07 de março de 2026
Sábado da 2ª Semana da Quaresma
Evangelho
Lc 15,1-3.11-32
Naquele tempo, 1os publicanos e pecadores aproximavam-se de Jesus para o escutar. 2Os fariseus, porém, e os mestres da Lei criticavam Jesus: “Este homem acolhe os pecadores e faz refeição com eles”.
3Então Jesus contou-lhes esta parábola: 11“Um homem tinha dois filhos. 12O filho mais novo disse ao pai: ‘Pai, dá-me a parte da herança que me cabe’. E o pai dividiu os bens entre eles. 13Poucos dias depois, o filho mais novo juntou o que era seu e partiu para um lugar distante. E ali esbanjou tudo numa vida desenfreada.
14Quando tinha gasto tudo o que possuía, houve uma grande fome naquela região, e ele começou a passar necessidade. 15Então foi pedir trabalho a um homem do lugar, que o mandou para seu campo cuidar dos porcos. 16O rapaz queira matar a fome com a comida que os porcos comiam, mas nem isto lhe davam.
17Então caiu em si e disse: ‘Quantos empregados do meu pai têm pão com fartura, e eu aqui, morrendo de fome. 18Vou-me embora, vou voltar para meu pai e dizer-lhe: Pai, pequei contra Deus e contra ti; 19já não mereço ser chamado teu filho. Trata-me como a um dos teus empregados’.
20Então ele partiu e voltou para seu pai. Quando ainda estava longe, seu pai o avistou e sentiu compaixão. Correu-lhe ao encontro, abraçou-o e cobriu-o de beijos. 21O filho, então, lhe disse: ‘Pai, pequei contra Deus e contra ti. Já não mereço ser chamado teu filho’.
22Mas o pai disse aos empregados: ‘Trazei depressa a melhor túnica para vestir meu filho. E colocai um anel no seu dedo e sandálias nos pés. 23Trazei um novilho gordo e matai-o. Vamos fazer um banquete. 24Porque este meu filho estava morto e tornou a viver; estava perdido e foi encontrado’. E começaram a festa.
25O filho mais velho estava no campo. Ao voltar, já perto de casa, ouviu música e barulho de dança. 26Então chamou um dos criados e perguntou o que estava acontecendo. 27O criado respondeu: ‘É teu irmão que voltou. Teu pai matou o novilho gordo, porque o recuperou com saúde’.
28Mas ele ficou com raiva e não queria entrar. O pai, saindo, insistia com ele. 29Ele, porém, respondeu ao pai: ‘Eu trabalho para ti há tantos anos, jamais desobedeci a qualquer ordem tua. E tu nunca me deste um cabrito para eu festejar com meus amigos. 30Quando chegou esse teu filho, que esbanjou teus bens com prostitutas, matas para ele o novilho cevado’.
31Então o pai lhe disse: ‘Filho, tu estás sempre comigo, e tudo o que é meu é teu. 32Mas era preciso festejar e alegrar-nos, porque este teu irmão estava morto e tornou a viver; estava perdido, e foi encontrado”’.
Meditação.
A história que Jesus contou, você conhece bem. O filho mais novo saiu de casa. Gastou a sua herança toda e caiu em grande miséria. Mas, um dia, voltou arrependido. O pai o recebeu de braços abertos e fez uma festa para celebrar a sua volta. O filho mais velho estava fora, e ao voltar viu o barulho da festa e não quis entrar na casa. É a parábola do filho pródigo.
É claro que toda esta parábola tem no centro o tema da misericórdia. Deus é misericordioso, por excelência. E nós, apesar de pecadores, estamos sendo chamados a acolher o seu abraço de pai compassivo que nos restaura como filhos e a ser misericordiosos com os nossos irmãos, imitando o nosso bom pai.
Revendo esse texto hoje, me dou conta que no centro da história há uma festa, um banquete. Olha só as palavras que aparecem: festa, festejar, alegria, dança, música. Onde é a festa? Na casa do pai. Qual é ponto central da festa? O banquete. Olha o versículo 23: “Tragam um novilho gordo e o matem. Vamos fazer um banquete”. E qual é o motivo da festa? A volta do filho, a acolhida do pecador arrependido. Há um intenso clima de alegria e de celebração pela volta do pecador. E foi por causa dessa comemoração, negando-se a aderir aos sentimentos do pai, que o outro filho não quis entrar na casa.
E você sabe por que esse “banquete” me chamou a atenção? Por causa da Santa Missa. A Eucaristia é um banquete, uma ceia festiva. “Felizes os convidados para a ceia do Senhor”. Essa festa na casa do pai do filho pródigo está em continuidade com os banquetes que Jesus participava na casa dos amigos e convertidos: Levi, Zaqueu, Lázaro e suas irmãs... A ceia é uma festa para a acolhida do filho perdido, a festa de sua conversão. “Haverá mais alegria no céu por um só pecador que se converte do que por 99 justos que não precisam de conversão”, disse Jesus. A Santa Eucaristia é uma festa para celebrar a volta do filho pródigo, a sua comunhão restaurada com o Pai. Veja que a Missa começa sempre com o ato penitencial, em que o pecador confessa a Deus e aos seus irmãos que pecou “por sua culpa”, "por sua culpa", por sua “tão grande culpa”. A Santa Missa é, então, o banquete em que se celebra a misericórdia do Pai que acolhe o pecador; que me acolhe, filho voltando pra casa.
É, alguém pode até estranhar, e com razão. E dizer, sim, mas “a missa é o sacrifício de Jesus”. Com certeza, mas é também a ceia, o banquete da comunhão dos filhos com o Pai, por meio de seu filho Jesus, que se oferece por nós, renovando o sacrifício de sua cruz. É a reedição da última ceia de Jesus com seus amigos, na véspera de sua paixão. Mas, veja o que é surpreendente: esse aspecto do sacrifício está presente também nessa parábola do filho pródigo. Sim, o banquete é do novilho cevado. E o filho mais velho ainda fala do cabrito, que o pai nunca deu para ele festejar com os seus amigos. “Novilho” lembra o sacrifício dos animais no Templo. Então, estamos bem no clima da liturgia, no tema do sacrifício de Jesus. Na cruz, ele se ofereceu qual cordeiro imolado na páscoa. Não há mais necessidade de sacrifícios de animais, pois o cordeiro de Deus já foi imolado, em perdão dos nossos pecados. E a volta do filho pródigo, a sua acolhida pelo Pai misericordioso, foi possível pelo sacrifício redentor de Cristo Jesus. É o seu sacrifício que renovamos na Santa Missa.

Guardando a mensagem
Neste 17º dia da Quaresma, véspera do dia do Senhor, a parábola do filho pródigo nos traz uma bela catequese sobre a Missa. A Santa Eucaristia recebe uma boa explicação nessa parábola do filho perdido e encontrado. Três significados maravilhosos da Santa Missa estão aí comentados: o sacrifício de Jesus que nos restaurou como filhos, o banquete da comunhão dos filhos na mesa do seu Pai e a ação de graças pela restauração do filho perdido. Afinal, a Missa se explica pela misericórdia de Deus. É a celebração da conversão do pecador, da vida nova de filho na comunhão dos irmãos, do amor imenso do Pai manifestado no sacrifício redentor do filho. A Missa é a festa da misericórdia.
Tragam um novilho gordo e o matem. Vamos fazer um banquete (Lc 15, 23)
Rezando a mensagem
Senhor Jesus,
segundo a história que nos contaste, os dois filhos estavam perdidos. Os dois precisavam reingressar na comunhão da casa do pai. O mais novo tinha saído de casa e voltou. O mais velho tinha saído para trabalhar e, na volta, não quis entrar na casa. A conversão era necessária para os dois. Um pecou contra o pai porque o traiu, esbanjando os seus bens. Outro pecou contra o pai porque não o imitou em sua misericórdia, acolhendo o seu irmão. Então, todos precisamos de conversão. Ajuda-nos, Senhor, a voltar pra casa. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a Palavra
Esta parábola do filho pródigo já está nos preparando para a Missa do 3º Domingo da Quaresma. A sugestão é você se planejar para não faltar à Santa Missa dominical. E ir pensando como fazer para se confessar antes da Páscoa. Quaresma é tempo de renovação, tempo de voltar pra casa.
Comunicando
.jpg)

Que Deus o abençoe sr Padre e a toda equipa (AMA),é uma bênção receber o evangelho do senhor e ouvir como o sr Padre esmiuça de tal modo ,que percebemos melhor a palavra de Deus! Obrigada
ResponderExcluirBom dia padre João Carlos a sua bênção Deus seja Louvado e o inimigo derrotado Gratidão Amém 🙏🌻
ResponderExcluirBom dia padre João Carlos sua benção que Deus abençoe sempre todos os dias às nossas vidas amém 🙏
ResponderExcluirPalavra chaves do evangelho:
ResponderExcluir1.Erro.(sinteu falta de Deus)
2.Reconhecer (condição humana de evolução).
3.Querer recomeçar (percebeu que condição humana sempre é frágil)
4.Acolher os mais frágil (dever do mais fortes).
5.Alegria(festa comemoração é o melhor motivo).
Vamos meditar?
Onde fazer a festa, para acalmar um espírito arrependido?
Naquele tempo diz as escrituras que fez um festa, matou um bovino e muito mais.
Hoje quando alguém erra qual meu comportamento para acolher se eu erro também!
Serdes empáticos, misericordiosos pois o pecado humana é justamente para mostrar nossas vidas em processo natural de crescimento.
Onde encontrar o descendimento,na presença de Deus.
Quem nunca se sentiu na possilga juntos aos suínos?
O que alegra é vontade de voltar a casa do pai.
Segunda jesus Cristo é exemplo de Deus, acolher a nos mesmos reconhecer paz 🕊️🕊️ está em Cristo.
Segamos
GLÓRIA DEUS ! GRATIDÃO .
ExcluirVOU COPIAR PRA COMPATILHAR. AMEI. RECEBO
Gloria a Deus nosso Pai. A sua bencao Padre João Carlos. Eu acredito não poder me Confessar pois vivo com um Rapaz e não somos casados. Ja não recebo a comunhão por ser Celíaca. Deus continue lhe abençoando muito e muito Padre João Carlos. Um Abraço.
ExcluirBom diaa!! Glória à vós, senhor 🙏🕊
ResponderExcluirGratidão.
Bom dia, glória a voz senhor, sua benção padre João Carlos, obrigado pela homilia.
ResponderExcluirBom dia padre, Deus nós abençoe a mim e meus filhos lucas e gabriel e toda a minha família, senhor mim ajude a perdoa sempre e ser perdoado , obrigada senhor pela vida e dos meus filhos e toda a minha família e perdão pelos meus pecados, recomeçar sempre na caminhada com Jesus, amém
ResponderExcluirBom dia Padre a benção espero sua visita em BH Minas Gerais para eu assistir seu show gosto demais de assistir a palavra com o senhor todos os dias
ResponderExcluirBom dia!Glória a vós Senhor!Amém
ResponderExcluirBom dia
ResponderExcluirGlória a Vós Senhor!
ResponderExcluirA Palavra de DEUS é tão perfeita que quando Jesus cita qualquer parábola que seja, Ele fala diretamente do ser humano e não dEle próprio, porque quer nos mostrar e provar que é possível sim vivermos todo o Amor de DEUS com os nossos irmãos.
Nesta, a do filho pródigo e do pai misericordioso, exemplifica também uma lição de Amor profundo, quando um pai se alegra com o retorno do filho que estava quase morto, perdido e não se importa com que caminhos errados o filho mais novo escolheu experimentou e viveu, e sim louvando a DEUS o recebe na alegria de braços abertos para voltar no seu seio familiar, com festa, pois o seu filho está com saúde nos seus Braços a salvo e o principal arrependido, confessando que errou, pedindo perdão.
Imaginemos a alegria de DEUS quando nós enxergamos que estamos errados, assim utilizamos o Sacramento da reconciliação confessamos e voltamos arrependidos para Seus braços, dispostos a começar novamente uma vida nova?
Não precisamos nos preocupar com o que irão pensar, seja nossos familiares ou qualquer outros que forem representados no filho mais velho da parábola, o que devemos é reconhecer e agradecer a DEUS Pai Misericordioso por nos conceder a Graça de estarmos vivos, sermos encontrados e podermos voltar, a escrever uma nova história, sobre Seus cuidados, no Seu Caminho,.
Boa tarde Pe João Carlos, sua benção Que Deus e Nosso Senhor Jesus Cristo, nos abençoe e nos proteja nesse tempo de quaresma, com saúde tranquilidade felicidade fé esperança a mim e a minha família. Amém 🙏🙏🙏🙏
ResponderExcluirA Palavra nos fortalece todos os dias ! Gratidão Sempre
ResponderExcluirGlória a vós senhor 👏
ResponderExcluirMeu Deus! Converta meus filhos e meu esposo.
ResponderExcluirSou Rosa Mayrink de Belo Horizonte MG,sou grata a Deus por poder todos os dias rezar com o padre João Carlos, Deus o abençoe
ResponderExcluir