PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: UM PAI AFLITO E SUA FÉ FRACA

UM PAI AFLITO E SUA FÉ FRACA


Tudo é possível para quem tem fé (Mc 9, 23 )
25 de fevereiro de 2019.
Quando Jesus desceu o monte com três discípulos, naquele dia da transfiguração, encontrou os outros discípulos no meio de uma grande confusão. Muita gente ao redor deles e uma discussão sem fim com os fariseus. Jesus perguntou: ‘Que confusão é essa?’ E alguém do meio do povo explicou: ‘Mestre, eu trouxe meu filho que tem um espírito mudo. Quando dá uma crise, ele cai no chão, começa a espumar, range os dentes’. Aí Jesus entendeu o que estava acontecendo: O pai trouxe o filho para os discípulos expulsarem o espírito e eles não o conseguiram. Jesus mandou trazer o menino e ali mesmo o garoto começou a ter uma crise. O pai informou a Jesus que ele tinha isso desde pequeno. Claro, eles sempre pensavam que fosse um espírito. Não se tinha conhecimento da epilepsia. Aí o pai contou que ele já passara de morrer afogado ou queimado várias vezes, coitado. No meio daquela crise, o menino se debatendo, o pai desesperado disse a Jesus: “Se podes fazer alguma coisa, tem piedade de nós e ajuda-nos”.  “Se podes?!... comentou Jesus. Tudo é possível para quem tem fé”. Acho que Jesus ficou meio chateado. “Se podes fazer alguma coisa?!”. O pai pediu desculpas: “Eu tenho fé, mas ajuda a minha falta de fé!”.
Pode reparar que, em todo milagre de Jesus, ele elogia a fé da pessoa. “A tua fé te salvou”, disse àquela mulher que tocou nas suas vestes. Em Nazaré, sua terra, se disse que ele não fez ali muita coisa, porque eles não tinham fé. Fé é a abertura do coração para a ação de Deus em nossa vida. É a confiança que depositamos no Senhor. E aquele pai, coitado, tinha fé, mas reconhecia que era pouca. Jesus deu ordem ao espírito mudo e o menino foi libertado. Mais tarde, os discípulos quiseram saber por que eles não conseguiram expulsar o espírito. “Esse tipo só se expulsa pela oração”, disse Jesus.
Esse “Se podes” ficou na sua cabeça, não foi? Chato, aquilo. “Se podes fazer alguma coisa, tem piedade de nós e nos ajuda”. Talvez esse seja o sentimento de muitas pessoas hoje, o que acha? Há quem faça um pedido a Deus sem confiança suficiente nele, sem fé. Pede, mas não tem convicção que o Senhor tem poder para isso, ou que ele vá se interessar por sua causa. Pede, mas, realmente, não espera que Deus o atenda. Tem gente assim, claro que tem. Há quem apele pra um e pra outro, e bata também na porta de Deus, como mais uma tentativa. Esse tipo também denota pouca fé, pouca confiança. Desse jeito, sem fé, dificilmente será atendido.
A resposta de Jesus foi forte: “Se podes?! Tudo é possível para quem tem fé”. A Virgem Maria já tinha ouvido uma palavra semelhante. Foi o anjo Gabriel quem lhe disse: “Para Deus, nada é impossível” citando o exemplo de sua prima Izabel, idosa e estéril. Para Deus, nada é impossível!  
A fé, com certeza, não é só confiança em Deus. No evangelho de São João, Jesus fala da união com ele como condição para ser atendido pelo Pai. “Se permaneceres em mim, tudo o que pedires ao Pai, ele te concederá”. Então, a fé tem a ver com a nossa união com Jesus, que está tão bem representada no ramo unido à videira. Permanecer em Jesus é estar em comunhão com ele, comunhão de amor, que nos faz realizar a sua palavra de maneira quase natural. Estou pensando no ramo que, mesmo sendo um ramo enxertado, une-se de tal forma à videira, identificando-se com ela, que realiza naturalmente a vocação da videira: dar fruto, produzir uva. Estando assim unidos a Cristo, o que pedirmos ao Pai, em nome de Jesus, ele nos concede.
Se estamos unidos a  Cristo, não duvidaremos do que Deus pode fazer, em nome de Jesus, seu filho. Neste sentido, a história da mulher que tocou na roupa de Jesus reforça essa compreensão. Ela não precisou nem falar com Jesus. Estava unida a Jesus pela fé. Bastou conectar-se com ele, tocando em suas vestes. Jesus elogiou a sua fé.
Vamos guardar a mensagem
O pai aflito que estava pedindo a cura do seu filho disse a Jesus: “Se podes fazer alguma coisa, tem piedade e nos socorre”. Sem fé, não se alcança o favor de Deus. A fé nos liga a Jesus no amor, na confiança e na realização da vontade de Deus. Deus vem em nosso socorro porque nos ama como filhos, nós que estamos unidos a Cristo. Não cabe dúvida, desconfiança ou mesmo uma relação comercial com o Senhor. A fé abre as portas de nossa vida para acolher a obra do nosso Deus.
Tudo é possível para quem tem fé (Mc 9, 23 )
Vamos rezar a palavra
Senhor Jesus,
São tantas as nossas necessidades, os dramas que nos envolvem, que precisamos continuamente da tua proteção, da tua graça, do teu favor. Dá-nos, Senhor, que não nos portemos como requerentes estranhos e desconfiados, mas discípulos unidos a ti pela fé, pelo amor, pela docilidade à vontade do Pai. Assim, no que pedirmos ao Pai, em teu nome, seremos atendidos. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vamos viver a palavra
No seu caderno espiritual, escreva sua oração a Jesus, pedindo-lhe para aumentar a sua fé.

Pe. João Carlos Ribeiro – 25.02.2019

37 comentários:

  1. Senhor eu creio mais aumente minha fé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto muito da pregação do padre João Carlos. E que pelo amor de Jesus ele almente minha fé .

      Excluir
  2. Deus faz milagres não perceptíveis aos olhos humanos.
    Primeiro Deus,
    depois o resto.

    ResponderExcluir
  3. Aumentai a minha fé em te Senhor,preciso do Senhor presente sempre na minha vida e da minha Família.Eu te amo Pai.

    ResponderExcluir
  4. Senhor eu creio mais aumeta a minha Fé 🙏

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre João Carlos peço Oração para todos que estão doentes principalmente Maria Betânia que se encontra com câncer de mama🙏

    ResponderExcluir
  6. Bom Dia,Padre João Carlos que a Paz em CRISTO esteja entre nós, Amém PAZ E BEM

    ResponderExcluir
  7. Deus eu creio aumente minha fé em oo NOME do Senhor JEDUS CRISTO

    ResponderExcluir
  8. Senhor eu creio mais aumentei minha fé

    ResponderExcluir
  9. Senhor eu creio mais aumenta a minha fé. Senhor eu não sou digna de que entreis em minha morada mais dizei uma palavras e serei salva.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia eu creio em ti aumentai minha fé e média força em nome do senhor jesus

    ResponderExcluir
  11. Senhor dai - me uma fé firmada em teu amor ! Amém

    ResponderExcluir
  12. Senhor daí me sabedoria para q eu saiba me conduzirpelos teus ensinamento. A

    ResponderExcluir
  13. Viver pra mim cristo m p mim ganho não a outra questão quando e cristão não se pare luta até chega ao ceu. Deus fortaleça padres e santos nessa caminhada cheio desafios para vence mau amém.

    ResponderExcluir
  14. Senhor! Eu creio! Aumenta minha fé.

    ResponderExcluir
  15. Senhor! Aumentai a minha Fé!🙏

    ResponderExcluir
  16. sentorno eu creio adoro e espero aumentar minha fé

    ResponderExcluir
  17. Sr eu tenho fé, mas aumenta minha fé

    ResponderExcluir
  18. Eu creio senhor, mais aumenta a minha fé.

    ResponderExcluir
  19. Jesus eu creio mais aumenta a minha fé

    ResponderExcluir
  20. Meu Deus da-me fé para que eu possa entender os seus ensinamentos para levar a tua palavra até aqueles que nescecita

    ResponderExcluir
  21. Senhor eu creio,mais aumenta a minha fé!!! 🙏

    ResponderExcluir
  22. Senhor aumentai a minha fe.Eu creio

    ResponderExcluir
  23. Que maravilha de passagem do Evangelho! Um grande ensinamento pra todos nós sobre a Fe em Cristo.Adorei!

    ResponderExcluir
  24. Senhor eu creio mais aumentai minha fé

    ResponderExcluir
  25. Senhor nosso Deus, eu LHE agradeço por rezar diariamente. No entanto, me ajude com a sabedoria e a inteligência prudente. Me ajude a conhecer, amar, viver e ensinar a VOSSA santa palavra. Me ajude obedecer os mandamentos eternos. Me ajude adorar e servir a SANTÍSSIMA TRINDADE. Me ajude com os dons e os frutos do Espírito Santo. Me ajude com a VOSSA bondade. Me ajude ser VOSSO discípulo missionário. Me ajude ficando comigo para sempre. Me ajude ter mais fé e confiança no meu REDENTOR. Me ajude expulsar o que não presta. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  26. Obrigado Pai pela sua Palavra de Salvação

    ResponderExcluir
  27. Senhor, eu creio, mas aumenta cada vez mais a minha fé. Preciso de Vós, Meu Senhor e Meu Deus.

    ResponderExcluir
  28. Senhor aumenta ha cada dia mas a minha fé amém

    ResponderExcluir
  29. Senhor aumentai a minha fé

    ResponderExcluir
  30. Senhor eu creio.aumemte minha fé. Amém

    ResponderExcluir
  31. Tenho fé mas não o suficiente aumente minha fé

    ResponderExcluir
  32. Senhor aumenta minha fé obrigado pelos livramentos é pelo maior milagre da minha vida minha filha Ana clara

    ResponderExcluir
  33. Amém! Senhor eu creio aumente minha fé.

    ResponderExcluir
  34. Obrigado pela sua luta em defesa da minha salvação. Senhor, tendes piedade da minha falta de fé. Dizei-me uma palavra e serei salvo.

    ResponderExcluir
  35. Senhor!Creio em ti em todos os momentos de minha vida....mas aumentai a minha fé....

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS