PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Eu quero seguir Jesus.

Eu quero seguir Jesus.



21 de maio de 2024

  Terça-feira da 7ª Semana do Tempo Comum.  



  Evangelho. 


 Mc 9,30-37

Naquele tempo, 30Jesus e seus discípulos atravessavam a Galileia. Ele não queria que ninguém soubesse disso, 31pois estava ensinando a seus discípulos. E dizia-lhes: “O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens, e eles o matarão, mas, três dias após sua morte, ele ressuscitará”.
32Os discípulos, porém, não compreendiam estas palavras e tinham medo de perguntar. 33Eles chegaram a Cafarnaum. Estando em casa, Jesus perguntou-lhes: “Que discutíeis pelo caminho?” 34Eles, porém, ficaram calados, pois pelo caminho tinham discutido quem era o maior.
35Jesus sentou-se, chamou os doze e lhes disse: “Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!” 36Em seguida, pegou uma criança, colocou-a no meio deles, e abraçando-a disse: 37“Quem acolher em meu nome uma dessas crianças, é a mim que estará acolhendo. E quem me acolher, está acolhendo, não a mim, mas aquele que me enviou”.



  Meditação.  


O que voc
ês estavam discutindo pelo caminho? (Mc 9, 33)

Jesus estava se dedicando à formação dos seus discípulos. Depois de um tempo de muita efervescência, ele foi se afastando daquelas multidões que viviam atrás dele. Era importante preparar os discípulos para os próximos acontecimentos. E para continuarem a missão, depois que ele se fosse. É muito importante perceber esse investimento de Jesus em tempo, atenção e formação das lideranças do seu movimento.

Mas, a perspectiva de Jesus não está sendo compreendida pelos discípulos, naquele momento. Jesus está pensando na sua entrega total, como servidor. Ele se explica dizendo que será entregue, será morto e ressuscitará ao terceiro dia. O auge do seu caminho será a morte e a ressurreição.

Os discípulos estão num pensamento muito diferente do de Jesus. Estão pensando em cargos, em privilégios. O auge do seu caminho não é a morte, a entrega total. O auge do seu caminho é a ascensão ao poder. No caminho, eles estão discutindo sobre quem será o maior, quem terá cargos mais prestigiados e maior participação no poder. Jesus quer ser o menor. Eles disputam sobre quem será o maior. Jesus está fazendo um caminho. Eles querem fazer carreira, não um caminho.

Essa incompreensão dos discípulos, alimentando um projeto bem diferente do de Jesus, fica clara nas palavras que aparecem no texto: eles não compreendiam, tinham medo de perguntar, ficaram calados quando Jesus perguntou sobre o que estavam conversando no caminho.

O evangelista informa que Jesus se sentou (sinal de que iria ensinar, sentado era a posição do Mestre). Sentou-se, chamou os doze e lhes disse: 
“Se alguém quiser ser o primeiro, seja o último de todos e aquele que serve a todos”Foi quando Jesus pôs uma criança no meio deles e a abraçou. E disse que quem a recebesse em seu nome, o estaria acolhendo.

Além do sentido habitual que já damos a esse episódio, podemos pensar também que acolher Jesus como se acolhe uma criança é aproximar-se dele, desinteressadamente. Nós sempre nos aproximamos dele interessados em alguma coisa. Acolher Jesus é identificar-se com ele, partilhar o seu sonho e o seu compromisso de serviço até à entrega da própria vida.




Guardando a mensagem

Nós, discípulos de hoje, continuamos a pensar e agir como os primeiros discípulos de Jesus. É que estamos mais facilmente de acordo com o espírito do mundo do que com o espírito do evangelho. Nas famílias, nas comunidades, na Igreja, estamos sempre disputando cargos, procurando os privilégios do poder ou alimentando essas disputas em nosso meio. Jesus se colocou, entre nós, como servidor. O seu caminho foi o do serviço, até a entrega de sua vida. Como seus discípulos, nossa vocação é o serviço. Somos servos uns dos outros, não senhores. É assim que devemos acolher Jesus, como servo. É assim que precisamos imitá-lo, como servidores.

O que vocês estavam discutindo pelo caminho? (Mc 9, 33)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
nós entendemos bem o que se passava na cabeça daquele teu primeiro grupo de seguidores. Nós vivemos tentados da mesma forma. O poder nos encanta. Não somente queremos ser os tais, mas nos sentimos atraídos por quem é, humanamente, grande e poderoso. Valorizamos, em primeiro lugar, os cargos prestigiados na sociedade e na Igreja. E desprezamos as profissões aparentemente humildes, as funções aos nossos olhos mais simples. Tens que ter muita paciência conosco, Senhor. Nem sempre te acolhemos como servidor, preferimos te aplaudir como rei e dominador. E assim, nos dispensamos de seguir o teu caminho de serviço e entrega amorosa até o fim. Que a tua palavra hoje soe como um forte convite à nossa conversão. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Novena de Nossa Senhora Auxiliadora

Estamos no sétimo dia da novena de Nossa Senhora Auxiliadora. O tema de hoje é "Com Maria, amemos a Igreja de Cristo”. 

Aos pés da cruz, Maria se torna mãe da Igreja. Ali, ela nos recebeu como seus filhos. “Mulher, eis aí o teu filho”. No cenáculo, perseverando em oração, com os apóstolos e os discípulos e discípulas de Jesus, acolheu com toda a Igreja o Espírito Santo prometido. Como mãe, em todas as gerações, vem acompanhando e protegendo a grande família de Jesus, a sua Igreja. De maneira especial, tem sido mãe e auxiliadora do Papa, dos bispos e de todos os servidores do Povo de Deus.

Saudemos a Virgem Auxiliadora:

Ó Maria, Virgem poderosa, Tu, grande e ilustre defensora da Igreja, Tu, Auxílio maravilhoso dos cristãos, Tu, terrível como exército ordenado em batalha, Tu, que só destruíste toda heresia em todo o mundo: nas nossas angústias, nas nossas lutas, nas nossas aflições, defende-nos do inimigo; e na hora da morte, acolhe a nossa alma no paraíso. Assim seja.

Escreva sua cartinha a N. Senhora e mande-a pelo WhatsApp 81 3224-9284.  Nós a levaremos ao Santuário Basílica de N. Senhora Auxiliadora de Jaboatão, na peregrinação do próximo dia 24. 

24 de maio – na casa da mãe!

Comunicando

Começou ontem a 2a. Etapa do nosso estudo bíblico sobre o Livro do Profeta Ezequiel. Mesmo que você não tenha participado da 1a. Etapa, vai poder participar com facilidade deste novo módulo. No encontro de ontem, fizemos um resumão dos 10 encontros que tivemos na etapa anterior. O estudo bíblico bem facilitado é uma oportunidade para o seu crescimento cristão. Eu acho que você não devia deixar pra lá. O encontro ficou gravado no Youtube e estamos apenas começando a nova etapa. Você pode revê-lo nesta semana, na hora em que estiver mais livre. Inscreva-se, gratuitamente, nesta nova etapa, usando o formulário enviado ou pelo whatsapp 81 3224-9284. Continuo esperando por você.


Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

18 comentários:

  1. Bom padre João Carlos
    Que hoje nos podemos si glorificar ao pai.
    Pedi livramento, proteção dos perígos das maldades do mundo que o espírito não abençoe a Reza sem secar
    Abençoe pai minha casa minha família meus terço dos homens e meus negócios amém

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém

      Excluir
    2. Amém ao evangelho que Deus, em nome de Jesus, nos abençoe e fortaleça a nossa fé. Fortaleça os irmãos vítimas das tragédias que ocorrem no mundo inteiro., para que possam suportar suas emoções materiais e espirituais

      Excluir
  2. Bom dia quero SP agradecer por essa maravilhosa oração

    ResponderExcluir
  3. Glória a Vós Senhor!
    Em mais uma vez, Jesus valoriza os humildes de coração, nos alertando que quem quiser ser o primeiro nas situações adversas da vida, deverá ser o último.
    Naquele tempo com os discípulos e ainda hoje conosco, o mundo dá valor para os primeiros, aqueles mais destacáveis, mais estudados, os que falam várias línguas, os que adquiriram conhecimentos, falam e se expressam pouco, mas infelizmente muitos não buscaram Sabedoria, aqueles que tem Status e zelam por um emprego de aparência, mas infelizmente muitos não se preocupam com os mais pobres e subordinados, se vestem bem e tem sobrenomes conhecidos, mas sem piedade, sem compaixão alguma, resumindo Jesus nos adverte mais uma vez, desta forma" estarão acabando com os sentimentos e valorizando cada vez mais a razão".
    O Cristão autêntico deve ir contra a correnteza dos valores do mundo, dando exemplos e mostrando aos nossos filhos, a geração futura e aos irmãos da sociedade que devemos sempre servir de todas as formas, e o entendermos que o que se deve dar maior maior valor é fazermos as coisas que nos fazem fazer a vontade de DEUS, na bondade e na caridade viver em comunidade a simplicidade em comunhão com os mais necessitados, sermos piedosos, praticar a misericórdia e viver o Reino aqui, até merecermos o Céu para o descanso eterno,.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre , Deus nós abençoe, senhor saúde e perdão pelos meus pecados e peco também saúde e proteção e livramento para mim e meus filhos Lucas e Gabriel vós proteja e obrigada por tudo que eles tem , proteja toda a minha família em especial meu irmão nenem a saúde dele que ele fique curado em nomevde jesus eu creio o milagre vau acontecer em fim portoda a minha família, amém

    ResponderExcluir
  5. SENHOR JESUS,! Te peço benção sobre Fabrício e Cida para que busquem reconciliação em teu nome. Agradeço a vida. Amém

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São José aumenta minha fé 🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻

      Excluir
  6. Quero falar com o padre João Carlos

    ResponderExcluir
  7. Obrigado padre pela sua disponibilidade de podermos ,,ouvir a grande mensagem biblica, todos os dias,que Deus o abençoe

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Pe João Carlos, sua benção, que Deus e Nosso Senhor Jesus Cristo e Nossa Senhora Auxiliadora, abençoe e nos proteja de todo mal, com saúde, paz, união e fé a mim e a minha família. Que Deus abençoe nosso Pe João Carlos em sua infinita bondade. Amem 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Padre! Deus conosco. Gostaria de orações por todos os irmãos, em especial nesse momento por minha saúde e de toda a minha família.

    ResponderExcluir
  10. Como fazer para sair do anonimato?

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Senhor Te agradeço por tudo que nos dás todos os dias e peço saúde para mim e toda minha família, filhos, netos, genros e nora e todos enfim. Peço TB pelas pessoas do Rio Grande do Sul para q essa tragédia acabei e q possam reconstruir suas vidas. Protege o meu filho e todos os seus companheiros q estão tentando voltar do Rio Grande do Sul depois da missão cumprida como bombeiros. Aumenta sempre a nossa fé amém.

    ResponderExcluir
  12. Amém, bom dia 🌻 sua benção 🙏

    ResponderExcluir
  13. Deus de toda bondade e paciência, eu LHE agradeço pela vida do Beato Padre Manuel Gonzáles. Contudo, me conceda a graça para fugir do pecado, do mal, da soberba, da cobiça e da inveja. Me conceda a graça para rezar santamente. Me conceda a graça para que eu seja uma boa morada no Espírito Santo. Me conceda a graça para seguir o caminho do discipulado, do serviço, da compreensão, da evangelização, da humildade, da alegria, da penitência, da caridade, da hospitalidade, da ressurreição, da santificação, da purificação e da obediência. Me conceda a graça para vencer o medo, o sofrimento e a tristeza. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  14. Jesus aumenta minha fé Marcelo 🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻

    ResponderExcluir
  15. EVANGELHO – MARCOS 9,30-37.
    Autor: Vicente Furtadópolis
    Autor: 21 de maio de 2024
    Terça-feira da 7ª Semana do Tempo Comum.
    .
    .
    Jesus e os seus discípulos
    Atravessavam a Galiléia
    Ele os ensinava dizendo
    Serei traído, e após a ceia
    Os homens me matarão
    Três dias após me verão
    Reunidos em assembleia...
    .
    Sexta-feira três e meia
    Em uma cruz serei pregado
    Não digam nada a ninguém
    Serei cuspido, ultrajado
    Espancado e mui ferido
    E todos serão redimidos
    Por minha morte dos pecados...
    ,
    Os discípulos assustados
    Fingiram compreender
    O que lhes disse Jesus
    Por certo sem entender
    Como, morto e enterrado
    Voltar, ser ressuscitado
    Depois de três dias morrer?...
    .
    No caminho a percorrer
    Jesus os observava
    Que cochichavam entre si
    Viu que algo os incomodava
    Chegando em Cafarnaum
    O mestre chamou cada um
    Indagou o que questionavam
    .
    Com medo se entreolhavam
    E Jesus, manso, um cordeiro
    Arguiu lhes dizendo assim
    Quem quiser ser o primeiro
    Vejam o que faço, observem
    Sejam o ÚLTIMO, o que serve
    Melhor ser o derradeiro...
    .
    Então, os que serão meus obreiros
    Vejam aqui essa criança
    Colocou no meio deles
    Símbolo de eterna aliança
    Aqueles que acolherem a elas
    Acolherão ao Pai, e lhes assela
    E terão minha confiança...

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Simão, tu me amas?

04 de maio de 2025   3º Domingo da Páscoa.     Evangelho.   Jo 21,1-19 Naquele tempo, 1Jesus apareceu de novo aos discípulos, à beira do mar...

POSTAGENS MAIS VISTAS