PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: FAZER MAIS DO QUE A LEI MANDA

FAZER MAIS DO QUE A LEI MANDA

Se a justiça de vocês não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vocês não entrarão no Reino dos Céus (Mt 5, 20)
15 de março de 2019.
Temos que começar procurando entender bem o que é essa ‘justiça’ de que Jesus está falando. “Se a justiça de vocês não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus...”.  “Justiça” aqui vem de justificar, isto é, de alguém ser considerado justo, abençoado. De São José, por exemplo, se diz, no evangelho, que ele era um homem justo. “Justo” aqui quer dizer praticante da Lei, o que fazia tudo certinho segundo a Lei de Moisés explicada pelos mestres da Lei.
Então, deu para entender? “Se a justiça de vocês não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus...”. Jesus está falando da forma como os fariseus e os mestres da Lei julgavam que uma pessoa estava abençoada, perdoada, justificada.
Os fariseus e seus mestres procuravam cumprir bem a Lei de Moisés. Assim, eles se achavam justos, isto é, santos, abençoados por Deus. Para eles, então, a bênção de Deus seria um direito adquirido por sua fidelidade na prática da Lei. Jesus não pensava assim. E ensinou bem diferente. Por mais que eu me esforce e cumpra todas as normas da Lei de Deus, eu não sou justificado porque sou bom e fiel. O que me salvou mesmo foi o amor de Jesus que deu sua vida por mim, na cruz. Ninguém adquire direito à bênção de Deus. Ele nos abençoa, porque nos ama, não porque temos crédito.
São Paulo explicou que não somos justificados pelas obras da Lei (Gl 2, 16). Não se fica santo simplesmente porque se pratica a Lei de Deus. A justificação, o perdão, a vida nova são obras de Deus em nós (Rm 8, 33). É ele quem nos santifica, por sua graça. É pela fé que temos acesso a essa bênção do Senhor, a salvação.
Os fariseus e mestres da Lei se julgavam justificados (tornados justos) porque cumpriam bem a Lei de Moisés. Nós reconhecemos que o que nos justifica, nos torna dignos, santos, é o amor de Deus que nos alcançou em Jesus Cristo. É Cristo quem nos justifica, por sua morte redentora. Fomos justificados pelo seu sangue, diz a carta aos Romanos (Rm 5, 9).
Cumprir bem a Lei de Deus é nosso dever. Mas, não é isso que nos justifica, que nos salva. E Jesus quer que, pela nossa condição de justificados por seu amor na cruz, sejamos capazes de fazer mais do que a Lei de Moisés nos manda.  Não apenas fazer o que a letra da Lei determina, mas, pela experiência do amor de Deus e pela caridade, ir mais adiante, fazer bem mais. Não é só não matar, o quinto mandamento da Lei de Deus. É mais do que isso. É também não desconsiderar o outro, não discriminá-lo, não excluí-lo.
Guardando a mensagem
No Sermão da Montanha, está como Jesus explicou a Lei e como devemos realizá-la. Devemos seguir a Lei de Deus com a LIBERDADE que ele nos deu. É na liberdade que escolhemos o bem, a verdade e rejeitamos o mal. Deus nos fez livres para escolher o bem. Devemos seguir a Lei de Deus com a SABEDORIA que ele nos dá. Não a sabedoria do mundo, nem a sabedoria dos poderosos. A Sabedoria de Deus. Ele preparou coisas maravilhosas para nós, um mistério que só o Espírito Santo nos revela. Devemos seguir a Lei de Deus com CARIDADE para os com irmãos. O que está escrito na Lei? Não matarás. Perfeito. Mas, não matar quer dizer também não odiar o irmão, não desqualificá-lo, não humilhá-lo. A caridade é uma das marcas da nossa vivência da Lei.
Se a justiça de vocês não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vocês não entrarão no Reino dos Céus (Mt 5, 20)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Disseste que quem praticar e ensinar os mandamentos de Deus, este é grande no Reino. Praticar e ensinar os outros a fazerem o mesmo – é essa graça que te pedimos hoje.  Queremos nos empenhar em conhecer sempre mais a vontade do Pai, manifesta de maneira especial nas Escrituras. Igualmente, precisamos fugir do jeito fariseu de ler e interpretar a Palavra. Conforme, nos alertaste, eles sobrecarregavam o povo de obrigações, aferravam-se a mandamentos humanos e usavam seu conhecimento como fonte de prestígio para si mesmos. Ajuda-nos, Senhor, pela assistência do teu santo Espírito, a conhecer a vontade de Deus e realizá-la em nossas vidas.  Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vamos viver a Palavra
No caderno espiritual, faça a lista dos 10 mandamentos da Lei de Deus, como aprendemos da Igreja. Se precisar de ajuda, recorra à lista abaixo.
Pe. João Carlos Ribeiro – 15.03.2019
MANDAMENTOS DA LEI DE DEUS
1. Amar a Deus sobre todas as coisas;
2. Não tomar seu santo nome em vão;
3. Guardar os domingos e dias santos de preceito;
4. Honrar pai e mãe;
5. Não matar;
6. Não pecar contra a castidade;
7. Não furtar
8. Não levantar falso testemunho;
9. Não desejar a mulher do próximo;

10. Não cobiçar as coisas alheias.

28 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado meu Deus por tudo que Deus me abençoe essa data do meu aniversário com muita saúde alegria paz e amor e fé e na minha caminhada com Jesus e Maria proteja me sempre à minha vida. Que Jesus te abençoe o Senhor Padre João Carlos à sua vida. Peço à sua bença Obrigado meu Deus por tudo. Amém

      Excluir
    2. Jesus eu te Adoro. Maria eu te amo Jesus envia os teus Anjos na minha vida e na vida da minha família .e à conversão da minha família à Abençoe à minha Família. Amém

      Excluir
  2. Bom dia padre João Carlos, texto perfeito e muito pripicio para esse periodo da quaresmas.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Pe João Carlos
    Grata a Deus por seus ensinamentos cristaos diários.. .que muito nos ajudam...um abraço carinhoso

    ResponderExcluir
  4. Amém
    Ótima reflexão. Que Deus nós abençoe

    ResponderExcluir
  5. Padre minha benção como é gratificante a Palavra do Senhorem nossa vida tenha um bom dia Paz

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Padre João Carlos!
    Eu sou Leni de Candeias sou uma associada da Ama !
    Que todos os dias eu escuto suas palavras que são maravilhosas lindas e que me faz muito bem o senhor é um anjo aqui na terra

    Um abraço Deus te abençoe e proteja com muita saúde!
    A sua benção

    ResponderExcluir
  7. Amém! Bom dia Padre João Carlos!Paz e Bem!

    ResponderExcluir
  8. Bom dia
    Gostaria muito de receber pelo celular a palavra do evangelho do dia...o que tenho que fazer?
    Desde já agradeço abraços a todos da equipe

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Padre João Carlos
    Paz e luz a todos

    ResponderExcluir
  10. Bom dia a todos!
    Gostaria Pe João Carlos,que o senhor citasse onde se encontra na Bíblia os Dez Mandamentos da Lei de Deus,estes estão diferentes do que nós temos na Sagrada Escritura.

    ResponderExcluir
  11. Já aprendi muito com o senhor padre João Carlos. Obrigado bom dia.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia padre peço que coloque meu nome na oração e me abençoe vou fazer meu exame que já deu td certo amém

    ResponderExcluir
  13. peço suas bênção padre João Carlos todos os dias acompanho a leitura que Deus nos abençoe.

    ResponderExcluir
  14. Que o Senhor me ajude pelo seu Santo Espírito, a sua vontade!Amém .

    ResponderExcluir
  15. Que o Semhot me ajude pelo seu Santo Espirito, a fazer a sua vontade.Amem!

    ResponderExcluir
  16. Gostaria de receber mensagens todos os dias

    ResponderExcluir
  17. Agradeço pelas gracascrecebidas e peço pra saúde do meu esposo...ObrigadaJesus-dará tudo certo...Eu tenho fe e confio em vós!

    ResponderExcluir
  18. Me dê sua benção para mim e os meus filhos muita gratidão.

    ResponderExcluir
  19. Obrigada meu Deus por tudo que o senhor tem feito na minha vida ensina cada vez mais eu amar os meus irmaos

    ResponderExcluir
  20. Pai Eterno e Todo Poderoso, eu LHE agradeço por mais uma campanha da fraternidade da VOSSA igreja. No entanto, me ajude ter um verdadeiro arrependimento de todos os meus pecados. Me ajude guardar as VOSSAS leis e a praticar o direito e a justiça. Me ajude para que o ímpio mude de conduta e viva. Me ajude evitar o mal, a infidelidade e o pecado. Me ajude ter uma conduta correta. Me ajude ser VOSSO discípulo missionário. Me ajude ser justo. Me ajude tratar da melhor forma possível todas as pessoas. Me ajude fazer ofertas com generosidade. Me ajude está bem com o próximo. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  21. Meu Deus,o senhor sabe das minhas necessidades,eu entrego todas as minhas tristezas, angustias a ti senhor,para que o senhor me liberte e me mostre o caminho a seguir,dai-me paciência pra resolver os meus problemas.Que eu tenha fe e força pra continuar.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS