BLOG DO PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO: 7º dia da Quaresma: A oração que o Senhor nos ensinou.

7º dia da Quaresma: A oração que o Senhor nos ensinou.


  24 de fevereiro de 2026  

Terça-feira da 1ª Semana da Quaresma


   Evangelho  

Mt 6,7-15

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7“Quando orardes, não useis muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por força das muitas palavras.
8Não sejais como eles, pois vosso Pai sabe do que precisais, muito antes que vós o peçais. 9Vós deveis rezar assim: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; 10venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como nos céus. 11O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. 12Perdoa as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, 13e não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal.
14De fato, se vós perdoardes aos homens as faltas que eles cometeram, vosso Pai que está nos céus também vos perdoará. 15Mas, se vós não perdoardes aos homens, vosso Pai também não perdoará as faltas que vós cometestes”.



   Meditação   

Vocês devem rezar assim (Mt 6, 9)

Nossa caminhada quaresmal chega hoje ao sétimo dia. E o tema para nosso crescimento hoje é a Oração. O Pai Nosso é mais do que uma oração. É uma escola de oração. É como um discípulo ou uma discípula deve rezar, sempre. No Pai Nosso, podemos encontrar as quatro características da oração dos discípulos do Senhor.

A primeira característica é que é feita com intimidade e confiança em Deus. Não se trata de uma audiência de um servo com seu patrão. Trata-se do diálogo amoroso entre pai e filho ou filha. Por isso, Jesus ensina a invocar a Deus como “pai”, “Pai Nosso”. Esse modo de falar com Deus era inteiramente novo na história do seu povo. Falar com Deus com intimidade e confiança. No sermão da montanha, Jesus chamou a atenção dos discípulos para não imitarem os fariseus, nem os pagãos. Em contraposição ao exibicionismo dos fariseus e mestres de lei, Jesus os orientou a proceder como um filho que conversa com seu pai ou sua mãe, a portas fechadas no seu quarto. Nunca imitar os pagãos nesse assunto da oração, recomendou Jesus. Eles recorrem à força de muitas palavras para serem ouvidos. O Pai já está sabendo de nossas necessidades antes que abramos a boca. Intimidade e confiança em Deus. É a primeira característica.

A segunda característica da oração cristã, sublinhada no Pai Nosso, é que ela busca, em primeiro lugar, a glória de Deus. É quando a oração vira louvor, adoração. Os primeiros pedidos do Pai Nosso, no evangelho de São Mateus, referem-se a Deus, buscando a sua honra e a sua glória. “Santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu”. São três pedidos, todos dirigidos à glória de Deus: a santificação do seu nome, a vinda do seu Reino, a realização de sua vontade. Buscar, em primeiro lugar, a glória de Deus. É a segunda característica.

A terceira característica da oração cristã é o pedido a Deus pelo nosso bem temporal e espiritual. É o que nós precisamos para viver com dignidade e em santidade. No Pai Nosso, são quatro os pedidos em nosso favor. “O pão nosso de cada dia, nos dai hoje. Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. Não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal”. O pão de cada dia, o perdão dos pecados, a vitória sobre a tentação e a libertação do mal. O ‘pão de cada dia’ compreende o emprego, o trabalho, o alimento, a segurança... São as necessidades de nossa sobrevivência. Mas, nem só de pão vive o homem. Também precisamos do perdão dos pecados e da restauração da vida, a partir da conversão e do crescimento do homem novo. Igualmente, precisamos da vitória sobre a tentação e a libertação do mal. A busca do nosso bem é a terceira característica.

A quarta característica da oração cristã é o compromisso. Nos três primeiros pedidos do Pai Nosso, desejando a glória de Deus, na verdade estamos nos comprometendo em santificar o seu nome, acolher o seu Reino, realizar a sua vontade. Nos quatro pedidos em nosso favor, não estamos delegando tudo a Deus, para ficar de braços cruzados esperando ele agir. Reconhecendo a mão de Deus em nossa vida, estamos nos comprometendo a ganhar o pão de cada dia com o nosso trabalho, a nos esforçar no caminho da conversão e do perdão aos nossos agressores, a fugir das ocasiões de pecado e a lutar contra o mal. A oração nos compromete. Compromisso é a quarta característica.





Guardando a mensagem

Em nossa caminhada quaresmal, somos hoje instruídos por Jesus sobre a Oração. Ele ensinou o Pai Nosso, uma verdadeira escola de oração. Nele, encontramos as quatro características da oração dos discípulos do Senhor: intimidade e confiança em Deus, busca de sua glória, busca do nosso bem e o compromisso em realizar a sua vontade.

Vocês devem rezar assim (Mt 6, 9)

Rezando a palavra

Rezemos como Jesus nos ensinou:

Pai nosso que estás nos céus,
santificado seja o Vosso nome.
Venha a nós o Vosso Reino.
Seja feita a Vossa vontade,
assim na terra como no Céu.

O pão nosso de cada dia nos dai hoje.
Perdoai as nossas ofensas
assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido.
E não nos deixeis cair em tentação,
mas livrai-nos do mal.

Amém.


Vivendo a palavra

A dica de hoje está evidente: rezar o PAI NOSSO, bem rezado. Eu sei, eu sei que você já reza bem. Mas, pode rezá-lo ainda melhor. Reze com atenção ao que está dizendo. Reze deixando espaço para o Espírito Santo rezar em você.

Comunicando

Talvez você não saiba. Todo esse trabalho que fazemos hoje no rádio, na TV, nas redes sociais, nas peregrinações, na Segunda Bíblia, na Meditação.... tudo isso é trabalho missionário da AMA, a Associação Missionária Amanhecer. Para saber mais, visite o nosso site: www.amanhecer.org.br. Para fazer parte, entre em contato pelo WhatsApp 81 9985-1528.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb





24 comentários:

  1. Que perfeito! Tudo Jesus Cristo ensinou até rezar.
    1.Construir um reino;
    2.Segundo a tua vontade;
    3.Começa aqui na terra.
    Diante dessa oração,
    4.Não nos deixa cair em tentação;
    5.Sejardes humanos (as tentação vêm), aprender a lidar com momentos delicados, situações embaraçosas.
    Sério Jesus,sim.
    A vida humanização essencial aceitar e conviver com as adiversidades sabendo ser firmes,pois Deus está no controle de quem dialoga com humildade e coração aberto.
    Sigamos adiante.

    ResponderExcluir
  2. Luciano Lásaro De Morais

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, glória a voz senhor, sua benção padre João Carlos.

    ResponderExcluir
  4. Bom diaa!! Glória à vós, senhor 🙏🕊
    Gratidão.

    ResponderExcluir
  5. Pai nosso que estás nos céus santificado seja o vosso nome venha a nós o vosso reino seja felta a vossa vontade assim na terra como no céu o pão nosso de cada dia nós daí hoje perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem fendido e não nos deixeis cair em tentação mas livrai nos do mal. Amém

    ResponderExcluir
  6. QUE DEUS MISERICORDIOSO NOS DEI FORÇA E SABEDORIA PARA VENCER TODOS OS MALES DESTA VIDA JESUS EU CONFIO EM VOS

    ResponderExcluir
  7. Porque teu é o Reino. O poder e a glória para sempre. Amém 🙏

    ResponderExcluir
  8. Glória a Vós Senhor!
    Como DEUS sabe de tudo, até mesmo antes de nós pensarmos Ele já sabe a resposta, então o que nas nossas orações não pode faltar é a sinceridade das palavras no diálogo que vem do coração, por isso a necessidade de nos purificar a cada dia, aumentar a intimidade com DEUS cada vez mais, conforme o próprio Jesus já nos ensinou com o exemplo das palavras na oração universal, a Pai nosso, onde inicialmente exaltamos a DEUS e a tudo que criaste, a Palavra, agradecemos pelo alimento que nos sustenta, clamamos o Reino Celeste na Terra e prometemos obediência, nos redimindo reconhecendo sermos totalmente dependentes da Sua Graça, assim falhos, pecadores e arrependidos pedimos perdão das nossas imperfeições, desta forma também assumimos que iremos perdoar nossos irmãos, depois completando pedimos livramento e proteção de todo mau, por fim dizemos amém, para confirmar que seja realizado tudo de acordo com a vontade do Pai, confirmando que cremos e concordamos com tudo e em tudo, com o nosso sim,.

    ResponderExcluir
  9. Muito bom está explicação do pai nosso. Valeu padre João.

    ResponderExcluir
  10. Amém Amém. DEUS nos abençoe. hoje é sempre Amém. . Sua benção padre João Carlos

    ResponderExcluir
  11. Seja feita a tua vontade assim na terra como no céu 🙏🙏 bom dia

    ResponderExcluir
  12. CARMILTON JOSE BEZERRA24/2/26 07:55

    Bom dia!Glória a vós Senhor!Amém

    ResponderExcluir
  13. Bom dia padre, Deus nós abençoe a mim e meus filhos lucas e gabriel e toda a minha família, senhor perdão pelos meus pecados e mim ajude a não cometer mais e mim ajude a ouvir e entender sua palavras e seguir, obrigada por tudo ,amém

    ResponderExcluir
  14. Meu amado Pai! Como vos amo. E como sou grata a Ti por tudo, tudo!!

    ResponderExcluir
  15. Glórias à ti Senhor! GRATIDÃO SEMPRE

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Pe João Carlos, sua benção, que nesse tempo de quaresma, sejamos abençoados e iluminados pelas nossas orações, com saúde paz felicidade fé esperança para mim e a minha família e que rezamos o Pai Nosso refletindo as palavras de Deus, como nosso Pe João Carlos nos ensina, deixando espaço para nosso Espírito Santo. Amém 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  17. Obrigada Padre João Carlos. Senhor agradeço por tudo que nos dás todos os. Peço saúde para mim, minha família e para todos. Cura Senhor meu netinho Bento, o menino Ivis e todos q precisam. Senhor aumentai sempre a nossa fé amém.

    ResponderExcluir
  18. Que Deus me dê sabedoria e discernimento para que eu possa perdoar o meu irmão.Viver na santidade assumindo os compromissos do dia a dia. Me dando paciência, leveza e um coração manso como do meu PAI ETERNO. AMÉM!

    ResponderExcluir
  19. Deus abençoe meus filhos,abençoe minha Família.Amém!!!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.