PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O CAMINHO DE JESUS

O CAMINHO DE JESUS

Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e me siga (Lc 9, 23)
07 de março de 2019.
Então, começamos, ontem, a caminhada de 40 dias em direção à Páscoa do Senhor. Começamos a Quaresma. É como se tirássemos esse tempo para caminhar com Jesus, aprendendo os seus ensinamentos, o seu modo de pensar e de agir. É um grande retiro, em companhia dos irmãos, no seguimento de Cristo. Seguimento de Cristo: precisamente, é esse o foco de nossa meditação de hoje, segundo dia da Quaresma.
Jesus falou para todos: “Se alguém quiser me seguir...”. Eu quero! E você? Então, escutemos as condições que ele vai colocar: “Renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e me siga”. Renunciar a si mesmo significa a gente se tirar a si mesmo do centro.  É que no centro de nossa vida estamos nós mesmos. A gente pensa e age assim: ‘isso é bom pra mim, isso me faz bem, isso eu gosto, isso eu quero ou não quero pra minha vida’. No centro, estou eu mesmo, o que me agrada, o que me convém. Agora, Jesus está dizendo que para quem quiser segui-lo, tem que ser diferente: é ele que deve estar no centro. Renunciar a si mesmo. Não dá pra você seguir Jesus, continuando no centro. Entendeu?!
Aí ele completou: “Tome a sua cruz cada dia e me siga”. Ser cristão não é deixar de ter problemas, você sabe muito bem. Tomar a própria cruz é condição para seguir Jesus. E o que é tomar a cruz de cada dia? É assumir, com toda responsabilidade, o peso que a vida lhe entrega: problemas de saúde, dificuldades financeiras, desencontros dentro de casa, crises sociais... Tomar a cruz cada dia é não correr dos compromissos ordinários da existência: trabalhar, fazer feira, acompanhar os filhos, conviver com a vizinhança, estudar... As obrigações, compromissos e problemas do dia-a-dia não nos impedem de seguir Jesus. É com essa cruz que o seguimos.
Jesus começou falando do seu caminho, de como ele sofreria muito, seria rejeitado pelos grandes do seu povo, seria morto e ressuscitaria. O caminho do Filho do Homem, como ele gostava de se referir a si mesmo, não seria um caminho cômodo, nem fácil. O caminho da verdade, da coerência, da honestidade é um caminho doloroso. Sofrimento, rejeição, morte... e ressurreição, ao final. A vitória se colhe em meio a lutas, renúncias e dificuldades.
Jesus não quis pegar o atalho da vitória sem luta, do conchavo com os poderosos ou da solução mágica para os problemas. Foram essas, aliás, as tentações do demônio, depois de um jejum de 40 dias.
Guardando a mensagem
Jesus nos chama para segui-lo. Mas, nos indica que é preciso renunciar a estar no centro, para no centro estar a santa vontade de Deus. E nos lembra que no seu caminho tem cruz. É claro que Jesus não nos está chamando simplesmente para o sofrimento. Seria masoquismo. Ele está nos convidando a tomar a estrada que ele tomou: o caminho da simplicidade, da fidelidade, da verdade..., do amor aos pequenos, os preferidos de Deus. Esse não é um caminho fácil. O mundo, pervertido pelo desejo de enriquecimento, de prestígio, de luxúria, não aplaude o discípulo de Jesus. Mas, o nosso caminho é o caminho de Jesus.
Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e me siga (Lc 9, 23)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Tu, que és Deus, percorreste o caminho humano para nos deixar um modelo a seguir. Mas, não é fácil, Senhor, assumir o teu caminho. A tentação do mais fácil, do prazeroso, a cobrança da opinião dos outros... muita coisa nos empurra para um caminho sem renúncias. No fundo, preferimos um caminho sem sofrimento, a vitória sem luta, o amor sem doação. Ajuda-nos, Senhor, a responder positivamente ao teu chamado. Queremos te seguir, com fidelidade. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.  
Vivendo a palavra
A Quaresma é uma caminhada rica de estímulos para o seu crescimento. Seria muito bom você ter o seu caderno espiritual (uma agenda, um caderno de anotações). Muita gente me perguntou se é uma coisa especial que eu tenha para vender. De jeito nenhum. Compre um caderno em qualquer livraria. Ele será especial se você o utilizar bem para o seu crescimento espiritual. Bom, anote nele, hoje, uma resposta para esta pergunta: Para colocar Jesus no centro de sua vida, o que você precisa renunciar?

Pe. João Carlos Ribeiro – 07.03.2019

32 comentários:

  1. Senhor, me conceda a humildade, a disposição, a determinação para Te seguir sempre, mesmo que haja obstáculos . Que eu consiga superar tudo que possa me afastar de Ti e assim eu Te SERVIR e dar meu testemunho da minha FÉ por Ti e pela Tua Igreja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senhor ajuda a ti servir como vc digníssimo eu só fraca

      Excluir
  2. Palavras que nos edificam e nos ajudam a caminhar nesta quaresma

    ResponderExcluir
  3. Senhor obrigado pela vida ajude a superar as dificuldades para que eu pissa crescer espiritualmente

    ResponderExcluir
  4. Seguir a Cristo, uma tarefa a cumprir.
    Deus seja louvado!

    ResponderExcluir
  5. Senhor me ajude a te seguir nessa tua caminhada,eu preciso do teu amor e aumenta a minha fé.

    ResponderExcluir
  6. Devemos renunciar tudo o que Deus condena

    ResponderExcluir
  7. Senhor que eu possa renunciar as tentações do mundo para te seguir na caminhafa da fe.

    ResponderExcluir
  8. Senhor,que eu possa ser uma pessoa melhor a cada dia e sempre te seguir.Tantas bençãos que recebo de ti,que eu não esmoreça na fe.Amém!

    ResponderExcluir
  9. Gratidão, Pe. João Carlos pelas palavras! Agradeço de coração a partilha da palavra de Deus conosco.

    ResponderExcluir
  10. Obrigado pai foi esse dia tão maravilhoso

    ResponderExcluir
  11. Senhor me dê sabedoria para viver bem esse tempo quaresmal

    ResponderExcluir
  12. Senhor me de a graça de uma conversam para que eu possa viver uma Santa pascoa

    ResponderExcluir
  13. Senhor me ilumine, me dê sabedoria para viver esse tempo quaresmal de oração, reflexão, jejum. Que eu seja cada uma pessoa melhor, ajudando o próximo levando a Sua palavra a todos que necessitam.

    ResponderExcluir
  14. Para colocar Jesus em nossa vida é preciso muita fé, perseverança e paciência para enfrentar todas as dificuldades cotidianas e é por isso que precisamos renunciar muitas coisas em nossas vidas.

    Abraços irmãos .

    PS. Irmã Maria

    ResponderExcluir
  15. Senhor que nesta caminhada mi der bastante sabedoria para que eu possa carregar a minha cruz e te seguir. Amém

    ResponderExcluir
  16. Jesus, nesta quaresma, quero sair do centro e colocar a Vontade do Pai no meu lugar. Jesus, que aTua Face resplandeça sobre nós.

    ResponderExcluir
  17. Senhor Deus de poder e misericórdia, eu LHE agradeço por mais uma campanha da fraternidade. Todavia, me ajude obedecer os preceitos do SENHOR. Me ajude amá-Lo, seguir VOSSOS caminhos e guardar VOSSOS mandamentos, VOSSAS leis e decretos. Me ajude adorar e servir somente o DEUS VERDADEIRO. Me ajude escolher a estrada da vida e da bênção. Me ajude ser VOSSO discípulo missionário. Me ajude vencer o sofrimento. Me ajude renunciar a mim mesmo, pegar a minha cruz de cada dia e a carregá-la. Me ajude seguir o meu REDENTOR. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  18. Pai ajuda me a renunciar o meu eu que tanto me sabota chora e reclama atenção quer o caminho fácil insiste em pegar atalhos ajuda me a seguir seu modelo com fidelidade

    ResponderExcluir
  19. Meu bom Jesus peça voz que me ajude mais aumentar a minha fé ei libertai-nos de todo pecado amém

    ResponderExcluir
  20. Senhor meu bom Jesus ajudar em mim a entender o teu amor que é tão grande por mim pelo seu sangue que foi derramado na cruz por minha causa o meu desespero me ensina senhor a entender o teu amor a tua salvação amém

    ResponderExcluir
  21. Pai Eterno,me dê forças para que eu possa ser uma pessoa caridosa, não ser egoísta e coloque sempre o Senhor no centro da minha vida.

    ResponderExcluir
  22. Senhor Jesus me ajuda a ser uma pessoa humilde atenciosa com as pessoas que precisa de mim é ser uma mulher mais de oração e me de paz no coração e mais amor para amar as pessoas que fala mal de mim

    ResponderExcluir
  23. Por favor responde minha perguntas

    ResponderExcluir
  24. Vem lhe pedir a misericórdia de todos que não creiam no Senhor , e fortaleça a minha vida conjugal e profissional, à paz do Senhor a todos.

    ResponderExcluir
  25. Não recebi a reflexão hoje. Houve algum problema? Um abraço.

    ResponderExcluir
  26. Que possamos ter a humildade todos os dias de pedir, perdão a Deus,e entender que para sermos agraciados pela sua misericórdia devemos renunciar ,tudo aquilo de errado que nos impede de a jesus. Só assim seremos seus discípulos de verdade.

    ResponderExcluir
  27. É a pura verdade no seguimento de Jesus encontramos muitas barreiras, mas é com fé no próprio Jesus q ñ desistimos e encontramos forças e razões pra continuar. Assim chegamos a Ele q é nossa Vitória. Amém.

    ResponderExcluir
  28. Estou maravilhada com a leitura orante

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS