PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A VIÚVA QUE NOS FAZ PASSAR VERGONHA

A VIÚVA QUE NOS FAZ PASSAR VERGONHA


MEDITAÇÃO 
PARA A SEGUNDA-FEIRA, 
27 DE NOVEMBRO


Viu também uma pobre viúva que depositou duas pequenas moedas (Lc 21, 2).

Jesus observou que uma pobre viúva depositou duas pequenas moedas no tesouro do Templo. E valorizou essa participação, aparentemente tão pequena. Viu também pessoas ricas fazendo suas ofertas. Comparou a viúva pobre e os ricos piedosos. Os ricos ofertaram o que lhes sobrava. Ela ofereceu ‘tudo quanto tinha para viver’.

Veja bem, dando as duas moedas que lhe fariam falta, ela deu algo de si mesma. As duas moedas lhe ajudariam em alguma coisa, um pão, um pouco de leite, quem sabe... Não deu do que lhe estava sobrando. Propriamente, não deu coisas fora de si. Empenhou-se a si mesma nesta oferta. Deu-se a si mesma. A viúva a si mesmo se ofereceu em oferta.

Os ricos que depositaram muito dinheiro no cofre do Templo, ofereceram muita coisa, mas não ofereceram nada de si, compreende? Nada daquilo representava mesmo algo de si mesmos. Aquele dinheiro todo não lhes faria falta, era coisa que já estava sobrando. Jesus podia até elogiá-los reconhecendo que tinham sido generosos. Mas, não. Estavam dando coisas fora de si, não estavam implicados na oferta. A viúva, ah essa sim, fez a maior oferta. Deu de sua própria vida, tirou do seu próprio sustento. Sacrificou-se ao dar. Na verdade, a sua oferta era ela mesma.

Ouvindo essa passagem do evangelho, a gente pode até pensar nas ofertas ou no dízimo que damos na Igreja. Tudo bem, até que o texto pode ser aplicado neste sentido. Mas, o verdadeiro sentido do texto é mais profundo. O bonito da história da viúva pobre é que ela empenhou a sua vida nesta oferta, sacrificou-se a si mesma. Não deu apenas uma coisa externa. O externo era um sinal claro da oferta de si mesma.

A história da viúva das duas moedinhas é um exemplo vivo do ensinamento de Jesus: “Quem quiser me seguir, renuncie a si mesmo, tome cada dia sua cruz e me siga”. A viúva renunciou a si mesma. O discípulo vê isso na vida do seu Mestre. Foi assim que Jesus realizou sua missão. Escreveu o apóstolo Paulo: “ele esvaziou-se a si mesmo, não se apegou à sua condição de igualdade com Deus, mas humilhou-se tomando a condição humana”. O que a viúva fez está em sintonia com o modo como Jesus realizou sua missão. 


Vamos guardar a mensagem de hoje

No gesto de dar uma oferta no Templo, a viúva pobre não deu apenas algo fora de si, que não a empenhava, nem a implicava. Especialmente, entregou-se a si mesma, deu-se na sua pobreza e na sua necessidade. E o que é que a viúva tem com você? É fácil: na sua relação com a Igreja (que está no lugar do antigo Templo), espera-se que você não dê apenas coisas, exteriormente. O evangelho da viúva indica que você precisa entregar-se a si mesmo, a si mesma. Não basta cumprir o preceito de assistir a Missa aos domingos. É preciso que você faça do seu domingo uma Missa. E o compromisso do dízimo? É, ele é importante, mas só vale mesmo se você for a oferta principal, não o seu dinheiro. Rezar é importante? Sim, se rezar for o modo de você reconhecer o amor de Deus, colocando-se às suas ordens. O que você faz ou dá não é importante. Só é importante se sua vida é quem está sendo oferecida e entregue no sinal da oferenda.


Viu também uma pobre viúva que depositou duas pequenas moedas (Lc 21, 2).



Vamos acolher a mensagem de hoje com uma prece

Senhor Jesus,
Temos que reconhecer que nosso dízimo e nossas ofertas na Igreja estão muito longe do sentimento de entrega da viúva. Ela propriamente se deu em oferta, oferecendo o que lhe faria falta. A nossa oferta deveria representar a oferta de nós mesmos a Deus, mas quase sempre são apenas esmolas e migalhas que representam apenas o nosso pouco compromisso com a Igreja e com a sua missão. Converte-nos, Senhor. Dá-nos o coração da viúva pobre que a si mesmo se ofereceu em sua oferta. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vamos pratica a palavra que meditamos

Será que o evangelho está lhe pedindo alguma mudança?

Pe. João Carlos Ribeiro – 27.11.2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS