PE. JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO : OS DOIS MANDAMENTOS

20200604

OS DOIS MANDAMENTOS

Tu não estás longe do Reino de Deus (Mc 12, 34)

04 de junho de 2020.



Nem todas as perguntas feitas a Jesus vinham de gente maldosa e mal intencionada. Dessa vez, parece que o mestre da Lei estava querendo, de verdade, uma opinião de Jesus. O que ele queria saber era o seguinte: Qual era o primeiro de todos os mandamentos? Os mestres da Lei tinham uma lista de centenas de mandamentos, era coisa que não se acabava mais. Era comum, naquele período, círculos de discussão sobre a Lei, ao redor de algum ilustre mestre. Basta você lembrar que Jesus, quando tinha doze anos, acabou ficando no Templo, e não seguiu com a família na volta da peregrinação da Páscoa. Claro, ficou entretido nas rodas de discussão com os mestres da Lei. Ele mesmo fazia perguntas.

Bom, a pergunta do escriba era sobre o primeiro dos mandamentos. Vamos ver o que Jesus respondeu. Jesus, como bom judeu, recitou um texto do livro do Deuteronômio. ‘O primeiro mandamento é este: “Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força”. É a oração do Shemá que todo judeu recitava diariamente. E Jesus acrescentou: ‘O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo!’ Também este mandamento estava na Escritura. ‘Não existe outro mandamento maior do que estes’, disse Jesus.

O que será que o mestre da Lei achou da resposta de Jesus? Antes de considerar a reação dele, vamos pensar mais no que Jesus falou. A pergunta, qual era? Qual o primeiro dos mandamentos, o mais importante. E Jesus respondeu com dois mandamentos. O primeiro e o segundo, notou? Amar a Deus e amar o próximo. Aproximou os dois, juntou os dois. Uma coisa não pode ser desligada da outra. Como escreveu São João na sua primeira carta: “Quem diz que ama a Deus que não vê e não ama o seu irmão que vê, é um mentiroso”. Podemos dizer que o fundamento disso é que Deus nos ama, infinitamente. É o que explica o seu relacionamento com Israel. Deus ama o seu povo, o protege, o livra dos inimigos, o guia. Ele fez uma aliança com o seu povo, uma aliança de amor.

Agora, vamos ver a reação do mestre da lei que fez a pergunta. Ele ficou satisfeito com a resposta de Jesus. “Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste: Ele é o único Deus e não existe outro além dele. Amá-lo de todo o coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios”. Ele estava de acordo com a resposta de Jesus. E tirou logo uma conclusão: Quem ama assim a Deus e ao próximo faz uma coisa maior do que o culto feito com os sacrifícios no Templo.

Jesus ficou admirado com o mestre da Lei. “Tu não estás longe do Reino de Deus”. Reconheceu que ele estava no caminho do Reino, do evangelho que ele estava anunciando. De fato, a pregação de Jesus era sobre o amor de Deus pelos seus filhos. O verdadeiro culto a Deus tem a ver também com o amor aos irmãos. Na história que Jesus contou do ‘bom samaritano’, os homens que oficiavam o culto do Templo, oferecendo os sacrifícios e holocaustos de animais passaram ao largo quando viram o homem necessitado caído na estrada. O samaritano, alguém que não frequentava o Templo, realizou o maior culto a Deus, amando o seu próximo, acudindo o homem assaltado.

Guardando a mensagem

O mestre da Lei queria saber qual era o maior mandamento. Amar a Deus e amar o próximo. Um leva ao outro. Deus nos ama. Nós, em resposta, o amamos e amamos o nosso semelhante. O mestre da Lei pensava igual a Jesus. Os dois mandamentos se completam, são interfaces da mesma realidade. O culto no Templo e o serviço na rua. A oração e a caridade.

Tu não estás longe do Reino de Deus (Mc 12, 34)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Hoje vamos recitar contigo, o Shemá, a oração diária do teu povo: “Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força”. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém. 

Vivendo a Palavra

No seu diário espiritual (ou no seu caderno de anotações) responda a esta pergunta: O que, na sua vida, mostra que você está amando a Deus de todo o coração e amando o seu próximo como a si mesmo, como a si mesma?

Hoje, presido a Santa Missa às 11 horas, com transmissão pelas redes sociais: youtube, facebook, instagram e o aplicativo Tempo de Paz. Vou rezar por você e sua família. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

18 comentários:

  1. Anônimo4/6/20 01:44

    .











    AINDA HÁ VAGAS!!!
    *Recebam & compartilhem diferentes versões para homilias do Santo Evangelho elaborado por diversos Padres, diariamente, no seu aparelho celular e por todas as madrugadas e manhãs; em texto, em vídeo e em áudio pela minha "LISTA DE TRANSMISSÃO DO WHATSAPP"!*

    A numerosa divulgação de notícias oficiais da vossa Igreja Católica Apostólica Romana, bem como orações & grupos de orações, missas on-line e artigos relacionados, também estarão inseridos na rotina diária. São dezenas de compartilhamentos!

    Para ser um beneficiário/ compartilhador, bastará enviar "EVANGELHO DIÁRIO + NOME COMPLETO" para meu WhatsApp e não se esqueça de registrar o meu número na sua agenda de contatos:
    - 11 99715-5319 (Jonas)

    - "COMPARTILHEM OS ARTIGOS DA VOSSA IGREJA PELAS REDES SOCIAIS ATÉ QUE ELES SE TORNEM VIRAIS!"

    Obs: Perfis de usuários sem alguma imagem no avatar não serão aceitos!

    *_TUDO COM JESUS CRISTO/ NADA SEM MARIA SANTÍSSIMA!_*











    .

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Padre João! Obrigada por tão simples explicação que me ajuda a cumprir os mandamentos do Senhor Nosso Deus! Embora eu saiba como estou longe de realizar a vontade de Deus! Mas não desisto de recomeçar a cada dia! Amar "virtualmente" parece muito fácil, principalmente nesses tempos difíceis da pandemia! Porém amar todos os dias, convivendo com os desafios de se aceitar e aceitar o próximo , exige muito mais que palavras! Exige atitudes que transformam vidas! Como gostaria de de escutar tais palavras: "Tu não estais longe do Reino de Deus"! Deus o abençoe imensamente!🌹

    ResponderExcluir
  3. Desculpe se estiver enganada, mas a intenção do mês de junho para rezarmos ainda é a mesma do mês de maio!🌹

    ResponderExcluir
  4. É sempre gratificante ouvir a Palavra de Deus e ouvir a sua reflexão! Que o Espírito Santo seja sempre a Luz que te guia, pois precisamos muito desse alimento diário. Grande abraço, querido Padre João Carlos.

    ResponderExcluir
  5. Amém padre João Carlos bom dia, obrigada pelas suas palavras tão lindas.

    ResponderExcluir
  6. Amém glória a vós senhor

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo dia abençoado e iluminado que papai do céu te proteja 🌟😇🌹💕
    Bendirei o senhor por toda minha vida, merece toda honra
    Sempre hei de exaltar.
    Louvarei meu Deus, pois sempre me conduz e protege a minha existência.
    Cantarei sua maravilhas operadas em mim.
    Colocar me a serviço dos meus irmãos,ser generosa,ter um coração cheio de compaixão e misericórdia.
    Estar cheia de amor e de espírito humilde.🙌🌹💓🌷

    ResponderExcluir
  8. Quendo Jesus Cristo viveu pregando aqui mostrou a perfeição, pois no evangelho encontramos resposta para tudo e a solução está dentro de nós; Amar o próximo como a te mesmo, é pessoal de cada um,Deus não pode fazer o que é de competência de responsabilidade individual,foi para isso que ele enviou o Cristo.Hoje em momento de crises todos nas mesmas tempestades conduzindos por barcos diferentes, é hora de praticar os seus ensimentos o AMOR sendo oao mais importante a vitória, depende apenas de nossas ações estarem em conexão com o Espírito Santo agindo.

    ResponderExcluir
  9. Obrigada padre João Carlos por todos os dias nos brindar com esta maravilhosa catequese,e também rezar por nós. nossas preces daqui pelo sr. e por todos ai, sua bênção,tenha um abençoado dia,na companhia de Nossa Senhora de Fátima e Santa Filomena, vou acompanhar a santa missa. GRATIDÃO sempre.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Padre João Carlos Obrigado pelas suas lindas palavras e que Deus esteja sempre nos protegendo de toda maldade que existe neste mundo tão violento.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Padre João Carlos obrigada por suas palavras, o Sr nos ensina de um jeito que possamos entender melhor a palavra de Deus. Para nós leigos às vezes é difícil compreender as leituras da Bíblia mas o Sr consegue nos orientar usando uma linguagem simples. Aqui na minha cidade tinha um padre que se não me engano era do Ceará agora ele está aposentado, que nos ensinava a compreender a Bíblia de modo simples suas homilias eram enriquecedoras.Que Deus e NSra o abençoe sempre dando lhe muita saúde.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo4/6/20 11:23

    Bom dia Padre João Carlos.
    Jesus, eu te amo e quero guardar tuas palavras. Quero viver com responsabilidade os mandamentos: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo teu entendimento , com toda a tua força e ao próximo como a ti mesmo. Bendito seja o teu Santo, SENHOR, hoje e sempre.
    Que Deus nos abençoe e nos proteja de todo mal. Bom dia á todos....Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Padre João Carlos, fico muito feliz com suas reflexões a cada dia, Deus te abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  14. Obrigada por nos passar uma verdadeira catequese. Estou feliz de receber a palavra de Deus diariamente e os comentários. Que o Divino Espirito Santo continue lhe iluminando.Deus nos abençõe.

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde padre João Carlos obrigada pelas palavras do Evangelho que Deus continue abençoando o senhor

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde padre Joao Carlos Jesus nos os dóis mandamentos importante nestes dois mandamentos estão incluídos os dez mandamentos da lei de Deus, o descumprimento de qulquer um dos mandamentos estamos desobedecendo a Deus, meu Jesus ďainos força páŕ para ñaó ďesobedecérmomos nem um de vósos mandamentos para ganharmos a vida eterna Socorro Martins

    ResponderExcluir


  17. Ó Deus, Pai de bondade, me conceda a graça de viver e ensinar o VOSSO santo Evangelho. Me conceda a graça de vencer o sofrimento. Me conceda a graça de alcançar a salvação. Me conceda a graça de ter fé, esperança e amor. Me conceda a graça de morrer para o pecado e de ressuscitar para uma vida nova. Me conceda a graça de caminhar firme com o meu REDENTOR. Me conceda a graça de nunca negar o meu libertador. Me conceda a graça de evitar discussões vãs. Me conceda a graça de ser um homem digno de aprovação. Me conceda a graça de expor corretamente a palavra da verdade. Me conceda a graça de amá-Lo com todo o meu coração, com toda a minha alma, com todo o meu entendimento e com toda a minha força. Me conceda a graça de amar o meu próximo como a mim mesmo. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  18. Boa noite padre Joao Carlos. Amo.o meu Deus todo poderoso e confío. Etanto q. Aprendí ater mais paciencia quandp tenho. Q resover algum problema entrego nas maos do meu. Senhr e tudo ds certo sou graça Queiroz

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 9.9964-4899.