PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Joaquim e Ana, a geração dos que viram e ouviram.

Joaquim e Ana, a geração dos que viram e ouviram.




   26 de julho de 2025.   

Dia de São Joaquim e Santa Ana, pais da Virgem Maria

Dia dos Avós 

   Evangelho.   


Mt 13,16-17


Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 16“Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem. 17Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não viram, desejaram ouvir o que ouvis, e não ouviram”.


   Meditação.   


Felizes são vocês, porque seus olhos veem e seus ouvidos ouvem (Mt 13,16)


Esse trecho do evangelho foi lido recentemente. Mas, hoje, ele tem um sabor especial. É que faz referência aos festejados de hoje, São Joaquim e Santa Ana, pais de Maria e avós de Jesus.


O que será que as pessoas no tempo de Jesus estavam vendo e ouvindo? O que será que profetas e justos tanto desejaram ver e ouvir, e não conseguiram? Reposta: As coisas que estavam acontecendo com a presença de Jesus. O que Jesus estava anunciando: o Reino de Deus. O que eles estavam vendo? O Reino de Deus sendo inaugurado com a presença de Jesus. O que eles estavam ouvindo? A pregação do Evangelho do Reino.


E isso foi esperado por tanta gente, ao longo de séculos. Profetas e justos não conseguiram vê-lo. Mas, aquela gente estava presenciando o Reino de Deus que chegara. A boa notícia, o evangelho, é que o Reino chegou. Foi esse o anúncio de Jesus desde o início de sua atividade missionária: “O Reino chegou, convertam-se, creiam”. A presença de Jesus salvando, libertando, restaurando é o Reino acontecendo. Suas palavras, confirmadas por suas ações, estavam instaurando o reinado de Deus no meio do seu povo.


Como o povo do tempo de Jesus, nós também estamos tendo a chance de ver o Reino que está entre nós e de ouvir a pregação dessa boa notícia, o evangelho. E essa boa nova do Reino de Deus é uma comunicação que muda nossa vida, que dá novo sentido à realidade. Não é apenas uma notícia entre outras, uma manchete a mais. É a resposta que a humanidade ansiosamente estava esperando. É a presença e atuação do Messias que Israel acalentara em seus sonhos proféticos ao longo de séculos. É a revelação de algo maravilhoso: o Reino está ao nosso alcance, bate à nossa porta. Deus está cumprindo sua promessa: “Eis que faço novas todas as coisas”. É por essa razão que o Evangelho, em confirmação das palavras de Jesus, narra tantos milagres, curas, exorcismos. É o Reino se instalando como luz, saúde, paz, perdão.


Não se pode ficar indiferente diante desse anúncio da chegada do Reino. Essa boa nova nos pede uma resposta, nos propõe adesão, acolhida, conversão. Lembra o que Jesus falou? “O Reino chegou, convertam-se, creiam”. Conversão é mudar o foco e o rumo da própria vida, sintonizando-a com o Reino. Crer é acolher Jesus e o seu anúncio do Reino de Deus. Trata-se, então, de acolher Jesus, porque afinal a Palavra fez-se gente, o verbo se fez carne.


Quem tiver ouvidos para ouvir, ouça. Foi o que Jesus falou. Quem tiver ouvidos para ouvir. Significa que existe alguém que tem ouvidos, mas não escuta. Como ele disse, tem olhos, mas não vê. É que é possível não querer ouvir, não querer ver, rejeitar a boa notícia do Reino que chegou como salvação. Deus, que nos criou livres, respeita a nossa liberdade. O Reino não é uma imposição que nos anula, uma nova ordem que nos é imposta. Resta a liberdade da escolha ou da rejeição. Como diz o livro santo: “Diante de ti estão a vida e a morte. Escolhe!”. Ao amor de Deus manifesto em Cristo, só podemos responder com a fé e o amor. E não existe amor obrigado, adesão compulsória. Só na liberdade, a pessoa humana pode responder adequadamente à pregação do Reino.





Guardando a mensagem


Sendo hoje o dia dos pais da Virgem Maria, São Joaquim e Santa Ana, entende-se que a escolha desse evangelho é uma apreciação positiva da vida dos avós maternos de Jesus. É um elogio a eles. Seus olhos viram. Seus ouvidos ouviram. É que tem muita gente que tem olhos e não enxerga, tem ouvidos e não ouve. O Reino de Deus está acontecendo, hoje, na presença de Jesus evangelizando, consolando, instruindo, libertando as pessoas do mal.


Felizes são vocês, porque seus olhos veem e seus ouvidos ouvem (Mt 13,16)


Rezando a palavra


Senhor Jesus,

que os nossos olhos vejam a tua obra redentora em processo em nossa vida e em nossa história. Que os nossos ouvidos ouçam teu Evangelho a nos anunciar o tempo da graça e da reconciliação. Que, pelo exemplo luminoso dos pais de Maria Santíssima, São Joaquim e Santa Ana, nossos olhos contemplem na fé esse mistério maravilhoso de tua presença redentora entre nós. Senhor, te pedimos uma bênção especial para os nossos avós: o descanso eterno dos que já partiram  e, para os que caminham conosco, concede que, confortados pelo carinho dos filhos, dos netos e amigos, se alegrem na saúde e não se deixem abater na doença; que, revigorados com a tua graça, consagrem o tempo da idade madura a andar nos teus caminhos e a celebrar os teus louvores. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra


Hoje, reze pelos seus avós vivos ou falecidos. Deus conhece as necessidades deles.


Comunicando


Hoje, faço show no Congresso Nacional de Maria Auxiliadora, no Recife. O Congresso, organizado pela Associação de Maria Auxiliadora, a ADMA, reúne membros da família salesiana de todo o país.  

A reunião on-line dos que vão comigo na peregrinação de outubro ao Jubileu Mariano em Roma é no dia 1º de agosto, sexta-feira que vem. São dois grupos: um parte do Recife e o outro de Guarulhos, São Paulo. Desejando informações, faça contato pelo zap 81 9964-4899.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb






 

19 comentários:

  1. Sua bênção, Padre João Carlos!
    Quanta leveza, clareza e simplicidade em seus ensinamentos. Que Santa Ana e São Joaquim cubra o Senhor de Bênçãos hoje e sempre! Gratidão X Gratidão! Louvado seja, Nosso Senhor Jesus Crusto!

    ResponderExcluir
  2. Bença padre João Carlos ! Obrigado por nos alimentar todos os dias com a santa palavra de Deus

    ResponderExcluir
  3. Bom diaa. Glória a vós, senhor 🙏🕊
    Gratidão.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia! Paz e bem

    ResponderExcluir
  5. Obrigado padre joão carlos pela palavra é meditação da palavra.

    ResponderExcluir
  6. CARMILTON BEZERRA26/7/25 08:03

    Bom dia!Glória a vós Senhor.

    ResponderExcluir
  7. Que Deus abençoe todos os avós, derrame hj e sempre muita saúde e bênçãos de Deus.

    ResponderExcluir
  8. Senhor obrigada pelo dom da vida e pelo novo dia , obrigada pelo senhor existir e mim ensinar o caminho certo , amém

    ResponderExcluir
  9. Eu amo a história de São Joaquim e Santa Ana obrigada padre por fazer esse evangelho

    ResponderExcluir
  10. Mas Deus é meu Pai obrigado por tudo e por mais um dia. É em Jesus Cristo seu único filho que eu SIGO na certeza de que ELE é o CAMINHO e a VERDADE para um dia chegar a TI. Peço-lhe a recuperação de minhae de meu neto Antônio. Abençoe minha esposa Oriete, meus filhos noras e netos. Pe. João Carlos obrigado pela palavra chegar a mim. Amém 🙏

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padre, sua benção, quem tem ouvido ouça. Jesus deixou tudo as claras,basta ser inteligênte, usar a sabedoria, que ele mesmo nos dá, segui-lo de coração, quem perceverar até o fim, será salvo.amém.

    ResponderExcluir
  12. Sua benção padre João Carlos, reze pela minha família 🙏

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Pe João Carlos, sua benção. Que os nossos ouvidos ouçam o evangelho e que nossos olhos contemplem nossa fé, pelo mistério maravilhoso de Santa Ana e São Joaquim, Nesse dia dos avós, rezemos pelos nossos avós já falecido, que a luz eterna ilumine nossos avós. Jesus abençoe e nos ilumina a mim e a minha família, com saúde, felicidade, paz, fé e esperança. Seja bendito teu santo nome hoje e sempre amém 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  14. Obrigada pela meditação Padre João Carlos. Agradeço a Deus por tudo que nos dá e peço saúde para mim e toda minha família e para todos. Cura Senhor meu netinho Bento e minha mãezinha e aumenta sempre a nossa fé amém.

    ResponderExcluir
  15. Amém graças a Deus Jeová

    ResponderExcluir
  16. Peço sua benção PADRE JOÃO CARLOS, AMO SABER QUE TEMOS UM PADRE QUE DÁ PARA SENTIR QUANTO O SENHOR É verdadeiro na fé. Peço

    ResponderExcluir
  17. Glória a Vós Senhor!
    Quem de nós se pudéssemos não queria ter acompanhado Jesus Cristo de perto, vivendo Sua trajetória Seus ensinamentos, Seus exemplos, de Sabedoria, justiça, de um Amor infinito, em fim de vida de Santificação perfeita, né?
    Hoje ainda é possível, precisamos ser fiel a Sua Palavra, continuarmos obedientes a Seus mandamentos, e com uma fé renovada diariamente vivermos esse Amor, a caridade, a humildade, as virtudes e sermos perseverantes na oração. Assim estaremos dotados de Sabedoria e discernimento, decididos a viver sempre longe do pecado e protegidos pelo Pai das misericórdias, acompanhados pelo próprio Cristo vivo, Sua presença real, Corpo, Alma, Espírito e Santidade, Seu Espírito Santo que nos guia, nos protege e reina para sempre no meio de nós,.

    ResponderExcluir
  18. Gloria à Vós Senhor! 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  19. Gratidão por receber a meditação da Palavra todos os dias!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.