BLOG DO PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO: 4º dia da Quaresma: Sua resposta ao chamado de Jesus.

4º dia da Quaresma: Sua resposta ao chamado de Jesus.





   21 de fevereiro de 2026. 

Sábado após as cinzas
    

   Evangelho.   


Lc 5,27-32

Naquele tempo, 27Jesus viu um cobrador de impostos, chamado Levi, sentado na coletoria. Jesus lhe disse: “Segue-me”. 28Levi deixou tudo, levantou-se e o seguiu.
29Depois, Levi preparou em casa um grande banquete para Jesus. Estava aí grande número de cobradores de impostos e outras pessoas sentadas à mesa com eles. 30Os fariseus e seus mestres da Lei murmuravam e diziam aos discípulos de Jesus: “Por que vós comeis e bebeis com os cobradores de impostos e com os pecadores?”
31Jesus respondeu: “Os que são sadios não precisam de médico, mas sim os que estão doentes. 32Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores para a conversão”.

   Meditação.   


Levi deixou tudo, levantou-se e o seguiu (Lc 5, 28)

Chegamos ao 4º dia da Quaresma. A Quaresma é um programa de crescimento espiritual. A cada dia, um novo passo. Nestes primeiros dias, o convite é claro: seguir Jesus. Hoje, temos o exemplo de Levi, o cobrador de impostos. Um exemplo de resposta ao chamado do Mestre.

Jesus viu um cobrador de impostos (o tal Levi). Ele estava sentado na coletoria. Jesus o chamou: “Segue-me”. Agora, preste atenção à resposta dele: Deixou tudo, levantou-se e o seguiu. Depois, preparou em casa um grande banquete pra Jesus. No banquete, estava um grande número de cobradores de impostos e outras pessoas sentadas à mesa com eles.

O evangelista narra a resposta de Levi em quatro ações: deixou tudo, levantou-se, seguiu Jesus e preparou, para ele, um banquete em sua casa.

Ele trabalhava coletando impostos para os romanos, profissão mal vista pelo seu povo. Deixou tudo. Tudo o quê? Tudo o que representava segurança, estabilidade, ser um elo na rede de arrecadação pública de impostos. Largou isso. Deu outro rumo à sua vida. Zaqueu também era um cobrador de impostos, mal afamado. Ao que parece, ele não deixou a sua profissão, como Levi, mas também deu novo rumo a ela. Prometeu reparar a quem prejudicou. Vá então pensando no seu caso. 'Deixar tudo' pode significar dar um rumo novo ao seu trabalho, à sua profissão, ao seu casamento.

Curiosamente, o evangelista anotou que Levi, que deixou tudo, levantou-se. Parece uma observação sem importância. Mas, veja: Jesus o viu sentado e o chamou; Ele, deixando tudo, levantou-se. Sentado é o sinal de instalação, acomodação, enquadramento. Levantar-se é a atitude de quem está se desinstalando, saindo de uma posição cômoda para enfrentar um novo desafio. Levantar-se para pôr-se a caminho. O Papa Francisco escreveu na sua primeira Exortação Apostólica (Evangelii Gaudium) a Igreja tem que ser assim, “em saída”. O seguidor de Jesus, o cristão, há de ser uma pessoa “em saída”, disposta a caminhar, a empreender, a crescer, a partir. A igreja não é a casa dos acomodados, é o caminho dos que seguem Jesus.

Bom, ele deixou tudo (deu um novo rumo ao que era e ao que fazia), levantou-se (venceu a acomodação de sua situação) e seguiu Jesus. Seguir é fazer-se aluno, discípulo. E segue Jesus, com os outros discípulos, faz comunidade com eles. Isso é a Igreja, que nasce por obra do Espírito Santo unindo a Cristo os que se põem a caminho com ele.

E a quarta ação de Levi foi o banquete em sua casa. O banquete é o sinal de alegria, de festa, de celebração da ressurreição. Levi é um novo homem. Ressuscitado em Cristo. É o que se vai fazer na Igreja todo domingo: celebrar a ressurreição, com Cristo.




Guardando a mensagem

A Quaresma é um programa de crescimento em Cristo. Hoje, olhamos para a resposta de Levi. Jesus o chamou para o seu seguimento, como me chama e chama você. E Levi, numa resposta maravilhosa, completa (representada nas quatro ações), deixou tudo (deu novo rumo ao que era e fazia), levantou-se (rompeu com sua acomodação), seguiu Jesus (tomou Jesus como a direção de sua vida) e organizou um banquete em casa (celebrou, em comunidade, a vida nova em Cristo). É assim que deve ser a nossa resposta ao chamado de Jesus.

Levi deixou tudo, levantou-se e o seguiu (Lc 5, 28)
 
Rezando a palavra

Senhor Jesus,
obrigado por tua santa Palavra. Ela hoje me faz compreender que a conversão envolve toda a minha vida: é um novo rumo em tudo o que sou e faço, sob a tua direção. Na verdade, como disseste, tu és o caminho. Vamos por ti, andamos contigo, em ti está a realização completa do ser humano. Ajuda-nos, Senhor, a responder ao teu chamado com generosidade, com radicalidade, com alegria, como Levi. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Neste quarto dia da quaresma, vá se preparando para o banquete da vida nova, a Eucaristia, que celebramos em comunidade, no dia do Senhor. Programe, prepare-se, convide outros. Amanhã, vamos celebrar o primeiro domingo da Quaresma.

Comunicando

Com a chegada da Quaresma, a nossa AMA (Associação Missionária Amanhecer) começa a planejar dois eventos na Semana Santa: a Via Sacra da Fraternidade na quarta-feira santa e a Semana Santa Missionária, no Tríduo Pascal.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb










20 comentários:

  1. Vamos sairmos juntos, meninos?
    1.Largas;(mudanças).
    2.Inovar;(hábitos).
    3.Sigam (razão).
    Então pensamentos naquela cena,sim apenas os doentes os escutava.
    Determinação porém tratamento com algumas palavras,pois são pessoas raras então na lado menos favorável.
    Ainda assim opera milagres, traços de quem aceita o pertencimento.
    Levi segue com ciente que Deus é razão, centro da vida.
    Nossa,nos estamos nos desprendendo de que para estar com jesus Cristo?
    Vamos seguir.

    ResponderExcluir
  2. Gratidão a Deus

    ResponderExcluir
  3. Gratidão a Deus

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, glória a voz senhor, sua benção padre João Carlos, obrigado pela homilia, que Deus nos ajude a fazermos como Levi.

    ResponderExcluir
  5. Reflexão:
    Jesus é o médico das almas, que cura nossas mais profundas enfermidades, até mesmo aquelas que todos consideram incuráveis, como o mal da corrupção. Exemplo disso nos é dado no Evangelho de hoje, quando o Mestre chama Levi (Mateus) para ser seu seguidor. Mateus era um cobrador de impostos e estava a serviço do Império Romano, sendo considerado um traidor e extremamente corrupto pelos seus conterrâneos. Mas seu “sim” ao seguimento revela sua capacidade de mudar, de se converter, de deixar para trás o que poderia trazer-lhe riqueza e estabilidade material, para assumir os bens eternos. Nós, hoje, somos capazes de fazer tais renúncias para seguir o Evangelho? Neste tempo de Quaresma, que renúncia eu posso fazer em prol do meu irmão mais necessitado?

    (Dia a dia com o Evangelho 2026)


    20 – SEXTA-FEIRA
    22 – DOMINGO
    
    Liturgia DiáriaÉ um subsídio mensal que contempla toda a caminhada litúrgica de cada mês. Apresenta ao leitor algumas opções de orações eucarísticas, um breve comentário dos santos e das leituras de cada dia, uma variada opção de cantos, além de trazer, a cada domingo, uma opção de círculo bíblico.Assinar

    ResponderExcluir
  6. Bom diaa!! Gratidão!! Glória à vós, senhor 🙏🕊

    ResponderExcluir
  7. Glória a Vós Senhor!
    A atitude de Levi, é a mesma de muitos de nós pecadores de ainda hoje, quando desejam e permitem a restauração da vida nova, confiando inteiramente em Jesus Cristo, quando se entregam fazem uma experiência verdadeira, única e sintam se chamados, assim numa determinada decisão de fé vão se convertendo, mudando totalmente o rumo de suas vidas na direção de DEUS.
    É uma mudança tão grande, que quem não conhece se pergunta: Como pode aquele (a) que fazia tudo aquilo de errado, que muitas vezes estava nas ruas, nos prazeres mundanos, desfigurado por vícios, conseguir mudar de vida assim, ele (a) era assim, já presenciei várias vezes fazendo isso, fazia aquilo,.?
    Acredito que Isso acontece irmãos, porque DEUS quer nos mostrar que para tudo tem jeito, ou seja enquanto alguém estiver respirando ainda existe esperança, ainda pode ser renovado, transformado, restaurado através do Seu Santo Espírito e da nossa fé e perseverança. Assim DEUS na Sua infinita Misericórdia nos mostra também, que Ele escolhe os loucos para confundir os sábios, onde chama e conquista os escravizados, os doentes na Sua lógica do Amor,.

    ResponderExcluir
  8. Nunca vamos sair do caminho de Jesus glória a vós senhor gratidão 🙏🙏

    ResponderExcluir
  9. Bom dia povo de deus um dia abençoado glória a Deus

    ResponderExcluir
  10. CARMILTON JOSE BEZERRA21/2/26 07:22

    Bom dia!Glória à vós Senhor!Amém

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padre, Deus nós abençoe a mim e meus filhos lucas e gabriel e toda família, senhor que eu te siga e comemore sua chamada e reveja minha caminhada , obrigada senhor

    ResponderExcluir
  12. IVONETE PEREIRA DE CARVALHO21/2/26 08:27

    Glória A Vós Senhor, amém 🤲🏽🤲🏽❤️‍🔥❤️‍🔥🩸🩸🕊️🕊️🌼🌹, bom dia!

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Pe João Carlos, sua benção. Ajuda-nos , Senhor a responder o teu chamado com generosidade, com radicalidade, com alagaria, como Levi. Abençoa senhor e nos proteja com saúde paz felicidade fé tá mim e a minha família. Amém 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  14. Perdão pai🖐️ glória a vós senhor 🙏

    ResponderExcluir
  15. Tudo posso naquele que me fortalece, obrigado senhor Jesus Cristo por tudo que tem realizado na minha saúde, amém aleluia glória a Deus 🙏🙏🙏❤️❤️❤️❤️

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Padre João Carlos me der sua benção neste momento difícil que estou passando ,que Deus misericordioso tenha compaixão de mim e de minha família.deus abençoe o Sr , amém.

    ResponderExcluir
  17. Estou aprendendo muito, com o evangelho e os comentários que tbm completa, louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde padre João Carlos me der sua benção pra todos meus familiares senhor meu pastor nada mim faltará

    ResponderExcluir
  19. Obrigada meu Deus! Por ser quem eu sou.

    ResponderExcluir
  20. A Palavra de Deus me fortalece todos os dias!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.