22 de maio de 2025
Quinta-feira da 5ª Semana da Páscoa.
Dia de Santa Rita de Cássia
Evangelho
Jo 15,9-11
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 9“Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. 10Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. 11Eu vos disse isto, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena”.
Meditação
Como meu Pai me amou, assim também eu amei vocês. Permaneçam no meu amor (Jo 15, 9)
Podemos nos perguntar: Jesus falou do amor do Pai por ele. Como podemos ver esse amor do Pai por Jesus? E a resposta não é difícil: Na criação, o Pai já tinha demonstrado o seu amor pelo filho. Fez tudo pensando nele, nos criou à sua imagem e semelhança. No batismo de Jesus, vemos outra manifestação maravilhosa do amor do Pai. Ele declarou bem alto: “Este é o meu filho amado”. E derramou sobre ele o seu Espírito. Foi quando veio sobre Jesus o Espírito Santo, em forma de pomba.
“Como meu Pai me amou, assim também eu amei vocês”. E como foi que Jesus nos amou? Mais fácil ainda de responder. Jesus se aproximou de nós, pela sua encarnação. Veio viver conosco, assumindo nossa condição humana. Mais? Ele nos anunciou o Reino de Deus, ele nos revelou o Pai e o seu projeto de salvação. E deu a prova maior de amor: deu a sua vida por nós. Foi assim que ele nos amou. E tem mais: ele também nos deu o seu Espírito. No domingo em que ressuscitou, se encontrou com a comunidade dos discípulos e soprou sobre eles, comunicando-lhes o Espírito Santo. E, cinquenta dias após a páscoa, derramou o seu Espírito sobre toda a comunidade.
O Pai amou Jesus. Jesus nos amou. E nos orientou a vivermos no amor. Deixou-nos o seu mandamento: “amem-se uns aos outros, assim como eu amei vocês”. O amor virou a marca da comunidade cristã. Logo as pessoas de fora começaram a reparar como, na comunidade eles se queriam bem, dividiam os seus bens, acudiam às necessidades dos mais pobres, rezavam juntos. “Um só coração e uma só alma”. São João escreveu na sua primeira carta: “Quem ama, nasceu de Deus, conhece Deus, porque Deus é amor". Na comunidade, procura-se viver o amor como o de Jesus: proximidade, acolhimento, inclusão, partilha, diálogo na verdade, perdão, comunhão.
Esse amor vivido na comunidade - expressão do amor do Pai, do Filho e do Espírito Santo – transborda do círculo comunitário para ser fermento no meio da sociedade. Os cristãos e suas comunidades vão fermentando o mundo com esse amor. Acompanham os doentes, visitam os presos, defendem os injustiçados. Com o amor de Jesus, estendem a mão aos moradores de rua, aos órfãos, aos dependentes químicos. No amor por Jesus e pelos irmãos, educam para a cidadania, fortalecem a luta pela paz e pela justiça, defendem a vida ameaçada. É o amor que se torna fermento no meio da sociedade.
A comunidade cristã, onde se incluem também as famílias dos cristãos, é o grande espaço do amor fraterno. Conhecemos aí o amor de Deus por nós. Nosso amor aos irmãos, como Jesus nos amou, é a nossa resposta ao amor do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Na comunidade, somos chamados a viver o amor como acolhimento, amizade, ajuda mútua, correção fraterna, perdão. Esse amor forma cada cristão e toda a comunidade para serem, na sociedade, uma força de transformação. O amor se torna um fermento de paz, de justiça e de solidariedade.
Como meu Pai me amou, assim também eu amei vocês. Permaneçam no meu amor (Jo 15, 9)
Rezando a Palavra
Senhor Jesus,
não somente nos mandaste amar, mas nos amar como tu nos amaste. E tu nos amaste, sobretudo, sacrificando-se por nós. Amar é ficar feliz com a alegria do outro, vencendo o egoísmo. Amar é tomar como seu o sofrimento do outro, vencendo a indiferença. Amar é assumir o seu posto de cidadão pra melhorar o mundo, vencendo a alienação. Ajuda-nos, Senhor, a por em prática tua palavra, a viver no amor. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a Palavra
A nossa vivência cristã, onde respiramos e vivemos o amor de Cristo, concretiza-se na família, na comunidade cristã e na sociedade. Nestes espaços, cuide que a sua fé seja um fermento bom a cultivar amizade social, fraternidade, justiça, liberdade, paz.
Comunicação
Hoje é o 8º dia da Novena de N. Sra. Auxiliadora. O tema de hoje é Ser filhos - docura e quotidianidade. Vamos contar a história de Nossa Senhora de Benneux. A novena está no meu canal do Youtube. Já estou lhe enviando o link.
A gente se encontra na Missa desta quinta-feira, às 11 horas, transmitida pelo rádio e pelo Youtube. É só procurar o canal Padre João Carlos.
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb
Bom dia Padre João Carlos sua benção que Deus lhe abençoe sempre o senhor amém
ResponderExcluirBom diaa!! Glória à vós, senhor 🙏🕊
ResponderExcluirGratidão.
Boa dia padre João Carlos a sua benção Deus nos abençoe hoje e sempre obrigada Jesus por mais um dia gratidão Amém 🙏🕯️🌹❤️🌻
ResponderExcluirGratidão Padre João Carlos, a sua bênção e que Deus lhe multiplique os Dons Divinos. Parabéns por nos evangelizar e ajudar-nos a replicar o evangelho diário aos nossos irmãos. Bem-haja! MariaPaula
ResponderExcluirBom dia Padre João Carlos!
ResponderExcluirGratidão por suas sábias palavras e muitas bênçãos sobre todos nós!
Caldas M.G.
Glória a Vós Senhor!
ResponderExcluirAi está a verdadeira felicidade, permanecer em DEUS, melhor dizendo perseverar no Amor, isto é sem duvida nenhuma a alegria maior que podemos desejar viver.
Não importa quem somos ou o que somos, o Amor do Pai é igual para todos, e quando seguimos o Seu Caminho, a Sua Palavra e a colocamos em prática com nossa vida em forma de testemunho, Ele se alegra.
Que possamos sempre alegrar o coração de DEUS, nos esforçando sempre para aumentar nossa intimidade com as coisas edificantes do alto, vivendo um propósito de doação e entrega, testemunhando nossa fé na esperança do Cristo Vivo, sermos sempre agradecidos e alegres como Cristãos autênticos, conforme o próprio Jesus Cristo como O Enviado nos ensinou,.
Glória e louvor ao Pai, que em Cristo nos reconciliou. Um bom dia a todos. Vamos seguindo amando ao Pai, Filho e Espírito Santo e teremos muito amor para com nossos irmãos e irmãs.
ResponderExcluirFim da TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO em breve com o papa Leão XIV
ResponderExcluirInformem-se sobre o quê é a TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO irmãos, é muito importante se informar sobre esse mal
Paz do senhor Jesus Cristo!
Bom dia padre , Deus nos abençoe a mim e meus filhos lucas e gabriel e toda a minha família, senhor que ame a todos e que eu possa ajudar os meus irmãos de qualquer maneira , senhor peço perdão e mesericordia para mim e livramento para meus filhos e abrigada por tudo , amém
ResponderExcluirBom dia padre João Carlos sua benção
ResponderExcluirMeu Deus e meu Pai obrigado por mais um dia. É nós ensinamentos de Jesus Cristo seu único filho que eu sigo porque ELE é o CAMINHO para um dia chegar a TI. Ajuda-me PAI a viver a tua PALAVRA. Peço-lhe a recuperação de minha saúde. Abençoe minha esposa Oriete, meus filhos, noras e netos. Pe. João Carlos interceda por mim junto a Jesus Cristo e obrigado pela palavra chegar a mim. Amém 🙏
ResponderExcluirBom dia Padre João Carlos santa Rita de Cássia rogai por nós
ResponderExcluirQue a paz de Deus esteja com todos nós.
ResponderExcluirSua bença pd João Carlos, que Santa Rita de Cassia interceda pelos imigrantes do mundo inteiro, com paz amor e devoçao a Cristo Jesus, e cesse esta perseguiçao a todos os irmaos em Cristo Jesus, AMÉM!
ResponderExcluirGlória a Vós Senhor 🌹🙌🏼🙏🏼🌹🌻🕊️🤍💙 Paz e Bem 🙌🏼 viva Santa Rita de Cassia 🌹🙏🏼🌹🙏🏼🌹🙏🏼🌹🙏🏼🌹🙏🏼🌹🙏🏼🌹
ResponderExcluirGRATIDÃO
ResponderExcluir