11 de dezembro de 2025.
Quinta-feira da 2ª Semana do Advento
Evangelho.
Mt 11,11-15
Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 11“Em verdade eu vos digo, de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele. 12Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos Céus sofre violência, e são os violentos que o conquistam. 13Com efeito, todos os profetas e a Lei profetizaram até João. 14E se quereis aceitar, ele é o Elias que há de vir. 15Quem tem ouvidos, ouça”.
Meditação.
Desde o dia de João Batista até aqui, o Reino dos Céus sofre violência e são os violentos que o conquistam (Mt 11,12)
Que palavra estranha! O Reino dos Céus sofre violência e são os violentos que o conquistam. Com certeza, Jesus não está dizendo que devemos conquistar o Reino dos Céus com violência. Isto estaria em contradição com o seu ensinamento, em outras páginas do Evangelho.
Desde o dia de João Batista até aqui, o Reino dos Céus sofre violência. É verdade. João Batista foi preso e, sem nem sequer um julgamento, foi barbaramente assassinado a mando do rei Herodes para satisfazer o capricho da amante. Foi degolado na cadeia. Cortaram a sua cabeça e a levaram numa bandeja. O Reino sofrendo violência. Essa parte dá entender, não dá?
Agora, a violência de Herodes, de sua corte, de sua amante, de sua enteada dançarina, de seus soldados… essa grande violência encontrou um homem forte, convicto, coerente, consequente. Ele foi perseguido porque estava incomodando com suas ações, sua pregação, seu ministério. Opôs-se aos desmandos do rei, às atrocidades que a sua corte patrocinava e à sua escandalosa situação de vida marital com a cunhada. De fato, narra o evangelho de São Lucas, que o profeta João tinha censurado Herodes por estar com a mulher do seu irmão e por todas as maldades que este andava cometendo (Lc 3, 19). Na perseguição, João Batista mostrou-se forte, resistente, combativo. Um profeta à altura desse nome. Denunciou, reclamou, pediu conversão. E não voltou atrás, não desconversou, mesmo diante da morte.
É verdade que o poder de Herodes e das elites que o sustentavam estava praticando violência contra o Reino dos Céus. Mas, o Reino dos Céus não foi conquistado pela violência de Herodes. Entende? Ele cortou a cabeça do profeta, mas não o calou. O Batista não perdeu, o Batista ganhou. O profeta João Batista é quem conquistou o Reino dos Céus com sua firmeza, com sua resistência. À violência e à perseguição, João respondeu com destemor e fidelidade. Cheio da força de Deus, ele foi forte. Assim, ele conquistou o Reino dos Céus.
Guardando a mensagem
O poder pode se opor ao Reino de Deus, com violência. Mas, só os fortes o conquistam. Como João Batista, têm se comportado os mártires em todos os séculos de cristianismo. A jovem Luzia, na hora da provação foi forte e resistente. Perdeu os olhos e a vida, mas não renegou a luz de sua vida, Jesus. Mateus Moreira, mártir do Rio Grande do Norte, teve o coração arrancado pelo soldado, mas morreu gritando de todo coração “Louvado seja o Santíssimo Sacramento!”. Como eles, comportam-se os cristãos nas horas difíceis de sofrimento e perseguição; e vencem com a força de Deus, sendo fortes e resistentes. Renunciam a si mesmos, como recomendou Jesus, mas não abrem mão da verdade, da justiça, do amor fiel do seu Deus. Neste sentido, são “violentos”, ou melhor, fortes, muito mais fortes do que os seus agressores ou as adversidades e contrariedades da vida.
Desde o dia de João Batista até aqui, o Reino dos Céus sofre violência e são os violentos que o conquistam (Mt 11,12)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
pelas tuas palavras, compreendemos que alcançaremos o Reino de Deus, que na verdade é graça e dom, com nossa parcela de esforço, compromisso e empenho pessoal. É o mínimo que podemos fazer para merecê-lo. Como disseste: ‘é preciso renunciar a si mesmo e carregar cada dia a sua cruz em tua companhia’. Dá-nos a graça, Senhor, de sermos fortes nas dificuldades, resistentes nas provações. Dá-nos o teu Santo Espírito para nos mantermos firmes e fiéis nas horas amargas, quando a pressão ou a perseguição batem à nossa porta. Abençoa com a tua paz os nossos dias e os nossos atos. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Um dia, a mãe de Dom Bosco que o ajudava na educação de centenas de meninos pobres e barulhentos arrumou sua malinha e avisou a Dom Bosco. “Meu filho, vou-me embora, não aguento mais”. Dom Bosco olhou para o crucifixo na parede e indicou-o à sua mãe. Os dois ficaram parados olhando o crucificado. Ela foi guardar a mala e continuou a luta.
Pare um pouco diante do crucificado aí na sua casa, no seu trabalho ou na sua capela. Repare como Jesus foi forte, bravo, heroico, apesar de toda violência que cometeram contra ele. Venceu pela fidelidade, pelo sacrifício de sua vida em nosso favor. Pense nisso.
Comunicando
Na Santa Missa das 11 horas de hoje, rezamos por você e por suas intenções. Desejando, anote o seu pedido de oração no formulário que estamos lhe enviando.
E você viu a Campanha de Final de Ano da AMA? Hora de fazer a sua doação para a evangelização. E já colocou o seu pedido de oração no formulário para a Novena de Natal? A novena começa segunda-feira.
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb


Bom dia, glória a voz senhor, sua benção padre João Carlos, que Deus nos dê força pra não negarmos a jesus.
ResponderExcluirBom dia!! Glória à vós, senhor 🙏🕊
ResponderExcluirGratidão.
Pedidos de orações pela recuperação de Roberto Lúcio de Assis que está internado com a memória esquecida e não está conseguindo engolir nem a saliva e não anda sozinho, há um ano e um mês. Pela convenção da família Porto
ResponderExcluirBom dia Padre João Carlos pedidos de oração por Francisco de Assis por sua saúde e conversão e por todos que passam por dificuldade
ResponderExcluirGlória a Vós Senhor!
ResponderExcluirMesmo com tantas tribulações, após João Batista o precursor que foi o enviado para preparar o caminho e anunciar a chegada do Messias, profetizava realizando o batismo nas águas.
DEUS Pai que é o Amor maior nos envia o Emanuel, que é o próprio Jesus Cristo e pelo Poder do Espírito Santo no batismo, o Sacramento inicial apresenta aos fiéis a vida nova, assim nos garante que se renunciarmos as coisas mundanas, se não estivermos mornos na fé, nem desviarmos nem para direita nem para esquerda, ou seja se a exemplo dos profetas, Mártires e Santos, formos justos, violentos, determinados na nossa missão de cristãos e perseverantes até o fim, pela Graça receberemos a confiança e a dignidade de merecedores do convívio dos eleitos e contrapartida gozaremos da vida eterna, porque confiamos em DEUS todos os momentos das nossas vidas, na alegria e na tristeza, nas adversidades louvamos e glorificamos o Santo nome. Acreditamos fielmente na justiça Divina e no Seu Poder salvífico,.
Muito boa essa explanação!!
ExcluirBom dia peço oração pela minha família.
ResponderExcluirBom dia!Glória a vós Senhor. Amém
ResponderExcluirQue Éfeso se arrependa e pratique às primeiras obras 🙏
ResponderExcluirPeço a Deus pela conversão de João Vitor.
ResponderExcluirPeço também saúde para as minhas noras Gabriela e Thuanny para que consiga a gravidez que tanto desejam e desejamos juntamente com meus filhos e se for da vontade de adeus.
Bo dia! A Paz do Senhor! Gratidão Sempre
ResponderExcluirGratidão Pai que a minha fé e da minha familia seje cada vez mais forte a cada momento que passa Amém
ResponderExcluirMeu Deus e meu Pai obrigado por tudo e por mais um dia. É seguindo Jesus Cristo seu único filho que eu espero um dia chegar a TI pois ELE é o CAMINHO e a VERDADE. Peço -lhe a recuperação de minha saúde. Abençoe minha esposa Oriete, meus filhos, noras e netos. Mandai vosso Espírito Santo para guiar e habitar o coração de meu filho Fábricio para que saiba com lucidez atravessar esse momento turbulento de sua vida. Pe. João Carlos interceda por mim junto a Jesus Cristo e obrigado pela palavra chegar a mim. Amém 🙏
ResponderExcluirGratidão senhor por tudo de bom que tem feito por nós mas ainda te peço senhor saúde para minha sobrinha que está sofrendo Edmila Pereira Obrigado senhor
ResponderExcluirAgradeço todos os dias as graças recebidas. Agradeço pelo Espírito Santo capacitar pessoas para anunciar o Evangelho.
ResponderExcluirPeço a graça da cura de nossas vistas, meu esposo e minha.
E se for da vontade de Deus, uma
E se for da vontade de Deus, um abençoado casamento para meus filhos. Amém!
Peço saúde paz e amor para mim e minha família ❤️
ExcluirGratidão
ExcluirAgradeço por todos os dias está linda oração
ResponderExcluirGRATIDÃO SENHOR 🙏🙌🙏
ResponderExcluirA sua benção padre João Carlos
ResponderExcluirPeço a Deus a saúde pra mime para toda minha família.para os meus netos e bisneto.
Peço a Deus a sua saúde padre João Carlos.e para todos os doentes do mundo inteiro.amèm
Louvado seja o nome do senhor Jesus Cristo e a nossa senhora Aparecida.Amém
ResponderExcluirLouvado seja o nome do senhor Jesus Cristo e a nossa senhora Aparecida.Amém
ResponderExcluirQue seja louvado Nosso Senhor Jesus Cristo. Para sempre seja louvado.
ResponderExcluirBom dia Pe João Carlos, sua benção.Senhor Jesus, pelas tuas palavras compreendemos que alcançaremos o Reino de Deus. Dai-nos o teu Espírito Santo para nos mantemos firmes e fiéis nas horas amargas, quando a pressão é a perseguição bater em nossa porta. Dai-nos forças coragem. Deus nos abençoando e nos protegendo com saúde paz felicidade fé esperança a mim e a a todos de minha família. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏
ResponderExcluirBoa tarde Pe João Carlos
ResponderExcluirVivo dentro de uma família tribulada por ambição, sou o filho mais velho da família constituída por meus pais, que hoje já estão no Reino dos Céus, peço oração pela família que constituí, minha esposa e meus filhos, e principalmente sabedoria para continuar suportando as investidas do inimigo.
Obrigada Padre João Carlos. Agradeço a Deus por tudo em nossas vidas. Peço saúde para mim, minha família e para todos. Cura Senhor meu netinho Bento, minha irmã e meu irmão e todos q estão precisando. Aumenta sempre a nossa fé amém.
ResponderExcluirJesus está dizendo que, a partir de João Batista, o Reino de Deus se tornou uma realidade acessível, mas que exige um compromisso radical. Há quem lute contra Ele (Herodes, líderes religiosos), mas os que o recebem precisam lutar consigo mesmos com fervor para entrar, pois o preço é alto e as distrações são muitas.
ResponderExcluirpassagem de Mateus 11:12 significa que, desde João Batista, o Reino dos Céus, que é a mensagem de Deus e a salvação, tem enfrentado forte oposição e perseguição (violência contra o Reino), mas também que aqueles que se convertem e se esforçam com muita luta interior e disciplina (os "violentos", no sentido de força contra si mesmos) são os que conseguem entrar e se apoderar dele.
ResponderExcluir