PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: INTERPRETANDO OS SINAIS DE DEUS

INTERPRETANDO OS SINAIS DE DEUS


Como é que vocês não sabem interpretar o tempo presente? (Lc 12, 56)
Jesus estava falando ao povo. Observou como as pessoas conseguiam interpretar bem os sinais da natureza: se ia chover, se ia fazer calor... Mas, não estavam sabendo interpretar os sinais do tempo presente, os sinais da história?
Jesus estava chamando a atenção para uma coisa muito simples: não perder a graça da salvação. Aquela era a hora do Messias, a realização da grande promessa de Deus. A hora da graça tinha chegado e as pessoas não estavam percebendo. Reconheciam as mudanças de tempo, sabiam se ia chover, se o inverno seria bom... mas, não estavam reconhecendo os sinais que indicavam o novo tempo que Deus marcou para a humanidade, o tempo do enviado, o tempo da salvação.
No tempo de Jesus, muita coisa estava acontecendo. Eram sinalizações de uma coisa muito maior, mais importante e definitiva. O acolhimento dos pobres e dos excluídos, os milagres, a expulsão de demônios, tantos sinais... tudo isso apontava para uma grande realidade: O Reino de Deus tinha chegado. Com Jesus, Deus tinha se aproximado do seu povo para encontrar e salvar a ovelha perdida. Mas, muita gente não estava sabendo interpretar o que estava acontecendo.
Nós estamos na mesma situação e, portanto, merecendo a mesma chamada de atenção. Tem gente informada de toda a programação cultural da capital, dos próximos lançamentos de filmes no Netflix, em dia com o último capítulo da novela e discutindo todas as possibilidades da final do campeonato, mas está completamente por fora de todas as propostas de evangelização que a Igreja está fazendo. Nem toma conhecimento da movimentação religiosa de sua Igreja. Nem de longe percebe que esse é o tempo da graça, que essa é a hora de Deus em sua vida. Não se dá conta que Jesus, o salvador, está entre nós, abrindo-nos o sentido da vida e nos conduzindo para a plenitude da paz.
Vamos guardar a mensagem de hoje
Somos bastante espertos em interpretar os sinais da natureza, seja na experiência popular, seja na meteorologia profissional. Com os sinais que aparecem, já entendemos se o tempo vai ser bom, se vai chover, se a temperatura vai baixar.. Então, cobrou Jesus, sejam espertos também em interpretar os sinais de Deus. Há muita coisa acontecendo que indica o tempo da graça que chegou, o tempo da restauração de todas as coisas em Cristo. Há muitos sinais indicando... Deus está fazendo novas todas as coisas.
Como é que vocês não sabem interpretar o tempo presente? (Lc 12, 56)
Vamos acolher a palavra de hoje com uma prece
Senhor Jesus,
Tanta coisa bonita acontecendo em nossas vidas e tanta gente desligada. Tantos sinais de Deus em nossa história                  e muita gente nem se toca. É só abrir os olhos pra ver: estamos no tempo da graça, no kairós de Deus. Ajuda-nos, Senhor, pelo teu Santo Espírito, a compreender os sinais de tua presença redentora entre nós, fazendo novas todas as coisas. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vamos praticar a palavra que meditamos hoje
Alguma coisa, pessoa ou acontecimento tem sido um sinal pra você? Pense nisso durante o dia de hoje.

Pe. João Carlos Ribeiro – 27.10.2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Senhor, mostra-nos o Pai!

27 de abril de 2024    Sábado da 4ª Semana da Páscoa.       Evangelho    Jo 14,7-14 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 7“Se vós m...

POSTAGENS MAIS VISTAS