PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A MENINA, A MULHER E O POVO DE DEUS

A MENINA, A MULHER E O POVO DE DEUS

MEDITAÇÃO PARA A TERÇA-FEIRA, DIA 30 DE JANEIRO DE 2O18.
Filha, a tua fé te curou. Vai em paz e fica curada dessa doença (Mc 5, 34)
Você recorda o evangelho de ontem? Naquela cena, Jesus estava em terras pagãs. Naquela região, Jesus encontrou um homem possuído por uma legião de espíritos maus que o mantinham morando no cemitério. O homem possuído representa o povo pagão. A cena ficou marcada pela presença dos porcos. O texto de ontem mencionava ‘porcos’ por seis vezes. Seis é o número incompleto, falho. O porco era sinal de impureza. Gente sem a bênção de Deus.
Hoje, Jesus volta à terra de Israel. Uma mulher e uma menina estão dolorosamente enfermas. Menina e mulher são palavras que aparecem 07 vezes no texto. Sete é um número de perfeição. A menina e a mulher representam o povo de Deus. E sabe por que?  As duas estão ligadas ao número 12. Doze é o número do povo de Deus, o povo das doze tribos. A comunidade de Jesus, a sua Igreja, está em torno dos doze apóstolos.  
Uma menina de 12 anos estava morrendo. Ela era filha do chefe da sinagoga, Jairo. Uma mulher estava sofrendo de uma hemorragia há doze anos. O sangue era um problema grave na vida e na religião do povo da Bíblia. Qualquer contato com sangue gerava impureza nas pessoas. O impuro estava excluído do contato com os outros e das bênçãos de Deus.  As mulheres eram as maiores prejudicadas por este sistema religioso da pureza legal, que vigorava no tempo de Jesus. E vou lhe dizer porquê. Por causa da menstruação e do parto. Mensalmente, a mulher enfrenta a perda de sangue, na menstruação. Fica impura. No parto, a mulher tinha que se purificar, com uma quarentena e sacrifícios no Templo. Sangue era sinal de impureza. Gente sem a bênção de Deus.
Então, no fundo, no fundo, o problema no texto de hoje é com o sangue. Podemos imaginar, pensando um pouco ou seguindo os comentadores do evangelho, que a menina aos doze anos estava na sua primeira menstruação. Esse é o drama maior, associado com certeza a alguma doença. E a mulher também sofria com uma hemorragia (de sangue) há muito tempo e já tinha gasto o que possuía com médicos e tratamentos.
Veja que imagem vai surgindo.... O povo de Deus está representado pela menina de 12 anos e pela mulher que sofria há 12 anos.  O povo de Deus, em sua vivência religiosa, estava marcado pela lei da pureza legal, que acabava marginalizando muita gente, sobretudo as mulheres. A menina e a mulher estão em grande sofrimento por causa do sangue, por causa das leis de pureza. É em Jesus, que este povo encontrará vida, saúde, purificação. Jesus nos salvou assumindo nossos pecados, tomando nosso lugar. De certo modo, ao ser tocado pela mulher impura, ele assume a sua impureza. O mesmo se diga, tocando na menina como o fez, tomando-a pela mão.
Vamos guardar a mensagem
Na terra dos pagãos, Jesus libertou o homem que vivia no cemitério, limpando simbolicamente toda aquela terra da impureza dos porcos. Na história do homem do cemitério, Jesus está libertando o povo pagão daquela região. Jesus purificou aquela terra vencendo e expulsando o maligno. Na terra do povo de Deus, Jesus liberta as duas mulheres, devolvendo-lhe a saúde e incluindo-as na família e na comunidade, libertando-as da impureza do sangue. Nesta história das duas mulheres, Jesus está libertando todo o povo de Deus. Entendendo bem o texto bíblico, a gente pode partir para perceber nele muitas outras mensagens.
Filha, a tua fé te curou. Vai em paz e fica curada dessa doença (Mc 5, 34)
Vamos acolher a mensagem
Senhor Jesus,
Tu és o redentor da humanidade. Redentor dos de longe, os pagãos, e dos de perto, os membros do povo eleito. Lá na região dos pagãos, encontraste a opressão do mal sobre o ser humano. E o venceste, atraindo para ti a ira daquela gente que te expulsou de suas terras. Na terra do povo santo, também encontraste a opressão da lei religiosa da pureza, que causava exclusão e sofrimento, sobretudo das mulheres e dos doentes. E, pela fé, comunicaste vida e saúde, tomando o lugar dos pecadores, carregando-te de suas dores.  Tu és o nosso redentor. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vamos viver a palavra
Você não pode deixar de ler o evangelho de hoje, em sua Bíblia: Mc 5,21-43. Uma curiosidade: quantas pessoas estavam no quarto da menina, na hora em que ela foi curada?... você vai precisar ir mesmo ao texto.

Pe. João Carlos Ribeiro – 29.01.2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS