PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Sementes que geram muitos frutos.

Sementes que geram muitos frutos.



   23 de julho de 2025.   

Quarta-feira da 16ª Semana do Tempo Comum


     Evangelho.     


Mt 13,1-9

1Naquele dia, Jesus saiu de casa e foi sentar-se às margens do mar da Galileia. 2Uma grande multidão reuniu-se em volta dele. Por isso Jesus entrou numa barca e sentou-se, enquanto a multidão ficava de pé, na praia. 3E disse-lhes muitas coisas em parábolas: “O semeador saiu para semear. 4Enquanto semeava, algumas sementes caíram à beira do caminho, e os pássaros vieram e as comeram. 5Outras sementes caíram em terreno pedregoso, onde não havia muita terra. As sementes logo brotaram, porque a terra não era profunda. 6Mas, quando o sol apareceu, as plantas ficaram queimadas e secaram, porque não tinham raiz.
7Outras sementes caíram no meio dos espinhos. Os espinhos cresceram e sufocaram as plantas. 8Outras sementes, porém, caíram em terra boa, e produziram à base de cem, de sessenta e de trinta frutos por semente. 9Quem tem ouvidos, ouça!”

     Meditação.     


Outras sementes, porém, caíram em terra boa, e produziram à base de cem, de sessenta e de trinta frutos por semente (Mt 13, 8)

Com certeza, você tem tido muitas oportunidades de ouvir a Palavra de Deus, não é verdade? Na leitura pessoal da Bíblia, na pregação da Missa, na Meditação (a leitura orante), na conversa com outras pessoas... de muitas maneiras, a Palavra vem sendo semeada em sua vida. E você fica feliz e agradece a Deus por isso, estou certo? Agora, essa Palavra tem feito algum efeito em sua vida? Essa é a pergunta do evangelho hoje. Essa Palavra tem produzido alguma mudança em sua vida?

Jesus estava falando com o povo exatamente sobre isso: sobre como cada um estava recebendo a mensagem do Reino de Deus. Foi assim que ele contou uma parábola, uma história de agricultor. Era como se ele estivesse dividindo as pessoas ali presentes em quatro grupos, em quatro terrenos. Cada grupo, cada terreno é uma resposta à pergunta: “A Palavra tem produzido alguma mudança em sua vida?”.

Primeiro grupo. Veja se não é esse o seu caso. Quem está neste grupo, responde assim: ‘Sabe de uma coisa, eu não compreendo a Bíblia, é uma coisa muito complicada. Na verdade, de tudo que eu escuto, não fica quase nada’. É o seu caso? Jesus comparou essa primeira situação com a semente que caiu à beira do caminho. Veio o maligno e roubou o que foi semeado. E, claro, não nasceu nada. Sabe o que é isso? Não compreender o que é anunciado. E o recado é simples: prestar atenção, dedicar-se mais à escuta da Palavra, pedir a assistência do Espírito Santo. Sem compreender, não se pode dar nem o primeiro passo.

Segundo grupo. Pode ser o seu caso. Quem está neste grupo, diz assim: “Ah, eu fico muito feliz em ouvir a Palavra de Deus. Eu gosto demais. Se ela faz algum efeito? Acho que pouco. Na verdade, quando a gente volta para a vida real, nem se lembra mais”. É o seu caso? Jesus comparou essa segunda situação com a semente que caiu num terreno pedregoso. Nasceu, mas não pode se enraizar. Morreu queimada pelo sol. A Palavra precisa se enraizar na vida da gente. Qual é o problema? A superficialidade. Não deixar que a Palavra penetre na própria vida. O recado é simples: dedicar mais tempo à Palavra de Deus, rezar mais. Isso é como cavar mais para que a Palavra se enraíze.

Terceiro grupo. Vai ver que esse é que é o seu caso. A pessoa diz assim: ‘Olha, é uma bênção a Palavra de Deus na minha vida. Na hora, é aquela alegria que me dá! Agora, tudo aquilo que eu ouço, que eu entendo, que eu abraço, acaba se esvaziando no meu corre-corre, no meio de tanta preocupação, de tantas distrações’. É esse o seu caso? Jesus comparou essa terceira situação com a semente que caiu no meio de espinhos. Ela germinou, cresceu, mas não deu frutos, porque os espinhos a sufocaram. E os espinhos, o que seria? Ele lembrou duas coisas: as preocupações do mundo e a ilusão da riqueza. Isso tudo sufoca a Palavra que está no nosso coração e a torna estéril. O recado é simples: Dê mais importância à Palavra, que ela seja a primeira na sua vida, a luz mais importante. A Palavra ajuda você a conhecer a vontade de Deus. É com essa luz que você vai olhar tudo ao seu redor, sua família, seu trabalho, seu lazer.

Quarto grupo. Se até agora, você não se encontrou... com certeza, esse é o seu caso. A pessoa diz assim: ‘Sou muito feliz porque na Palavra, eu encontro o próprio Deus que me orienta e me dá forças para caminhar. A Palavra tem modificado minha vida. Estou me tornando um cristão mais amoroso e um cidadão mais consciente’. Tomara que seja o seu caso! Jesus comparou essa quarta situação com a semente que caiu em terreno fértil. Germinou, cresceu e frutificou. Deu frutos: 30, 60 e até 100%. Quer dizer, alguns bem que poderiam estar rendendo mais... um chegou a 30, outro a 60. O recado é simples: que bom que a Palavra esteja dando frutos na sua vida! Mas, ela pode dar mais frutos ainda...





Guardando a mensagem

Para que a Palavra produza muito fruto em sua vida, quatro recomendações. Primeira – dê a atenção que a Palavra merece, isto é não a escanteie numa área marginal de sua vida (à beira do caminho). Segunda recomendação – dê mais espaço à Palavra, para que ela crie raízes em sua vida. Terceira – dê à Palavra o lugar que ela merece, ela é a luz para iluminar seus problemas, suas escolhas, suas lutas. Quarta recomendação - não se contente com o que a Palavra já fez na sua vida. Ela pode produzir muito mais.

Outras sementes, porém, caíram em terra boa, e produziram à base de cem, de sessenta e de trinta frutos por semente (Mt 13, 8)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
no nosso terreno, tem uns espinhozinhos, não vamos negar. Mas, sabemos que a tua própria palavra é uma força para nos ajudar a removê-los. Contamos com a tua graça. Queremos que a tua palavra, que recebemos cada dia com grande alegria, seja a luz a orientar a nossa vida. Dá-nos, Senhor, a paciência do agricultor que prepara o terreno, rega a plantinha, limpa os matos e espera pacientemente que ela cresça e produza frutos. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

No seu caderno espiritual, responda a esta pergunta: A Palavra tem produzido alguma mudança em sua vida?

Comunicando

Você pode ouvir a Meditação também pelo Spotify ou pelo Deezer. Aliás, também o meu Programa de rádio Tempo de Paz está no Spotify. É só procurar Padre João Carlos - Meditação.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb




20 comentários:

  1. Bom dia Padre
    Que o senhor Jesus Cristo conceda a saúde da minha mãe
    Restaure minha família e nos conduza por caminhos de santidade

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de receber todos os dias, link do evangelho, meditação da palavra, é ótimo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. +55 81 9985-1528 este telefone é da AMA Associação Missionária Amanhecer. Lá eles orientaram como fazer parte e receber a meditação diária te incluindo em algum grupo. Bom dia!

      Excluir
  3. Bom diaa!! Glória à vós, senhor 🙏🕊
    Gratidão.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, padre 🙏
    Sua benção 🤚
    Eu amo suas reflexão,me ajuda muito no entendimento a Palavra de cada dia. Obrigada, Deus te abençoe sempre 😘

    ResponderExcluir
  5. CARMILTON BEZERRA23/7/25 07:10

    Bom dia!Glória a vós Senhor.

    ResponderExcluir
  6. Faz de mim terra boa, Senhor.
    Que eu acolha Tua palavra com fé,
    que ela crie raízes profundas em mim,
    e que, com paciência e amor,
    eu produza frutos que Te glorifiquem.

    Dá-me ouvidos para ouvir,
    e coragem para viver segundo a Tua vontade.
    Amém.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia amem

    ResponderExcluir
  8. Bom dia,padre, a palavra tem fortificado a cada dia a minha vida.Amem

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre , Deus nós abençoe a mim e meus filhos lucas e gabriel e toda a minha família , senhor em cada etapa estou meio mim ajude a mim encontrar e entender melhor suas parábola e mudar minha vida , obrigada senhor e pendão meus pecados,amém

    ResponderExcluir
  10. Glória a Vós Senhor!
    Na Parábola do semeador, Jesus o Semeador faz um resumo das nossas vidas, traduzindo os quatro tipos de solo referindo a nossos corações, melhor dizendo a forma que vivemos, o terreno:
    Superficial: São aqueles que sabem da verdade, do necessário para viverem bem precisam de alimentar sua fé, más não querem, opitam pelo pecado, ou seja os vícios, bebidas, drogas, sexo desregrado, orgias e perdições diversas, tudo que nos afasta de DEUS e aos poucos vão se destruindo sem perceberem, vão se entregando para o inimigo, quando percebem já não há mais sementes.
    Pedregoso: é aquele, que de frente com as provações (nascimento, morte, desemprego, doenças, enfermidades, etc,. destinos trocados isto é quando não é realizado a nossa vontade e sim a de DEUS) entendem que são pedras no caminho, murmuram, desanimam facilmente e não crescem.
    Espinhoso: São aqueles que diante dos espinhos da carne (tecnologias, fanatismos, todo tipo de ativismo mundano, libertinagem, ideologias de gênero, etc,. ) que são as tentações oferecidas pelo mundo que nos distraem e nos afastam do Caminho da Salvação, corrompem nossa fé e nos faz ir para os caminhos mais fáceis, más quando nos damos conta já estamos sufocados, no fundo do poço.
    Emfim temos o solo perfeito ao qual Jesus Cristo nos apresenta afirmando que é, o terra boa, seria o ideal para qualquer Cristão permanecer, ou seja aquele que mesmo nas dificuldades, nas advergências da vida permanecem tratados, confiantes na misericórdia do Pai, sempre justos, de bom coração, na alegria buscando ajudar o próximo, a partilhar mesmo que tenha pouco, fazendo o possível para evitar o pecado e continuar fiel e perseverante aceitando até o fim o Plano de DEUS na sua vida, entendendo que a vontade de DEUS é suprema.
    Com um ideal de também dar frutos e ser um semeador da Palavra de DEUS, da Boa nova na vida dos irmãos, buscando trazer todos para a terra boa até que mereçam o convívio dos eleitos, a morada eterna,.

    ResponderExcluir
  11. Que eu seja a terra boa, que a palavra penetre em minha razão, que ali permaneça e me transforme profundamente. Que eu seja luz, sal e fermento em minha família e no mundo que me rodeia. Que assim seja, para a glória e honra de Jesus.
    "Nosso maior desafio é estar no mundo sem ser do mundo"

    ResponderExcluir
  12. Bom diaáaa 🙏 Palavra do Senhor graças a Deus 🙌

    ResponderExcluir
  13. Glória a Vós Senhor 🙌🏼 bom dia Padre, sua benção 🙌🏼 obrigada pela meditação da Palavra de Deus 🙏🏼 PAZ e BEM 🙏🏼🤍🕊️🕯️🌷🌻🌷🌻🌷🌻🌷🌻🌷🌻🌷🌻🌷🌻🌷🌻🌷🌻🌷🌻🌷🌻🌷🌻🌷🌻

    ResponderExcluir
  14. Glória a vós senhor Jesus que eu continue sendo semente boa espalhando a tua palavra

    ResponderExcluir
  15. Padre João Carlos a. Palavra de Deus hoje eu passo por isso eu amo a palavra de Deus mas tenho dificuldade para saber falar à palavra tudo saber mas eu tenho fé que Deus vai e tá mim conduzindo já fé eu presiso dar palavra

    ResponderExcluir
  16. Graças a Deus, Pai! Acredito eu que a Palavra produz coisas boas na minha vida, e na vida dos que convivem comigo, pois sempre procuro ensiná-lo a vivenciar a sua Palavra.

    ResponderExcluir
  17. Bom dia Pe João Carlos, sua benção. Dai-nos Senhor Jesus Cristo a paciência do agricultor, que ele limpa, cuida que ele rega, limpa seus matos , espera pacientemente que ela cresça e produza seus frutos. Que todos nós a mim e a minha família seja abençoado e protegido com saúde, felicidade, paz, amor, esperança e fé. Amém🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  18. Obrigada pela meditação Padre João Carlos. Hj estou precisando muito ser um terreno fértil, estou passando por momentos difíceis. Aumenta a nossa fé e cuida da nossa saúde Senhor. Cura meu netinho Bento e obrigada pela melhora da minha mãe amém.

    ResponderExcluir
  19. Jesus, não deixa que minha fé enfraqueça,porque vivendo coisas difíceis de conseguir Fortalece a minha Esperanças,as minhas forças ouvindo e seguindo tuas palavras.Te Amo Deus!!!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O ganancioso é um monstro.

  03 de agosto de 2025.  18º Domingo do Tempo Comum Domingo da vocação dos ministros ordenados   Evangelho.  Lc 12,13-21 Naquele tempo, 13al...

POSTAGENS MAIS VISTAS