PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A BELEZA DA ORAÇÃO DOS CRISTÃOS

A BELEZA DA ORAÇÃO DOS CRISTÃOS

Vocês devem rezar assim (Mt 6, 9)
13 de março de 2019.
Nossa caminhada quaresmal chega hoje ao oitavo dia. E o tema para nosso crescimento hoje é a Oração. O Pai Nosso é mais do que uma oração. É uma escola de oração. É como um discípulo ou uma discípula deve rezar sempre. No Pai Nosso, podemos encontrar as quatro características da oração dos discípulos do Senhor.
A primeira característica é que é feita com INTIMIDADE e CONFIANÇA EM DEUS. Não se trata de uma audiência de um servo com seu patrão. Trata-se do diálogo amoroso entre pai e filho ou filha. Por isso, Jesus ensina a invocar a Deus como “pai”, “Pai Nosso”. Esse modo de falar com Deus era inteiramente novo na história do seu povo. Falar com Deus com intimidade e confiança. No sermão da montanha, Jesus chamou a atenção dos discípulos para não imitarem os fariseus, nem os pagãos. Em contraposição ao exibicionismo dos fariseus e mestres de lei, Jesus os orientou a proceder como um filho que conversa com seu pai ou sua mãe, a portas fechadas no seu quarto.  Nunca imitar os pagãos nesse assunto da oração, recomendou Jesus. Eles recorrem à força de muitas palavras para serem ouvidos. O Pai já está sabendo de nossas necessidades antes que abramos a boca. INTIMIDADE E CONFIANÇA EM DEUS. É a primeira característica.
A segunda característica da oração cristã, sublinhada no Pai Nosso, é que ela busca, em primeiro lugar, A GLÓRIA DE DEUS. É quando a oração vira louvor, adoração. Os primeiros pedidos do Pai Nosso, no evangelho de São Mateus, referem-se a Deus, buscando a sua honra e a sua glória. “Santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu”. São três pedidos, todos dirigidos à glória de Deus: a santificação do seu nome, a vinda do seu Reino, a realização de sua vontade. Buscar, em primeiro lugar, a GLÓRIA DE DEUS. É a segunda característica.
A terceira característica da oração cristã é o pedido a Deus pelo NOSSO BEM temporal e espiritual. É o que nós precisamos para viver com dignidade e em santidade. No Pai Nosso, são quatro os pedidos em nosso favor. “O pão nosso de cada dia, nos dai hoje. Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. Não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal”. O pão de cada dia, o perdão dos pecados, a vitória sobre a tentação e a libertação do mal. O ‘pão de cada dia’ compreende o emprego, o trabalho, o alimento, a segurança...  São as necessidades de nossa sobrevivência. Mas, nem só de pão vive o homem. Também precisamos do perdão dos pecados e da restauração da vida, a partir da conversão e do crescimento do homem novo. Igualmente, precisamos da vitória sobre a tentação e a libertação do mal. A BUSCA DO NOSSO BEM é a terceira característica.
A quarta característica da oração cristã é o COMPROMISSO.  Nos três primeiros pedidos do Pai Nosso, desejando a glória de Deus, na verdade estamos nos comprometendo em santificar o seu nome, acolher o seu Reino, realizar a sua vontade. Nos quatro pedidos em nosso favor, não estamos delegando tudo a Deus, para ficar de braços cruzados esperando ele agir. Reconhecendo a mão de Deus em nossa vida, estamos nos comprometendo a ganhar o pão de cada dia com o nosso trabalho, a nos esforçar no caminho da conversão e do perdão aos nossos agressores, a fugir das ocasiões de pecado e a lutar contra o mal. A oração nos compromete. COMPROMISSO é a quarta característica.
Guardando a mensagem
Em nossa caminhada quaresmal, somos hoje instruídos por Jesus sobre a Oração. Ele ensinou o Pai Nosso, uma verdadeira escola de oração. Nele, encontramos as quatro características da oração dos discípulos do Senhor: intimidade e confiança em Deus, busca de sua glória, busca do nosso bem, e o compromisso em realizar a sua vontade.  
Vocês devem rezar assim (Mt 6, 9)
Rezando a palavra


Rezemos como Jesus nos ensinou:
Pai nosso que estás nos céus,
santificado seja o Vosso nome.
Venha a nós o Vosso Reino.
Seja feita a Vossa vontade,
assim na terra como no Céu.
O pão nosso de cada dia nos dai hoje.
Perdoai as nossas ofensas
assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido.
E não nos deixeis cair em tentação,
mas livrai-nos do mal.
Amém.

Vivendo a palavra
A dica de hoje está na cara: rezar o PAI NOSSO, bem rezado. Eu sei, eu sei que você já reza bem. Mas, pode rezá-lo ainda melhor. Reze com atenção ao que está dizendo. Reze deixando espaço para o Espírito Santo rezar em você.  

Pe. João Carlos Ribeiro – 12.03.2019.

19 comentários:

  1. Essa oração do pai nosso ela é maravilhosa e tem tudo de bom para conosco. Amém!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu penso muito quando rezo o pai nosso primeiro em ser teita a vontade de Deus e quando alguém está doente eu quero que ele cure ,depois é no perdão pessos ficam repefindo a mesma ofensa e fica difícil de perdoar essa é minha opinião .sua bênção padre

    ResponderExcluir
  3. Amém senhor abençoe essa minha gravidez e me traga com saúde está criança que tenho certeza que está em meu ventre amém.

    ResponderExcluir
  4. Amém bom dia padre João Carlos

    ResponderExcluir
  5. Eu todos os dia rezo o pai nosso.obrigado senhor por tudo amém

    ResponderExcluir
  6. Eu todos os dia rezo o pai nosso.obrigado senhor por tudo amém

    ResponderExcluir
  7. Senhor, há tempos deixei de pedir, só rezo deixando em tuas mãos.

    ResponderExcluir
  8. Eu rezo o Pai Nosso e sempre medito cada palavra pois se meditarmos é muito bonito.

    ResponderExcluir
  9. Essa homilia é uma verdadeira catequese. Obrigada padre por reflexão tão sabia. Amem!

    ResponderExcluir
  10. Senhor Deus Todo Poderoso, eu LHE agradeço por orar diariamente. No entanto, me ajude conhecer, amar, viver e ensinar a VOSSA santa palavra. Me ajude fazer a VOSSA vontade. Me ajude ser VOSSO discípulo missionário. Me ajude rezar o Pai Nosso da melhor forma possível. Me ajude perdoar com sinceridade e amor. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  11. O pai nosso é a oração q Jesus nos ensinou.todos os cristãos devem saber rezar e ensinar as crianças. Agradeço ao pé.Jiao Carlos pela catequese de todos os dias.

    ResponderExcluir
  12. Belissimas palavras, edificante e reconfortante!

    ResponderExcluir
  13. Sua bênção padre João


    ResponderExcluir
  14. As palavras de Padre João Carlos sempre me tocaram de modo especial.Ele passa muita unção e trata os temas cristãos de um jeito parecendo que a gente está ouvindo pela primeira vez. Coloca Jesus no centro e bem perto do ouvinte. Tem uma voz de pastor que acolhe as ovelhas e indica a direção da Luz: Jesus. Depois que leio ou ouço suas pregações cheias de fervor, sinto-me mais filha de Deus.
    Padre João Carlos, esteja certo que sua evangelização toca muito o coração dos seguidores do Cristo,quem sabe, fazendo novos discípulos.
    Peço sua bênção.

    ResponderExcluir
  15. Que Deus derrame muitas bençãos nesse apóstolo tão sábio Padre João Carlos pára que ele continue levando a
    Santa Palavra de Deus a todos nós 🙏

    ResponderExcluir
  16. esta oração tem poder amém

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS