PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Os sete pecados capitais

Os sete pecados capitais

Os sete pecados capitais


O jornal Correio Braziliense publicou recentemente um interessante artigo que levava esse título: “A educação e as sete virtudes capitais”. O autor, Isaac Roitman, integra a secretaria da criança do Distrito Federal. Ele tomou os sete pecados capitais e sugeriu que a educação os transformasse em virtudes capitais, uma boa ideia.


Gula, avareza, inveja, ira, soberba, luxúria e preguiça: são os sete pecados capitais. São dados como capitais, porque originam outros.


A gula consiste em comer além do necessário e a toda a hora. O oposto é a fome, pensa ele.. É preciso assegurar o direito ao alimento, sem desperdícios. “O pão de cada dia nos dai hoje”, ensinou Jesus em sua oração.


A avareza é colocar o dinheiro acima de tudo e negar-se a partilhar o que tem.  A avareza tem que ser substituída pela partilha, pelo compromisso com a distribuição de renda na sociedade, e o cultivo de um coração solidário. Jesus ensinou que não se pode servir a dois senhores, a Deus e ao dinheiro. Um deles há de ser o seu deus.


A ira, em que a pessoa perde o controle emocional pela raiva, o ódio, a vingança, a violência, tem que ser domada pela tolerância, pela paciência, pela compreensão. Jesus ensinou a perdoar e perdoar sempre, até setenta vezes sete vezes.


A soberba, que se caracteriza pela pretensão de superioridade, deve ser substituída pela humildade, pela simplicidade, pelo sentimento de fraternidade.  Amar o próximo como a si mesmo, ensinou Jesus.


A luxúria, que consiste no apego aos prazeres carnais e à sensualidade, pode ser substituída pela apreciação prazerosa do belo, do ético, do bom; pela alegria verdadeira encontrada nas coisas simples, na convivência com a natureza, na amizade, no amor. Quem ama, conheceu a Deus, escreveu São João.


E fica faltando a Preguiça. Ela paralisa a pessoa diante das oportunidades e das próprias obrigações. É mudar a preguiça em responsabilidade, em motivação para conquistar o que a vida tem de bom e de bonito.


“Enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos”, diz a carta aos Gálatas (Gl 6,10)

Para transformar os pecados em virtudes capitais, o autor crê que a educação é o melhor instrumento. E insiste que se deva começar já e, sobretudo, desde a mais tenra infância.

4 comentários:

  1. A PALAVRA DE DEUS É CLARA. ..
    TUDO O QUE É DEMASIADO É PECADO. ..
    MUITO BOA ESSA ENQUETE

    ResponderExcluir
  2. Adorei padre João. Carlos

    ResponderExcluir
  3. Aucilene Rodrigues19/10/15 11:39

    Essa enquete foi muito boa Padre João Carlos.

    ResponderExcluir
  4. do carmo sena19/10/15 12:44

    Obrigado Padre João Carlos por ter colocado esse enquete ,foi muinto bom pq muintas vezes nos esquecemos de alguns desses sete pecados capitais.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS