PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Amor ou interesse?

Amor ou interesse?




   15 de julho de 2025.   

São Boaventura, bispo e doutor da Igreja 


    Evangelho.    


Mt 11,20-24

Naquele tempo, 20Jesus começou a censurar as cidades onde fora realizada a maior parte de seus milagres, porque não se tinham convertido.
21“Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se os milagres que se realizaram no meio de vós, tivessem sido feitos em Tiro e Sidônia, há muito tempo elas teriam feito penitência, vestindo-se de cilício e cobrindo-se de cinza.
22Pois bem! Eu vos digo: no dia do julgamento, Tiro e Sidônia serão tratadas com menos dureza do que vós. 23E tu, Cafarnaum! Acaso serás erguida até o céu? Não! Serás jogada no inferno! Porque, se os milagres que foram realizados no meio de ti tivessem sido feitos em Sodoma, ela existiria até hoje! 24Eu, porém, vos digo: no dia do juízo, Sodoma será tratada com menos dureza do que vós!”

    Meditação.    


Jesus começou a censurar as cidades onde fora realizada a maior parte de seus milagres, porque não tinham se convertido (Mt 11, 20)

Ganhar presente é uma coisa muito boa. Agora, mais importante do que o presente que a gente recebe é quem nos dá o presente, não é verdade? É decepcionante para alguém dar um presente e ver que quem o recebeu está interessado mesmo no que ganhou, não em quem lhe ofertou aquilo. É, tem muita gente interessada mais no presente do que no padrinho.

Hoje, em dia, fala-se muito de curas, de milagres. É verdade que Deus continua a ser bom e generoso para conosco, nos acudindo em nossas fraquezas e necessidades. Mas, será que as pessoas que recebem tantos favores de Deus voltam-se para ele de todo o coração, começam a andar na vida nova de sua graça, convertem-se de seus pecados? Você, o que acha?  Será que muita gente está apenas se aproveitando de Deus e depois se esquecendo dele?

Olha o que temos no evangelho de hoje! Jesus mostrou-se decepcionado com as pessoas beneficiadas por seus milagres. Corazim e Betsaida eram pequenas cidades da Galileia. Cafarnaum era uma cidade um pouquinho maior, situada às margens do Mar da Galileia, onde Jesus morava. Nessas e em outras cidades, ele tinha feito muitas pregações e realizado muitos milagres. E ele estava ficando decepcionado com essas cidades. Tanta gente o procurava pedindo todo tipo de favor, e ele atendendo com tanta compaixão, manifestando o poder e o amor de Deus naqueles eventos extraordinários... Mas, àquela altura, ele já estava ficando irritado... onde estava a conversão daquele povo?

Ele mesmo comparou Corazim e Betsaida com duas grandes cidades pagãs, Tiro e Sidônia. Se nessas cidades pagãs tivessem acontecido aqueles milagres, estariam todos fazendo penitência, pedindo perdão a Deus. E o povo de Corazim e Betsaida continuava sua vidinha tranquila, sem dar sinais de conversão. E a própria Cafarnaum que já tinha visto todo tipo de milagres de Jesus - na sinagoga, na casa dele, na praça, no mar – e nem assim apresentava sinais de mudança. Aí ele fez outra comparação que certamente não agradou aos seus conterrâneos. Sodoma, a cidade que Deus destruíra com fogo por causa de sua maldade, teria se convertido se tivesse visto os seus milagres. No dia do juízo, as cidades pagãs e a própria Sodoma terão um tratamento mais brando do que aquela gente da Galileia, disse Jesus.

Era de se esperar que os milagres ajudassem o povo a se voltar para Deus, a se converter. Todo milagre é uma demonstração do amor de Deus que restaura a pessoa humana. Na história do paralítico, ficou claro que mais do que o milagre físico, Jesus veio comunicar o perdão dos nossos pecados. Ele salvou a adúltera que iria ser apedrejada, mas lhe disse: vá e não peque mais. A própria cura dos leprosos é uma amostra de como sua missão é nos purificar dos pecados. Jesus esperava, então, que essas pessoas alcançadas por gestos tão maravilhosos de Deus, passassem a caminhar na fé, voltassem-se para Deus, acolhessem o seu enviado.

Infelizmente, vê-se hoje uma corrida para a bênção, a cura e o milagre, com pouca ou nenhuma conversão, com pouca ou nenhuma adesão à sua Palavra, ao seu evangelho. Está na hora de escutarmos essa Palavra do Mestre: ‘Busquem em primeiro lugar o Reino de Deus e tudo o mais lhes será dado em acréscimo’.




Guardando a mensagem

Como acontece hoje, no tempo de Jesus, muita gente o procurava para alcançar a cura de suas doenças, a solução dos seus problemas. Mas, uma vez satisfeitos, esqueciam-se de Jesus e não mostravam nenhum interesse por seus ensinamentos. Jesus, apesar de tão bom e compassivo, ficou decepcionado com aquelas cidades onde ele tinha feito tantos milagres. Afirmou que, se cidades pagãs tivessem visto tantos milagres, teriam se convertido. E aproveitou para lembrar que, no dia do juízo, haverá uma cobrança muito maior para quem teve mais chances na evangelização. É, tem muita gente interessada mais no presente do que no padrinho.

Jesus começou a censurar as cidades onde fora realizada a maior parte de seus milagres, porque não tinham se convertido (Mt 11, 20)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
dá-nos a graça de nos deixarmos guiar pelo amor, não pelo interesse. Na lógica do amor, nós te buscamos porque nos sentimos amados e queremos te amar e viver no teu amor. Na lógica do interesse, alguém te busca para conseguir uma graça ou proteção e te esquece logo que alcança seu objetivo. Sabemos, Senhor, que antes que venhamos bater à tua porta, tu já bateste à nossa, aguardando que a abramos para cear conosco, como está escrito no Livro do Apocalipse. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Essa palavra de hoje merece um bom exame de consciência de sua parte. Pare uns minutinhos, assim que puder, e, em oração, se pergunte: O que o Senhor está me dizendo, hoje, com essa palavra?

Comunicando

Nosso encontro de ontem, na Segunda Bíblica, no Youtube, foi especial. Bonito ver tanta gente interessada em conhecer melhor o livro da Palavra de Deus. Já estou lhe enviando o link pra você também conferir esse encontro de número 18. 

Hoje, faço show no Amapá, no município de Mazagão Velho, dentro dos festejos de São Tiago, a mais tradicional manifestação cultural e religiosa daquele Estado. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

17 comentários:

  1. Salve Maria
    Como faço para receber todos os dias o Evagelio? Todos os dias eu escuto e apredo com o Evagelio, mas tem dia que não recebo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, cadastre este número de telefone 55(81)9964-4899 que é da Sociedade Dom Bosco e vc passará a receber o evangelho e as meditações todos os dias .

      Excluir
    2. Muito explicativa o evangelho, a maioria tá interessado no presente . Querem Deus não pelo oque ele é sim pelo que ele pode dar

      Excluir
  2. Bom diaa!! Glória à vós, senhor 🙏🕊
    Gratidão.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Padre João Carlos, a paz, sua benção! Gratidão por nos Evangelizar tão bem. Abraço fraterno.

    ResponderExcluir
  4. CARMILTON BEZERRA15/7/25 07:37

    Bom dia!Glória a vós Senhor.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre João Carlos a sua benção

    ResponderExcluir
  6. Glória a Vós Senhor!
    Sabemos que nos Evangelhos Sinóticos Marcos, Mateus e lucas todos destacam: se uma pessoa não pegar a sua cruz e segui- lo já não é digno de Jesus, pensando assim imaginemos uma cidade inteira, ainda mais aquelas escolhidas que tiveram a oportunidade e a honra de presenciar os milagres e prodígios realizados pelo Mestre, Filho do Criador do Céu e da Terra?
    Isso é pra nós também, um alerta de como devemos nos comportar quando em grupos, comunidades, na rua ou no trabalho, isto é em coletividade, nós Cristãos não podemos agir ou aceitar os conceitos deturpantes por embalo, nem por imposição alguma do mundo moderno que seja ao contrário da doutrina e da fé Cristã, o que sabemos que é certo para DEUS, porquê senão não adiantará de nada sozinho agir de acordo os princípios Cristãos, mas quando em coletividade esquecer de tudo, inclusive a humildade, só para obedecer os princípios de Status valorizados pelo mundo. Tomemos Cuidado irmãos senão, seremos condenados como aquelas cidades inteiras, indignos de entrar no Reino do Céu,.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre, Deus nós abençoe a mim e meus filhos lucas e gabriel e toda a minha família, senhor que seja grato pelos nossos milagres em nossa vida ,obrigada senhor e perdão pelas pecados, amém

    ResponderExcluir
  8. Bom dia padre, sua benção. Realmente hoje é difícil a converção de muitos, ganham o presente, depois deixam Deus de lado,só pensam pra si,não pensam que tudo passa e que um dia somos julgados. Ajuda SENHOR amém.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia, padre

    ResponderExcluir
  10. Meu Pai! Vós conheceis meu coração sabeis que vos amo mais que tudo, e sabeis também como sou grata a vós por tudo! tudo! GRATIDÃO sempre!! Que eu esteja sempre agarradinha nas vossas mãos. Amém!

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Pe João Carlos, sua benção. Abençoe Senhor e nos proteja de todo mal, nos dando saúde, paz, felicidade, união, esperança, fé a mim a meus familiares.Dai- nos, Senhor Jesus a graça de nos deixamos guiar pelo teu amor, não pelo interesse , Amém 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  12. Obrigada pela meditação Padre João Carlos. Que possamos todos os dias sermos gratos por tudo que Deus nos dá. Obrigada Senhor. Cura Senhor meu netinho Bento e aumenta sempre a nossa fé amém.

    ResponderExcluir
  13. Amar a Deus,acima de tudo.Gratidao,por bênçãos alcançadas e por livramentos recebidos.Se Amar a Deus somente nas nossas necessidades,estamos cometendo um ato de ingratidão,falta de Amor.Deus Acima de tudo Deus em todos os momentos da vida.Esse é o dever do Cristão quero o Amo.Te Amo Deus.Te Agradeço por tantos benefício o Recebidos.Confio sempre no seu Amor!!!

    ResponderExcluir
  14. Boa noite padre João Carlos, alcancei muitas graças jesus é maravilhoso, agradeço todos os dias por minha família, minha cura dá depressão, pela cura do câncer do meu marido,e muitas graças alcançadas, não perco o nenhum dos seus programas do senhor, senhor gosto muito das suas músicas, e escuto pela rádio Dom Bosco.um abraço.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

A sina dos profetas

     02 de agosto de 2025    Sábado da 17ª Semana do Tempo Comum    Evangelho.    Mt 14,1-12 1Naquele tempo, a fama de Jesus chegou aos ouvi...

POSTAGENS MAIS VISTAS