PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O quê realmente vale a pena.

O quê realmente vale a pena.




21 de fevereiro de 2025.


Sexta-feira da 6ª Semana do Tempo Comum


Evangelho.


Mc 8,34-9,1


Naquele tempo, 34chamou Jesus a multidão com seus discípulos e disse: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. 35Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; mas quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho vai salvá-la.

36Com efeito, de que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro se perde a própria vida? 37E o que poderia o homem dar em troca da própria vida? 38Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras diante dessa geração adúltera e pecadora, também o Filho do Homem se envergonhará dele quando vier na glória do seu Pai com seus santos anjos”.

9,1Disse-lhes Jesus: “Em verdade vos digo, alguns dos que aqui estão não morrerão sem antes terem visto o Reino de Deus chegar com poder”.


Meditação.


De que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro se perde a própria vida? (Mc 8, 36)


O chamado de Jesus é para que o sigamos. “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e me siga”. Começa-se por renunciar a si mesmo, já não ser mais o centro e a medida de tudo. Trata-se de você acolher Jesus como guia de sua existência, escolhendo o seu caminho. Caminhar com ele, nos caminhos dele. Não andar atrás de outro que não seja Jesus, nem ficar dando voltas em torno de si mesmo. Renunciar a ser o centro de sua própria vida. E carregar a própria cruz: o peso de suas responsabilidades, as dificuldades e os problemas que lhe tocam. Não fugir dos problemas próprios da existência. E não deixar que eles nos desviem do caminho do Mestre. Somos seguidores dele. Ele nos leva ao Pai. É para lá que a gente está indo. Com ele.


O que no final vai mesmo valer a pena? No fim do caminho, estaremos frente à frente com Deus ou teremos nos desviado tanto dele durante a vida, que poderemos estar irremediavelmente distantes, perdidos. É uma possibilidade, porque Deus nos criou dotados de liberdade.


É que a gente corre tanto, desgasta-se na luta pela sobrevivência, procurando dar conta das responsabilidades inerentes à existência humana (ou dos fardos que arrumamos por nossa conta pra carregar)... Corremos tanto que podemos até esquecer para onde nós estamos indo. Deus não nos chamou à vida apenas para passar de fase: ser criança, jovem, adulto, velho... velho não, idoso. E terminar o nosso tempo bem velhinhos. Deus tem um projeto maior, mais nobre: chegarmos à plenitude e à felicidade de filhos, herdeiros de sua glória. Essa é a meta.


Como é triste vermos uma pessoa viver agarrada exclusivamente às coisas desta terra, coisas que passam, que ninguém leva quando morre. É claro, a gente tem que lutar, tem que se empenhar pra ter as coisas, para melhorar a própria qualidade de vida. Mas, aqui não é tudo, nem isso é o mais importante. Deus é que é o nosso endereço, a nossa meta. Estamos aqui vivendo, por iniciativa dele. Saímos dele. Voltamos a ele. O caminho que nos leva a ele é Jesus. É em Deus, a nossa completa realização.





Guardando a mensagem


Jesus nos convida ao seu seguimento. Ele sabe para onde nos levar. Ele nos leva para nossa completa felicidade, nos leva ao Pai. Toda a nossa vida é uma grande caminhada. Seguindo Jesus, acertamos o caminho. Jesus colocou duas condições para quem aceita o convite para segui-lo: renunciar a si mesmo e carregar a própria cruz. Foi o caminho que ele também tomou: esvaziou-se a si mesmo, na sua encarnação; e carregou com fidelidade a cruz da paixão, cruz do nosso pecado. Foi assim que ele venceu. Ele é o caminho. Vale a pena a vida que trilhar esse caminho.


De que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro se perde a própria vida? (Mt 16, 26)


Rezando a palavra


Senhor Jesus,

o risco é nós sermos seguidores de nós mesmos. Esse sentimento de autonomia é uma coisa positiva, claro. Mas, Senhor, quando leva a pessoa a excluir Deus de sua existência, aí a pessoa fica dando voltas sobre si mesma, sem rumo, nem direção. Sem Deus, que é nossa meta última, nós acabamos endeusando os bens dessa terra ou pessoas que nos pareçam maravilhosas. No fim, os bens passam e as pessoas decepcionam. Senhor, como cristãos, escolhemos um caminho pra seguir. Renunciando a nós mesmos e carregando o peso dessa vida, nós seguimos contigo. Tu és o caminho, a verdade e a vida. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra

No seu caderno espiritual, tome nota dest palavra de Jesus: “Se alguém quiser me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e me siga”.

Comunicando

Depois do Retiro de Carnaval, vamos recomeçar a nosso Segunda Bíblica, o estudo semanal do livro santo. Neste ano, vamos estudar o Livro dos Atos dos Apóstolos, toda segunda-feira. Seria muito bom você participar conosco desse estudo, pelo Youtube. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

12 comentários:

  1. Sonia Macêdo21/2/25 07:45

    Booomm diiiaaaa 🌸 Pe. Carlos e sua benção. Hoje é um dia muito importante e o Sr. faz parte deste dia. Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia 🌺 caminhemos com Jesus, com fé, esperança e amor!

    ResponderExcluir
  3. Senhor meu Deus faça de mim a tua vontade. É a TI que devo minha existência, tornando-me filho seu. Em tuas mãos entrego meus problemas e com fé sei que tudo será resolvido. Aqui, sigo o caminho de Jesus porque sei que ELE é o meu porto seguro. Peço -lhe a recuperação de minha saúde e de meu filho Ivan e Fabrício. Abençoe minha esposa, noras e netos. Pe. João Carlos interceda por mim e obrigado pela palavra chegar a mim com tanta clareza. Amém 🙏

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre, Deus nós abençoe a mim e meus filhos Lucas e Gabriel e toda minha família, senhor obrigada pelo dom da vida e dos meus filhos ,senhor obrigada por ter salvado minha irmã Margarida do acidente de moto , que ela fique boa e se recupere, senhor proteja minha família, senhor perdão e mesericordia pelos meus pecados e mim ajude com minha saúde e recomeçar, obrigada por tudo, sempre vou te seguir ,amém

    ResponderExcluir
  5. Padre João Carlos, fiquei maravilhada com as suas considerações sobre as sábias e abençoadas palavras de Jesus. É vital a compreensão de suas santas palavras - na maior parte em parábolas - em relação à nossa vida atual. Ou seja, mostrando o caminho que devemos seguir para estarmos em direção à Deus, melhorando como pessoas humanas e aperfeiçoando nossa alma imortal. Deus o proteja e o oriente sempre.

    ResponderExcluir
  6. Glória a Vós Senhor!
    Irmãos, esta é uma ordem muito clara, renuncie a si mesmo tome sua cruz, cada dia, e siga me.
    Este renuncie significa deixar tudo, tudo é tudo, deixar toda a vontade da carne que nos leva a pecar, que nos prejudica e principalmente aquilo que sabemos que desagrada o coração de DEUS, e pegar a nossa cruz, está se referindo às tribulações, as dificuldades, os desafios diários e aproveitá los sem murmurar, sem desanimar, pois precisamos entender que são todos para crescimento e aperfeiçoamento da nossa fé, tendo em vista não existir outra forma de demonstrar nossa obediência e fidelidade ao Pai a não ser a aceitarmos as mudanças que nos leva a conversação de vida trilhando o caminho da Santidade. Também devemos vivenciar e colocar em prática a Palavra de DEUS, sermos anunciantes da Boa nova, porquê quem quiser salvar sua vida a perderá, mas quem perder sua vida por causa do Senhor e do Evangelho a salvará.
    De fato de que adiantaria ao homem ganhar o mundo inteiro sendo injusto, corrupto, desleal, adúltero, etc,. mas perder a sua vida, perder a morada eterna ?
    Portanto irmãos provado está, não existe outro Caminho a não ser perseverar, sermos fiéis em seguir Jesus nos exemplos de Amor, nos esforçando sem desistir até alcançarmos a coroa no Reino do Céu,.

    ResponderExcluir
  7. Padre João Carlos tenho 60 anos aposentado tenho pressão arterial diabetes uma esposa maravilhosa mas a bebida e jogos está me destruindo ler as mensagens do senhor me ajuda quero continuar para conseguir sair dessa vida que estou levando

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Padre João Carlos sua benção

    ResponderExcluir
  9. Amém que assim seja bom dia que Deus continue te abençoando iluminando poderosamente.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Pe João Carlos, sua benção. Senhor, como Cristão, escolhemos o caminho para seguir. Renunciando a nós mesmo, carregando o peso da vida, nós seguimos contigo, Tu és o caminho a verdade e vida. Que Deus nos ajude a suportar o fardo da vida, renunciando a Deus, para ser abençoado e protegido, com saúde, paz, felicidade e que Deus aumente a nossa fé para mim e meus familiares. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  11. Obrigada Deus pela a pessoa de Pe João Carlos a meditação da palavra que chega a todos nós é uma benção. Deus abençoe Pe João Carlos sempre.

    ResponderExcluir
  12. Obrigada pela meditação Padre João Carlos. Agradeço a Deus por tudo que nos dá todos os dias e peço saúde para mim e toda minha família, em especial pela minha irmã, Bárbara, meu filho Daniel, meu netinho BENTO e meu irmão Henrique e para todos. Dai-nos seguir sempre o Teu caminho Senhor e aumenta sempre a nossa fé amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Simão, tu me amas?

04 de maio de 2025   3º Domingo da Páscoa.     Evangelho.   Jo 21,1-19 Naquele tempo, 1Jesus apareceu de novo aos discípulos, à beira do mar...

POSTAGENS MAIS VISTAS