PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Solidão

Solidão

E vejam que curioso. Hoje, mesmo com tudo o que representa o celular, a internet e todos os modernos meios de comunicação, está aumentando o sentimento de solidão nas pessoas. Possível? É o que as pesquisas estão dizendo. Muita gente está se queixando que não tem com quem compartilhar, com quem conversar, com quem repartir o seu dia-a-dia. Há pessoas que estão se sentindo sozinhas, solitárias, vivendo em solidão.

"Solidão crônica" é o título de um interessante artigo publicado pelo Dr. Dráuzio Varella. Ele alerta que o isolamento social aumenta o risco de morte, tanto quanto o cigarro, e mais do que o sedentarismo ou a obesidade. Ele comenta as conclusões de um Grupo da Universidade de Chicaco. Os pesquisadores comprovaram que a solidão crônica interfere na qualidade do sono, é causa de fadiga e reduz a sensação de prazer associada a atividades recreativas. E mais: as pessoas que sentem isoladas correm mais risco de comer mal, fumar, abusar do álcool, ganhar peso e levar vida sedentária.

O sentimento de solidão sempre funcionou como um alerta para o ser humano, como elemento de sobrevivência. Ao sentir-se sozinha, a pessoa tende a procurar a proteção do grupo. Tornando-se crônica, a solidão pode prejudicar o próprio organismo, deixando a pessoa mais susceptível às infecções virais (como as gripes) e à doença cardiovascular, escreveu o Dr. Dráuzio Varella.

Mas é claro que nem todo mundo que vive isolado se sente solitário. E é também verdade que muita gente, apesar da vida social intensa, tem a impressão de estar sozinha. A poetisa Fátima Irene Pinto fez uma bela descrição do que é ou não é solidão:

Solidão não é a falta de gente para conversar,
namorar, passear ou fazer sexo...
isto é carência.

Solidão não é o sentimento que experimentamos
pela ausência de entes queridos que não podem
mais voltar...
isto é saudade.

Solidão não é o vazio de gente ao nosso lado...
isto é circunstância.

Solidão é muito mais que isto...

Solidão é quando nos perdemos de nós mesmos
e procuramos em vão, pela nossa Alma!

Eu também tentei descrever o que é solidão numa de minhas canções:

Solidão
é  estar só na multidão,
largado em lugar nenhum,
à espera de quem não virá

Mas eis que lá
Onde machuca a solidão
A sua voz
Ressoa em cada coração:

"Aqui estou ao lado teu
Jesus, o teu amigo.
Aqui  estou ao lado teu
Podes contar comigo!" (bis)

Com essa canção, tentei deixar uma mensagem a respeito da presença de Deus em nossa vida, ele que nunca nos abandona, que nunca não deixa sozinhos. Jesus, o Emanuel, é Deus presente em nossa vida. Se é assim, não há lugar para solidão.


Pe. João Carlos Ribeiro – 02.01.2012

2 comentários:

  1. Anônimo2/1/12 22:14

    Linda mensagem. Realmente, se abrimos nosso coração e deixamos que Deus faça morada em nossa vida, não haverá lugar para solidão.

    ResponderExcluir
  2. JUNIOR GOMES3/1/12 10:46

    Uma belíssima mensagem Pe João.
    Por isso a importância da oração e fé em DEUS para que nesses momentos de solidão possamos receber força e bênção do PAI.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS