PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A maravilhosa experiência da montanha.

A maravilhosa experiência da montanha.



 06 de agosto 2025.  

Festa da Transfiguração do Senhor  

  Evangelho.  


Lc 9,28b-36

Naquele tempo, 28bJesus levou consigo Pedro, João e Tiago, e subiu à montanha para rezar. 29Enquanto rezava, seu rosto mudou de aparência e sua roupa ficou muito branca e brilhante. 30Eis que dois homens estavam conversando com Jesus: eram Moisés e Elias. 31Eles apareceram revestidos de glória e conversavam sobre a morte, que Jesus iria sofrer em Jerusalém.
32Pedro e os companheiros estavam com muito sono. Ao despertarem, viram a glória de Jesus e os dois homens que estavam com ele.
33E, quando estes homens se iam afastando, Pedro disse a Jesus: “Mestre, é bom estarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”. Pedro não sabia o que estava dizendo.
34Ele estava ainda falando, quando apareceu uma nuvem que os cobriu com sua sombra. Os discípulos ficaram com medo ao entrarem dentro da nuvem.
35Da nuvem, porém, saiu uma voz que dizia: “Este é o meu Filho, o Escolhido. Escutai o que ele diz!”
36Enquanto a voz ressoava, Jesus encontrou-se sozinho. Os discípulos ficaram calados e naqueles dias não contaram a ninguém nada do que tinham visto.


  Meditação.  


Pedro e os companheiros estavam com muito sono. Ao despertarem, viram a glória de Jesus e os dois homens que estavam com ele (Lc 9, 32)

Você já subiu uma montanha? Bom, pelo menos um monte mais alto já, não é verdade.

A montanha é um símbolo do encontro com Deus. O homem busca Deus, como que subindo uma montanha. Quando chega ao ponto mais alto, tem uma visão deslumbrante. Nem lembra mais do cansaço da subida. É, em certa medida, um momento de transfiguração, de êxtase, de encantamento. Veja que em cima dos montes tem sempre uma igreja construída ou, pelo menos, um cruzeiro. Já reparou isso? A montanha é o lugar simbólico do encontro com Deus.

Na Bíblia, há também essa identificação da montanha com o fascinante encontro com Deus. Moisés, por exemplo, falou com Deus no monte Sinai. Houve lá o episódio da Sarça Ardente. Mas, também a entrega da Lei nas tábuas de pedra. No Monte Horeb (que é o mesmo Monte Sinai), também Elias falou com Deus. No monte Carmelo, o mesmo Elias desafiou centenas de sacerdotes pagãos. Ali, Deus mostrou quem era o Deus verdadeiro. A montanha é o lugar da manifestação de Deus. No Sinai, eram tantos relâmpagos e trovões que o povo lá em baixo quase morre de medo. Moisés desceu de lá com o rosto brilhando.

No evangelho da Transfiguração, lido, hoje, em Marcos, capítulo 9, está contado que Jesus subiu à montanha com Pedro, Tiago e João, três dos seus discípulos. Lá, eles tiveram uma experiência maravilhosa da manifestação de Jesus em sua condição gloriosa. E o que aconteceu na montanha? Ali, houve um profundo encontro com Deus, um momento de revelação da pessoa de Jesus. Jesus foi transfigurado diante deles, ficou com o rosto e as roupas brilhantes. E apareceram Moisés e Elias conversando com ele. Depois, uma nuvem os cobriu e ouviram a voz de Deus: “Este é o meu filho amado, no qual pus todo o meu afeto. Ouçam-no!".

Subir a montanha é o que nós fazemos na Oração. No momento em que entramos profundamente na comunhão com Deus é como se nós chegássemos ao topo da montanha. Ali, podemos viver uma maravilhosa experiência com Deus. E quem pode nos conduzir assim à oração profunda e verdadeira? O acesso, o caminho já foi aberto por Jesus. E o Espírito Santo de Deus é quem nos conduz ao topo da montanha. Mas, ele conta com nossa docilidade, com nosso esforço em rezar com simplicidade e profundidade. Ficando só na superficialidade, rezando da boca pra fora, distraindo-nos com tudo ao nosso redor, dificilmente subimos à montanha. Ficamos no meio do caminho, não concluímos a subida. Quando alcançamos o topo, rezando de verdade, tudo se torna luminoso, nosso interior se enche de paz e de santa alegria. Ali, Deus nos fala, como pai. Ele nos aponta Jesus como nosso caminho, nos dá direção, discernimento, conforto. Ficamos até com a tentação de permanecer naquela situação, como os três apóstolos que queriam montar tendas para se fixarem por ali.

Depois da experiência lá no topo, precisamos descer a montanha, voltar à normalidade de nossa vida. Mas, voltamos reabastecidos, reanimados. O encontro com Jesus ressuscitado dá novo ânimo à nossa existência e às nossas lutas.




Guardando a mensagem

A montanha é uma imagem da experiência com Deus. Nesse encontro, fundamentalmente o Pai nos apresenta Jesus, seu filho amado. E faz isso, de maneira especial, através de sua Palavra. A Palavra de Deus, na visão dos três apóstolos na montanha, está representada por Moisés e Elias. O povo de Deus dava aos escritos sagrados o título de “Moisés e os Profetas”. Moisés representa a Lei, boa parte das Escrituras Sagradas. Elias representa os profetas, a outra parte das Escrituras. É a Palavra de Deus anunciada e compreendida que nos abre ao conhecimento da Pessoa de Jesus. Deus nos revela Jesus, de maneira especial, por meio de sua Palavra. O Espírito Santo é quem nos leva a compreender a Palavra e a estar em comunhão com Deus. Sem o Espírito Santo, não há oração verdadeira, não se sobe a montanha.

Pedro e os companheiros estavam com muito sono. Ao despertarem, viram a glória de Jesus e os dois homens que estavam com ele (Lc 9, 32)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
subir à montanha é procurar o encontro com Deus pela oração. É na oração que o Pai nos revela quem és tu, Senhor. Ele nos diz que tu és o seu filho amado, aquele que ele enviou para nossa salvação. Na verdadeira oração, quando também escutamos e deixamos espaço para a palavra de Deus, o Pai nos revela quem somos nós, seus filhos amados. A oração é o lugar da tua transfiguração. E da nossa também. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Reserve, hoje, um pouco mais de tempo para seu momento de oração. Na sua vida cristã, este momento pessoal de oração precisa ser diário. Na oração, encontramos forças para prosseguir o caminho da vida, com alegria e esperança.

Comunicando

Hoje, estaremos na TV Aparecida, no Programa Família dos Devotos. Amanhã, será a vez da TV Canção Nova, no Programa Sorrindo pra Vida, que começa às 8 horas da manhã.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

21 comentários:

  1. Anônimo6/8/25 06:56

    Bom diaaa!!! Glória à vós, senhor 🙏🕊
    Gratidão.

    ResponderExcluir
  2. Glória a Vós Senhor!
    Quando Jesus resolveu subir a montanha, levando os Apóstolos, podemos crer que, um dos motivos foi para eles percebessem o Poder que existe na oração, a entrega verdadeira de coração a DEUS, nós nos transformamos, porque somos possuídos pelo Amor maior possível do Pai, Jesus o Espírito Santo já sentia a presença do Pai, por isso já estava na transfiguração, tanto é que sua roupa até brilhava, e os Seus escolhidos de tão leve até repousaram, quando acordaram viram os maiores profetas em comunhão conversando com Jesus, assim Pedro o impulsivo humanamente, já sugeriu fazer três tendas para marcar aquele momento, más nem imaginava que Jesus ainda precisava cumprir a sua missão fazendo a vontade do Pai, precisava descer sozinho a Jerusalém para sofrer e se entregar sem reservas por nós na cruz, porém como sabemos o Plano de DEUS é perfeito, assim daquela forma, Ele desceria a mansão dos mortos venceria a morte e todo mal, ressuscitando ao terceiro dia estaria salvando também a todas as futuras gerações e nos garantindo o direito a vida eterna.
    Não existe e jamais existirá amor maior de um pai ou uma mãe para com seus filhos, assim devemos agradecer sempre, O respeitando e seguindo Seus ensinamentos, fortificados na Sagrada Escritura ouvindo a Sua Palavra e A colocando em prática em favor dos nossos irmãos, principalmente os mais necessitados,.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo6/8/25 07:48

    Amém, e, glória seja dada ao Senhor Jesus Cristo

    ResponderExcluir
  4. Anônimo6/8/25 08:09

    Bom dia Pe João Carlos. Senhor, que na oração, encontramos forças para prosseguir o caminho da vida, com alegria e esperança a mim e a minha família, nos abençoando e nos protegendo de todo mal, com saúde, felicidade, paz, fé e esperança. Que seja a vontade de Deus, amém 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  5. Anônimo6/8/25 08:13

    Louvado seja nosso senhor Jesus Cristo para sempre seja louvado com sua mãe Maria Santíssima amém 🙏

    ResponderExcluir
  6. Anônimo6/8/25 08:14

    Bom dia padre João Carlos a sua benção eu só tenho agradeço Gratidão Gratidão Gratidão obrigada Amém 🕯️🙏🌹❤️🌻

    ResponderExcluir
  7. Anônimo6/8/25 08:22

    Bom dia padre, sua benção. Que impressionante essa pasagem da transfiguração, com a presença de Elias e Moisés,.Há Deus, como o Senhor é bom, muito obrigado amém.

    ResponderExcluir
  8. CARMILTON JOSE BEZERRA6/8/25 08:25

    Bom dia!Glória a vós Senhor.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo6/8/25 09:02

    Glórias à Deus! Gratidão por receber a mensagem todos os dias ! Bom dia Padre!

    ResponderExcluir
  10. Anônimo6/8/25 09:55

    Glória a Vós Senhor 🙌🏼🌻 bom dia 🌻

    ResponderExcluir
  11. Anônimo6/8/25 09:56

    Obrigada pela meditação da Palavra de Deus 🙏🏼 benção Padre 🙏🏼

    ResponderExcluir
  12. Anônimo6/8/25 10:53

    Glória a vós senhor 👏

    ResponderExcluir
  13. Anônimo6/8/25 13:08

    Graças a Deus sempre estou no topo da montanha, pois rezo com a alma, é uma felicidade maravilhosa, sentir a presença de Deus. GRATIDÃO

    ResponderExcluir
  14. Anônimo6/8/25 16:48

    Boa tarde!obrigada padre João Carlos pelo discernimento que o senhor tem em nos proporcionar tantas clareza na explicações. MEU MUITO OBRIGADA .O SENHOR É UM PASTOR QUE SABE CON DUZIR SE REBANHO. SÔNIA LIMA ALDEIA JACARÉ DE CÉSAR PB

    ResponderExcluir
  15. Anônimo6/8/25 18:06

    Boa noite padre , Deus nós abençoe a mim e meus filhos lucas e gabriel e toda a minha família, o senhor e meu pastor , nada mim faltará , obrigada por tudo , amém

    ResponderExcluir
  16. Anônimo6/8/25 21:53

    Glória a Deus 🙏

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.