jesus comentou: “vocês, que não são lá essas coisas, sabem dar coisas boas aos seus filhos, quanto mais o Pai dá coisas boas a quem lhe pede”. Por que o Pai nos atende? Porque estamos unidos a Jesus, o seu filho unigênito, segunda resposta. Desde  o batismo, temos parte com ele, somos membros do seu corpo. Olhando para nós, o Pai nos reconhece seus filhos, unidos a Cristo, em comunhão com ele. Por que o Pai nos atende? Porque vivemos na fé, terceira resposta. “A fé é uma adesão filial a Deus, acima daquilo que sentimos e compreendemos” (Catecismo da Igreja Católica 2608). Pela fé, abrimos as portas de nossa vida para a ação de Deus.
E o que pedimos a Deus? A primeira coisa que pedimos ao Senhor, porque o amamos como nosso Deus e Pai, é a sua honra, a sua glória: “venha a nós o vosso Reino”. Em primeiro lugar, queremos que Deus seja amado, respeitado, obedecido. Esse é o primeiro desejo de um filho que venceu o impulso egoísta de apenas querer tirar proveito dos seus pais. A segunda coisa que pedimos ao Senhor, reconhecendo nossa fragilidade, são os bens necessários para a nossa vida e nossa realização: o trabalho, a saúde, a segurança, o perdão, a superação das adversidades. A terceira coisa que pedimos a Deus, como filhos na comunhão dos irmãos, é o bem dos outros, sobretudo dos mais frágeis e desprotegidos.
E como pedimos a Deus? Com a confiança de filhos amados. Com a humildade de quem reconhece não ter merecimentos, mas contar unicamente com a misericórdia e o amor do seu Pai. Com a perseverança da fé, sabendo que a provação purifica o coração. E em nome de Cristo, certos do que ele nos disse: “E o que vocês pedirem em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho” (Jo 14,13).
Guardando a mensagem
Jesus nos ensina a rezar. Hoje, nos estimula a fazer oração de súplica, a pedir, a bater, a procurar. Nós nos dirigimos, em súplica, ao Pai, mas também a Jesus. O Pai nos atende porque ele é bom, porque estamos em comunhão com Cristo, porque temos fé. Pedimos a Deus, em primeiro lugar, a sua glória; e depois, o nosso próprio bem e o bem dos outros, intercedendo em favor de suas necessidades. Pedimos, com confiança, com humildade, com perseverança e em nome de Cristo.
Peçam e lhes será dado! Procurem e acharão! Batam e a porta lhes será aberta! (Mt 7, 7)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Aprendemos a rezar, contigo, como os primeiros discípulos. Aprendemos com teus ensinamentos e, sobretudo, com o teu modo de rezar. Aprendeste com Maria e com José, e com tua comunidade de Nazaré, a rezar com o livro santo da Palavra de Deus. De tua comunhão com o Pai, brotava uma oração filial comprometida com a glória de Deus e a felicidade e salvação dos teus irmãos. Em todos os momentos de decisão, te encontramos rezando no Monte, deixando-te conduzir pelo Santo Espírito. Obrigado, Senhor, pelas lições de tua vida e de tuas palavras sobre a oração. Não podemos deixar de te pedir, hoje, Senhor, em favor dos alunos que foram vítimas de uma tragédia indescritível, ontem, na cidade de Suzano, em São Paulo. Estamos todos tristes. Estamos todos de luto, Senhor, unidos na dor daquela escola e das famílias golpeadas. Misericórdia, Senhor, do nosso povo. Não queremos que a violência das armas cresça ainda mais em nosso país. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vamos viver a palavra
Repita, hoje, muitas vezes, como os discípulos, essa prece a Jesus: “Senhor, ensina-nos a orar!” (Lc 11,1).

Pe. João Carlos Ribeiro - 14.03.2019

28 comentários:

  1. Maria Emília Amém 🙏

    ResponderExcluir
  2. Senhor tem misericórdia de nos amém

    ResponderExcluir
  3. Prezado Pe João Carlos sua meditação sua meditação nos incentiva a rezar com mais fé e viver a proposta de Jesus.
    Com Ministra da Palavra sou grata.
    Muita Luz.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Jesus mim sina a ora como eu te busco bato diretamente a porta do teu coração

    ResponderExcluir
  5. Amém 🙏🙏🙏🙏 bendita seja as orações de Deus

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de receber as meditações em meu Whatsapp diariamente. Como faço?

    ResponderExcluir
  7. Cada dia aprendo mais com suas reflexões.
    Obrigada padre

    ResponderExcluir
  8. Senhor tende piedade de nós e me abençoe que quando eu fazer meu exame de utrassom crime um resultado positivo amém

    ResponderExcluir
  9. Obrigado padre João Carlos, pelo bela reflexão de hoje!!!🙏🏻🙏🏻🙏🏻

    ResponderExcluir
  10. Prezado Pe.Joāo Carlos, suas mensagens, me ensina a viver e por em pratica o que o Senhor me pede através da Palavra.Te agradeço, que Deus lhe abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  11. Senhor Deus de poder e misericórdia, eu LHE agradeço por ser VOSSO discípulo missionário. Entretanto, me ajude buscando refúgio no Senhor. Me ajude adorá-Lo e bendizê-Lo santamente. Me ajude socorrendo, defendendo, libertando e auxiliando o VOSSO povo. Me ajude pondo em meus lábios um discurso atraente. Nos ajude livrando-nos da mão de nossos inimigos. Nos ajude transformando nosso luto em alegria e nossas dores em bem-estar. Me ajude pedir e procurar com fé e confiança. Me ajude fazer para os outros somente aquilo que é bom. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém

    ResponderExcluir
  12. Obrigado Pé. JOÃO Carlos pela bela reflexão de hoje. Principalmente por essa tragédia que houve na Escola em São Paulo. Porque sou Prof. E ontem nem conseguimos dormir. Foi horrível mesmo. Que Deus abençoe sempre todos os Professores e alunos e também todos os funcionários que compõe uma Escola. Amem.

    ResponderExcluir
  13. Obrigada senhor por nós ensinar a orar!!amem

    ResponderExcluir
  14. Senhor,ensina-nos a orar! Amém!!!

    ResponderExcluir
  15. Benditos os que ensinam e anunciam o Reino de Deus.

    ResponderExcluir
  16. Pe.João Carlos pelo Ir. JOACI conheci você e foi uma grande graça. Como é bom ouvi-lo todos dias. Encrementou minha fé pois sua colocações é de grande interpretação de forma clara e simples, temos a capacidade de purificar o coração.Nossa gratidão a Deus pela sua vida junto a nossa igreja.

    ResponderExcluir
  17. Pe.João Carlos,e muito gratificante para mim poder acompanhar,suas palavras,consigo entender e me entregar de forma maravilhosa,ai Senhor Jesus.
    Deus o abençoe grandiosamente,seu sacerdócio

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS