Evangelho.
Lc 10,21-24
21Naquele momento, Jesus exultou no Espírito Santo e disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 22Tudo me foi entregue pelo meu Pai. Ninguém conhece quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém conhece quem é o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”. 23Jesus voltou-se para os discípulos e disse-lhes em particular: “Felizes os olhos que veem o que vós vedes! 24Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que estais vendo, e não puderam ver; quiseram ouvir o que estais ouvindo, e não puderam ouvir”.
Meditação.
Jesus gosta dessa palavra “pequeninos”. Pode ver que. o tempo todo, ele está cercado por gente sem grande expressão social do seu tempo: pobres, doentes, mulheres, crianças, sofredores de todo tipo. Eles são os pequeninos. Quase toda a atividade de Jesus ocorreu na periferia do mundo judaico, na Galiléia, norte do país, terra de agricultores, artesãos, pescadores, moradores de vilas e pequenas cidades. Os evangelhos nem chegam a citar a capital da Galileia, Tiberíades, onde morava o rei Herodes. Em Jerusalém, capital da Judéia, Jesus ia, basicamente, nas grandes romarias.
Os grandes, os importantes, os ricos tinham mais dificuldade de acolher o Reino. Basta lembrar o episódio do encontro com o jovem rico e o comentário que Jesus fez em seguida: “como é difícil o rico entrar no Reino de Deus”. A Nicodemos, um membro importante do Sinédrio que o procurou à noite, Jesus explicou que ele precisava nascer de novo, renascer do alto. Muitas vezes disse aos discípulos e discípulas que só dava para entrar no Reino de Deus quem fosse como as crianças, isto é, quem se tornasse como os pequeninos ou fosse solidário com eles.
No evangelho de hoje, Jesus está em oração. Ele louva o Pai porque o Reino está sendo revelado aos pequeninos. Igualmente o louva porque, revelando o Reino a uns, o Pai o esconde a outros, os sábios e entendidos. E o que é que está havendo com os sábios e entendidos, isto é, com os estudados, os professores da Lei, os que se sentem conhecedores da Palavra de Deus? Estes fecharam o coração. Não conseguiram ver em Jesus de Nazaré a revelação do Pai amoroso e fiel que fez aliança com Israel. Encheram o peito de presunção de que já sabiam de tudo. E de inveja, sentindo-se ameaçados pela popularidade de Jesus, de seus ensinamentos e de seus milagres.
Embora Jesus pregasse pra todo mundo, a todos procurasse iniciar no Reino, via-se cercado de gente simples e pobre, pecadores, sofredores. Os grandes também se aproximavam, mas quase sempre para censurar, para tentar coibir a sua palavra, para desafiá-lo... Estes tentavam desmoralizar o seu ministério ou encontrar motivo para denúncias e perseguições. Os grandes fecharam o coração. Os pequenos abriram-se à obra de Deus. É o que Jesus está vendo. E por isso está louvando o Pai.
Guardando a mensagem
Jesus rezou, publicamente, louvando o Pai porque este estava revelando o Reino aos pequeninos. E o estava revelando por meio do Filho. Em Jesus, reconhecemos a bondade e a misericórdia do nosso Deus, atuando em favor do seu povo. Os grandes fecharam o coração. Os grupos de poder rejeitaram Jesus. Os pobres e os pecadores aproximaram-se dele, acolhendo o Reino que ele anunciava. A lógica de Jesus é a lógica do Pai. Ele escolhe os pequenos. A lógica de Jesus deve ser a nossa também. Valorizemos os pequenos. O Reino é deles. No sermão da Montanha ele disse: “Felizes os pobres porque o Reino de Deus é deles”. Tornemo-nos pequenos, sejamos solidários com eles, se quisermos ter parte no Reino.
Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos (Lc 10, 21)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
na oração que nos ensinaste, pedimos ao Pai: “venha a nós o vosso Reino!” Tu nos ensinaste a rezar assim para que entendamos que o Reino é um dom que nos vem do Pai, não é uma conquista de nossas obras, de nossa inteligência ou de nossa santidade. O Reino vem a nós por pura bondade e graça de Deus, nosso Pai. E és tu, Senhor Jesus, que nos revelas o Pai, que nos comunicas o seu Reino, sua presença amorosa em nossa história. Venha a nós o vosso Reino! Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Hoje, durante o dia, reze com Jesus, mais de uma vez: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos”.
Comunicando
É hoje o dia do encerramento da Segunda Bíblica. Vamos fazer um resumão de todo o estudo feito em 35 encontros sobre os Atos dos Apóstolos. Sugiro que você participe. Mesmo que não tenha acompanhado os encontros neste ano, você vai ter uma visão geral desse importante livro do Novo Testamento. Vamos também conferir fotos e vídeos de quem esteve conosco na caminhada deste ano, ver a avaliação e definir o livro de estudo de 2026. Lembre aí: hoje, oito e meia da noite, Canal Padre João Carlos, no Youtube.


Deus abençoe Pe João
ResponderExcluirBom dia Padre João Carlos. Meu primeiro café da manhã, é escutar a sua belíssima meditação! Eu fico fortalecida com suas palavras. Que Deus lhe abençoe!!!7🙏
ExcluirBom dia padre João Carlos sua benção que Deus abençoe sempre todos nós amém
ResponderExcluirBom diaa!! Glória à vós, senhor 🙏🕊
ResponderExcluirGratidão.
Bom dia Padre João Carlos, a sua benção. Para mim foi gratificante estudar com o senhor a sua didática favorece o entendimento. Só tenho a aguadecer.
ResponderExcluirGlória a Vós Senhor!
ResponderExcluirEste com certeza é um dos maiores mistérios entre o Céu e a Terra, "Ninguém conhece Jesus senão for a vontade do Pai e ninguém contemplará a face de DEUS se não for revelado pelo próprio Jesus".
Imaginemos a importância naquelas palavras de agradecimentos de Jesus, quando mais uma vez demonstrando Sua humanidade se exulta no Espírito Santo e louvando e agradecendo ao Pai proclamou:
“Eu Te louvo, porque escondestes essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos.
Estava nos dizendo que quanto mais humildes de coração, puros, simples e verdadeiros formos, seremos envolvidos pelo Poder da porção redobrada do Espírito Santo e assim entenderemos melhor o que a Palavra de DEUS tem a nos dizer, a nos revelar.
Devemos nos alegrar e também dar graças sempre reconhecendo a oportunidade, porque hoje nós podemos enxergar essa Luz e acreditar em um Cristo ressuscitado que vive entre nós, através da nossa fé ao ler ou escutar a Sagrada Escritura, em uma forma de caridade ou até mesmo em outros meios de anúncio e Evangelização disponíveis. Quantos queriam poder fazer isso, mas não puderam, ou não podem por um motivo ou outro, hoje em dia temos tanta tecnologia, tanta facilidade, tantas oportunidades, somos agraciados ou não,.?
Sua benção padre , acompanho sempre sua mensagem obrigada pelo evangelho de todos os dias
ResponderExcluirBom dia paz e graça
ResponderExcluirBom dia!Glória a vós Senhor.
ResponderExcluirBom dia, glória a voz senhor, sua benção padre João Carlos.
ResponderExcluirBom dia padre ,Deus nós abençoe a mim e meus filhos lucas e gabriel e toda a minha família, senhor venha a nós o vosso reino, senhor obrigada pelo dom da vida e por tudo e pendão e piedade pelis meus oecadis , senhor e o aniversário de meu filho gabriel, peço que abençoe a sua vida e vós proteja e que ele seja muito feliz em sua nova vida, abençoe seu casamento , amém
ResponderExcluirPadre gratidão por receber a meditação! Que Deus nos cubra com Sabedoria e Muito Amor!
ResponderExcluirObrigada, meu Deus ! Por tantas bênçãos.
ResponderExcluirBom dia Pe. João Carlos.. como faço pra receber em áudio essas msg? Quero compartilhar com vários idosos do Amazonas, Pará e Ceará que têm dificuldades de leitura
ResponderExcluirBom dia Pe João Carlos, peço a sua benção. Senhor venha a nós o vosso Reino assim na terra como no céu. Nosso Senhor Jesus Cristo, nos dê saúde paz força esperança fé esperança, nos abençoando e nos protegendo de todo mal, a mim e a minha família. Amém Eu ti louvo senhor pai do céu e da terra. 🙏🙏🙏🙏
ResponderExcluirObrigado padre João Carlos pela meditação de hoje que nosso Senhor lhe abençoe sempre.
ResponderExcluirPai,Senhor dos céus e da terra,tende piedade de nós.Amém!!!
ResponderExcluirObrigada Padre João Carlos. Obrigada Senhor por tudo. Peço saúde para mim, minha família e para todos. Cura Senhor meu netinho Bento, minha irmã, meu irmão e minha nora q está passando por momentos difíceis de saúde. Senhor aumenta sempre a nossa fé amém.
ResponderExcluir