PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Levar a sério nossa condição de seguidores de Jesus.

Levar a sério nossa condição de seguidores de Jesus.


   29 de agosto de 2025  

Memória do Martírio de São João Batista


   Evangelho.   


Mc 6,17-29

Naquele tempo, 17Herodes tinha mandado prender João, e colocá-lo acorrentado na prisão. Fez isso por causa de Herodíades, mulher de seu irmão Filipe, com quem se tinha casado. 18João dizia a Herodes: “Não te é permitido ficar com a mulher do teu irmão”. 19Por isso Herodíades o odiava e queria matá-lo, mas não podia. 20Com efeito, Herodes tinha medo de João, pois sabia que ele era justo e santo, e por isso o protegia. Gostava de ouvi-lo, embora ficasse embaraçado quando o escutava.
21Finalmente, chegou o dia oportuno. Era o aniversário de Herodes, e ele fez um grande banquete para os grandes da corte, os oficiais e os cidadãos importantes da Galileia. 22A filha de Herodíades entrou e dançou, agradando a Herodes e seus convidados. Então o rei disse à moça: “Pede-me o que quiseres e eu te darei”. 23E lhe jurou dizendo: “Eu te darei qualquer coisa que me pedires, ainda que seja a metade do meu reino”.
24Ela saiu e perguntou à mãe: “O que vou pedir?” A mãe respondeu: “A cabeça de João Batista”. 25E, voltando depressa para junto do rei, pediu: “Quero que me dês agora, num prato, a cabeça de João Batista”. 26O rei ficou muito triste, mas não pôde recusar. Ele tinha feito o juramento diante dos convidados. 27Imediatamente, o rei mandou que um soldado fosse buscar a cabeça de João.
O soldado saiu, degolou-o na prisão, 28trouxe a cabeça num prato e a deu à moça. Ela a entregou à sua mãe. 29Ao saberem disso, os discípulos de João foram lá, levaram o cadáver e o sepultaram.


   Meditação.   


Herodes tinha mandado prender João e colocá-lo acorrentado na prisão (Mc 6, 17)

Hoje, temos, na liturgia, a memória do martírio de São João Batista. O profeta João Batista estava preparando o povo para o novo tempo do Messias. Ele tinha feito críticas ao rei Herodes, porque ele estava vivendo com a cunhada. Na primeira oportunidade, a mulher conseguiu que o profeta fosse preso. No aniversário do rei, sua filha dançou e encantou os convivas e o rei prometeu dar-lhe o que pedisse. Pronto, a mãe soprou: a cabeça de João Batista. Assim, mataram o profeta, para tristeza e desorientação do povo que o seguia. 

Quando o Batista foi preso, Jesus tomou uma decisão: voltar para a Galiléia e começar o seu ministério. Quando correu a notícia da morte do profeta, o povo sofrido acorreu a Jesus. É o texto que segue à morte do Batista. Jesus deu atenção àquela gente sofrida, cheio de compaixão. Foi naquele dia em que ele, a partir de poucos pães e peixes, alimentou mais de 5 mil pessoas. Reviveu-se a cena do deserto, quando Deus alimentava o seu povo peregrino com o maná. Foi um verdadeiro banquete. Esse banquete de Jesus com o povo naquele lugar deserto é exatamente o contrário do banquete de Herodes, no seu palácio. Lá, foi servida, numa bandeja, a cabeça do profeta João Batista. Foi um banquete de morte. O de Jesus, foi um banquete de vida, de fé, de solidariedade. Foi assim que Jesus reagiu à morte de João Batista. 

As comunidades cristãs quando contavam essa história, mais de 30 anos depois pondo-a por escrito, estavam sofrendo grande perseguição. Os cristãos que moravam em Roma estavam sofrendo grande violência, acusados de todo tipo de barbaridade. A comunidade de Jerusalém já tinha passado por um momento muito difícil, no tempo de Estêvão, o diácono que foi morto a pedradas. E nos três primeiros séculos, os cristãos foram submetidos a muito sofrimento: expulsão das cidades, prisões, sequestro dos seus bens, humilhações e morte nas arenas em espetáculos públicos. Nesse primeiro período da Igreja, a leitura do martírio de João Batista inspirava os cristãos a se manterem firmes e fiéis, na perseguição. 

Para nós que estamos lendo esse texto, hoje, qual será a mensagem? Eu fico pensando quão séria é a nossa condição de seguidores de Jesus. Somos filhos de Deus, temos o evangelho como nossa regra de vida, somos também nós portadores da mensagem do Reino de Deus ao mundo. Tudo isso é graça de Deus em nossa vida, mas também uma grande responsabilidade. Uma graça que nos pede fidelidade, perseverança, mesmo nas adversidades ou nas perseguições. O martírio de João Batista há de ser uma inspiração também para nós. 





Guardando a mensagem

A narração do martírio de João Batista inspirou as primeiras comunidades cristãs a se manterem fiéis e perseverantes, apesar das dificuldades e das perseguições. De alguma forma, a narração já vai preparando o leitor para os fatos da paixão e morte de Jesus. Ele levou sua missão até o fim, com firmeza e destemor. Venceu, ressuscitou, por sua fidelidade ao Pai e à missão que dele recebeu. Para nós que lemos hoje esse texto, o martírio de João Batista nos chama também a levar a sério nossa condição de discípulos e seguidores de Jesus. Tomemos distância de uma vida cristã medíocre, acomodada, descomprometida. 

Herodes tinha mandado prender João e colocá-lo acorrentado na prisão (Mc 6, 17)

Rezando a Palavra

Senhor Jesus, 
ficamos imaginando como recebeste a notícia da prisão e depois da morte do profeta João Batista. Ele estava preparando e purificando o povo para acolher o novo tempo que chegara contigo. Ele tinha te apresentado como Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. E, mesmo a contragosto, tinha te batizado no Rio Jordão. Um homem de Deus, um profeta. Que perversidade o rei da Galiléia fez com ele. Mas tu, Senhor, longe de cederes ao medo, exatamente naquele momento iniciaste teu ministério de vida e salvação. Concede, Senhor, que o exemplo de João Batista nos anime a viver o evangelho com seriedade, com perseverança, com fidelidade. Os momentos de prova, Senhor, nos fortaleçam. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Veja se há na sua vida cristã algum sinal de acomodação, de fuga do compromisso. Já sabe o que fazer. 

Comunicando

Em setembro, a Igreja no Brasil, em todas as suas comunidades, vai estudar a Carta de São Paulo aos Romanos. Nós também, na mesma sintonia, vamos estudar esta carta paulina em um curso bíblico pelo YouTube. Você, com certeza, vai querer participar.

Pe. João Carlos Ribeiro, SDB


17 comentários:

  1. Muito padre João Carlos pela palavra de Deus , que ele te abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia padre, sua benção. Que triste a morte de João Batista. Jesus chamou Heródes de raposa,e,realmente ele era, um rei que deve estar no fogo do inferno,. Mas lembro que João Batista disse: É preciso que eu diminua e ele creça,que era Jesus. Hoje tem muitos Eródes pelo mundo.

    ResponderExcluir
  3. Bom diaa!!! Glória à vós, senhor 🙏🕊
    Gratidão.

    ResponderExcluir
  4. CARMILTON JOSE BEZERRA29/8/25 07:07

    Bom dia!Glória a vós Senhor.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia com Jesus Cristo

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre, Deus nós abençoe a mim e meus filhos lucas e gabriel, mona , Bernardo e nailma. O senhor meu pastor e nada mim faltará , senhor obrigada oelo dom da minha vida e por tudo que tenho e pendão e mesericordia para toda a minha família, senhor cure meu cunhado nazareno que ele saia do hospital, amém

    ResponderExcluir
  7. Gratidão Padre! A Palavra de Deus é uma benção na minha vida!

    ResponderExcluir
  8. Eduardo Médici - Comunidade Olhar Misericordioso29/8/25 08:38

    Parabéns Pe. João Carlos pelo seu aniversário de ordenação sacerdotal no dia de ontem, desejo que Deus por intercessão de Nsa. esteja sempre abençoando seus caminhos de pastoreio de suas ovelhas com muita sabedoria e dedicação! Forre abraço, Tpjnsm 👏🙏🙌.

    ResponderExcluir
  9. Que Deus com todo seu poder e misericórdia ,nos cura de todas as doenças e enfermidades .🙏

    ResponderExcluir
  10. Meu Deus e meu Pai obrigado por tudo e por mais um dia. É em Jesus Cristo seu único filho que eu SIGO com a sua VERDADE porque ELE é o CAMINHO para um dia chegar a TI. Peço -lhe a recuperação de minha saúde e de meu neto Antônio. Abençoe minha esposa Oriete, meus filhos, noras e netos. Pe. João Carlos interceda juntoa palavras chegar a mim.. amém

    ResponderExcluir
  11. Glória a Vós Senhor 🙌🏼🌻 bom dia Padre, sua benção 🙏🏼 obrigada pela meditação da Palavra de Deus 🙏🏼🙏🏼

    ResponderExcluir
  12. Glória a Vós Senhor!
    João Batista foi fiel a DEUS até à sua morte e com certeza morreu em paz, podemos acreditar que tenha realizado tudo que o Senhor tinha planejado para sua missão de vida.
    Sabemos que, quanto mais cristãos fiéis verdadeiros e autênticos somos, mais cobrados, perseguidos, julgados e até excluídos neste mundo seremos.
    Mas, também sabemos que nada disso tem importância e nem se compara com o prêmio maior que iremos receber, ou seja a Coroação na Glória, o Céu, então irmãos por isso sejamos cada vez mais decididos, justos e perseverantes, confiando em DEUS seguindo os ensinamentos deixados na Sagrada Escritura vividos pelos profetas, por Jesus e por cada um de Seus escolhidos que se decidiram a santidade de vida, assim respeitando os mandamentos, sendo exemplo onde estivermos, demonstrando e testemunhando que somos cristãos verdadeiros e autênticos e não podemos nos render aos prazeres deste mundo, sabendo que a todo momento tentarão corromper nossos valores e destruir a nossa fé.
    Então continuamos confiantes que se com nossa vida testemunharmos como João Batista e todos os Santos e Santas fizeram até o fim, jamais conseguirão nos calar, pois já no Batismo recebemos a marca da Promessa e a nossa proteção e confiança está em DEUS que fez o Céu e a Terra, só Ele pode nos dar e tirar a vida,.

    ResponderExcluir
  13. Sejamos Perseverantes e Tenhamos Discernimento. Amém!!

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde, Pe João Carlos, peço sua benção, mim abençoe estou precisando. Que Deus e Nosso Senhor Jesus Cristo, nos conceda, saúde, felicidade, paz, união, fé, esperança para mim e a minha família. Obrigada Pe João Carlos, pelas meditações que recebo todos os dias, mim sinto abençoada e protegida, que Deus ilumine o senhor pelas suas evangelizações . Amém 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  15. Amém! Obrigada meu Jesus por seu imenso amor! 🙌🏽🙏🏽🕊

    ResponderExcluir
  16. boa tarde padre João Carlos.obrigada pela palavra.gloria a vós senhor 🙌.

    ResponderExcluir
  17. Boa noite padre João Carlos sua e

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.