PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O CRISTÃO E A REGRA DE OURO

O CRISTÃO E A REGRA DE OURO

Resultado de imagem para Jesus ensinandoTudo quanto vocês querem que os outros lhes façam, façam também a eles (Mt 7, 12).
13 de março de 2019.
Jesus disse que ‘fazer aos outros aquilo que queremos que nos façam’ realiza o núcleo da Lei e dos Profetas. ‘A Lei e os Profetas’ – é uma forma de falar da própria Palavra de Deus, da Bíblia. Fazer o bem aos outros é uma forma de realizar integralmente a palavra de Deus.
"Faça aos outros aquilo que você deseja que lhe façam" é outra forma de dizer "ame o seu próximo como a si mesmo". Faço ao outro aquilo que eu quero que façam a mim. Como eu acho que sou merecedor de atenção, de respeito, de consideração, assim devo tratar os outros, com atenção, respeito, consideração, em qualquer circunstância.
Na verdade, por trás de uma pessoa que humilha, menospreza ou desdenha do seu semelhante há uma pessoa mal resolvida. Uma pessoa que age com rispidez e ignorância com os outros revela alguém com déficit de humanidade. Sua ação grosseira e ferina reflete seu estado interior depauperado.
Fazer aos outros o que nós queremos que façam conosco. Não é fazer com os outros o que fazem conosco. Fazer o queremos que façam conosco. Isso quer dizer que mesmo que alguém me maltrate, me trate com indiferença, eu preciso tratá-la(lo) como eu gostaria de ser tratado. E isso não é fácil, e nem parece muito natural. Normal seria responder com a mesma moeda, no mesmo tom de voz, jogar com as mesmas armas. Mas não é o que Jesus falou. Ele disse pra gente tratar os outros como nós merecemos ser tratados. Responder a um tratamento ríspido, descortês, grosseiro com um tratamento educado, respeitoso, cordial. É assim que gostaríamos de ser tratados. Então, é assim que temos que responder.
E por que isso? O cristão tem várias motivações para seguir esse conselho de Jesus. Primeiro, porque o outro é uma pessoa humana, merecedora de respeito e consideração em qualquer situação. Pode ser questionado, repreendido, corrigido, mas sempre com educação, com cordialidade, com o respeito que merece uma pessoa humana. Segundo, porque nele eu posso identificar a semelhança de Deus que toda pessoa humana carrega. Ele nos fez à sua imagem e semelhança. Menosprezando um irmão ou uma irmã, eu estou desonrando o próprio Deus criador. Terceiro, porque Jesus se identificou com o outro, especialmente com o mais abandonado e sofrido (o faminto, o doente, o prisioneiro). Ele disse: o que você fez a um desses irmãos fez a mim.
Guardando a mensagem
Fazer aos outros o que nós queremos que façam a nós mesmos é a regra de ouro. Humaniza nossas relações. Estende a boa imagem que faço de mim mesmo, de minha dignidade, de meus direitos aos outros. Faz-me dar o primeiro passo, como construtor de relacionamentos respeitosos e humanizadores. Fazer aos outros o que nós queremos que façam a nós mesmos é uma forma de realizar o mandamento do amor ao próximo. Agindo assim dou testemunho do meu amor a Cristo Jesus que assumiu nossa humanidade e se fez solidário com os últimos e os pecadores.
Tudo quanto vocês querem que os outros lhes façam, façam também a eles (Mt 7, 12).
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Tratavas todo mundo bem. Não fazias acepção de pessoas. Aliás, aos que a sociedade menos considerava, a eles tu te dirigias com maior deferência e atenção. Dá-nos, Senhor, a graça de tratar a todos com o reconhecimento da grandeza de sua dignidade, vendo em cada um a imagem e semelhante do nosso Criador e Pai e honrando a tua própria presença neles, sobretudo nos mais humildes e discriminados. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Como todos os dias, hoje, você pode encontrar alguém que trate você com indiferença, desatenção ou falta de consideração. Seu esforço vai ser tratar bem, como gostaria de ser tratado.

Pe. João Carlos Ribeiro – 13.03.2019

14 comentários:

  1. Eu acho está passagem muito importante, respeito ao próximo é um ato de amor com nós mesmos.
    Ser tratado com indiferença muitas vezes pela roupa q não é de marca ser excluido por motivos corriqueiros é cruel...

    ResponderExcluir
  2. Muitos publicaram outro evangelho hoje.
    Lc, 11 29-32

    ResponderExcluir
  3. Hoje provavelmente vou enfrentar uma situacao desta magnitude,que coincidência a Palavra de hoje,DEUS ABENÇOE À TODOS!

    ResponderExcluir
  4. Não entendi pq este evangelho MT. 7,12

    ResponderExcluir
  5. Acho que esse evangelho não é de hoje

    ResponderExcluir
  6. Que eu passa viver a palavra

    ResponderExcluir
  7. Muito importante esse evangelho

    ResponderExcluir
  8. Agradeço todos os dias pela palavra e peço que abençoe minha gravidez amém

    ResponderExcluir
  9. Eu hoje passei por uma situação dessa e era a hora da misericórdia e eu fui rezando o terço até o local chegando lá a situação já tinha resolvido. Obrigada Jesus mizericordioso eu cofio em voz

    ResponderExcluir
  10. Amém 🙏🙏 assim seja.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Para mim não pode haver festa maior.

18 de abril de 2024   Quinta-feira da 3ª Semana da Páscoa.      Evangelho    Jo 6,44-51 Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44“Ninguém po...

POSTAGENS MAIS VISTAS