15 de julho de 2026.
Quarta-feira
Evangelho.
Mt 11,25-27
25Naquele tempo, Jesus pôs-se a dizer: “Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. 26Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 27Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”
Meditação.
Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos (Mt 11, 25)
Jesus usa muito a palavra “pequeninos”. O tempo todo, ele está cercado por gente sem grande expressão social, pobres, doentes, mulheres, crianças, sofredores de todo tipo. Eles são os pequeninos. Quase toda a atividade de Jesus ocorreu na periferia do mundo judaico, na Galiléia, norte do país, terra de agricultores, artesãos, pescadores, moradores de vilas e pequenas cidades. Os evangelhos nem chegam a citar a capital da Galileia, Tiberíades, onde morava o rei Herodes. Em Jerusalém, capital da Judéia, Jesus ia, basicamente, nas grandes romarias.
Os grandes, os importantes, os ricos tinham mais dificuldade de acolher o Reino. Basta lembrar o episódio do encontro com o jovem rico e o comentário que Jesus fez em seguida: “Como é difícil o rico entrar no Reino de Deus”. A Nicodemos, um membro importante do Sinédrio que o procurou à noite, Jesus explicou que ele precisava nascer de novo, renascer do alto. Muitas vezes disse aos discípulos e discípulas que só dava para entrar no Reino de Deus quem fosse como as crianças, isto é, quem se tornasse como os pequeninos ou fosse solidário com eles.
No evangelho de hoje, Jesus está em oração. Ele louva o Pai porque o Reino está sendo revelado aos pequeninos. Igualmente o louva porque, revelando o Reino a uns, o Pai o esconde a outros, os sábios e entendidos. E o que é que está havendo com os sábios e entendidos, isto é, com os estudados, os professores da Lei, os que se sentiam conhecedores da Palavra de Deus? Estes fecharam o coração. Não conseguiram ver em Jesus de Nazaré a revelação do Pai amoroso e fiel que fez aliança com Israel. Encheram o peito de presunção de que já sabiam de tudo. E de inveja, sentindo-se ameaçados pela popularidade de Jesus, por seus ensinamentos e por seus milagres.
Embora Jesus pregasse pra todo mundo, a todos procurasse iniciar no Reino, via-se cercado de gente simples e pobre, pecadores, sofredores. Os grandes também se aproximavam, mas quase sempre para censurar, para tentar coibir a sua palavra, para desafiá-lo... Estes tentavam desmoralizar o seu ministério ou encontrar motivo para denúncias e perseguições. Os grandes fecharam o coração. Os pequenos abriram-se à obra de Deus. É o que Jesus está vendo. E por isso está louvando o Pai.
Guardando a mensagem
Jesus rezou, publicamente, louvando o Pai porque este estava revelando o Reino aos pequeninos. E o estava revelando por meio do Filho. Em Jesus, reconhecemos a bondade e a misericórdia do nosso Deus, atuando em favor do seu povo. Os grandes fecharam o coração. Os grupos de poder rejeitaram Jesus. Os pobres e os pecadores aproximaram-se dele, acolhendo o Reino que ele anunciava. A lógica de Jesus é a lógica do Pai. Ele escolhe os pequenos. A lógica de Jesus deve ser a nossa também. Valorizemos os pequenos. O Reino é deles. No sermão da Montanha ele disse: “Felizes os pobres porque o Reino de Deus é deles”. Tornemo-nos pequenos, sejamos solidários com eles, se quisermos ter parte no Reino.
Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos (Mt 11, 25)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
na oração que nos ensinaste, pedimos ao Pai: “venha a nós o vosso Reino!”. Tu nos ensinaste a rezar assim para que entendamos que o Reino é, antes de tudo, um dom que nos vem do Pai, não é uma conquista de nossas obras, de nossa inteligência ou de nossa santidade. O Reino vem a nós por pura bondade e graça de Deus, nosso Pai. E és tu, Senhor Jesus, que nos revelas o Pai, que nos comunicas o seu Reino, sua presença amorosa em nossa história. Venha a nós o vosso Reino! Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém
Vivendo a palavra
Hoje, durante o dia, reze com Jesus, mais de uma vez: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos”.
Comunicando
Com gratidão, a Inspetoria Salesiana do Nordeste comunica que concluímos com êxito a Campanha de Solidariedade em prol das vítimas dos terremotos na Venezuela. O resultado financeiro, bem superior à meta prevista, está sendo repassado aos Salesianos da Venezuela, para reforçar os seus esforços humanitários em socorro das famílias atingidas pela catástrofe. Informe detalhado da campanha, você pode conferir no portal da Inspetoria: www.salesianos.org.br/solidariedade.
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

%20(1)%20(1).jpeg)
Sermos escolhidos em ios sentidos o "Reino de Deus está entre vós!*Serdes manso e humilde de verdade,pois pertecminto ao projeto Divino tem critério:
ResponderExcluir-Quem quiser têm o último aqui (Servir).
-Manso, humilde pequenino( características de Crianças).
Bem mesmo diante do Reino é notável que pertence ao Reino é justamente isso ser pequeninos.
Quem sabe os mistérios da vida se não as crianças em tempos remotos muitas crianças eram sacrificado de forma estupido não diferente de hoje!
Quem sacrifica uma vida destrói o projeto de Deus!Com palavras serena Ele reentrega socialmente os mansos e pequeno ao seu Divino projeto.
É muito importante essência do Cristo é ser manso e pequeno em nossas decisões.
São gestos pequeno que se pertence na alma de todos os filhos da luz.
"Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”.
Quem é filho da luz certo que têm luz própria vida livre igual ao senhor, porém pequeno em qualquer lugar do mundo.
Todos somos filhos de Deus o mais Jesus sendo obediente mostra qual é o comportamento que o pai quer do filho.
Somos semelhante a Deus na humildade e pequenez.
Bom diaaa!! Glória à vós, senhor 🙏🕊
ResponderExcluirGratidão.
Glória a vós senhor 🙏🙏 eu te louvo hj e sempre. Abençoe a viagem da minha filha na volta p casa e a minha tbm.
ResponderExcluirPadre João Caelos Deus Abençoe sua Jornada no Amazonas ribeirinhas com todo sucesso e a Paz deJ Cristo Amem José Luiz Giacomini. de Osasco tenha um ótimo dia
ResponderExcluirBom dia padre João Carlos sua benção todo dias e festa pra ela né padre mas amnha e mais a inda viva nossa senhora do Carmo viva eu só devota dele e também de nossa senhora Aparecida nossa senhora da conceição minhas mães lindas amém 🙏 que Deus abençoe padre que sempre Deus abençoe sempre que todos os dias tenha palavra de Deus 🙌🙏 para parça pra todos nos amém 🙏 até amanhã se Deus quiser 🙏
ResponderExcluirDeus! Como vós sois maravilhoso para comigo e para minha família. Eu te adoro, meu amado Paí.
ResponderExcluirBom dia!Glória a vós Senhor. Amém
ResponderExcluirBom dia, glória a vós senhor, obrigado meu deus por proteger os pequeninos. Sua benção padre João Carlos.que Deus abençoe sempre
ResponderExcluirGratidão a Deus por mais um dia.e poder receber a mensagem do Santo Evangelho. Através do padre João Carlos todos os dias.🙏❤️
ResponderExcluirGlória a Vós, Senhor!
ResponderExcluirQuando Jesus louva e agradece ao Pai nessa breve oração sacerdotal, por não ter revelado Seu Poder aos sábios e gananciosos, nos ensina uma verdade essencial. Da mesma forma, a Virgem Maria Imaculada, Mãe do mais belo e puro Amor, nos ensina a rezar no cântico do Magnificat, confirmando que ninguém possui o poder da adivinhação — seja em astrologia, horóscopos, vidência ou cartomancia.
Jesus reforça esse mistério afirmando que ninguém vai ao Pai senão pela Sua vontade, e ninguém O conhecerá sem professar e viver o Credo — a identidade do cristão. Por isso, irmãos, precisamos ser obedientes, seguir os passos de Jesus Cristo e testemunhar com nossa vida a fé, a alegria e a esperança cristã, resistindo às tribulações e perseverando até o fim, aprofundando cada dia mais nossa intimidade com o Senhor.
São Paulo nos complementa em Romanos 8,28: "Sabemos que todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a DEUS e são chamados segundo o Seu desígnio."
Bom dia padre, Deus nós abençoe a mim e meus filhos lucas e gabriel e toda a minha família, senhor tenha piedade e misericórdia de mim e perdoe meus pecados, aumente minha fé, faça em mim a sua vontade, amém
ResponderExcluirJesus tu és maravilhoso a minha gratidão pai pela sua misericórdia.gloria glória a vós senhor 🙌
ResponderExcluirBom dia Pe João Carlos, sua benção. Senhor Jesus, na oração que tu nos ensinastes, pedimos ao Pai. Venha a nós o vosso Reino. Senhor Jesus ti peço que nos abençoe e nos proteja e nos conceda paz saúde alegria felicidade fé esperança a mim e a minha família. Amém 🙏🙏❤️❤️🌹🌺.
ResponderExcluirObrigada Padre João Carlos. Senhor obrigada por tudo que nos dás todos os dias. Peço saúde para mim minha família e para todos. Cura Senhor meu netinho Bento, o Yvis e todos que precisam. Senhor aumentai sempre a nossa fé amém.
ResponderExcluirAmém senhor Jesus! 🙏🏽🕊🌻Louvado seja teu Santo nome! 🙌🏽
ResponderExcluirLindo Evangelho Deus abençoe cada um de nós e que saibamos amar louvar agradecer e bem dizer a Deus o seu santo nome que Amão poderosa de Jesus posa te tocar e te curar e abençoar todos nós amém
ResponderExcluirDeus seja glorificado.Amen
ResponderExcluirPai, eu te pouco e agradeço pelo dom da vida pela minha saúde e por toda minha família!Glória a Vós Senhor! Amém!
ResponderExcluir