PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O ESPÍRITO DO MUNDO NA MESA

O ESPÍRITO DO MUNDO NA MESA


Quando deres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos (Lucas 14, 13)



No evangelho de hoje, Jesus tem dois ensinamentos pra você. O primeiro é esse: Não queira ser mais do que os outros.

Ele foi a uma refeição festiva, na casa de alguém importante. Ele viu os convidados escolhendo os primeiros lugares. Nós também vemos isso todos os dias. O espírito do mundo é exatamente esse: a busca dos primeiros lugares. É o mundo da concorrência, um querendo derrubar o outro; o mundo da competição, um querendo passar na frente do outro. O espírito do mundo nos ensina a querer ser mais importantes que os outros, a cobiçar os cargos mais altos, a querer estar sempre em evidência. E essa mentalidade é um campo aberto para a violência, a vaidade, a presunção, o orgulho.

Jesus está ensinando uma coisa muito diferente: Não queira ser mais do que os outros. O espírito do evangelho é a fraternidade, um modo de se conviver em sociedade e na igreja em estilo de cooperação, de acolhimento e valorização de cada um. O mundo ensina diferente: seja o primeiro, o mais importante, o mais sabido, o mais poderoso. Tem valor quem tem mais dinheiro, quem tem mais estudo, quem tem melhor aparência. O espírito do evangelho, ensinado por Jesus, diz diferente: somos irmãos, dependemos uns dos outros. Não queira ser mais do que os outros.

O segundo ensinamento de Jesus é esse: Nunca se esqueça dos pobres.

Na refeição festiva, Jesus viu que os convidados eram gente importante, gente do alto nível social, amigos do dono da casa. Então ele disse a quem o convidou: Quando for fazer uma festa, não convide só seus parentes, seus vizinhos ricos, seus amigos, seus irmãos. Convide os pobres, os coxos, os aleijados, os cegos. 

O espírito do mundo pratica a exclusão social (deixar de fora quem não tem recursos) e a segregação social (separar os que tem dos que não tem nos locais de moradia, nos elevadores, nos shoppings...). Um mundo de benefícios está reservado a quem tem dinheiro e importância social. O espírito do evangelho é outro: é a inclusão, a fraternidade, a comunhão, a cooperação, o oferecimento de oportunidade a quem é mais frágil e necessitado. Assim, nunca se esqueça dos pobres.

Vamos guardar a mensagem de hoje

Jesus notou, naquela refeição na casa do fariseu, que os convidados eram os irmãos e parentes do dono da casa, seus amigos e vizinhos ricos. Isso mostra uma mentalidade: a comemoração do seu próprio status, a bajulação dos ricos, a exclusão social. É o espírito do mundo. O espírito do Reino é outro: a busca de inclusão dos pobres, dos mais sofridos, a valorização dos pequenos. Na cerimônia do seu casamento, não se esqueça dos parentes mais humildes. No seu colégio, não deixe as crianças pobres sem lanche. Na liturgia de sua igreja, lembre-se dos que infelizmente não sabem ler. No seu almoço de domingo, partilhe com quem passa a semana com fome. 

Quando deres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos (Lc 14, 13)

Vamos acolher a mensagem com uma prece


Senhor Jesus,
A refeição, que era um ato tão sagrado para o teu povo, foi palco de ensinamentos tão belos! Obrigado, Senhor. Concede-nos, Senhor, que nossas mesas sejam lugares de fraternidade, de inclusão, onde se manifeste o espírito do Reino, não o espírito do mundo. Concede que nossas refeições em família preparem a sagrada refeição da Eucaristia. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vamos praticar a mensagem que meditamos

Para lembrar o ensinamento do evangelho, sugiro que você, hoje, reze antes de tomar a sua refeição em sua casa ou fora dela.

Pe. João Carlos Ribeiro 31.10.2016/06.11.2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS