09 dezembro 2017

UMA CASA LIMPA E ARRUMADA PRA RECEBER UMA VISITA PRA LÁ DE ESPECIAL


MEDITAÇÃO PARA O DOMINGO, 
DIA 10 DE DEZEMBRO, 
SEGUNDO DOMINGO DO ADVENTO

Eis que envio o meu mensageiro à tua frente, para preparar o teu caminho (Mc 1, 2).

Como é que vai o seu advento? Advento é esse tempo da Igreja que nós estamos vivendo, esse período de quatro semanas que nos prepara para o Natal. Mas, não só para o Natal.  Prepara-nos para o encontro com o Senhor que já veio, que vem todo dia e que virá definitivamente no final da história.  

Então, como é que vai o seu advento? Advento é a preparação para um grande encontro com o Senhor. Todo grande momento na vida tem uma preparação, não é verdade?  O que chega sem preparação, já começa atrapalhado. Casamento, tem que ter preparação. Filho, tem que ter preparação. Um bom emprego, tem que ter preparação. O encontro com Deus que nos visita, tem que ter preparação.

Advento é esse tempo de preparação para um grande encontro. Você lembra o que a raposa disse ao pequeno príncipe? Eles ficaram amigos. Então, marcavam para se encontrar. Olha o que raposa disse ao principezinho:  “Se tu vens, por exemplo, às quatro da tarde, às três horas, eu começarei a ser feliz. Quanto mais a hora passar minha felicidade irá aumentar. Quando chegar às quatro, estarei inquieta e agitada e descobrirei o preço da felicidade! Mas se você vier a qualquer momento, eu não saberei a hora de começar a preparar o meu coração...”. Olha, como é importante a preparação de um encontro.

E nós estamos preparando o encontro com Jesus que vem. Imagine que vai chegar uma pessoa querida na sua casa. Claro, você, sabendo disso, vai preparar a casa, arrumar melhor os móveis e fazer uma boa faxina. Aproveite para jogar fora uma porção de tralhas que não têm mais uso ou que nunca serviram pra nada. E, claro, você vai logo às compras, vai preparar uma boa refeição, caprichar na sobremesa... e não pode esquecer da roupa, não vai receber sua visita de qualquer jeito... Advento é isso, é a gente se preparando e preparando a casa para acolher alguém muito importante, Jesus.

A figura inspiradora deste segundo domingo do advento é João Batista. Ele começou a preparar a o povo para a chegada do Messias. Já no final do exílio da Babilônia, o profeta Isaías tinha falado da vinda de Deus para libertar o seu povo. Para preparar a sua chegada, era preciso consertar muita coisa: endireitar o que estava torto, abaixar os montes, nivelar os vales. Numa palavra, preparar uma boa estrada para a chegada de Deus. Não se trata, é claro, de fazer o trabalho de uma construtora... é o trabalho da conversão pessoal e da mudança do que está ao nosso redor.

Quando João Batista apareceu, no deserto, pregando que o Messias estava pra chegar, foi logo identificado com a ‘voz que grita no deserto, alertando para que se preparasse o caminho para o Senhor” de que Isaías falava. João Batista pedia ao povo para preparar o caminho para a chegada do Messias:  arrepender-se dos seus pecados, confessá-los e batizar-se no Rio Jordão. Banhar-se no Rio Jordão era uma forma de mostrar arrependimento e vontade de viver uma vida nova.  Quando a gente toma banho, a gente se sente renovado, aliviado do cansaço, limpo. Com a liderança de João Batista, o povo estava se preparando para o novo tempo que estava chegando, com a vinda do Messias, o enviado de Deus.

Vamos guardar a mensagem de hoje

Temos um encontro marcado com o nosso principezinho.  Deus marcou um encontro conosco. O Pai enviou o seu filho amado. Quem o receber, acolhe o próprio Pai. É verdade, ele já veio. Foi o primeiro natal. Então, nos preparemos para fazer do natal que está chegando uma forte  memória dessa surpreendente vinda do filho de Deus em nossa condição humana. Claro, ele vem sempre ao nosso encontro, todo dia e de tantas formas! Então, preparemo-nos para reconhecê-lo no meio do seu povo, como no tempo do Batista. Mas, não podemos esquecer, ele virá definitivamente em sua glória, como nos prometeu. A grande preparação para esse encontro com o Senhor é a conversão:  limpar a casa, fazer uma grande faxina em nossa vida, tomar banho... É o advento do Senhor.  
O grande convite do primeiro domingo do advento foi a Vigilância, aguardar o Senhor acordados. O grande apelo deste segundo domingo do advento é a Conversão, preparar a vinda do Senhor com uma vida renovada.  

Eis que envio o meu mensageiro à tua frente, para preparar o teu caminho (Mc 1, 2).


Vamos acolher a mensagem de hoje com uma prece

Senhor Jesus,
Como é sábia a santa Igreja, nos instruindo com tua Palavra. Ela hoje está falando de João Batista. Ele preparou o teu povo para te receber. Mandou o povo se converter, voltar-se para Deus, confessar seus pecados e batizar-se no Jordão. Foi assim que ele procurou arrumar a casa, fazer uma faxina geral e preparar o teu povo para te receber.  A conversão é a grande palavra de hoje. A conversão é a melhor preparação para o encontro contigo que vieste no primeiro natal, que vens todo dia e que, vitorioso, um dia voltarás. Nós, teus discípulos;  nós, tua Igreja, estamos te esperando...  Vem, Senhor Jesus!

Vamos vivenciar a palavra que meditamos

Escreva no seu diário espiritual, o seu caderno de anotações, essa pergunta:  O QUE EU PRECISO ARRUMAR MELHOR NA MINHA VIDA PARA ACOLHER BEM O SENHOR QUE ESTÁ CHEGANDO?  Se puder, escreva a resposta. Se não, escrevendo a pergunta já é um bom começo.


Pe. João Carlos Ribeiro – 09.12.2017