
20 de maio de 2025.
Terça-feira da 5ª Semana da Páscoa.
Evangelho.
Jo 14,27-31a
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 27“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo. Não se perturbe nem se intimide o vosso coração. 28Ouvistes que eu vos disse: ‘Vou, mas voltarei a vós’. Se me amásseis, ficaríeis alegres porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu. 29Disse-vos isto, agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós acrediteis.
30Já não falarei muito convosco, pois o chefe deste mundo vem. Ele não tem poder sobre mim, 31amas, para que o mundo reconheça que eu amo o Pai, eu procedo conforme o Pai me ordenou”.
Meditação.
Deixo-lhes a paz, a minha paz lhes dou. Mas não a dou como o mundo (Jo 14, 27)
Jesus nos dá a sua paz. O mundo também oferece a paz. Mas, Jesus nos dá a paz de maneira diferente, não como o mundo o faz. Que paz Jesus nos traz? Que paz o mundo nos dá?
As pessoas do antigo povo de Deus se saudavam ou se despediam com um Shalom. Shalom! É o desejo de saúde, harmonia, paz interior, calma, tranquilidade, bênção de Deus. Foi certamente essa saudação que fez Maria ao chegar à casa de Izabel. Essa saudação – Shalom – encheu o coração de Izabel de alegria e sua criança vibrou de satisfação no seu seio. Um shalom que manifesta a presença e o amor de Deus!
No tempo de Jesus, os romanos tinham dominado meio mundo e governavam os povos vencidos com uma dura legislação e com suas legiões de soldados. Também o Mar Mediterrâneo estava sob o controle dos romanos. Assim, se podia viajar por todo o mundo conhecido, sem fronteiras. Em todo o Império, reinava a paz, a pax romana. A pax romana era o resultado da total submissão dos povos e a cruel repressão a qualquer manifestação contra a ordem estabelecida. A paz do mundo é então a paz dos vencidos, dos dominados pelo mais forte. Como os romanos alcançaram a paz? Pelas guerras, pela invasão, pela repressão.
A paz de Jesus é de outra natureza. A sua obra foi a reconciliação. Estamos em paz com Deus e em paz entre nós. Ele fez as pazes entre nós e Deus, nos alcançando o perdão divino. Ele estabeleceu a paz entre o céu e a terra. No seu nascimento, cantaram os anjos: “Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por ele amados”. E como Jesus nos deu a paz? Dando a sua vida por nós, morrendo em nosso lugar, oferecendo-se a si mesmo em sacrifício de expiação por nossos pecados.
Quando Jesus realizou a sua obra, apresentou-se à comunidade dos discípulos com a saudação “A paz esteja com vocês”, um shalom especial. Realmente, ele nos deu a paz, nos reconciliando com o Pai, em sua cruz.
Na Missa, antes da comunhão, somos convidados a nos comunicar mutuamente a paz. E dizemos: “A paz de Cristo!”. É uma forma de realçar que estamos em comunhão uns com os outros, estamos na paz que Cristo nos alcançou. E é assim, reconciliados com o Pai e entre nós, que nos aproximamos da mesa santa da comunhão.

Guardando a mensagem
A pax romana foi alcançada com guerras e o esmagamento do inimigo. A paz de Jesus foi alcançada com a doação de sua vida em favor dos pecadores. Por sua cruz, fomos reconciliados com Deus. Agora, estamos em paz com Deus e com os irmãos. Na Missa, nos preparamos para a comunhão eucarística com Cristo, nossa paz, nos comunicando mutuamente a sua paz: é o nosso compromisso de viver reconciliados e de cultivar a paz em nossos relacionamentos.
Deixo-lhes a paz, a minha paz lhes dou. Mas não a dou como o mundo (Jo 14, 27)
Rezando a palavra
Rezemos com as palavras da Oração pela Paz na Santa Missa:
Senhor Jesus Cristo,
dissestes aos vossos apóstolos: “Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz”, Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima a vossa Igreja; dai-lhe segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós que, sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo. Amém.
Vivendo a palavra
Acolher a paz de Jesus é vencer a agressividade presente em nossa cultura. A paz é o dom pelo qual nos reconhecemos reconciliados com Deus e com os irmãos. Hoje, cultive atitudes cordiais, mesmo que você não receba o mesmo tratamento. Diga: bom dia, boa tarde, boa noite, com licença, por favor, me desculpe. Difunda a paz de Jesus ao seu redor.
Comunicando
Hoje é o 6º dia da Novena de Nossa Senhora Auxiliadora. O tema é Ser filhos - Sofrimento e cura. Vamos contar a história de Nossa Senhora das Dores de Kibeho. Está no Youtube. Siga o link que estou lhe enviando.
E a Segunda Bíblica de ontem foi um encontro pra lá de especial sobre o Livro dos Atos dos Apóstolos. Este encontro e os anteriores estão todos gravados no Youtube. É só você procurar o canal Padre João Carlos. Nunca é tarde para começar.
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb
Bom diaaa!!! Glória à vós, senhor 🙏🙏🕊🕊🕊
ResponderExcluirGratidão 🕊🕊
Bom dia ! Padre ,gratidão pela mensagem !
ResponderExcluirLouvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Para sempre seja louvado! A paz de Jesus Cristo para todos!
ResponderExcluirBom dia Padre. Que as bençãos do Senhor esteja com todos nós. Glória a vós Senhor 🙏🙏🙏
ResponderExcluirBom dia Padre glória a vós senhor.🙏🙏
ExcluirBom dia padres João Carlos que Deus abençoe o dia para todos nós na presença do espírito santo de Deus e a Virgem Maria que Deus te abençoe grandemente obrigado pela palavra que eu estou escutando os áudios que o senhor está mandando todos os dias só te agradeço obrigado obrigado obrigado fica na santa paz que Jesus é o amor de Maria ❤️🙏🤍🕊️
ExcluirBOM DIA.
ExcluirGlória a Vós Senhor!
ResponderExcluirNaquela época, nem mesmo os discípulos entenderam esta revelação e despedida, mesmo Jesus dizendo: ficai alegres porque Eu vou para o Pai, más Eu voltarei a vós.
Hoje sabemos que assim já estava acontecendo o Plano Perfeito de DEUS, selava se assim a nova e eterna aliança, concretização do humano e do Divino de Jesus Cristo, más irmãos, imaginemos a dor que ficou no coração de todos que o acompanhavam naquela época.
A mesma alegria que Jesus pediu que tivéssem, ainda pede que permaneçamos, quando por um motivo ou outro despedimos para a descanso eterno de algum parente ou ente querido, isto é que aceitamos, mesmo se nem tivermos a oportunidade de despedida e até muitas vezes sem entendermos, melhor dizendo que entregamos toda nossa confiança no Senhor, pois Ele sempre teve, tem e terá a razão de tudo e para tudo, Ele nos concede o melhor, desde que seja para nossa salvação ou a de alguém que está em nossa volta e depois como seus Apóstolos e seus discípulos constataram com o tempo, nós também iremos reconhecer e entender que era o melhor naquele momento que DEUS podia fazer por nós,.
Bom dia padre , Deus nos abençoe a mim e meus filhos lucas e gabriel , a iaz reine em minha casa e em minha família.
ResponderExcluirBom dia padre,eu pesso oração pela paz em minha casa,pois só tem discussão,nos ajudem em nome de JESUS
ResponderExcluirAmém! Amem🙏🏻✨🙏🏻👏🏻
ResponderExcluirObrigada, Pai!!
ResponderExcluirMeu Deus e meu Pai. Obrigado pela vida e pela PAZ que concedesse. Sou fiel a Jesus Cristo seu único filho porque ELE é o CAMINHO para um dia chegar a TI. Peço-lhe a recuperação de minha saúde. Abençoe minha esposa Oriete. Meus filhos, noras e netos. Pe. João Carlos interceda por mim junto a Jesus Cristo, para que minha fé seja maior e constante e obrigado pela palavra chegar a mim. Amém 🙏
ResponderExcluirFim da TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO em breve com o papa Leão XIV
ResponderExcluirGraças a Deus!!
Glória a Vós Senhor ❣️🙏🏼🙌🏼❣️🌻🌹🌻🌹 bom dia 🌻 Paz e Bem 🙌🏼🌹🤍🕊️ sua benção Padre João Carlos 🙏🏼
ResponderExcluirLouvado seja Deus 🙏
ResponderExcluirBom dia Pe João Carlos, sua benção. Que a paz esteja sempre conosco, nos abençoando e nos protegendo de todo mal. Com saúde, feliz, paz e fé a mim e a minha família. Que paz esteja sempre com todos nós Pe João Carlos. Amém 🙏🙏🙏🙏
ResponderExcluirA Paz está sempre presente nos nossos corações.Amém
ResponderExcluirUma noite abençoada a todos e obrigada Senhor por tudo que nos dás. Hj peço em especial pelo meu irmão Estevam. Protege-o de todas as maldades do mundo e aumenta sempre a nossa fé amém.
ResponderExcluir