PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A simplicidade das pombas.

A simplicidade das pombas.


   11 de julho de 2025    

Sexta-feira da 14ª Semana do Tempo Comum


     Evangelho.     


Mt 10,16-23

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 16“Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas. 17Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas.
18Vós sereis levados diante de governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações. 19Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer. Então naquele momento vos será indicado o que deveis dizer. 20Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós.
21O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais, e os matarão. 22Vós sereis odiados por todos, por causa de meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo. 23Quando vos perseguirem numa cidade, fugi para outra. Em verdade vos digo, vós não acabareis de percorrer as cidades de Israel, antes que venha o Filho do Homem.



     Meditação.     


Sejam, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas (Mt 10, 16)

Jesus começou anunciando o nome dos missionários. E prosseguiu com uma série de recomendações. Hoje, temos uma advertência sobre as dificuldades da missão. Missionários somos todos nós, discípulos do Senhor. A nós é confiada a missão, em vários graus e de várias formas. Então, as dificuldades mencionadas por Jesus, nós também vamos encontrar.

O conteúdo da missão nos foi indicado pelo Mestre: “No caminho, anunciem: ‘O Reino dos Céus está próximo’. Anunciar com palavras e gestos que o Reino de Deus chegou para todos. Anúncio a ser concretizado em quatro tarefas. Curar os enfermos, isto é, restaurar a dignidade humana. Purificar os leprosos, isto é, proclamar o perdão dos pecados pela misericórdia de Deus. Ressuscitar os mortos, isto é, promover a vida. Expulsar os demônios, isto é, denunciar e vencer o mal que domina as pessoas. São essas as quatro tarefas pelas quais anunciamos a proximidade do Reino de Deus na vida das pessoas.

Essa missão comunicada aos doze apóstolos é a missão confiada a toda a Igreja, a todos os seguidores de Jesus. E a gente a realiza com nossa vida cristã, com nossas palavras e ações. E é esse ser cristão e anunciadores de Cristo no mundo que nos traz problemas, dificuldades, resistências, reações. É neste sentido que Jesus está nos dizendo: “envio vocês como ovelhas no meio de lobos”. O mundo, influenciado pelo poder do mal, não aceita facilmente a mensagem de Cristo. E podemos, como ovelhas no meio de lobos, ser presas fáceis da vaidade, do fascínio do poder e da riqueza, da pressão social, da lógica do mundo. Ou, permanecendo fiéis à nossa missão, podemos até sofrer todo tipo de incompreensão, de retaliação, de perseguição.

E Jesus completou: “Sejam prudentes como as serpentes e simples como as pombas”. A serpente do livro do Gênesis, a que levou Adão e Eva ao pecado, foi descrita como o mais astuto dos animais no Jardim do Éden. A conversa que ela teve com Eva, parecia afável e desinteressada... ela soube conduzir bem o diálogo, foi sabida. De verdade, a serpente não se apresenta de qualquer maneira, se esconde, se esquiva, parece planejar bem as suas ações. Talvez seja nesse sentido que Jesus disse: imitem a prudência da serpente ou seja a sua sabedoria. As pombas são criaturas doces, próximas, mansas... chegam pertinho pra comer o que a gente oferece. A orientação do Mestre foi, no exercício da missão que comporta sempre dificuldades, ter a prudência das serpentes e a simplicidade das pombas.




Guardando a mensagem

Jesus enviou os doze em missão. Com eles, todos nós somos enviados. A missão é proclamar a proximidade do Reino de Deus. Nós a realizamos pelo testemunho de vida, por ações e pelas palavras que proclamamos. As ações estão descritas simbolicamente em quatro tarefas: restaurar a dignidade humana, anunciar o perdão dos pecados, promover a vida e vencer o mal que domina as pessoas. Na realização desta missão, muitas dificuldades e perseguições podem nos aguardar. Assim, Jesus nos dá essa orientação: ‘tenham a mansidão das pombas e a sagacidade das serpentes’. A simplicidade e a esperteza. Ser simples, mas não ser bobo.

Sejam, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas (Mt 10, 16)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
a descrição que fazes da pressão, das perseguições, dos julgamentos a que poderemos ser submetidos por causa de nossa fé nos assusta. Mas, tu nos tranquilizas de muitos modos. Sobretudo, nos garantes a assistência do Santo Espírito, que nos dará as palavras certas, que tomará a nossa defesa. Senhor, embora a missão não pareça fácil, queremos realizá-la com fidelidade e perseverança até o fim. Abençoa, Senhor, tantos irmãos e irmãos que, a serviço da missão, enfrentam oposições e dificuldades. Que eles ajam, e nós também, com a prudência das serpentes e a simplicidade das pombas. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

No seu diário espiritual (seu caderno de anotações), responda a esta pergunta: Em que eu estou precisando ser mais perseverante e fiel?

Comunicando

Amanhã, vou estar em Porto Velho, no estado de Rondônia. Lá, está acontecendo o Congresso Eucarístico Arquidiocesano em celebração dos 100 anos da Igreja Particular de Porto Velho. Uma atividades do Congresso é o meu Show, na noite do sábado, na Praça da Catedral. No domingo à noite, ainda em Porto Velho, celebro a Santa Missa com a comunidade do Santuário Nossa Senhora de Fátima. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

21 comentários:

  1. 🙏🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém!

      Excluir
    2. Amo ouvir sua Palavra Padre João Carlos vou dormir pensando em acordar para ouvir o Senhor. Bendito seja Deus que nos presenteou o senhor para nos ensinar da melhor Forma que todos possa entender acho que meio Burrinha mais entendo tudo que o senhor fala e espero Ansiosa e pena que não tenho internet poderia aproveitar tudo. Obrigada e Deus na sua infinita bondade lhe dê saúde paz e vida longa e que nunca me falte essa Meditação. Obrigada Deus abençoe o senhor e todos que. fazem parte da Ama

      Excluir
    3. Boa noite Padre João Padre Ribeiro

      Excluir
  2. Bom dia sua benção padre João Carlos
    Quero dizer que estou muito grata pelas mensagens muito obrigada
    Que Deus te abençoe sempre

    ResponderExcluir
  3. Bom diaa!! Glória à vós, senhor 🙏🕊
    Gratidão.

    ResponderExcluir
  4. Que vc possa ter saúde sempre. Alegria em seu lindo coração.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, sou do Norte do Pará e feliz por comungar com suas palavras. Ficam o Deus.

    ResponderExcluir
  6. Padre,João Carlos obrigada por existir na nossa vida.Deus continue abençoando você..

    ResponderExcluir
  7. CARMILTON BEZERRA11/7/25 08:09

    Bom dia!Glória a vós Senhor.

    ResponderExcluir
  8. A paz de Jesus e o Amor de Maria querido Padre João Carlos. Sua benção! Gratidão por fortalecer nossa fé diariamente! Fico tão emocionada ao ouvi-lo e neste fds meu coração saltando de alegria que o Senhor estará em Porto Velho, Rondônia. Já informei a uma das minhas irmãs que mora lá. Para se esforçar e ir. Ah! Como eu gostaria de ir. Espero um dia o senhor aqui em Maceió. Abraço fraterno.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Padre João Carlos a sua bença. Deus seja louvado pelas suas homilias fico maravilhada TDS os dias.E receber sua bença então é um prazer.

    ResponderExcluir
  10. Glória a Vós Senhor 🙌🏼 bom dia Padre, sua benção 🙏🏼 obrigada pela meditação da Palavra de Deus 🙏🏼🌻🌺🙏🏼🌺🌻

    ResponderExcluir
  11. Deus Pai Todo Poderoso! Obrigada por tudo, tudo Pai. Continue nos abençoando,guiando e iluminando. Amém!

    ResponderExcluir
  12. Padre! Gratidão por receber a sua meditação!

    ResponderExcluir
  13. Desculpe Padre João Carlos e todos que fazem parte desta associação, não sou muito Boa no Português e não gosto de escrever. Me chamo Maria Erlice Leite de Queiróz ( sou muito Burrinha o pior é que tenho preguiça de pensar. E um grande pecado a preguiça. Eu sei.

    ResponderExcluir
  14. Glória a Vós Senhor!
    Observamos que em momento algum na vida do Cristão nos é falado sobre uma vida tranquila sem problemas, sem desafios, com riquezas ou prosperidade material, resumindo, para o cumprimento da nossa missão, Jesus não vem nos propor uma troca aqui em vida, só nos instrui como sermos instrumentos de salvação em Suas mãos, ou seja, ensina não nos preocuparmos com o que vamos falar ou realizar quando enviados, porque o Espírito Santo nos guiará, e falará por nós nos momentos certos e assim também só está garantida a felicidade plena quando partirmos para eternidade.
    Em vida a nossa missão é em todos os momentos servir, defender sobre todas as coisas com nossa fé e nosso testemunho de vida a fidelidade e a perseverança ao nosso DEUS, sempre baseados nos ensinamentos da Palavra que é justa e correta, é só em Cristo, na Sagrada Escritura que encontramos todas as respostas necessárias que Ele próprio mesmo sendo DEUS, vivendo como homem nos deixou. Então vivendo a autenticidade Cristã precisamos perseverar até o fim resistindo e superando todas as tribulações, acreditando que quando estamos no Caminho estaremos sendo guiados e protegidos pelo Paráclito o Espírito Santo de DEUS,.

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde Pe João Carlos, Abençoa Senhor filhos e filhas, que nós teremos a prudência das serpentes e a simplicidade das pombas. Ajuda-nos a sermos fiéis ao teu ensino senhor, que nos abençoe e nos proteja sempre, com saúde, paz, esperança, fé, crê em Deus eu e minha família e o que precisamos. Seja bendito seu santo nome hoje e sempre amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  16. Boa noite padre João Carlos.obrigada pela bela reflexão.que Evangelho tocante . glória a vós senhor

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O ganancioso é um monstro.

  03 de agosto de 2025.  18º Domingo do Tempo Comum Domingo da vocação dos ministros ordenados   Evangelho.  Lc 12,13-21 Naquele tempo, 13al...

POSTAGENS MAIS VISTAS