PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: VIMOS SUA ESTRELA

VIMOS SUA ESTRELA

MEDITAÇÃO PARA O DOMINGO, 
07 DE JANEIRO DE 2018.

Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo (Mt 2,2)

O povo de Deus queria bem demais a Jerusalém. Lá, ficava o Templo de Deus. E o povo santo teve uma experiência muito triste quando viu Jerusalém ser destruída pelos inimigos e as lideranças serem desterradas. Foi um tempo de tristeza o exílio na Babilônia, tristeza para quem foi levado para lá e sofrimento para quem ficou nas terras de Judá. Um dia, Deus mandou um recado pelo profeta, um recado que animou a povo a viver mais confortado no meio de tanto sofrimento: “Vai chegar o dia em que a gloria de Deus vai brilhar tão forte em Jerusalém que vai atrair gente do mundo todo. O mundo todo vai estar em trevas, mas em Jerusalém se verá um enorme clarão da glória de Deus. Quem ficou vai ver os cativos da Babilônia voltando para casa, libertos, carregados de riquezas; e gente de todo canto chegando à cidade santa; as nações, com seus reis, chegando de longe. Eles vão trazer ouro e incenso para honrar o Senhor.  Vai ser uma invasão de dromedários e camelos das terras dos pagãos. Deus vai manifestar sua glória e vai atrair o mundo todo para a sua luz”. Essa profecia está no capítulo 60 do Profeta Isaías.  
Mais tarde, os seguidores de Jesus perceberam que essa profecia da ‘glória de Deus que iria atrair o mundo todo’ teve uma realização na vinda de Jesus ao mundo, no seu nascimento. Quando contavam a história dos magos que vieram do Oriente para adorar o rei que tinha nascido, sentiam que a antiga profecia estava se realizando ali. Os magos vieram do Oriente, fascinados pelo esplendor da glória de Deus, manifestado na estrela. E foram logo a Jerusalém, o lugar indicado na profecia. Mas a estrela e as Escrituras os levaram a Belém, berço do rei David. Lá, eles adoraram o menino. E lhe presentearam com ouro, incenso e mirra. Os magos representam as nações do mundo todo que foram atraídas pela glória de Deus. O clarão da glória de Deus está atraindo os povos do mundo todo. Jesus é o esplendor da glória do Pai. Ele é a luz que ilumina o mundo.

Agora, dá pra gente entender porque o povo chama esses magos de reis: porque a profecia falava dos reis das nações atraídos pela glória de Deus. E porque colocamos dromedários  e camelos no presépio: porque a profecia falava duma enorme quantidade de dromedários e camelos chegando à cidade santa. Era o típico transporte de povos de outras terras.  E porque falamos de três reis magos. É que, como foram três os tesouros presenteados (ouro, incenso e mirra), a imaginação concluiu logo que fossem três os magos, um para cada presente.

A festa que celebramos hoje é a da manifestação de Jesus como salvador de toda a humanidade, luz que brilha dissipando a escuridão do mundo e atraindo a si todos os povos. Jesus realiza plenamente a profecia do tempo do exílio: a libertação dos exilados e a conversão dos pagãos, o povo cativo voltando pra casa e as nações estrangeiras peregrinando para adorar o Senhor. Toda a vida de Jesus, não só seu nascimento, mas especialmente sua morte e ressurreição, toda a sua vida foi um resplandecer da glória de Deus, atraindo todos a si. “Quando eu for elevado, atrairei todos a mim”, disse Jesus referindo-se à sua morte e à sua ressurreição. Ele é o salvador da humanidade.

Vamos guardar a mensagem de hoje

Com o evangelho de hoje, da visita dos Magos do Oriente ao recém-nascido de Belém, contemplemos com amor esse Jesus, luz dos povos, salvador da humanidade.  Cultivemos, igualmente, em nosso coração um grande amor pela Igreja, que é, em primeiro lugar, essa comunidade de pessoas de todas as línguas e nações, congregadas pelo clarão de Cristo. Renovemos também nosso compromisso missionário, participando da grande missão da Igreja, qual seja fazer de todos os povos discípulos do Senhor.  

Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo (Mt 2,2)

Vamos acolher a mensagem com uma prece

Senhor Jesus,
Nós também nos sentimos, hoje, em peregrinação a Belém, como os magos. Reconhecemos, com eles, o grande dom de Deus que foi a tua vinda em nossa condição humana. Está dito que eles te ofereceram ouro. Ouro é presente de rei. Assim reconheciam a tua realeza. E também te ofereceram incenso, oferta religiosa que se faz a um deus. Assim, reconheciam a tua divindade. E ainda te ofereceram mirra, um bálsamo que tinha uso medicinal e servia para ungir o corpo dos falecidos. Assim, reconheciam a tua humanidade. Nós igualmente te reconhecemos Deus verdadeiro em nossa carne, nosso líder, nosso rei. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vamos viver a palavra que meditamos

Leia o evangelho de hoje na sua Bíblia: Mateus 2,1-12. Faça desse esforço de ler o texto bíblico um presente pra Jesus, neste domingo.


Pe. João Carlos Ribeiro – 07.01.2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS