PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA

GRANDES E PEQUENOS DEVEDORES

Não devias, tu também, ter compaixão do teu companheiro, como eu tive compaixão de ti? (Mt 18, 33)
A compaixão é a marca de Jesus no seu encontro com os sofredores e com os pecadores. O patrão da história teve compaixão do seu empregado que lhe devia uma enorme fortuna. Como ele não tivesse com que pagar, teria que ser vendido como escravo, junto com a mulher e os filhos e tudo que possuísse, para pagar a dívida. O empregado, de joelhos, suplicou pedindo um prazo e prometendo quitar a dívida. O patrão teve compaixão, soltou o empregado e perdoou a dívida. Esse patrão da história representa o Pai, nosso Deus. Nós somos esse empregado grande-devedor. Fomos perdoados.
No Pai Nosso ensinado por Jesus, no registro do mesmo evangelho de São Mateus, essa parábola fica bem compreendida. Jesus ensinou a rezar com essas palavras: “Perdoai-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores”. E era assim que antigamente se rezava o Pai Nosso. As nossas dívidas com Deus são as nossas faltas, os nossos pecados, as nossas ofensas. Depois, começou-se a dizer para maior clareza: “perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido”. Nossa dívida com Deus, nosso pecado é impagável. Mas, Deus nos perdoou por causa do sacrifício de Jesus. Jesus ofereceu a sua vida com um pedido de perdão por todos nós. E fomos liberados das consequências do nosso débito, a morte eterna. Nossa dívida foi redimida. Fomos perdoados. Nosso Deus teve compaixão de nós.
Mas, a história continua. O empregado, perdoado da grande dívida, encontrou um colega, um companheiro que lhe devia um dinheiro pouco. Cobrou o seu dinheiro, na maior ignorância. O colega fez como ele tinha feito com o patrão. De joelhos, pediu um prazo para quitar a dívida. O empregado não quis conversa, fez uma denúncia na Justiça e o colega acabou preso, até que pagasse o último centavo. A notícia circulou e chegou aos ouvidos do patrão. O empregado foi chamado. “Homem perverso, eu te perdoei toda a tua dívida porque tu me suplicaste. Não devias tu também ter compaixão do teu companheiro como eu tive compaixão de ti?” Aí a coisa ficou feia pro lado do empregado que não teve compaixão do seu semelhante.
Você foi perdoado, perdoada, de uma grande dívida pelo seu Criador e Pai. Ele teve compaixão de você. Em Cristo, ele fez de você uma nova criatura, com o nome limpo na praça. Aprenda isso com ele. Aja também com compaixão com os seus irmãos. Seja compreensivo, paciente, misericordioso com os outros. E... tenha cuidado com o Pai Nosso... “perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido”.
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Jesus está contando uma história para entendermos que assim como Deus nos perdoou, igualmente devemos perdoar os outros.  Deus nos perdoou os pecados, as ofensas, que nós cometemos contra ele. Nossa dívida era impagável. Jesus a pagou por nós, na cruz. Já que fomos  assim generosamente perdoados, precisamos tratar os nossos semelhantes com misericórdia e piedade.

RESOLVENDO OS CONFLITOS

Se teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, mas em particular (Mt 18, 15)
A Igreja é a grande comunidade dos discípulos que caminham juntos no seguimento de Jesus. Se você tiver essa compreensão sobre a Igreja (que ela é uma grande comunidade), vai entender direitinho o evangelho de hoje. Naquela grande conferência dos bispos da Igreja em Aparecida, em 2007, ficou acertado que toda a Igreja em nosso continente iria trabalhar para que esse aspecto de comunidade aparecesse bem claro pra todo mundo. A Igreja é uma grande comunidade, formada por muitas pequenas comunidades. Tem uma grande comunidade, que é a Paróquia. Tem as comunidades menores, nos bairros por exemplo. E tem a pequena comunidade que é a família. A família é a primeira comunidade cristã.
O ideal da comunidade cristã é a unidade, a comunhão.  A comunidade é um espaço de entendimento, de fraternidade, de apoio mútuo. Assim, as pessoas que a integram fazem experiência de Deus que é amor e comunhão. Quem não participa da comunidade pode apreciar nela uma forte mensagem de fraternidade. Na comunidade de Jerusalém, nos primeiros anos da Igreja, o povo de fora se admirava: “Vejam como eles se amam”. E, está dito, no Livro dos Atos dos Apóstolos, que na comunidade havia um só coração e uma só alma. Este é o ideal da comunidade cristã.
No evangelho de Mateus, há um sermão de Jesus todo voltado para a comunidade, a Igreja. Ele está no  capítulo 18. O texto de hoje é um pedacinho desse discurso. E fala sobre a correção fraterna: como resolver os desencontros, as desavenças entre membros da comunidade. Então, são princípios para a solução de conflitos internos. Note que Jesus está dizendo: “se teu irmão pecar contra ti”, referindo-se, portanto, aos problemas de relacionamento.
Todo mundo sabe: onde tem gente, tem problemas, desavenças, desentendimento. Jesus deu orientações sobre como enfrentar essas situações, sem romper com a fraternidade, sem faltar com a caridade e sem comprometer a vida de comunhão. Quem deve agir para tentar resolver o assunto? Resposta: Quem se sentir ofendido por alguma razão. E razão, claro, não falta: é alguém que levanta um falso, um que ofende com palavras ou atitudes que prejudicam... Bom, sentindo-se ofendido, procure a pessoa que ofendeu você e veja se consegue se entender com ela. Olha que atitude responsável e fraterna! Falar com a pessoa a sós. Não sair espalhando o próprio mal-estar ou angariando apoio contra um possível inimigo. Não tratar seu irmão como inimigo. Procurá-lo a sós para expor sua versão e sua queixa. Na maior parte dos casos, isso já resolve, evitando briga e confusão. Não resultou positivo? Bom, há outra tentativa a fazer, sempre mantendo o espírito de fraternidade e os vínculos da caridade. Voltar a conversar com o interessado ou a interessada, com mais uma ou duas pessoas. Elas servirão de testemunhas, apoiarão o entendimento. Não é para aumentar a confusão. É para a conversa tomar mais força de entendimento. Se a conversa for fraterna, e houver boa vontade da outra parte, com certeza, a coisa ali se acerta. Ah, não deu certo? Tranquilo. Ainda há o que fazer. O assunto precisa ser levado à comunidade. Informe os responsáveis, fale sobre o assunto para todo mundo tomar conhecimento. É possível que a pessoa dê ouvidos à comunidade, especialmente se for chamada pelos líderes para uma conversa. Já foram três tentativas. Todas elas, visando o entendimento, a correção, o restabelecimento da fraternidade. Ah, não teve jeito? Bom, então, agora você pode tratar essa pessoa com distância, como se fazia com os pagãos ou com os pecadores públicos.

O MENOR E O MAIOR

Quem se faz pequeno como esta criança, este é o maior no Reino dos Céus (Mt 18, 4).
A pergunta foi: quem é o maior no Reino de Deus? A essa indagação dos discípulos, Jesus responde com o exemplo da criança. É preciso se converter e se tornar como criança. Não se trata de integrar uma elite – ‘quem é o maior’. Trata-se de assumir a identidade de filho, ou como Jesus disse: fazer-se pequeno.
O Reino de Deus é lá onde o senhorio de Deus é acolhido, lá onde Deus é reconhecido e amado como pai, lá onde os filhos de Deus se reconhecem como irmãos. Não é um reino de súditos e senhores, é uma grande casa de família, onde somos todos amados como filhos. O Reino também não é fruto de nosso merecimento, é bondade de Deus, amor imenso dele por nós. Quanto mais nos reconhecemos amados e necessitados desse amor, mais nos integramos na sua casa, no seu Reino. Somos filhos amados e isso não é uma conquista nossa, mas pura misericórdia de Deus. Sendo assim, não podemos invocar grandezas ou nos imaginar acima dos outros.
Quem é o maior no Reino de Deus? Para a mentalidade do mundo, o maior é o que tem poder, dinheiro, prestígio, fama. O maior é o que manda, o aplaudido e servido pelos outros. Mas, o Reino de Deus não é uma cópia do nosso mundo, na esfera espiritual. Assim, nós anularíamos a Palavra de Deus e a ação transformadora do seu Espírito. Precisamos captar a novidade que vem da Palavra de Jesus, novidade que é um princípio de mudança em nossa sociedade.
Quem é o maior no Reino de Deus? Jesus falou claro: o maior é o pequenino. A criança depende de tudo e de todos. A criança é o maior. Assim, no Reino de Deus, não há lugar para a soberba, o orgulho, a presunção de ser grande e de querer mandar nos outros. Grande é só Deus, imenso é o seu amor. Nós só temos uma grandeza: sermos seus filhos amados.
E por que essa comparação com a criança? Porque a criança é filho; porque a criança aprende; porque a criança confia inteiramente nos seus pais.
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O Reino de Deus não é cópia desse nosso mundo injusto e desigual. O Evangelho do Reino é anúncio de uma novidade, fermento de transformação de nossa sociedade. O pequeno é o mais importante, ensinou Jesus. Fazer parte do Reino é renunciar a essa mania de querer ser mais do que os outros. Todos somos filhos amados do Pai. Os filhos mais frágeis e sofredores, estes, sim, são os cidadãos mais importantes deste Reino. O menor é o maior.
Quem se faz pequeno como esta criança, este é o maior no Reino dos Céus (Mt 18, 4).

QUANDO UM PAI REZA

Um homem aproximou-se de Jesus, ajoelhou-se e disse: “Senhor, tem piedade do meu filho (Mt 17, 14-15)
Todo pai pede a Deus para que o seu filho venha com saúde. Às vezes, a natureza traz o filho com problema. Não se pode colocar a culpa em Deus, de jeito nenhum. Deus faz tudo bem feito. O homem ou a natureza é que embaralham as coisas. Muita coisa a ciência ainda não sabe, está pesquisando. O certo é que, venha como vier, os pais recebem a sua criança com todo carinho. E Deus que é pai de todos está sempre por perto para socorrer, abençoar, providenciar o melhor para aquela família. Tenho visto que muitas vezes, por ter um filho com alguma deficiência (autismo, síndrome de down, uma grave alergia e tanta coisa mais...), exatamente por causa da fragilidade do filho, os pais terminam por se aproximar mais de Deus.
Na cena do evangelho de hoje, “um homem aproximou-se de Jesus, ajoelhou-se e disse: “Senhor, tem piedade do meu filho”. Jesus estava no meio de uma multidão. Mas, aquele pai, vencendo qualquer respeito humano, apresenta seu pedido desesperado ao Mestre. Já tinha tentado que os discípulos resolvessem, mas eles não tinham conseguido ajudar.  Aproximou-se de Jesus... Aproximar-se é a atitude número um de um pai.  Aproximar-se do Senhor, ficar perto de Deus. O pai e a mãe, na verdade, já têm uma aproximação com Deus, porque eles participam do seu poder criador. Uma pessoa de fé sabe disso. O nascimento de uma criança é um dom maravilhoso de Deus, pela mediação de um pai e de uma mãe. A paternidade e a maternidade já deixam pai e mãe mais achegados a Deus.
Relendo o texto: Um homem aproximou-se de Jesus, ajoelhou-se...  Ajoelhar-se é a atitude de quem está diante de Deus. É uma atitude de adoração, de reconhecimento de sua dependência de Deus. A gente se ajoelha para acompanhar respeitosamente a consagração na Santa Missa ou diante de Jesus Eucarístico, em adoração. Ajoelhar-se é estar diante de Deus, com respeito e em reconhecimento de sua grandeza.  Foi ajoelhado diante de Jesus que o pai pediu: “Senhor, tem piedade do meu filho”. Também esta palavra “Senhor” na boca desse pai tem sabor de reconhecimento de que está diante de Deus. Reconhecer que Jesus é o Senhor é uma profunda atitude de fé. A oração desse pai é uma oração de intercessão. E esta é uma das atribuições da missão paterna ou materna: interceder diante de Deus pelos seus filhos, pedir a Deus que os abençoe, os proteja dos perigos, os guarde, os livre do mal.
“Senhor, tem piedade do meu filho. Ele é epiléptico, e sofre ataques tão fortes que muitas vezes cai no fogo ou na água”, disse o pai. Ainda hoje quem tem epilepsia é alvo de preconceito. Imaginemos o que não era há 2.000 anos atrás, ainda mais naquele povo da Palestina que explicava qualquer doença como sendo uma possessão demoníaca. Olha a aflição desse pai: seu filho epilético está tendo ataques tão fortes que muitas vezes cai no fogo ou na água. Imagine a preocupação permanente daquela família para cuidar desse filho.
Jesus, depois de ter censurado os discípulos por sua fé tão pequena, mandou que trouxessem o menino, ou quem sabe já um adolescente. Dentro da lógica de sua gente, Jesus exorcizou o demônio da doença e o menino ficou bom, naquela mesma hora.
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UM CAMINHO, UMA META

De que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro mas perder a sua vida? (Mt 16, 26
O chamado de Jesus é para que o sigamos. “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e me siga”. Começa-se por renunciar a si mesmo, já não ser mais o centro e a medida de tudo. Trata-se de você acolher Jesus como Guia de sua existência,  escolhendo o seu caminho. Caminhar com ele, nos caminhos dele. Não andar atrás de outro que não seja Jesus, nem ficar dando voltas em torno de si mesmo. Renunciar a ser o centro de sua própria vida. E carregar a própria cruz, o peso de suas responsabilidades e fraquezas.  Não fugir dos problemas próprios da existência. E não deixar que eles nos desviem do caminho do Mestre.  Somos seguidores dele. Ele nos leva ao Pai. É para lá que a gente está indo. Com ele.
O que no final vai mesmo valer a pena? No fim do caminho, estaremos frente à frente com Deus ou teremos nos desviado tanto dele durante a vida, que poderemos estar irremediavelmente distantes, perdidos. É uma possibilidade, porque Deus nos criou dotados de liberdade.
É que a gente corre tanto, desgasta-se na luta pela sobrevivência, procurando dar conta das responsabilidades inerentes à existência humana (ou dos fardos que arrumamos pra carregar por nossa própria  conta)...  Corremos tanto que podemos até esquecer para onde nós estamos indo. Deus não nos chamou à vida apenas para passar de fase: ser criança, jovem, adulto, velho... velho não, idoso. E terminar o nosso tempo bem velhinhos. Deus tem um projeto maior, mais nobre: chegarmos à plenitude e à felicidade de filhos, herdeiros de sua glória. Essa é a meta.
Como é triste vermos uma pessoa viver agarrada exclusivamente às coisas dessa terra, coisas que passam,  que ninguém leva quando morre. É claro, a gente tem que lutar, tem que se empenhar pra ter as coisas, pra melhorar sua qualidade de vida. Mas, aqui não é tudo, nem isso é o mais importante.  Deus é que é o nosso endereço, a nossa meta. Estamos aqui vivendo, por iniciativa dele. Saímos dele. Voltamos a ele. O caminho que é Jesus nos leva a ele. É em Deus, a nossa completa realização.
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Jesus nos convida ao seu seguimento. Ele sabe para onde nos levar. Ele nos leva para nossa completa felicidade. Nos leva ao Pai. Toda a nossa vida é uma grande caminhada. Seguindo Jesus, acertamos o caminho. Jesus colocou duas condições para quem aceita o convite para segui-lo: renunciar a si mesmo e carregar a sua cruz. Foi o caminho que ele também tomou: esvaziou-se a si mesmo, na sua encarnação; e carregou com fidelidade a cruz da rejeição, do nosso pecado. Foi assim que ele venceu. Ele é o caminho. Valerá a pena a vida que trilhar esse caminho.

O GRÃO DE TRIGO

Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas se morre, então produz muito fruto (Jo 12, 24)


O grão de trigo é Jesus. Somos nós também. O grão de trigo que cai na terra e morre, partindo-se na germinação, gera uma nova vida.  Jesus está falando de sua morte, propriamente do sentido de sua morte. Sua morte não seria o fim. Seria o coroamento de sua missão, o ápice do seu serviço. "Se o grão de trigo que cai na terra não morre, fica só. Mas se morre, produz muito fruto". Se o grãozinho de trigo semeado nega-se a entregar-se, a abrir-se à terra, a dar-se por completo, permanecerá apenas um grãozinho, estéril, e daí a pouco será assimilado pela terra. Nada sobrará.  Mas, se generosamente se entregar, se se abrir de dentro pra fora, morrendo na sua condição de grão, vai gerar uma nova planta que vai dar muitas espigas, multiplicar-se, alimentar muita gente. A morte da semente é a geração de uma nova vida, é o milagre do renascimento. Olha que sábia comparação essa de Jesus. A morte já contém a vida, se a vida for vivida com sentido.


Jesus veio nos comunicar a vida de Deus e fez isso de muitas maneiras, nos entregando sua Palavra, defendendo e promovendo a vida ameaçada, ensinando-nos o mandamento do amor, trazendo-nos o perdão de Deus. Mas, o gesto mais eloquente de sua missão, a ação redentora por excelência pela qual nos comunicou a vida de Deus foi a sua morte. Deu sua vida, comunicando-nos a vida de Deus. Grão que morre, brotando em uma nova vida. A Eucaristia é a celebração dessa oferta de sua vida: corpo entregue, sangue derramado para remissão dos nossos pecados. Assim, a sua morte não é o fracasso, a derrota, o fim de tudo. Antes, é a vitória da fidelidade e do amor que nos comunicam a vida de Deus.
Agora, por que estamos lendo esse texto hoje? Por causa da festa de São Lourenço que ocorre hoje. Lourenço foi um diácono da Igreja de Roma que foi martirizado no tempo do Imperador Valeriano, no século terceiro. Primeiro, foi martirizado o Papa, Xisto II, de quem ele era colaborador. Lourenço era o tesoureiro da Igreja e o Prefeito de Roma confiscou os bens da Igreja. No dia de apresentar à justiça a riqueza da Igreja, Lourenço reuniu uma multidão de pobres e abandonados assistidos pelos cristãos e os apresentou como sendo o tesouro da Igreja. Coitado, pagou caro, foi torturado de muitas formas, até ser assado numa grelha. Mas, não perdeu a esportiva. No meio da execução, ele avisou aos carrascos que o virassem, pois já estava assado de um lado. Esse é o São Lourenço que estamos celebrando hoje.


Jesus foi o grande mártir, o exemplo número 1 para todos os seus seguidores. Ele não se poupou a si mesmo, pelo contrário, entregou-se por inteiro à missão que recebeu do Pai, inclusive abraçando todas as reações negativas que o levaram à perseguição, à prisão, à tortura e à morte cruel. Ele é o grão de trigo que se entrega à terra e gera vida nova. Lourenço, e todos os mártires, fizeram como Jesus, entregaram-se, como grãos de trigo semeados.


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