PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Quem ficou do lado de fora?

Quem ficou do lado de fora?

Quem ficou do lado de fora? Adão. Adão e Eva. Eles ficaram do lado de fora. Excluíram-se do Jardim do Éden, ao ter escolhido agir contra a vontade de Deus. O pecado os afastou da felicidade. Dois arcanjos ficaram guardando a entrada do Jardim, com espadas de fogo: Adão e Eva ficaram do lado de fora.

Sabe quem também ficou do lado de fora? Aqueles que o dono da casa não reconheceu como seus amigos e não os deixou entrar para participar da festa. Barrados no baile, os que praticam iniquidade. Ah, mas nós te escutamos em nossas praças, vimos os teus milagres, andamos contigo. Fora, não conheço vocês. Os iníquos ficaram do lado de fora.

E quem mais ficou do lado de fora? As cinco jovens imprudentes, distraídas, desleixadas. Esqueceram-se de levar óleo suficiente para aguardar a chegada do noivo. Na demora, a chama de seus candeeiros se apagou. Correram para comprar mais óleo. Na volta, o portão já estava fechado. Ficaram do lado de fora.

O irmão mais velho do filho pródigo também ficou do lado de fora. Enciumado, ouviu o barulho de música e dança na casa do pai e negou-se a entrar em casa. Meu filho, teu irmão estava perdido e foi encontrado, vamos festejar! Entro não, eu nunca ganhei um cabrito sequer pra festejar com meus amigos. Eu, o caro honesto e trabalhador dessa família. O irmão mais velho ficou do lado de fora.

A família de Jesus, do lado de fora, mandou avisar que queria falar com ele. O Mestre aproveitou para ensinar uma grande lição. Olhou para os discípulos que estavam ao seu redor, dentro de casa, e perguntou quem eram os seus parentes. Ele mesmo respondeu: os que fazem a vontade do meu Pai. Esses são meus irmãos, minhas irmãs, minha mãe.

Adão e Eva se excluíram do paraíso, ficaram do lado de fora. O pecado os afastou da comunhão com Deus, os apartou da felicidade. Os convidados que não foram reconhecidos pelo dono da Casa acabaram sem poder entrar. Praticavam o mal, não podiam ser aceitos na festa. As moças não se preveniram, não levaram óleo bastante para a candeia. Quando voltaram, o portão já estava fechado. O irmão do filho pródigo não quis entrar em Casa. Achou injusto o pai perdoar o irmão errado e festejar sua volta. A família de Jesus também achou difícil entrar na casa. Queriam que Jesus saísse. Os discípulos são os que fazem a vontade de Deus. O lugar deles é dentro da casa.

A missão de Jesus foi reabrir as portas do paraíso, fechadas pelo pecado, e acolher os pecadores, os filhos de Eva. Na volta, somos recebidos com festa. Para o ingresso na Casa do pai, o local da festa, vale a conversão de quem pratica o mal e o coração misericordioso de quem imita o do pai. Entra na casa quem se mantém vigilante e comprometido na realização da vontade de Deus. O nosso lugar é dentro da Casa, o lugar da família, o local da festa, o próprio paraíso cujas portas foram reabertas para os pecadores.

Pe. João Carlos Ribeiro – 02.12.2011 

3 comentários:

  1. Antonio de Pádua5/12/11 21:56

    Achei o texto excelente...Até agora estou pensativo sobre a pergunta: Quem ficou do lado de fora?

    ResponderExcluir
  2. Lúcia de Fátima6/12/11 22:51

    Louvado seja Deus por tanta coisa bonita que Ele lhe diz! É uma boa pergunta para fazermos a nós mesmos! Tenho medo de ficar do lado de fora pelas minhas imprudências, mas mesmo assim, eu confio no amor misericordioso de Deus e sei que as portas do paraíso sempre vão estar abertas para todos que se arrependerem de coração sincero!

    ResponderExcluir
  3. Cada pessoa é livre nas suas escolhas mais é necessário ter o cuidado nas suas ações, pois nos trás consequências à ficamos de fora,assim como Adão e Eva,O filho pródigo, as mocas que esqueceram o óleo.
    Peçamos sempre as bençãos de Deus,e a proteção de Nossa Senhora para que estejamos sempre incluídos dentro do seu projeto e nunca fora.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Para mim não pode haver festa maior.

18 de abril de 2024   Quinta-feira da 3ª Semana da Páscoa.      Evangelho    Jo 6,44-51 Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44“Ninguém po...

POSTAGENS MAIS VISTAS