PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O CÂNTICO DA VINHA DE UM AMIGO MEU

O CÂNTICO DA VINHA DE UM AMIGO MEU


Quando chegou o tempo da colheita, o proprietário mandou seus empregados aos vinhateiros para receber seus frutos (Mt 21, 34).

Você sabe o que é uma vinha? Então, imagine. Uma vinha é uma propriedade onde se planta uva e se fabrica vinho. Se você tivesse uma vinha naquele tempo, você precisaria cuidar bem dela, para que ela produzisse uma boa uva e um vinho de qualidade. Claro, faria uma boa cerca, para os animais não estragarem a plantação. Teria que fazer um tanque para pisar a uva. Esse tanque tinha o nome de lagar. Com certeza, teria também que construir uma torre, para guardar o vinho produzido e também manter um vigia por lá. Agora, só um aviso: a plantação de uva precisa de muito cuidado: preparar a terra, plantar, podar as videiras, fazer os enxertos, colher as uvas, pisá-las, usar o mosto pra fazer o vinho, armazenar em barris... Depois, claro, ver como vender o vinho, etc., etc. A vinha precisa de muitos cuidados para dar um bom resultado.

Na Bíblia, o povo de Deus é comparado com a vinha. Deus é o dono da vinha, foi ele que arrumou um bom terreno e a plantou. Cuidou dela, protegendo-a dos animais, trabalhando duro como um agricultor cuidadoso. Olha o que diz o livro do Profeta Isaías: “A vinha do Senhor dos exércitos é a Casa de Israel”. No capítulo 5, o profeta conta a história da vinha do seu amigo. O seu amigo é Deus. A vinha é o seu povo. E o dono da vinha estava muito decepcionado: a sua vinha não deu uvas boas, produziu, sabe o quê? Uvas selvagens. Ele ficou muito triste e revoltado por isso. Disse que ia deixar o mato tomar conta. Só de raiva, iria abrir a cerca toda, para os bichos do mato entrarem e acabarem com tudo.

Pois é, aquela vinha só deu uvas selvagens, que decepção. O agricultor, muito chateado, resolveu abandonar a vinha. Quem é a vinha? É o povo de Deus. Quem é o dono da vinha, o agricultor? É Deus. Que tristeza é ver uma vinha abandonada! E olha que o povo de Deus experimentou isso na pele. Houve um tempo em que seus inimigos invadiram o país, destruíram tudo, saquearam o que havia de melhor e ainda desterraram muita gente. Foi o tempo do exílio da Babilônia. Foi nesse tempo que o povo ficou pensando: por que aconteceu tudo isso? Por que Deus nos abandonou?  Aí rezavam o Salmo 80 (talvez na sua Bíblia seja o salmo 79). Nessa bela oração da vinha devastada, eles só viam uma solução: pedir a Deus para ele voltar e proteger a sua vinha. Olha a oração deles: “Voltai-vos para nós, Deus do universo. Visitai a vossa vinha e protegei-a. Nunca mais vos deixaremos, Senhor Deus”.

Jesus também comparou o povo de Deus com a vinha. E ele enxergou um outro problema: os que ficaram tomando conta da vinha se apossaram dela. Estavam ficando com a colheita toda e negando-se a reconhecer os direitos do dono da vinha. E o pior: maltratavam os empregados que o dono mandava para receber a sua parte na colheita. Negavam-se a entregar o que era de direito do proprietário e chegaram a matar os empregados que foram cobrar em seu nome. Você está entendo essa história de Jesus? A vinha do Senhor, que é o seu povo, estava sob o domínio de uma elite que se apossou dela. E estava agindo com violência contra quem representava o verdadeiro proprietário. A gente conclui logo que esses empregados enviados pelo dono da vinha eram ou foram os profetas. Agora, o que estava para acontecer seria o pior. O dono da vinha mandou o filho para fazer a cobrança, pensando que respeitariam o seu filho único. Foi pior. Eles o matariam. Certamente, aquela elite que estava escutando Jesus entendeu. Eles eram os rendeiros que se apossaram da vinha e dos seus frutos. Reagiam matando os profetas. E, agora, queriam matar o próprio filho do dono, Jesus. Mas, eles se preparassem, isso não ia ficar assim.

Vamos guardar a mensagem de hoje:

Nós somos a vinha de Deus. Ele nos plantou e cuida de nós. Espera que produzamos bons frutos, uvas doces para um bom vinho. O profeta Isaías falou da decepção do seu amigo que plantou uma bela vinha e a cercou de todos os cuidados. Esperava uma colheita de uvas boas, mas a vinha só produziu uvas selvagens. Ele resolveu abandoná-la. O povo, quando sentiu na pele a destruição do país, procurou se endireitar e pedir a Deus que voltasse e protegesse a sua vinha. Jesus encontrou a vinha de Deus, o seu povo, dominado por uma elite que se apossava de seus frutos. Eles tinham acabado de rejeitar e matar o profeta João Batista. Agora, estavam se organizando para matar o próprio filho do dono da vinha. E você, onde entra nessa história? Bom, quem for vinhateiro, uma liderança na família ou na comunidade cristã, essa é a hora de se perguntar se está agindo como trabalhador ou como proprietário da vinha de Deus? E quem é videira, como você, veja lá que uva você está produzindo: uvas de qualidade  ou uvas selvagens? Bom, se seus frutos não forem os melhores, já sabe o que fazer. Comece rezando o salmo 80.

Quando chegou o tempo da colheita, o proprietário mandou seus empregados aos vinhateiros para receber seus frutos (Mt 21, 34).

Vamos acolher a mensagem de hoje com uma prece (Salmo 80)

— Arrancastes do Egito esta videira, e expulsastes as nações para plantá-la; até o mar se estenderam seus sarmentos, até o rio os seus rebentos se espalharam.
— Foi a vossa mão direita que a plantou; protegei-a, e ao rebento que firmastes!

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Pe. João Carlos Ribeiro – 08.10.2017

Um comentário:

  1. Olá muito obrigada pela inspiração que não ven do homem mais sim de deus pra mim tem me ajudado muito no meu desenvolvimento na leitura da palavra de deus meu nome e Ana sou de Itaboraí

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Eu vim ao mundo como luz.

24 de abril de 2024   Quarta-feira da 4ª Semana da Páscoa.     Evangelho.   Jo 12,44-50 Naquele tempo, 44Jesus exclamou em alta voz: “Quem c...

POSTAGENS MAIS VISTAS