BLOG DO PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO: O perfume do amor.

quarta-feira, 16 de setembro de 2026

O perfume do amor.




   17 de setembro de 2026  

Quinta-feira da 24ª Semana do Tempo Comum

   Evangelho   


Lc 7,36-50

Naquele tempo, 36um fariseu convidou Jesus para uma refeição em sua casa. Jesus entrou na casa do fariseu e pôs-se à mesa.
37Certa mulher, conhecida na cidade como pecadora, soube que Jesus estava à mesa, na casa do fariseu. Ela trouxe um frasco de alabastro com perfume, 38e, ficando por detrás, chorava aos pés de Jesus; com as lágrimas começou a banhar-lhe os pés, enxugava-os com os cabelos, cobria-os de beijos e os ungia com o perfume.
39Vendo isso, o fariseu que o havia convidado ficou pensando: “Se este homem fosse um profeta, saberia que 40tipo de mulher está tocando nele, pois é uma pecadora”.
Jesus disse então ao fariseu: “Simão, tenho uma coisa para te dizer”. Simão respondeu: “Fala, mestre!” 41“Certo credor tinha dois devedores; um lhe devia quinhentas moedas de prata, o outro cinquenta. 42Como não tivessem com que pagar, o homem perdoou os dois. Qual deles o amará mais?” 43Simão respondeu: “Acho que é aquele ao qual perdoou mais”. Jesus lhe disse: “Tu julgaste corretamente”.
44Então Jesus virou-se para a mulher e disse a Simão: “Estás vendo esta mulher? Quando entrei em tua casa, tu não me ofereceste água para lavar os pés; ela, porém, banhou meus pés com lágrimas e enxugou-os com os cabelos. 45Tu não me deste o beijo de saudação; ela, porém, desde que entrei, não parou de beijar meus pés. 46Tu não derramaste óleo na minha cabeça; ela, porém, ungiu meus pés com perfume. 47Por esta razão, eu te declaro: os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados porque ela mostrou muito amor. Aquele a quem se perdoa pouco mostra pouco amor”. 48E Jesus disse à mulher: “Teus pecados estão perdoados”. 49Então, os convidados começaram a pensar: “Quem é este que até perdoa pecados?” 50Mas Jesus disse à mulher: “Tua fé te salvou. Vai em paz”.

   Meditação.  


Os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados porque ela mostrou muito amor (Lc 7,47).

Jesus estava na casa de um fariseu. Tinha aceitado o convite para uma refeição na casa dele. O nome desse fariseu: Simão. Um gesto de muita consideração desse Simão, não acha? Convidou Jesus, preparou uma refeição com muito gosto, chamou outras pessoas para estarem presentes. E Jesus, sempre admirável, aceitou o convite e está ali sentado à mesa do fariseu.

“Simão, tenho uma coisa para te falar”. “Fala, mestre”. Olha o tom cordial dessa conversa à mesa... Aí Jesus contou um caso. Um credor tinha dois devedores. Um lhe devia um dinheirão e não tinha com que lhe pagar. O outro lhe devia uma quantia pequena e também não estava em condições de quitar sua dívida. Aí, o credor perdoou os dois. Que bom coração tinha esse credor! Caso contado, aí veio a pergunta: ‘Simão, qual dos dois vai amar mais o patrão?”. Entenda a pergunta: qual dos dois vai ter mais amor, mais gratidão ao credor: o que devia muito ou o que devia pouco?

Se você fosse Simão, o que você iria responder? Quem teve sua grande dívida perdoada iria mostrar mais amor, mais gratidão, não é verdade? Foi o que Simão respondeu. Jesus concordou com a resposta. E apontou para uma mulher que estava lavando os seus pés. É o caso dela. Simão ficou surpreso. É que ele estava com uma desconfiança desde que aquela mulher tinha entrado na sala. A mulher, todo mundo conhecia, era uma pecadora, uma pessoa de má fama, coitada. E ela estava banhando os pés de Jesus com perfume. E o fariseu, no seu coração, tinha feito o seguinte julgamento: “Se Jesus fosse um profeta, ele saberia que tipo de mulher estava tocando nele”.

Quem era o grande devedor que não tinha com que pagar? Aquela mulher de má vida. Quem era o devedor de uma dívida menor, que igualmente não tinha com que pagar? Responda você! Quem era o que tinha um débito menor? Simão, o fariseu, claro. Que débito é esse? Os pecados. No final da conversa, Jesus disse à mulher que os pecados dela estavam perdoados. Claro que isso foi motivo de novas murmurações dos convidados.

Note que a pergunta de Jesus tinha sido: “Qual dos dois vai amar mais o credor?”. Percebe? O amor é a resposta de quem foi perdoado dos seus pecados. Simão mostrou pouco amor. A mulher mostrou muito amor. E como a mulher demostrou o seu muito amor? O evangelista descreveu sete ações dela. Na narração, estão contidos símbolos bíblicos do amor: o perfume, o beijo, as lágrimas. Olha as sete ações da mulher, a indicar o seu grande amor pelo Mestre que a perdoou de sua grande dívida, dos seus grandes pecados (vá fazendo a conta): trouxe um frasco de alabastro com perfume, ficou por detrás de Jesus, chorou aos seus pés, banhou os seus pés com as lágrimas, enxugou-os com os cabelos, os cobriu de beijos e os ungiu com o perfume. Mostrou muito amor.





Guardando a Mensagem

Pecadores, somos todos nós. Todos estamos em dívida com Deus. Como não temos como reparar nossos pecados, Jesus nos oferece o perdão de Deus, reparando ele mesmo nossos pecados com o sacrifício de sua vida. A resposta correta de nossa parte é ter um grande amor por Jesus e demonstrar-lhe esse nosso amor. Quem deve mais, certamente demonstrará mais sua gratidão, seu amor.

Os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados porque ela mostrou muito amor (Lc 7,47).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
no Pai Nosso, na tradição de Mateus, ainda está aquela palavra que disseste: “perdoai-nos as nossas dívidas como nós perdoamos aos nossos devedores”. Nós te bendizemos, Senhor, porque és o nosso salvador e nos concedes o perdão dos nossos pecados. Nós grandes e pequenos devedores te damos graças por tua obra redentora. A palavra de hoje nos ensina a manifestar o nosso amor e nossa gratidão. Ajuda-nos a perdoar também a quem nos ofende, como somos perdoados por ti. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Quais são as suas manifestações de amor por Jesus? No seu caderno espiritual, faça uma lista de ações em que você tem demonstrado o seu amor pelo seu Senhor e Salvador.

Comunicando

Como toda quinta-feira, temos a Santa Missa, hoje, às 11 horas, com transmissão pelo Rádio e pelo YouTube.

E a gente volta a se encontrar no curso bíblico sobre o Profeta Daniel, hoje, na 4ª aula. E você já sabe: são 10 aulas, cada aula com meia hora de duração e você assiste na hora que puder. O encontro começa às oito da noite e o link vai estar no grupo de WhatsApp dos participantes. Você pode se inscrever facilmente pelo WhatsApp da AMA: 81 8239-6686.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb




17 comentários:

  1. Glória a Vós, Senhor!
    Nessa passagem, Jesus deixa claro a Simão, o fariseu, que onde o pecado abundou a Graça de DEUS transbordou e superabundou. Não importa como foi o nosso passado — o que Ele valoriza é o nosso presente. Não importam nossas falhas: Ele lê nossos corações e sabe se estamos verdadeiramente arrependidos.
    Jesus enxergou bondade pura naquela mulher que, com todo carinho, banhava Seus pés com lágrimas, perfume e os enxugava com os cabelos. Enquanto os fariseus se preocupavam em julgar, Jesus distribuía Amor, compaixão e bondade por onde passava. Por isso, irmãos, devemos valorizar os excluídos, os mais pobres e a humildade de coração.
    Ainda hoje temos mulheres e homens que fazem o mesmo pelas Igrejas — doando seu tempo voluntariamente, com alegria, para auxiliar nos trabalhos necessários junto aos sacerdotes e paroquianos, cumprindo a vontade do Pai: levar a todos a Palavra e os ensinamentos bíblicos que fluem o Amor pelo Espírito Santo de DEUS.
    Refletindo nessa imensa Misericórdia, fica uma pergunta para cada um de nós: como estamos recebendo Jesus?

    ResponderExcluir
  2. Bom dia padre João Carlos a sua bênção a paz do senhor e o amor de Maria Amém 🙏🌻

    ResponderExcluir
  3. Bom diaaa!! Glória à vós, senhor 🙏🕊
    Gratidão.

    ResponderExcluir
  4. Estiloso modelo de vida 🧬🧬 libertador é perfeita suas ações por em prática justamente oração do Pai Nossa,reunião outra vez sinta-se convidado para um evento dessas ocasiões diferentes dos padrões sociais jesus Cristo manteve-se calmo muito sesentivel percebeu aquele alma linda ❤️❤️ (corpo padece por pecado ofusca os olhos de quem não sabes sentir jesus Cristo perdoou)uma lâmpada 💡💡💡💡 para todos.
    Embora estivesse com privilégio por SER perfeito, Ele sendo Deus estremamente empático amável não deixava ninguém difora principalmente os pecadores (faz ideia do furdunço após reunião onde Amor e perdão 🥺🥺🥺 se aplica justamente por se tratar de uma mulher incrível, Jesus quebrou um protocolo social basta olhar que mulher linda era posta fora das descrições só servia para servir, então Jesus chamou teve compaixão reeitegra,,perdoar exatamente retomando a questão de quem sabes perdoar)!.
    E hoje contemporâneamente falando 🗣️🗣️🗣️ em um evento dessas pessoas que são apenas aquasadores existem amor ou apenas acusações, quando estamos bem na graça perdão paciência colheita faz parte do estilo de vida de pessoas humanizada.
    Sigamos ser cristão na prática corresponde ser xique,xique,xique.
    Sigamos.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, glória a vós senhor, sua benção padre João Carlos.

    ResponderExcluir
  6. José Luiz Giacomini de Osasco bom dia gratidão a Deus que nos proteja nos ilumine hoje e sempre Amém Deus pai Jesus filho Espírito Santo obrigado Deus

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Pe João Carlos, peço a sua benção. Senhor Jesus ajuda-nos a perdoar os que nos ofende, assim como vos nos perdoou dos nossos pecados. Jesus nos perdoa nos ajude nos proteja e nos abençoe de todo mal , nos dê força saúde paz amor alegria felicidade fé esperança a mim e a minha família. Que Deus abençoe sempre o senhor Pe João Carlos . Amém 🙏🙏🙏❤️❤️

    ResponderExcluir
  8. Dá-me o Teu Perdão Senhor!
    Obrigada Padre João Carlos pela
    Tua presença na nossa vida!
    Bom dia! Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  9. Bom dia .
    Da-me Senhor Jesus o teu perdão🙌.
    Sua benção padre João Carlos, que Deus te conceda saúde e longa vida🙏
    Padre, peço oração para restauração do casamento de Maluane e Samuel, na missa de hoje, quinta-feira, coloca essa minha súplica no o Altar do Senhor.
    Amém.

    ResponderExcluir
  10. CARMILTON JOSE BEZERRA17/9/26 08:15

    Bom dia!Glória a vós Senhor. Amém

    ResponderExcluir
  11. GLÓRIA A DEUS QUE NOS PERDOA .-IMITEMOS -O

    ResponderExcluir
  12. Glória a vós Senhor!!!

    ResponderExcluir
  13. Obrigada! Meu Pai.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia ! Perdoe Senhor os meus pecados! Gratidão sempre!

    ResponderExcluir
  15. Obrigada Padre João Carlos Agradeço a Deus por tudo e peço saúde para mim minha família e para todos. Cura Senhor meu netinho Bento, o Yvis meu irmão Henrique e todos que precisam. Senhor salva o nosso país e aumenta sempre a nossa fé amém.

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde padre João carlos, abença,glória a voz senhor

    ResponderExcluir
  17. Glória à Deus

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.