PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Ao avistar a cidade, Jesus chorou.

Ao avistar a cidade, Jesus chorou.


Quinta-feira 

   20 de novembro de 2025   

Dia Nacional da Consciência Negra

   Evangelho.  


Lc 19,41-44

Naquele tempo, 41quando Jesus se aproximou de Jerusalém e viu a cidade, começou a chorar. E disse: 42“Se tu também compreendesses hoje o que te pode trazer a paz! Agora, porém, isso está escondido aos teus olhos! 43Dias virão em que os inimigos farão trincheiras contra ti e te cercarão de todos os lados. 44Eles esmagarão a ti e a teus filhos. E não deixarão em ti pedra sobre pedra. Porque tu não reconheceste o tempo em que foste visitada”.

   Meditação.   


Quando Jesus se aproximou de Jerusalém e viu a cidade, começou a chorar (Lc 19, 41)

Você já esteve em Aparecida? Quando se avista, ainda longe, a cúpula do Santuário Nacional, vem um aperto no peito, uma emoção que leva o peregrino às lágrimas. Acontece o mesmo quando você vai chegando a Juazeiro do Norte ou à Basílica de São Pedro, no Vaticano.

O povo de Deus amava a cidade santa de Jerusalém. Os salmos falam disso: “se eu me esquecer de ti, Jerusalém, que minha língua se cole na minha boca”. Em cada romaria, chegavam à cidade santa milhares de pessoas do país e de fora. Jesus mesmo, desde os 12 anos, participava anualmente de peregrinações à cidade santa.

A cidade estava construída sobre o Monte Sião. De longe, ela era vista toda cercada de uma grande muralha, com seus portões altos, belos palacetes e o grande Templo de Deus. Quando o peregrino vinha chegando, ao ver no horizonte a bela cidade de Davi, ficava emocionado. Estava chegando à Cidade de Deus, à casa da grande família do povo da aliança.

No evangelho de hoje, Jesus vinha chegando, como peregrino, com seus discípulos, depois de muitos dias de viagem a pé. Estavam chegando para a festa da páscoa. Quando Jesus avistou a cidade, ficou emocionado, começou a chorar. A primeira razão das lágrimas do nosso Mestre, com certeza, foi a emoção de estar chegando à cidade santa, por tudo que ela representava afetivamente para um judeu piedoso como ele.

Mas, havia uma segunda razão para aquela emoção tão forte. Olha o que ele disse: “Se tu compreendesses hoje o que te pode trazer a paz!”. É que aquela cidade, representação do próprio povo de Deus, não o tinha reconhecido como o enviado do Pai. Apesar de todo o seu trabalho profético, por todo o país, Jerusalém continuava agressiva e impenitente. Estava, na verdade, armando-se para entregá-lo aos estrangeiros romanos e para exigir a sua condenação como malfeitor. Que pena, que chance estava perdendo, não reconhecendo a visita que estava recebendo!

Mas, há uma terceira razão para as lágrimas do Senhor. Ele sofre no coração porque enxerga mais: Jerusalém vai ficar entregue ao seu pecado. A consequência disso será a destruição, que em breve aconteceria pelas armas dos romanos. Não ficaria pedra sobre pedra. Jesus se entristece, se emociona, chora. Os discípulos ouviram o lamento dele: “Não conheceste o tempo em que foste visitada”.

Eu tenho certeza que Deus não nos mandou a pandemia do coronavírus, nem o aquecimento global, nem as guerras. Mas, quem sabe se esses eventos não estejam sinalizando a destruição que o pecado gera no mundo, pelo modelo predador com que nos relacionamos com o meio ambiente, a arrogância com que manipulamos a vida humana e a indiferença com que tratamos os nossos semelhantes?!. Rezemos para que a humanidade chegue a conhecer Jesus, amá-lo e segui-lo. Só ele é o caminho, a verdade, a vida.





Guardando a mensagem

A cidade de Jerusalém não acolheu Jesus, não reconheceu o dia que Deus marcou para o seu encontro com o Messias. Jerusalém pode ser também uma representação de sua própria vida, de sua família, de sua comunidade. Hoje, o Senhor nos visita, porque hoje é o dia salvação. Faça como Zaqueu, abra as portas de sua casa e de sua vida para receber Jesus. Não faça como Jerusalém, que fechou as portas para ele, que o perseguiu e o executou fora da cidade. O fim de Jerusalém é o fim de qualquer pessoa, família ou comunidade que perca a grande chance de acolher Jesus, de se converter, de abrir seu coração para o Reino. O que o fechamento para Deus, o pecado, realmente produz é a destruição.

Quando Jesus se aproximou de Jerusalém e viu a cidade, começou a chorar (Lc 19, 41)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
estavas chegando, a pé, à cidade santa, depois de muitos dias de viagem, em que além da distância, estavas cuidando da formação dos teus discípulos. Sentiste o coração apertado ao avistar Jerusalém, que aprendeste a amar como judeu piedoso que eras. A tua emoção de peregrino se misturou com a tristeza do fechamento do teu povo à tua presença de enviado do Pai. Antevias, com aflição, os dias da tragédia da destruição da cidade santa pelos exércitos romanos. Senhor, que nossas famílias e nossa sociedade não se fechem à tua presença ou fiquem indiferentes à pregação do teu Evangelho. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Pais e mães de família também choram por seus filhos, ao anteverem as consequências de atitudes impensadas, irresponsáveis ou temerárias. Se um dia você passar por isso, lembre de unir-se ainda mais a Jesus, que chorou de tristeza ao perceber o rumo que as coisas tomariam para a cidade santa que fechou-se ao projeto de Deus.

Comunicando

Quinta-feira eucarística. Hoje, é dia da Santa Missa às 11 horas, pelo rádio e pelo Youtube. Deixe suas intenções já no chat do link da Missa. Está no Canal Padre João Carlos.

Estão faltando 02 dias para o nosso Show "Quando dezembro chegar". Tudo pronto para estar conosco? Está longe? reze por nós. Está perto? reze também e venha participar conosco desse momento de alegria e emoção, preparando o seu coração para o Natal do Senhor. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

23 comentários:

  1. Bom dia, Padre João Carlos e a sua bênção!
    Que belas palavras...com clareza, leveza e simplicidade que nos encoraja diante de tantos empates na vida. GRATIDÃO sempre!

    ResponderExcluir
  2. sinto também essa tristeza pelo Brasil. País com corrupção incontrolável que envolve poder público e malfeitores particulares. Juros "matando" a população produtiva no Brasil e o gestores públicos gastando o nosso dinheiro com festas regadas a bebidas e fartura de comidas.Ai de ti Brasil...converta-se!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pura Verdade ! Chegará o tempo das consciências despertarem para as verdades que Jesus tanto nos ensinou ! O Materialismo dificulta mas o sofrimento que ele nos trás a longo prazo forçará essa mudança, quando ? Só Deus sabe ! Façamos nossa parte transformando nossos corações seguindo os exemplos de Jesus ! Amém ! 🙏

      Excluir
    2. VERDADE..!!!.

      Excluir
  3. Aí ai este mundo em que vivemos Jesus clorou quando chegou a cidade de Deus Pai,Mestre esperamos por Ti para restaurar a paz e tenhamos a vida eterna.Amen e Gratidão❤️

    ResponderExcluir
  4. Glória a vós senhor 🙌

    ResponderExcluir
  5. Amém Senhor Jesus Cristo, obrigado por tudo,pela oportunidade de ouvir tua palavra de todos os dias.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia!! Glória à vós, senhor 🙏🕊
    Gratidão.

    ResponderExcluir
  7. CARMILTON JOSE BEZERRA20/11/25 07:07

    Bom dia!Glória a vós Senhor.

    ResponderExcluir
  8. Deus nos abençoe e nos livre de todo mal hj e sempre Senhor eu te peço se for p dá certo uma compra q vou fazer me ajude na decisão

    ResponderExcluir
  9. Obrigada por tudo! Só tenho que agradecer sempre!

    ResponderExcluir
  10. Bom dia peço oração para a comunidade de Granjas Betânia que ela cresça em graça e sabedoria para o bem de todos ámem

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padre João Carlos vai ser um lindo show com com palavras do senhor e muito lindo o senhor cantando. já tô aqui esperando para escutar até amanhã se Deus quiser 🙌🙏

    ResponderExcluir
  12. Bom dia padre, sua benção. Hoje é de chorar também, vendo um mundo do avesso, uma humanidade doente. Maldade,ganância,destruição da natureza,longe das coisas de Deus,prevendo trincheiras também. Piedade Senhor.amém.

    ResponderExcluir
  13. Que benção, Pe João Carlos, sua pregação diária da Palavra do Senhor. Que venha ainda mais bênçãos em sua vida. Amém!

    ResponderExcluir
  14. Senhor, como é maravilhoso falar, sentir a vossa presença.Obrigada Pai por tantas bênçãos.

    ResponderExcluir
  15. Glória a Vós Senhor 🙌🏼🌻 bom dia 🌻 sua benção Padre João Carlos 🙏🏼🌻🎇💗🕊️🤍

    ResponderExcluir
  16. Obrigada pela meditação da Palavra de Deus 🙏🏼🙏🏼💗

    ResponderExcluir
  17. Daqui a pouco vai vim alertar sobre o COMUNISMO. Ainda bem que não está "alertando" que nosso querido padre João Carlos, que anuncia o EVANGELHO, que por si é libertador.
    Assunto desnecessário né

    ResponderExcluir
  18. Obrigada, por nos envia a Palavra de Deus e a sua Meditação; pois nos ajuda a entender a Palavra de Deus ,e por em prática em nosso dia a dia. Gratidão ao Senhor Jesus por nos colocar Sacerdotes, Frades, Freiras,catequistas, Padres,... preparados por Deus para nos orientar, em nosso dia-a-dia, para sermos verdadeiros cristãos e bons Evangelizadoras.

    ResponderExcluir
  19. Pelo sinal da Santa Cruz, livrai-nos Deus, Nosso Senhor, de todos os nossos inimigos: ocultos ou declarados, carnais ou espirituais e emocionais. Glória a Vós, Senhor!
    Nossa Senhora das Graças, Mãe da Divina Providência, por intercessão de nossa devoção, conceda as graças e milagres que esse ouvinte e sua família(Oriete, Antônio e Fabrício) tanto necessitam. Amém!
    Desejo que derrame suas bênçãos sobre o Padre João Carlos.

    ResponderExcluir
  20. DEUS, atendei nossa prece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Padre João Carlos .A sua bênção e que Deus atenda a nossa prece.🙏🙏

      Excluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Então, eu também não digo.

  15 de dezembro de 2025.   Segunda-feira da 3ª Semana do Advento    Evangelho.   Mt 21,23-27 Naquele tempo, 23Jesus voltou ao Templo. Enqua...

POSTAGENS MAIS VISTAS