PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Eles só tinham cinco pães e dois peixes.

Eles só tinham cinco pães e dois peixes.

  



   04 de agosto de 2025.   

Memória de São João Maria Vianney



   Evangelho.   


Mt 14,13-21

Naquele tempo, 13quando soube da morte de João Batista, Jesus partiu e foi de barco para um lugar deserto e afastado. Mas quando as multidões souberam disso, saíram das cidades e o seguiram a pé. 14Ao sair da barca, Jesus viu uma grande multidão. Encheu-se de compaixão por eles e curou os que estavam doentes. 15Ao entardecer, os discípulos aproximaram-se de Jesus e disseram: “Este lugar é deserto e a hora já está adiantada. Despede as multidões, para que possam ir aos povoados comprar comida!” 16Jesus porém lhes disse: “Eles não precisam ir embora. Dai-lhes vós mesmos de comer!” 17Os discípulos responderam: “Só temos aqui cinco pães e dois peixes”. 18Jesus disse: “Trazei-os aqui”. 19Jesus mandou que as multidões se sentassem na grama. Então pegou os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos para o céu e pronunciou a bênção. Em seguida partiu os pães, e os deu aos discípulos. Os discípulos os distribuíram às multidões. 20Todos comeram e ficaram satisfeitos, e dos pedaços que sobraram, recolheram ainda doze cestos cheios. 21E os que haviam comido eram mais ou menos cinco mil homens, sem contar mulheres e crianças.

   Meditação.   


Eles não precisam ir embora. Vocês mesmos dêem-lhes de comer! (Mt 14, 16)

Como foi diferente o banquete de Jesus do banquete de Herodes! O banquete de Herodes é o texto que vem antes desta narração da multiplicação dos pães. As duas narrações estão interligadas. Jesus foi para um lugar deserto e afastado quando soube do que aconteceu com o profeta João Batista. Esta notícia, trazida pelos discípulos de João que sepultaram o seu corpo, mexeu profundamente com Jesus, claro. Além de seu primo, João o tinha batizado naquele movimento de renovação às margens do Rio Jordão. Quando ele tinha sido preso, conta o mesmo evangelho de São Mateus, Jesus tinha voltado para a Galileia, transferido-se para Cafarnaum e começado a pregar abertamente. Agora, que soube de sua morte na corte de Herodes, em circunstâncias tão violentas, ele ficou muito abalado. E afastou-se para um lugar deserto.

A notícia do que tinha acontecido na corte do rei, em Tiberíades, circulou rapidamente no meio da população da Galileia. No banquete de aniversário, Herodes, dobrando-se ao capricho da esposa-cunhada, depois de um número de dança da sobrinha, mandou decepar a cabeça de João Batista no cárcere. Na presença dos convidados, foi apresentada a cabeça do profeta numa bandeja. Um banquete de violência onde o prato principal foi a morte do profeta de Deus, que tanta esperança tinha despertado no coração do povo. Um banquete de morte.

Não foi só Jesus que ficou triste. O povo também ficou chocado com o acontecido. E viu como Jesus tinha reagido, retirando-se para o deserto, com os discípulos. Por isso, de todo canto apareceu gente que foi ao encontro dele ou se antecipou à sua chegada. Ao desembarcar, Jesus já encontrou aquele povão todo. E encheu-se de compaixão por eles. Curou os que estavam doentes. E foi ficando com eles... Como já ia ficando tarde, os discípulos chamaram a sua atenção para que terminasse aquela reunião, para o povo voltar e encontrar o que comer pelas aldeias. Uma preocupação justa. Mas, Jesus recomendou que eles mesmos dessem um jeito. Mas, como dar um jeito, se eles só tinham cinco pães e dois peixes?! Seria o suficiente.

Realmente, daquela vez o povo não estava só atrás de benefícios para si. Estava chocado com os acontecimentos, vivendo quase um luto coletivo, solidário com Jesus, mas, ao mesmo tempo, sentindo-se consolado por ele. Mandá-los embora com fome, seria o contrário de tudo o que Jesus estava anunciando, com a proclamação da chegada do Reino de Deus. Assim, Jesus prepara o povo para uma grande refeição, um grande banquete, mandando o povo se sentar. O profeta Isaías tinha falado dessa fartura que Deus iria providenciar: “Vocês que não têm dinheiro, venham e comam!”. Um banquete de vida, Deus alimentando o seu povo, como no tempo do maná, também no deserto. Jesus pegou aquele pouco alimento e deu graças a Deus e começou a dividir os pães e depois os peixes e entrega-los aos discípulos que iam entregando ao povo. Um milagre da providência divina, a multiplicação dos pães e dos peixes. Todo mundo comeu e ficou satisfeito. Mandou ainda recolher as sobras em cestos.

O povo voltou para casa consolado pela atitude acolhedora e amorosa de Jesus, confortado por suas palavras e alimentado pelo pão abençoado, partido e distribuído por ele. Um banquete bem diferente do de Herodes. Lá, a corte celebrou a morte, sufocando a palavra de esperança que o profeta anunciava, pela qual convocava todos à conversão. No deserto, o povo celebrou a vida, no acolhimento de Jesus, em sua palavra de esperança e no pão repartido com todos.






Guardando a mensagem

Os encontros de multiplicação dos pães, nos evangelhos, nos prepararam para a Eucaristia, a Santa Missa. Na Santa Missa, celebramos o banquete da vida. O próprio Jesus acolhe com carinho o seu povo, conforta-o em suas necessidades, fala-lhes ao coração e o alimenta com o sacramento do seu próprio corpo e sangue. Continuamos a partir o pão, fazendo memória de sua vida entregue por nós, pão descido do céu para a vida do mundo. 

Eles não precisam ir embora. Vocês mesmos dêem-lhes de comer! (Mt 14, 16)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
nós te bendizemos por tua proximidade, por tua encarnação. Tu és o Deus maravilhoso que se fez um de nós, participante de nossa história humana, companheiro de dores e alegrias. Em ti, experimentamos como é imenso o amor do Pai por nós. Naquele encontro no deserto, com aquele povo tão numeroso que te procurou, celebraste um banquete de vida, enchendo o seu coração de alegria e esperança. Assim, experimentaram que o Reino de Deus tinha chegado, vencendo o banquete de morte da corte de Herodes. Concede, Senhor, que em nossas celebrações eucarísticas experimentemos o acolhimento, a solidariedade, a comunhão contigo e com os irmãos, ao acolhermos tua santa palavra e comermos do mesmo pão que és tu mesmo, para nos fortalecer no caminho da vida. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Essa linda celebração de Jesus multiplicando os pães no deserto para o seu povo foi como uma preparação para a Santa Missa. A Santa Missa, que nós também chamamos de Celebração da Eucaristia, é a Última Ceia que Jesus celebrou com os seus discípulos na quinta-feira santa. O evangelho vai nos educando para sermos fiéis à participação ativa na Santa Missa dominical. 

Comunicando

Nessa Semana, estou em São Paulo. Hoje e amanhã, à tarde, participo de programas na Rede Vida. Na quarta-feira, será na TV Aparecida. E na quinta-feira, pela manhã, na Canção Nova. 

Por favor, não esqueça. Hoje é dia de Segunda Bíblica. Assim, nos encontaremos às oito e meia da noite, no YouTube, Canal Padre João Carlos

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb 



29 comentários:

  1. Louvado seja Deus por termos um Sacerdote que nos ensina quem é o Caminho, A Verdade e A Vida! Obrigada Padre por sua explicação tão perfeita sobre o que é realmente muito importante pra nós! Fazer a escolha certa não é algo mágico ou muito fácil! As vezes e não são poucas, é doloroso demais! Mas desistir não é pra um cristão que deseja imitar os ensinamentos do Ressuscitado! Mesmo tendo consciência da sua vida de pecados, quem crê no Filho de Deus não fica prostrado, se levanta e tenta novamente! Muito mais que "Setenta vezes sete"! O Bom Deus o ilumine imensamente! Mais uma vez eu agradeço ao Bom Deus por sua vida, por seu Sacerdócio! Sua benção Padre João!🌹

    ResponderExcluir
  2. Anônimo4/8/25 05:33

    Bom dia padre João Carlos a sua benção eu hoje só quero agradecer a Deus pôr tudo que ele fez e faz e vai fazer em minha vida e de minha família e por da a vida de volta do meu filho Ronivaldo dos Santos Cerqueira gratidão gratidão gratidão senhor obrigada Amém 🕯️🕯️🙏🌹❤️🌻

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo4/8/25 11:21

      Gratidão é um sentimento justo

      Excluir
    2. Anônimo4/8/25 13:56

      Boa tarde Padre João Carlos. Parabéns pelo Dia do Padre! Que o Divino Espírito Santo esteja sempre em sua companhia ajudando-o na Caminhada!

      Excluir
  3. Anônimo4/8/25 06:23

    Bom dia! Obrigada padre João Carlos, pelo cuidado que o senhor tem em nos deixar tudo claramente, tão bem explícito para cada um.de nós. Que são Miguel Arcanjo conceda-lhe muita paz,saúde e acima de tudo resiliência. Sônia Lima Aldeia Jacaré de César PB.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo4/8/25 06:26

    Bom dia padre João Carlos sua benção até amanhã se Deus quiser 🙏🙏

    ResponderExcluir
  5. Anônimo4/8/25 06:56

    Bom diaa!! Glória à vós, senhor 🙏🕊
    Gratidão.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo4/8/25 08:07

    Bom dia Padre João Carlos. Que Deus nos abençoe. Obrigado pela sua dedicação ao Evangelho e a todos nós pelo seus comentários da Palavra todos os dias que muito nos ajuda a entender a missão de Jesus a todos nós

    ResponderExcluir
  7. CARMILTON JOSE BEZERRA4/8/25 08:10

    Bom dia!Glória a vós Senhor.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo4/8/25 08:28

    Bom dia padre, sua benção, agradecemos a Deus pelo pão de cada dia, amém.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo4/8/25 08:30

    Bom dia Pe João Carlos, sua benção. Que tenhamos fé , esperança, paz, saúde e força para enfrentarmos os obstáculos da vida a mim e a minha família, que Jesus Nosso pai Eterno Deus amado, nos abençoe e nos proteja de todo mal. Amém 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  10. Anônimo4/8/25 08:34

    Dom de Deus que nis alimenta pra vida.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo4/8/25 08:40

    Deus nunca desiste dos seus filhos

    ResponderExcluir
  12. Anônimo4/8/25 08:43

    Meu Pai Amado, muito obrigada por esse final de semana que foi maravilhoso de , alegria e muita paz.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo4/8/25 08:57

    Louvado seja Deus por colocar um servo como padre João Carlos, obrigada padre pela palavra o senhor nos insina

    ResponderExcluir
  14. José Lúcio de Araújo4/8/25 09:00

    Parabéns, Padre João Carlos pelo Bem que o senhor consegue tão bem expressar, e pela Alegria que nos contagia ao criar caminhos que nos levam a Cristo. Abraço

    ResponderExcluir
  15. Anônimo4/8/25 09:09

    Bom dia Padre João Carlos e a sua benção sobre todos nós!
    Hoje quero pedir a Deus que o abençoe de forma muito especial e todos os padres que desempenham com fé e sabedoria a missão que lhes foi confiada para continuar guiando as ovelhas e o povo de Deus aqui na terra como elos que nos levam ao caminho do céu . Parabéns pelo dia do padre !
    Caldas M.G.

    ResponderExcluir
  16. Anônimo4/8/25 09:54

    Glória a Vós Senhor 🙌🏼 bom dia 🌻 obrigada pela meditação da Palavra de Deus 🙏🏼

    ResponderExcluir
  17. Anônimo4/8/25 09:55

    FELIZ DIA DO PADRE 🌻🙌🏼🙏🏼🌻🕯️🕊️🤍 PAZ E BEM 🙏🏼🤍🕊️🕯️🌷🌻🌷🌻🌷🌻🌷🌻🌷🌻🌷🌻🌷🌻🌷🌻🌷🌻🌷🌻🌷🌻

    ResponderExcluir
  18. Anônimo4/8/25 10:16

    Hoje é dia do Padre!

    Todo dia é dia do padre.
    Mas é necessário que tenham um dia especial. Um dia para refletirmos o quanto nos ajudam. E o quanto devemos rezar mais por eles.
    Pe. João Carlos, que Deus o conserve sempre assim. Fiel e repleto de amor para dar.
    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  19. Anônimo4/8/25 10:41

    A sua benção Pe João Carlos e Deus o abençoe e continue abençoando o seu Ministério Sacerdotal! Feliz dia do padre!🙏

    ResponderExcluir
  20. Glória a Vós Senhor!
    Nesta passagem, Jesus nos dá mais uma vez, a prova de que se colocarmos nossa esperança, nossa fé em DEUS e confiarmos que Ele tudo pode, quando já não conseguimos por nós mesmos, se estivermos fazendo a vontade dEle não precisamos nos preocupar, pois sabemos que o Pai nos ama e tem o melhor para cada um de nós.
    Por isso que utilizou como exemplo, a multiplicação em um de Seus Milagres deixados por Jesus Cristo. Entendendo que a multiplicação dos pães e peixes foi para acreditarmos que o pouco com DEUS se torna muito, e tudo que precisamos e sermos obedientes às ordens do Senhor fazermos nossa parte que no mais virá através da Divina Providência, aquilo que nos é permitido, claro desde que seja certo, agrade a DEUS e não prejudique o próximo se pedirmos com fé, apresentarmos ao Pai das misericórdias é possível se multiplicar, pois tudo estará sendo consagrado e abençoado, Ele nos conhece melhor que nós mesmos, sabe e valoriza nosso esforço, nosso cansaço, na Sua compaixão sacia nossa fome, conhece nossas necessidades, assim podemos confiar que tudo se realizará através da sua infinita Misericórdia,.

    ResponderExcluir
  21. Anônimo4/8/25 11:12

    Bom dia ! Padre ! Gratidão por receber a mensagem todos os dias! Gratidão Sempre!

    ResponderExcluir
  22. Anônimo4/8/25 12:24

    Que meditação bonita , precisamos confiar nas providências divina

    ResponderExcluir
  23. Obrigada pela li da meditação Padre João Carlos. Obrigada Senhor por tudo. Peço saúde para mim e para todos e pela cura do meu netinho Bento. Aumenta sempre a nossa fé Senhor, amém.

    ResponderExcluir
  24. Obrigada pela li da meditação Padre João Carlos. Obrigada Senhor por tudo. Peço saúde para mim e para todos e pela cura do meu netinho Bento. Aumenta sempre a nossa fé Senhor, amém.

    ResponderExcluir
  25. Anônimo4/8/25 15:37

    Senhor Jesus Cristo, apenas agradecer ,obrigada por tudo e pendão e mesericordia, amém

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.