24 dezembro 2017

PELO ‘SIM’ DE MARIA CHEGOU O NATAL


MEDITAÇÃO 
PARA O DOMINGO, 
24 DE DEZEMBRO 

Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra! (Lc 1, 38)

Chegamos ao quarto domingo do advento. Todo o advento foi um caminho de crescimento para cada um de nós e nossas comunidades. No primeiro domingo, tivemos o tema da vigilância: aguardar Jesus acordados, ativos. No segundo domingo, foi o tema da conversão: preparar a casa para a sua chegada. No terceiro domingo, veio o tema do testemunho: reconhecer Jesus que já está entre nós. E hoje temos o tema do ‘sim’ de Maria: engajar-se na obra de Deus. Um caminho de preparação para o nosso encontro com o Senhor no natal e sempre.

A iniciativa foi de Deus. Ele enviou o Salvador, o seu filho. Escolheu uma santa mãe para ele. Mandou o anjo comunicar sua vontade à sua serva. O anjo comunicou, explicou, contou sobre Isabel. E esperou a resposta de Maria. “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra”. A resposta foi positiva. Uma vez conhecida a vontade de Deus, depois de ter humanamente pesado seus limites, Maria, com confiança nele, responde positivamente, engaja-se na Obra de Deus.

A resposta é o coroamento da evangelização. Não basta o anúncio da Palavra. A Palavra é uma comunicação, uma boa notícia, uma interpelação, uma luz a nos indicar o caminho. É como a chuva que Deus manda. Tem que produzir alguma coisa. Não pode cair em vão. A notícia que o anjo trouxe suscitou a resposta de Maria. A Palavra que você escuta hoje, ou tem escutado, precisa ser respondida. A proposta merece ser aceita. É o engajamento da pessoa na Obra de Deus, a realização de sua santa vontade. Não basta escutar, é preciso responder. Não basta ouvir, é preciso fazer.

Olhemos como Maria deu a sua resposta. Comecemos percebendo como ela recebeu a comunicação do anjo. Muita gente pensa, com razão, que o anjo chegou num momento em que Maria estava em oração. Claro, pela oração abrimos nosso coração a Deus. E assim ele nos fala, nos instrui, nos conforta. Oração. A palavra do anjo foi um recado de Deus, uma palavra do Altíssimo. E Maria ouviu com toda atenção e procurou entender o que lhe estava sendo dito. Maria acolheu a Palavra de Deus proclamada pelo anjo. A sua resposta foi humilde e generosa. Aceitou ser incluída nos planos de Deus, engajou-se na sua Obra.

O “sim” de Maria é a colaboração humana na obra de Deus. Essa resposta positiva é possível se cultivarmos um espírito de oração e de acolhida da Palavra de Deus, como ela o fez. A oração nos abre ao diálogo com Deus. Na Palavra, reconhecemos a vontade dele. Assim, podemos responder positivamente, engajando-nos na sua Obra.

Vamos guardar a mensagem de hoje

Antes de celebrar a noite santa do Natal do Senhor, estamos fechamos o tempo do advento com a celebração deste quarto domingo. O Advento é um tempo de crescimento, de preparação para o encontro com o Senhor que vem. Subindo os quatro degraus (os domingos do advento),  chegamos à manjedoura de Belém. Foram esses os degraus ou temas de nossa subida: vigilância, conversão, reconhecimento, resposta. Neste quarto domingo, a figura de Maria ilustra e inspira a nossa “resposta”. Ela, em espírito de oração e de acolhida da Palavra de Deus, respondeu “sim” à vontade Deus, engajou-se na sua obra. A evangelização é o anúncio do amor de Deus em nossa vida e em nossa história. É uma proposta. Requer uma resposta. Que a sua resposta seja humilde e generosa como a de Maria. Sem indiferença. Sem adiamentos. Sem desculpas.

Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra! (Lc 1, 38)

Vamos acolher a mensagem com uma prece

Vamos, hoje, já no clima da noite do natal, rezar o ANGELUS (a oração do anjo). Assim, o povo cristão celebra o mistério da encarnação do Verbo, em horas muito especiais: às seis da manhã, ao meio dia e às seis da noite.

Guia: O Anjo do Senhor anunciou a Maria.
Todos: E Ela concebeu do Espírito Santo.

Guia: Eis aqui a serva do Senhor.
Todos: Faça-se em mim segundo a tua palavra.

Guia: E o Verbo se fez carne.
Todos: E habitou entre nós.
Ave Maria…
Guia: Rogai por nós, Santa Mãe de Deus!
Todos: Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Guia: Oremos. Derramai, ó Deus, a Vossa graça em nossos corações, para que, conhecendo pela mensagem do anjo a encarnação do vosso Filho, cheguemos, por Sua Paixão e Cruz, à glória da Ressurreição. Por Cristo, nosso Senhor.

Vamos viver na palavra que meditamos

Vou só lembrar o presente para o menino Jesus. Amanhã, dia de natal, ofereça um presente ao menino Jesus. Alguma coisa você pode fazer por alguém. Jesus agradece. Ele está em cada pobre e em cada sofredor.


Pe. João Carlos Ribeiro – 24/12/2017.

Nenhum comentário: