PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Diálogo ou audiência?

Diálogo ou audiência?



  11 de março de 2025.  

Terça-feira da 1ª Semana da Quaresma


   Evangelho  

Mt 6,7-15

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7“Quando orardes, não useis muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por força das muitas palavras.
8Não sejais como eles, pois vosso Pai sabe do que precisais, muito antes que vós o peçais. 9Vós deveis rezar assim: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; 10venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como nos céus. 11O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. 12Perdoa as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, 13e não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal.
14De fato, se vós perdoardes aos homens as faltas que eles cometeram, vosso Pai que está nos céus também vos perdoará. 15Mas, se vós não perdoardes aos homens, vosso Pai também não perdoará as faltas que vós cometestes”.



   Meditação   

Vocês devem rezar assim (Mt 6, 9)

Nossa caminhada quaresmal chega hoje ao sétimo dia. E o tema para nosso crescimento hoje é a Oração. O Pai Nosso é mais do que uma oração. É uma escola de oração. É como um discípulo ou uma discípula deve rezar, sempre. No Pai Nosso, podemos encontrar as quatro características da oração dos discípulos do Senhor.

A primeira característica é que é feita com intimidade e confiança em Deus. Não se trata de uma audiência de um servo com seu patrão. Trata-se do diálogo amoroso entre pai e filho ou filha. Por isso, Jesus ensina a invocar a Deus como “pai”, “Pai Nosso”. Esse modo de falar com Deus era inteiramente novo na história do seu povo. Falar com Deus com intimidade e confiança. No sermão da montanha, Jesus chamou a atenção dos discípulos para não imitarem os fariseus, nem os pagãos. Em contraposição ao exibicionismo dos fariseus e mestres de lei, Jesus os orientou a proceder como um filho que conversa com seu pai ou sua mãe, a portas fechadas no seu quarto. Nunca imitar os pagãos nesse assunto da oração, recomendou Jesus. Eles recorrem à força de muitas palavras para serem ouvidos. O Pai já está sabendo de nossas necessidades antes que abramos a boca. Intimidade e confiança em Deus. É a primeira característica.

A segunda característica da oração cristã, sublinhada no Pai Nosso, é que ela busca, em primeiro lugar, a glória de Deus. É quando a oração vira louvor, adoração. Os primeiros pedidos do Pai Nosso, no evangelho de São Mateus, referem-se a Deus, buscando a sua honra e a sua glória. “Santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu”. São três pedidos, todos dirigidos à glória de Deus: a santificação do seu nome, a vinda do seu Reino, a realização de sua vontade. Buscar, em primeiro lugar, a glória de Deus. É a segunda característica.

A terceira característica da oração cristã é o pedido a Deus pelo nosso bem temporal e espiritual. É o que nós precisamos para viver com dignidade e em santidade. No Pai Nosso, são quatro os pedidos em nosso favor. “O pão nosso de cada dia, nos dai hoje. Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. Não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal”. O pão de cada dia, o perdão dos pecados, a vitória sobre a tentação e a libertação do mal. O ‘pão de cada dia’ compreende o emprego, o trabalho, o alimento, a segurança... São as necessidades de nossa sobrevivência. Mas, nem só de pão vive o homem. Também precisamos do perdão dos pecados e da restauração da vida, a partir da conversão e do crescimento do homem novo. Igualmente, precisamos da vitória sobre a tentação e a libertação do mal. A busca do nosso bem é a terceira característica.

A quarta característica da oração cristã é o compromisso. Nos três primeiros pedidos do Pai Nosso, desejando a glória de Deus, na verdade estamos nos comprometendo em santificar o seu nome, acolher o seu Reino, realizar a sua vontade. Nos quatro pedidos em nosso favor, não estamos delegando tudo a Deus, para ficar de braços cruzados esperando ele agir. Reconhecendo a mão de Deus em nossa vida, estamos nos comprometendo a ganhar o pão de cada dia com o nosso trabalho, a nos esforçar no caminho da conversão e do perdão aos nossos agressores, a fugir das ocasiões de pecado e a lutar contra o mal. A oração nos compromete. Compromisso é a quarta característica.





Guardando a mensagem

Em nossa caminhada quaresmal, somos hoje instruídos por Jesus sobre a Oração. Ele ensinou o Pai Nosso, uma verdadeira escola de oração. Nele, encontramos as quatro características da oração dos discípulos do Senhor: intimidade e confiança em Deus, busca de sua glória, busca do nosso bem e o compromisso em realizar a sua vontade.

Vocês devem rezar assim (Mt 6, 9)

Rezando a palavra

Rezemos como Jesus nos ensinou:

Pai nosso que estás nos céus,
santificado seja o Vosso nome.
Venha a nós o Vosso Reino.
Seja feita a Vossa vontade,
assim na terra como no Céu.

O pão nosso de cada dia nos dai hoje.
Perdoai as nossas ofensas
assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido.
E não nos deixeis cair em tentação,
mas livrai-nos do mal.

Amém.


Vivendo a palavra

A dica de hoje está evidente: rezar o PAI NOSSO, bem rezado. Eu sei, eu sei que você já reza bem. Mas, pode rezá-lo ainda melhor. Reze com atenção ao que está dizendo. Reze deixando espaço para o Espírito Santo rezar em você.

Comunicando


Realizamos, ontem, o nosso primeiro encontro 
da Segunda Bíblica deste ano, no YouTube, sobre o Livro dos Atos dos Apóstolos. Começamos bem, com a graça de Deus. Será uma série de 38 encontros, até o final do ano. Se você não participou do encontro, vale a pena conferir. Mesmo estando aberto pra todo mundo participar, lembro que inscrevendo-se você tem acesso ao grupo de estudo no WhatsApp, ao material de estudo de cada encontro, do ebook da programação, etc. Então, continuo convidando você para estudar conosco a Palavra de Deus. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb






14 comentários:

  1. Profunda e magnífica reflexão 🙏!

    Louvado seja Deus 🙏!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia padre João Carlos a sua benção que Deus continue nos abençoando hoje e sempre obrigada por nós ensinar a caminho no caminho de Deus gratidão Amém 🙏🌹❤️🌻

    ResponderExcluir
  3. Uma bela reflexão obrigada padre.gloria a vós senhor

    ResponderExcluir
  4. Glória ao Senhor meu Deus Unico

    ResponderExcluir
  5. Pé. João Carlos, muito grato pela clareza de mensagem. Oremos ao Espírito Santo para que continue lhe iluminando nessa sua missão evangelizadora.

    ResponderExcluir
  6. Glória a Vós Senhor!
    Como DEUS sabe de tudo, até mesmo antes de nós pensarmos Ele já sabe a resposta, então o que nas nossas orações não pode faltar é a sinceridade das palavras no diálogo que vem do coração, por isso a necessidade de nos purificar a cada dia, aumentar a intimidade com DEUS cada vez mais, conforme o próprio Jesus já nos ensinou com o exemplo das palavras na oração universal, Pai nosso, onde inicialmente exaltamos a DEUS e a tudo que criaste, a Palavra, agradecemos pelo alimento que nos sustenta, clamamos o Reino Celeste na Terra e prometemos obediência, nos redimindo reconhecendo sermos totalmente dependentes da Graça, assim falhos, pecadores e arrependidos pedimos perdão das nossas imperfeições, desta forma também assumimos que iremos perdoar nossos irmãos, depois completando pedimos livramento e proteção de todo mau, por fim dizemos amém, para confirmar que seja realizado tudo de acordo com a vontade do Pai, confirmando que cremos e concordamos com tudo e em tudo, com o nosso Sim,.

    ResponderExcluir
  7. O senhor e meu pastor nada mim faltará

    ResponderExcluir
  8. Padre João Carlos, sou brasileira e moro com minhas filhas Daniela e Cecília em Portugal 🇵🇹. Recebo todos os dias as orações publicadas por você e essas são as minhas orações em família que nos renova e fortalece a nossa fé através da linda e significativa evangelização todos os nossos dias. Obrigada por tudo e por tanto. Que Deus lhe abençoe Sempre

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre João Carlos só gratidão encontro de ontem foi maravilhoso amei tenha um ótimo dia abençoado pra senhor sua equipe

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Pe João Carlos. Sou Helena Pereira, missionário Leiga de Guarulhos atualmente em missão n̈a prelazia de Tefé Amazonas. Louvado seja Deus por tanta inspiração, que o sustente em sua vocação de evangelizador!

    ResponderExcluir
  11. Padre João Carlos, a sua bênção!
    Comecei recebendo de uma amiga o Evangelho diário com a sua explicação e estou amando. Hoje já faço parte de um grupo seu e também da Comunidade e recebo diariamente! Agradeço a Deus por isto. Também me inscrevi no estudo dos Atos dos Apóstolos. Tudo é bênção de Deus! Obrigada Senhor! Obrigada Padre João Carlos.

    ResponderExcluir
  12. Meu Deus e meu Pai obrigado pela graça que recebo de TI e é em seu filho Jesus Cristo que eu sigo pois é ELE o meu porto seguro. Peço -lhe a recuperação de minha saúde. Abençoe minha esposa, filhos, noras e netos. Pe. João Carlos interceda por mim junto a Jesus Cristo e obrigado pela palavra chegar a mim.. amém 🙏

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Pe João Carlos, sua benção, que Deus nos ajude nossas esperanças, nossas lutas, saúde , felicidade, paz e muita fé, rezando o Pai Nosso sempre com esperança em Nosso Pai Celestial, nos abençoando e nos protegendo de todo mal, a mim e a minha família.Seguindo minha quaresma , fazendo o jejum, orações, abstinência de carne nas sexta-feira, com fé para conseguir o meu desejo. Que Deus ilumine nosso Pe João Carlos sempre. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  14. Que possamos realizar a cada dia mais a santa vontade do Pai. Que a cada dia compreendamos os sete pedidos na oração e que estamos firmes e fortes, gratidão Pai!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.