17 de maio de 2025
Sábado da 4ª Semana da Páscoa.
Evangelho
Jo 14,7-14
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 7“Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes”. 8Disse Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!”
9Jesus respondeu: “Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai”? 10Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras.
11Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. 12Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai, 13e o que pedirdes em meu nome, eu o realizarei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. 14Se pedirdes algo em meu nome, eu o realizarei.
Meditação.
Senhor, mostra-nos o Pai (Jo 14,8)
Foi o pedido do apóstolo Felipe. Jesus tinha avisado que estava indo para o Pai. Nós todos também queremos ir para o Pai: lá é o nosso endereço definitivo, o lugar da plenitude de nossa vida humana divinizada. E como chegar lá? Tomando o caminho certo. E que caminho é esse? É o próprio Jesus. Ele nos disse “eu sou o caminho, a verdade, a vida. Ninguém vai ao Pai, a não ser por mim”. Foi aí que Felipe fez esse pedido: “Senhor, mostra-nos o Pai e isso nos basta”.
De fato, Jesus nos revela o Pai, nos diz quem é ele, como ele nos ama, nos espera, nos perdoa, como o Pai do filho pródigo. Conhecer o Pai é antever o nosso futuro nele, é reconhecer que na comunhão com ele se realizam todos os nossos sonhos de felicidade, de imortalidade, de amor e liberdade. Só em Deus, saciamos por inteiro nossa sede de felicidade e plenitude. Se o encontramos, encontramos a fonte da vida, dele nós viemos. Encontrando-o, caminhamos com mais firmeza ao seu encontro. E o encontro com ele já é aqui e o será pleno e total na eternidade.
Jesus revelou que o Deus da Aliança é Pai. Não é só o criador. Ele é eternamente Pai em relação a seu Filho único. E o Filho é eternamente filho em sua relação com o Pai. Jesus revelou o Pai. O Pai se revelou em Jesus. Na compaixão de Jesus pelos sofredores e pelos pecadores, vemos o amor do Pai pelos seus filhos. O Pai nos amou com o coração de Jesus.
Jesus, caminho, verdade e vida, revela o Pai. Jesus está unido a ele, fala com ele diante de nós como um filho carinhoso e amado, ele nos leva ao Pai. Na parábola do filho pródigo, Jesus nos mostrou um pai respeitoso da nossa liberdade, paciente à espera de nossa volta, cheio de compaixão e amor ao correr para nos encontrar e abraçar ainda no caminho, generoso no perdão, festejando nossa volta e tentando convencer o irmão mais santo a nos acolher, mesmo tendo-lhe dado as costas.
Na oração que Jesus ensinou aos discípulos está uma relação amorosa e filial com Deus. Ele é o nosso Pai, a quem amamos de todo o coração. Ele conhece todas as nossas necessidades, ainda assim nós as apresentamos com toda confiança, já em ação de graças por sua proteção e por sua providência.
Guardando a mensagem
O pedido do apóstolo Felipe foi verdadeiro. Conhecer a Deus é tudo o que queremos. Deus é amor. Fomos criados por amor. Salvos por amor. Somos conduzidos pelo amor. Essa experiência de Deus misericordioso, amoroso muda a nossa vida. Jesus esclareceu a Felipe e nos esclarece hoje. Em suas palavras, em suas ações, em sua compaixão pelos sofredores podemos experimentar o Pai que nos fala, que cuida de nós, que nos ama. “Quem me viu, viu o Pai”.
Senhor, mostra-nos o Pai (Jo 14,8)
Rezando a palavra
Rezemos com as palavras de Jesus:
Pai Nosso que estais nos Céus,
santificado seja o vosso Nome,
venha a nós o vosso Reino,
seja feita a vossa vontade
assim na terra como no Céu.
O pão nosso de cada dia nos dai hoje,
perdoai-nos as nossas ofensas
assim como nós perdoamos
a quem nos tem ofendido,
e não nos deixeis cair em tentação,
mas livrai-nos do Mal.
Vivendo a palavra
Organizar o seu final de semana para dar prioridade à
Santa Missa do domingo já é sinal de compromisso com a Palavra que meditamos hoje.
Santa Missa do domingo já é sinal de compromisso com a Palavra que meditamos hoje.
Comunicando
Hoje é o 3º dia da Novena de Nossa Senhora Auxiliadora. O tema de hoje é Ser filhos - Obediência e dedicação. Hoje, vamos contar a história de Nossa Senhora de Guadalupe. Você já pode rezar a novena de hoje, acompanhando o vídeo que estou lhe enviando.
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb
Bom dia padre João Carlos a sua benção.obrigada pelas palavras que bela. Reflexão . gratidão Jesus por tudo
ResponderExcluirÓ Senhor! Como me sinto feliz com vós sempre comigo.
ResponderExcluirBom diaa!! Glória à vós, senhor 🙏🕊
ResponderExcluirGratidão!!
Obrigado Padre joão pela palavra. Tem ajudado muito. Bênção!
ResponderExcluirBom dia, como é gratificante ouvi e meditar junto ao Sr. Padre, palavra do Pai !!
ResponderExcluirBom dia padre João Carlos a sua benção que Deus continue nós abençoando e nós livrando de todo o mal Amém 🙏🌹❤️🌻
ResponderExcluirObrigado Padre João por interpretar tão sábias palavras do Nosso Pai e noa deixar, mais ainda, crente em Nosso DEUS.
ResponderExcluirFrancisca Netinha dos Santos
ResponderExcluirBom dia Padre, sua benção, sou de brejo santo Ceará, todos os dia acompanho sua meditação da palavra do Senhor. E envio para outras pessoas.
ResponderExcluirBom dia padre João Carlos
ResponderExcluirDeus lhe abençoe sempre
Bom dia padre , Deus nós abençoe a mim e meus filhos lucas e gabriel e afaste todo o mal de pertio deles e toda a minha familia , obrigada senhor por tudo e perdão pelo meus pecados .
ResponderExcluirBom dia padre João Carlos estou acompanhando suas mensagens através do PADRE JACOB que me envia todos os dias agradeço de coração a ele e ão senhor
ResponderExcluirBom dia Padre , ao receber a palavra me sinto cada dia mais abençoada!
ResponderExcluirGratidão Padre pela Palavra que recebo todos os dias! Me sinto amada e fortalecida!
ResponderExcluirAmém 🙌🙏
ResponderExcluirBoa tarde Pe João Carlos, sua benção, abençoa senhor Jesus Cristo e nosso Pai onipotente Deus eterno, e nos ilumina, com saúde,, felicidade, amor e fé a mim e a minha família. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏🙏
ResponderExcluirAmém!🙏🏽🙏🏽
ResponderExcluirAmém, Amém
ResponderExcluir