13 de novembro de 2025
Quinta-feira da 32ª Semana do Tempo Comum
Evangelho.
Lc 17,20-25
Naquele tempo, 20os fariseus perguntaram a Jesus sobre o momento em que chegaria o Reino de Deus. Jesus respondeu: “O Reino de Deus não vem ostensivamente. 21Nem se poderá dizer: ‘Está aqui’ ou ‘Está ali’, porque o Reino de Deus está entre vós”.
22E Jesus disse aos discípulos: “Dias virão em que desejareis ver um só dia do Filho do Homem e não podereis ver. 23As pessoas vos dirão: ‘Ele está ali’ ou ‘Ele está aqui’. Não deveis ir, nem correr atrás. 24Pois, como o relâmpago brilha de um lado até o outro do céu, assim também será o Filho do Homem, no seu dia. 25Antes, porém, ele deverá sofrer muito e ser rejeitado por esta geração”.
Meditação.
O Reino de Deus está entre vocês (Lc 17, 21)
Os fariseus perguntaram a Jesus quando chegaria o Reino de Deus. Jesus respondeu que o Reino de Deus não vem ostensivamente. Nem pode ser apontado aqui ou ali, porque ele já está no meio de nós.
A gente fica esperando o Reino como uma intervenção poderosa de Deus em nosso mundo. Uma coisa forte, visível que todo mundo reconheça e se submeta. Como falamos de ‘reino’, ficamos imaginando os impérios deste mundo, os reinados de senhores poderosos e violentos de quem a história dá notícia.
Jesus, que tanto falou do Reino de Deus, não deixou uma definição do que é o Reino. Antes, fez comparações que desfazem completamente nossas expectativas. O Reino é como uma semente de mostarda que vai se tornar uma árvore. É como uma rede de pescar que pega todo tipo de peixe. O Reino é como uma festa de casamento, para a qual estamos convidados. É como o semeador que sai semeando a boa semente em terreno de todo tipo. É como a plantação, onde o inimigo semeou o joio. É melhor a gente desistir de querer definir o que é o Reino de Deus. Parece que é um jeito de Deus agir neste mundo.
E Jesus anunciou fortemente o Reino de Deus. Avisou, desde o início, que ele estava próximo, que o seu tempo tinha chegado. A presença de Jesus libertando, restaurando, salvando é o Reino acontecendo. As ações e as palavras de Jesus instauram o reinado de Deus entre nós. Esse anúncio do Reino que chegou é uma comunicação que muda nossa vida, que dá novo sentido à realidade. Não é apenas uma notícia entre outras, uma manchete a mais. É a resposta que a humanidade estava esperando, o tempo do Messias, o tempo de Deus que Israel esperou por séculos.
O Evangelho é a revelação desse evento maravilhoso: o Reino está ao nosso alcance, está batendo à nossa porta, está próximo de nós, está entre nós. Deus está cumprindo sua promessa: “Eis que faço novas todas as coisas”. É por essa razão que o Evangelho, em confirmação das palavras de Jesus, narra tantos milagres, curas, exorcismos. É o Reino se instalando como luz, como saúde, como paz, como perdão.
Guardando a mensagem
Mesmo com tanta crise, com tanta coisa ruim acontecendo, com tanto desmantelo no mundo, experimentamos cada dia que o Reino está entre nós. Deus, por meio do seu filho Jesus, está semeando um mundo novo de comunhão, de paz, de reconciliação. Jesus está conosco até a consumação dos séculos, como prometeu. Não nos abandona. O seu Santo Espírito atualiza a sua presença e a sua ação redentora. O Reino está entre nós.
O Reino de Deus está entre vocês (Lc 17, 21)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
na Missa, quando o sacerdote que preside faz a saudação “O Senhor esteja convosco” respondemos “Ele está no meio de nós”. Tu estás entre nós, tu estás conosco na assembleia que se reúne, na Palavra que é proclamada, no Pão eucarístico que nos alimenta. É isso que experimentamos cada dia e que celebramos na Missa: a tua presença redentora entre nós, nos instruindo, nos abençoando, nos conduzindo. O Reino, de que tanto falaste, é a tua presença salvando esse mundo, reconduzindo o pecador à comunhão com Deus, nos conduzindo no caminho da justiça e da paz. Tu és o Emanuel, Deus conosco. Seja o teu santo nome bendito, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Recordando o evangelho de hoje, reze, muitas vezes durante o dia: “Venha a nós o vosso Reino!”.
Como todas as quintas-feiras, temos hoje a Santa Missa das 11 horas, transmitida pela Rádio Amanhecer, Rádios Parceiras e pelo nosso Canal do Youtube. Para colocar suas intenções na celebração, use o chat do Youtube. Deixe lá sua intenção.
Sábado, estarei em Araguaína, TO, animando o 3º Cenáculo com Maria. No domingo, farei show com minha banda em Trindade, GO, gravando especial para a TV Pai Eterno.
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb
.jpeg)

Bom diaa!! Glória à vós, senhor 🙏🕊
ResponderExcluirGratidão.
Intenções da missa da missa de 13/11/2025
ResponderExcluirPela saúde de Valdir Goulart e Anabelle Lima.
Pelas vítimas das: catástrofes, tragédias, desgraças, guerras, desempregos, fome, miséria e todos os tipos de violência. Pela saúde, alívio e cura de: todos os doentes, acamados, encadeirados, desenganados, encarcerados, hospitalizados, que estão nas UTIs, idosos, bebês, crianças, adolescentes, jovens, adultos, pela cura dos que estão com: covid-19, dengue, chikunguia, zica vírus, varíola do macaco, febre amarela, febre maculosa, meningite, doenças infecto contagiosa, tumores que derivam para o câncer, pela cura de todos os tipos de vícios. Pelas famílias e pobres sem tetos.
Amém.
ExcluirAmém
ExcluirBom dia, glória a vós senhor, sua benção padre João Carlos.
ResponderExcluirGlória a Vós Senhor!
ResponderExcluirO Reino de DEUS, o Poder de DEUS que salva, só é percebido por quem se deixa tocar pelo dom do amor, assim compreende e segue a cultura do Reino, ou seja entende que também veio ao mundo para servir e somos responsáveis pela construção do Reino de DEUS. Através da nossa decisão de a cada oportunidade que DEUS nos permite respirar, podemos viver uma vida nova em Cristo, com nosso testemunho e nos esforçando na constância da intimidade com a Palavra de DEUS e entrega total na perseverança da fé, assim seremos conduzidos pelo Espírito Santo. Era assim no tempo de Jesus e assim continua sendo, sabemos que Jesus sofreu muito para nos salvar e para que tenhamos uma vida plena, não podemos desapontá- lo com nossas decisões erradas, orgulhos, vaidades, ambições, corações duros, falta de perdão, enfim precisamos resistir a cada dia, nos afastando de tudo que nos induz ao pecado, assim cada um fazendo sua parte, vivendo uma vida em DEUS o Reino dEle continua acontecendo aqui na terra e Seu Projeto se construindo no céu,.
Glória a vós senhor 🙌
ResponderExcluirBom dia!Glória a vós Senhor.
ResponderExcluirBom dia, Deus te abençõe.
ResponderExcluirAmém aleluia glória a Deus
ExcluirCom certeza, o Reino de Deus está em nosso meio, os seres humanos que é que jamais vão entender o porquê das palavras que Jesus nos ensina devido à tantas ambições, corrupções, poder, paises invadindo o espaço aéreo um do outro são tantas coisas que nem Deus imagina!
ExcluirAmém venha a nós o Vosso Reino.♥️
ResponderExcluirMeu Deus e meu Pai obrigado por tudo e por mais um dia. É seguindo Jesus Cristo seu único filho espero um dia chegar a TI pois ELE é o CAMINHO e a VERDADE e reina no meio de nós.Jesus é salvação do mundo desmantelado e em crise. Peço-lhe a recuperação de minha saúde e de meu neto Antônio. Abençoe minha esposa Oriete, meus filhos, noras e netos. Mandai o vosso Espírito Santo para guiar e habitar em meu filho Fábricio para que possa atravessar esse momento de turbulência em sua vida. Pe. João Carlos interceda por mim junto a Jesus Cristo e obrigado pela palavra chegar a mim. Amém 🙏
ResponderExcluirAmém
ResponderExcluirA fé, a oração e a fidelidade ao Senhor, é a presença de Deus conosco, que nos prepara para a vida espiritual no Reino dos Céus.
ResponderExcluirBoa tarde Pe João Carlos. Senhor, venha a nós o vosso Reino, assim na terra como no céu. Jesus iluminas os nossos corações, nos protegendo e nos abençoando, com saúde,,felicidade. fé, esperança a mim e a minha familia. Amém 🙏🙏🙏🙏
ResponderExcluirGlória a vós Senhor!
ResponderExcluirGlória a Deus nas alturas
ResponderExcluirVenha a nós o vosso reino, hoje e sempre. Amém .
ResponderExcluirGlória a Deus 🙏🏼✋
ResponderExcluir