PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: MAS VEJAM SÓ ONDE JESUS DESCOBRIU UMA TOCA DE BANDIDOS

MAS VEJAM SÓ ONDE JESUS DESCOBRIU UMA TOCA DE BANDIDOS


MEDITAÇÃO 
PARA A SEXTA-FEIRA, 
24 DE NOVEMBRO 
Jesus disse: Está escrito: ‘Minha casa será casa de oração’ (Lc 19, 46)
Jesus expulsou os vendedores. Mas, os vendedores eram apenas funcionários de quem comandava o Templo. Nesse evangelho, se fala dos que queriam matar Jesus: os sumos sacerdotes, os mestres da Lei e os notáveis do povo (os anciãos). Eram esses que controlavam o Templo; eles é que eram os donos do comércio de animais para o sacrifício e do câmbio de moedas. Eram esses que se beneficiavam daquele “comercio santo”. E porque se fazia aquele comércio? Bom, os animais – bois, ovelhas e aves – serviam para os sacrifícios em honra de Deus. E o câmbio era porque o Templo tinha a própria moeda. E, quem chegasse com “dinheiro do mundo”, devia fazer trocar pela moeda do Templo, para poder fazer sua oferta e comprar os animais para o sacrifício. Assim, na mentalidade deles, as coisas santas não seriam contaminadas com coisas impuras, como dinheiro estrangeiro.
Por que Jesus disse que eles tinham transformado o Templo num antro de ladrões? Olha o que Jesus disse: “Está escrito: ‘Minha casa será casa de oração’. No entanto, vocês fizeram dela um antro de ladrões”. Aquele grupo que estava na liderança do Templo e do centro do país detinha muito poder e riqueza. E, naturalmente, estava mais do que interessado na busca dos seus próprios interesses. O Templo de Deus devia ser a casa do povo de Deus. Mas, se tornara coisa deles. Digamos assim, que, em certa medida, eles sequestraram a casa do povo de Deus, fazendo dela uma propriedade sua. Aquele estilo de religião tinha roubado o Templo do seu povo.
Mas, há ainda outra razão pela qual Jesus disse que eles tinham transformado o Templo num antro de ladrões. A vocação daquele grande Templo da nação judaica era ser casa de oração, casa de encontro com Deus. Pela oração, os filhos se reuniam com o seu pai, recordavam as grandes obras do seu Deus em seu favor, a começar da libertação do poder do faraó, da entrada na terra da promessa vencendo os reis cananeus... A casa era um testemunho de todo a história da salvação desse povo. Uma casa de oração, de memória, de exaltação da gloria do Deus fiel. Mas, Jesus disse que o transformaram num antro de ladrões. E o que será que esses ladrões estavam roubando? Eles transformaram o relacionamento do povo com Deus numa relação comercial. Parecia que os fiéis, com suas oferendas e sacrifícios, estavam comprando a benevolência de Deus, o seu perdão, a sua bênção. Aquele estilo de religião tinha roubado Deus do seu povo.

Vamos guardar a mensagem de hoje

Jesus denunciou que os dirigentes do Templo (que eram representantes de grupos muitos influentes) fizeram dele um antro de ladrões. Ladrões eram eles, porque estavam tirando o Templo do próprio povo de Deus; e estavam transformando o relacionamento com Deus num balcão de negócios, tirando Deus do seu povo. Que coisa preciosa é a religião! Que coisa santa é um Templo! Mas, todo cuidado é pouco para que não se transforme a religião em mais uma fonte de exploração e de opressão, e, o pior, em nome de Deus.
Jesus disse: Está escrito: ‘Minha casa será casa de oração’ (Lc 19, 46)

Vamos acolher a mensagem de hoje com uma prece

Senhor Jesus,
Tua ação no Templo de Jerusalém, expulsando os vendedores e denunciando os ladrões, valeu como uma purificação da religião de Israel e de toda religião. Temos que tomar cuidado para que a religião não se torne uma fonte de exploração, de enriquecimento, de controle das pessoas por gente poderosa e interesseira. Também nos ensinas, Senhor, que a prática religiosa nos aproxima de Deus, como filhos amados e nos faz sempre mais irmãos amorosos, reforçando a busca da verdade, do bem, da justiça. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vamos praticar a palavra que meditamos hoje
Talvez você não possa realizar a tarefa de hoje. Mas, não se preocupe. Aqui, é só um dica para que a Palavra de Deus vá penetrando em sua vida. Entre em uma igreja e faça ali um momento de oração. Essa é a dica de hoje. Não podendo, faça esse momento de oração onde você estiver.


Pe. João Carlos Ribeiro – 18.11.2016/24.11.2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Jesus é a presença salvadora de Deus.

23 de abril de 2024   Terça-feira da 4ª Semana da Páscoa.    Evangelho.   Jo 10,22-30 22Celebrava-se, em Jerusalém, a festa da Dedicação do ...

POSTAGENS MAIS VISTAS