Sábado
14 de fevereiro de 2026
Memória de São Cirilo, monge
e São Metódio, bispo
Evangelho.
Mc 8,1-10
1Naqueles dias, havia de novo uma grande multidão e não tinha o que comer. Jesus chamou os discípulos e disse: 2“Tenho compaixão dessa multidão, porque já faz três dias que está comigo e não tem nada para comer. 3Se eu os mandar para casa sem comer, vão desmaiar pelo caminho, porque muitos deles vieram de longe”.
4Os discípulos disseram: “Como poderia alguém saciá-los de pão aqui no deserto?” 5Jesus perguntou-lhes: “Quantos pães tendes?” Eles responderam: “Sete”. 6Jesus mandou que a multidão se sentasse no chão. Depois, pegou os sete pães, e deu graças, partiu-os e ia dando aos seus discípulos, para que os distribuíssem. E eles os distribuíram ao povo.
7Tinham também alguns peixinhos. Depois de pronunciar a bênção sobre eles, mandou que os distribuíssem também. 8Comeram e ficaram satisfeitos, e recolheram sete cestos com os pedaços que sobraram. 9Eram quatro mil, mais ou menos. E Jesus os despediu. 10Subindo logo na barca com seus discípulos, Jesus foi para a região de Dalmanuta.
Meditação.
Jesus pegou os sete pães e deu graças, partiu-os e ia dando aos seus discípulos, para que os distribuíssem (Mc 8,6 ).
O povo está com Jesus numa região deserta. É uma multidão numerosa, umas quatro mil pessoas. Estão com fome. Jesus, com pena daquela gente, quer alimentá-los. Mas, como? - perguntam os discípulos. Com os sete pães que os discípulos tinham, Jesus alimentou todo mundo. O povo se sentou, Jesus pegou os pães, deu graças e os deu aos discípulos que os distribuíram com a multidão. O mesmo fez com alguns peixinhos. As sobras encheram sete cestos.
Uma história tão simples e tão cheia de significados. Sete pães e sete cestos de sobras. Esse mesmo evangelista Marcos conta outra multiplicação de pães. Na outra, sobraram doze cestos. Doze é o número do povo de Deus. Tudo bem. Deus alimenta o seu povo. Nesta, Jesus está em território pagão. Sete é o número das nações pagãs, quando o povo chegou em Canaã. Também os pagãos têm lugar no banquete de Jesus.
Bom, mas eu queria que a gente se concentrasse no lindo significado que tem esse texto, como uma catequese que é da Eucaristia, da Santa Missa. Veja só a pista que o evangelista deixou. Os discípulos comentaram: “Como poderia alguém saciá-los de pão aqui no deserto?”. Pense comigo: quando foi que o povo foi saciado de pão no deserto? Pensou?.... lembrou-se do “maná”? Perfeito. No tempo antigo, o povo que peregrinava no deserto, com fome, sem comida, foi alimentado por Deus com o maná. Deus teve compaixão do seu povo e mandava toda manhã o maná, o pão que descia do céu.
Jesus tem compaixão daquele povo que está com ele já há três dias, com fome, e providencia o alimento. Agora, acompanhe os gestos de Jesus: “Jesus mandou que a multidão se sentasse no chão. Depois, pegou os sete pães, e deu graças, partiu-os e ia dando aos seus discípulos, para que os distribuíssem. E eles os distribuíram ao povo”. Deu pra todo mundo. Ficou todo mundo satisfeito. As sobras foram recolhidas. E Jesus despediu a multidão. Essas palavras vão se repetir na última Ceia. Essa refeição coletiva é já uma preparação para a Eucaristia, uma espécie de catequese sobre a Santa Ceia.
Na narração, percebe-se a estrutura da celebração da Eucaristia: o povo reunido em torno de Jesus; Jesus que anuncia o Reino de Deus; Jesus que toma os pães, dá graças, reparte e manda distribuir; a multidão que é alimentada; a despedida. É a estrutura da missa: a acolhida, a mesa da palavra de Deus, a mesa do pão consagrado, a despedida.
Guardando a mensagem
Olha quanta coisa podemos aprender nesse texto: antes do pão, vem a Palavra (Jesus passou três dias anunciando o Reino de Deus ao povo, antes da multiplicação dos pães); a Eucaristia é especialmente partilha, dom de si mesmo aos outros (Os discípulos só tinham sete pães e alguns peixinhos e ofereceram tudo. Eles recebiam os pedaços de pão de Jesus e os entregavam ao povo); a Eucaristia é o próprio Jesus que se entrega em alimento para a multidão faminta (Jesus mesmo parte o pão e o entrega, como se a si mesmo se desse em alimento); toda refeição em família é uma espécie de eco da Eucaristia (ali também damos graças a Deus e abençoamos a comida); as sobras devem ser recolhidas e guardadas (é assim que guardamos a reserva eucarística no sacrário e também aprendemos que devemos evitar todo desperdício de alimento).
Jesus pegou os sete pães e deu graças, partiu-os e ia dando aos seus discípulos, para que os distribuíssem (Mc 8,6 ).
Rezando a mensagem
Senhor Jesus,
vemos nessa cena da multiplicação dos pães no deserto, uma preparação para a Ceia Eucarística que celebraste com teus discípulos, antes de tua paixão e que celebras conosco todos os dias, especialmente no domingo, o dia de tua páscoa. Tu és o pão da vida. Tu a ti mesmo te deste como alimento, verdadeiro maná que alimenta para a vida eterna. Concede-nos, Senhor, que aprendamos contigo a compaixão e a partilha como disposições necessárias para celebrar contigo o sacramento da Eucaristia. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Como estamos em um final de semana, podemos fazer desse texto uma preparação para a Santa Missa do domingo, o dia do Senhor.
Comunicando
Quarta-feira de cinzas está chegando. E com ela, o início da Quaresma, tempo de penitência e oração em preparação da Páscoa. Com a Quaresma, chega o tempo da Campanha da Fraternidade, para que o mandamento do amor ao próximo seja um compromisso real em nossa vida.
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb
Perfeito jesus Cristo no desenvolvimento da pedágogia Cristã sempre em meio social:
ResponderExcluir1.Deserto;
2.União;
3.Multiplcação;
4.Partilha.
Pensando 🤔🤔 bem qual fome se referência aquele povo (material).
Jesus Cristo Deus vivo mostra que se juntar forças Espiritual as partilha acontece naturalmente.
Então pensamentos naquela cena:
--Três dias, restava apenas sete pães (🍞 🍞 🍞 🍞 🍞 🍞 🍞) e três (🐟🐟🐟) oi alguns peixes 🐠🐟🐠🐟🐠🐠🐟!
Sentar, escutar.
Os mais sábios vêm da humildade pediu ajuda aos seus amigos.
Sentem nesse momento o Espírito Santo de Deus mostrou indicações onde todos ficaram satisfeitos.
Daquele jeito simples, humildade pediu sente vamos participar.
Assim materializa presença concreta de Deus na pessoa de jesus Cristo.
Sigamos adiante.
Bom dia, glória a voz senhor, sua benção padre João Carlos. Que Deus alimente aquele povo sofrido,que não tem o pão para comer.
ResponderExcluirBom diaa!! Glória à vós, senhor 🙏🕊
ResponderExcluirGratidão.
Sua benção padre João Carlos
ResponderExcluirSua benção padre João Carlos, peço oração pela saúde de Sebastião Pedro
ResponderExcluirQue Deus na sua Infinita misericórdia, aumenta nossa fé, e a tua presença seja sempre nossa fortaleza. Grata pelo pão de cada dia e pela tua palavra. O alimento mais precioso e necessário. Protege a minha vida, da minha familia e sim tambem ao Padre João Carlos que partilha a meditação da tua palavra Jesus com todo amor.
ResponderExcluirBom Dia Padre João Carlos sua benção,que Jesus alimento o povo que estão famintos da vossa palavra,que haja Amor Fé, Esperança e caridade entre todas as nações.Paz e Bem.
ResponderExcluirBom dia padre João Carlos sua benção até amanhã se Deus quiser 🙌🙏 amém
ResponderExcluirBom dia Padre João Carlos, sua benção. Que DEUS o abençoe e aumente a nossa fé. Amém 🙏
ResponderExcluirGlória a Vós Senhor!
ResponderExcluirJesus sábia que aquela multidão estava cansada e com fome, então teve compaixão e traçando uma estratégia pensou, primeiramente em acalmá los, conseguindo que todos se sentassem, com certeza primeiramente alimentou espiritualmente aqueles com a Palavra, só assim consagrou ao Pai, depois realizou o milagre, conhecido como a segunda multiplicação, distribuiu os pães e os peixes, para saciá-los e até sobrou, para que eles, hoje nós e as próximas gerações entendessemos que, o pouco com DEUS, quando em comunhão com o Pai se torna muito.
Nas nossas vidas temos que fazer da mesma forma, por mais que a situação esteja preocupante, desesperadora, devemos manter a calma sempre, nos alimentar constantemente do alimento espiritual confiando que Ele sabe de tudo e está sempre conosco em todos os momentos, e assim acreditar que para DEUS não existe impossível. Podemos ter certeza de que Ele estará sempre no Comando, agindo com Compaixão e disponível se doando de corpo, sangue, alma e Divindade todos os dias na Santíssima Eucaristia, onde Ele um DEUS tão grande se faz tão pequeno e como Alimento se doa para saciar a fome de qualquer um, seja qual for o alimento necessário que pedimos, físico, espiritual ou qualquer outro, tenhamos certeza que nossas necessidades sempre serão atendidas, claro se aquilo que pedimos for para a nossa salvação, ou o melhor que DEUS tem para nós no momento, seremos alimentados e alcançaremos a cura ou a Graça desejada.
Parecia impossível multiplicar os peixes e os pães, pois aparentemente eram tão poucos.
Conosco acontece da mesma forma, quando parece humanamente não ter solução, não ter como resolver, se entregamos nas mãos de DEUS e confiarmos na Sua Misericórdia infinita tudo se resolve da melhor forma, claro no tempo de dEle, de acordo com a vontade Suprema,.
Bom dia Deus te abençoe
ExcluirPão descido do céu... pão repartido e fome saciada....somos pobres de espírito pois precisamos e dependemos do seu alimento que nos dá forças e nos leva a repartir com.o próximo também nosso pão....que sempre sobram pedaços que guardamos pra mais irmãos e para nossas famílias.......com o corpo e o sangue somos fortalecidos e nada nos faltará....quem bebe da água viva não terá sede e do pão vivo não terá fome....
ExcluirO senhor e meu pastor e nada me faltará, amém aleluia glória a Deus, gratidão pela minha saúde e minha família, glória a Deus 🙏🙏🙏🙏❤️❤️❤️
ResponderExcluirBom dia Pe João Carlos, peço sua benção, peço orações para mim acompanhar no nosso Retiro eu e a minha amiga. Que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo nos dê força saúde paz felicidade fé esperança para mim e para minha família e familiares.Concede-nos , Senhor, que aprendamos contigo a compaixão a partilha com disposição necessária para celebrar contigo o sacramento da eucaristia. Seja bendito teu santo nome hoje e sempre amém 🙏🙏🙏
ResponderExcluirBom dia padre, Deus nós abençoe a mim e meus filhos lucas e gabriel e toda a minha família, senhor obrigada pelo pão da cada dia e por tudo e oerdao pelos meus pecados, amém
ResponderExcluirBOM DIA POVO DEUS QUE DEUS ABENÇOA O NOSSO DIA
ResponderExcluirPadre João Carlos Sua Abença 🙌🏻 Deus Proteja nossas Famílias 🙌🏻🙌🏻🙌🏻Deus Obrigado por tudo em Nossas Vidas 🙌🏻🙌🏻🙌🏻
ResponderExcluirReflexão:
ResponderExcluirCinco ou sete pães? Dois ou mais peixes? Cinco ou quatro mil pessoas alimentadas? Doze ou sete cestos recolhidos com as sobras? Nada disso importa de verdade. Temos mais de uma narração da multiplicação dos pães, cada uma delas coberta de simbologia. Todos os números e cada pequeno detalhe apresentado têm uma explicação e querem transmitir um ensinamento, como nos mostram os exegetas. O essencial, porém, é percebermos que Jesus alimenta a multidão e que o pouco de cada um, quando colocado em comum, gera muitos frutos e é capaz de saciar um número enorme de pessoas. E, obviamente, não estamos falando apenas de comida!
(Dia a dia com o Evangelho 2026)
Glória a vós senhor 🙌
Excluir🙏🙏🙏
ResponderExcluir🙏🙏🙏
ResponderExcluirGlória a vós, Senhor Jesus! 🙏🙏🙏
ResponderExcluirBom dia!Glória a vós Senhor!Amém
ResponderExcluirGratidão sempre! Senhor! Graças e Louvores!
ResponderExcluir