PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Pela graça de Deus.

Pela graça de Deus.



23 de maio de 2025

  Sexta-feira da 5ª Semana da Páscoa   


  Evangelho 


Jo 15,12-17

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12“Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. 13Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos.
14Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. 15Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu Senhor. Eu chamo-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai. 16Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça. O que, então, pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá. 17Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros”.

  Meditação  


Não foram vocês que me escolheram, mas fui eu que escolhi vocês (Jo 15, 16)

Que grande graça, nós sermos cristãos. Nós aceitamos seguir Jesus, nós o escolhemos como referência fundamental de nossa vida. É por isso que nos chamam de cristãos. Somos seus seguidores. Nós fizemos uma opção por ele, como nosso modelo e salvador. Mas, olha o que ele hoje está nos dizendo: “Não foram vocês que me escolheram, fui eu que escolhi vocês”. Ele nos amou e nos escolheu, por primeiro. O amor dele foi antes do nosso. Como disse o apóstolo: “Quando ainda éramos pecadores, ele nos amou e se entregou por nós”.

O amor de Deus nos precede. Ele deu o primeiro passo, quando ainda estávamos no pecado. A gente sempre pensa com uma lógica diferente. Um dia, meditando a história do filho pródigo (Lucas 15), me dei conta que o filho errado voltou pra casa, em primeiro lugar porque havia um pai misericordioso esperando-o. Esse amor, que ele já tinha experimentado quando estava em casa, vinha antes de sua própria conversão. Movido por esse amor, encorajado por ele, é que este filho pródigo se levantou arrependido e começou o seu caminho de retorno à casa do Pai. Não foi só a conversão que o levou de volta para casa. Em primeiro lugar, foi o amor do Pai que o atraiu e criou as condições para a sua volta. Meditando assim, compus aquela música ‘Meu Bom Deus’. “Meu bom Deus, o teu amor me trouxe aqui”. O amor de Deus é antes do nosso.

A Igreja, no Concílio de Trento, concluído em 1563, explicou que o início da justificação brota da graça preveniente de Deus, por Jesus Cristo, pela qual somos chamados, sem qualquer merecimento de nossa parte. Em resposta, podemos consentir livremente nesta graça e cooperar com ela (Cf Trento 797).

O mesmo mandamento do amor fraterno está baseado nesta experiência de termos sido amados por primeiro. “Amem-se uns aos outros, como eu amei vocês”. Aliás, esse amor vem bem antes no amor do Pai por Jesus: “Como o Pai me amou, eu amei vocês”.





Guardando a mensagem

No antigo catecismo de perguntas e respostas, nós decorávamos uma resposta muito especial. Éramos perguntados: “Você é cristão?”. Respondíamos, em coro: “Sim, sou cristão pela graça de Deus”. É disso que nos fala o evangelho de hoje. A salvação é uma iniciativa de Deus que nos amou primeiro, vindo ao nosso encontro, nos oferecendo a graça da redenção em Cristo. Ele nos amou primeiro. Em resposta, acolhemos a graça do Senhor e procuramos, cheios de gratidão, viver como discípulos de Jesus, apoiados pela graça do seu Espírito em nós.

Não foram vocês que me escolheram, mas fui eu que escolhi vocês (Jo 15, 16)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
nós te bendizemos por nos teres escolhido como teus discípulos e discípulas. O Pai nos amou e te enviou para nossa salvação. Tu nos escolheste e nos designaste para darmos fruto. O fruto primeiro é nos tornarmos teus discípulos. Obrigado, Senhor. Dá-nos a graça de sermos perseverantes e fiéis no teu caminho. Senhor, nos dias de hoje, mesmo no meio de dificuldades, dá que o teu povo realize a sua missão de ser luz do mundo. Que nós teus discípulos e discípulas, mostremo-nos responsáveis na proteção da vida, generosos na solidariedade e confiantes na misericórdia divina. É assim que vamos manifestando amor uns pelos outros e revelando ao mundo o amor com que nos escolheste e amaste. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

No seu caderno espiritual, comente a palavra de hoje: "Não foram vocês que me escolheram, mas fui eu que escolhi vocês".

Comunicando

Hoje é o 9º e último dia da Novena de N. Sra. Auxiliadora. Você está acompanhando? Está no Youtube, no Canal Padre João Carlos. O tema de hoje é Ser filhos - construção e sonho. Vamos contar a história da devoção a N. Sra. Auxiliadora. Clique no link que estou lhe enviando. 
 
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb





16 comentários:

  1. Bom dia e muitas bênçãos a todos nós! Padre João Carlos,toda minha gratidão por sua mensagem de fé, inspiração e vindas do coração com tanta sabedoria! Que Deus seja sempre louvado! Ótima sexta e um dia abençoado!
    Caldas M.G.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!! Glória à vós, senhor 🙏🕊
    Gratidão.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Pé João Carlos
    Peço benção pra minha família
    Tira senhor o vício do álcool da vida do meu esposo José

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre , Deus nos abençoe a mim e meus filhos lucas e gabriel e toda a minha, senhor que eu seja um dis escolhidos para seguir o senhor , obrigada por tudo e perdão pelo meus pecados, senhor cuida dos meus filhos e afasta todo o mal de perto deles , amém

    ResponderExcluir
  5. Padre ! Só tenho que te agradecer por receber a meditação da Palavra! Tenho aprendido muito! Gratidão por tudo!

    ResponderExcluir
  6. Meu Deus e meu Pai, obrigado por mais um dia de vida. Sigo Jesus Cristo seu único filho porque ELE é o CAMINHO para um dia chegar a TI. Amo a Jesus de todos o meu coração e procuro lhe ser obediente. Peço-lhe a recuperação de minha saúde. Abençoe minha esposa Oriete, meus filhos, noras e netos. Olhai pelo Antônio para que a doença não lhe faça sofrer. Pe. João Carlos interceda por mim junto a Jesus Cristo e obrigado pela palavra chegar a mim. Amém 🙏

    ResponderExcluir
  7. Glória a Vós Senhor!
    O Evangelho de Jesus narrado por João é muito claro, vem nos repetindo permanecer em Cristo e esclarecendo que o objetivo da vida, está em viver verdadeiramente é este Amor Ágape a DEUS, que se completa quando também amamos ao próximo.
    Só assim nossa alegria estará completa, quando nós entendemos os dois mandamentos mais importantes, os quais resumem todos os demais, ainda revela assim: permaneceis em Meu Amor e Eu permaneço em vós, para que minha alegria esteja em vós e a vossa seja plena, traduzindo irmãos, "para sempre", porque não fomos nós que escolhemos DEUS, mas sim Ele que nos escolheu bem antes de existirmos, assim para que produzamos cada vez mais frutos bons, ou seja se quisermos viver a autenticidade Cristã temos por obrigação a exemplo de Jesus, de Seus Apóstolos e discípulos obedecer os mandamentos do Pai, assim resistindo e evitando o pecado de todas as formas, demonstrando gratidão por sermos considerados amigos, também retribuir com nossa vida todo amor ao DEUS Uno e Trino, continuar evangelizando cada vez mais para cumprir nossa missão, que é permanecermos fiéis aos Seus mandamentos e obedientes aos Seus ensinamentos de Amor, assim como instrumentos de Graça e de salvação, nos esforçar cada vez mais para aumentar o Reino do Céu,.

    Provérbios 7,1
    [1]Meu filho, guarda minhas palavras, conserva contigo meus preceitos. Observa meus mandamentos e viverás.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia
    Uma abençoada sexta feira a todos nossos irmãos.
    Que Nosso Senhor Jesus Cristo nos abençoe e nos ilumine sempre.
    Que a nossa fé cresça a cada dia mais para que possamos levar a palavra de Deus aos nossos irmãos.
    Amém ❤️ 🙏 ❤️ 🙏 ❤️ 🙏 ❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu creio em nome de Jesús Cristo assim seja amem.
      E salve María imaculada

      Excluir
  9. Graças a Deus! Eu me sinto uma escolhida por Ele, pois alcanço muitas vitórias. Isso é uma prova do seu amor para comigo. Só GRATIDÃO!!

    ResponderExcluir
  10. Glória a Vós Senhor 🙌🏼 bom dia 🌻

    ResponderExcluir
  11. De Brasília DF

    Sua benção, Padre João Carlos, meu bom Deus o seu amor nos trouxe aqui..., eu na minha pequenez me refúgio em Ti. Meu Senhor e meu Deus!

    ResponderExcluir
  12. Glórias a vós senhor

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Pe João Carlos, peço a sua benção.sou Cristo pela graça de Deus. Todos nós da família, somos cristão pela graça de Deus, que Deus e Nosso Senhor Jesus Cristo e nosso Espírito Santo, nos abençoe e nos proteja de todo mal, nos dando saúde, felicidade , paz, fé e esperança em nossa vida a mim e a minha família. Todos somos filhos e cristãos de Jesus. Amém 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  14. Pe. João Carlos eu o ouço todas as 6ª feiras e retransmito a mais de cinco grupos de watts. Seja abençoado!

    ResponderExcluir
  15. Francinalda23/5/25 18:23

    Querido e amado Deus,abençoe minha família!Amém!!!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.