PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: JESUS NÃO LAVOU AS MÃOS

JESUS NÃO LAVOU AS MÃOS


O Senhor disse ao fariseu: “Vocês, fariseus, limpam o copo e o prato por fora, mas o seu interior está cheio de roubos e maldades” (Lc 11, 39)


Um fariseu convidou Jesus para jantar em sua casa. Lá foi Jesus. Sentou-se à mesa na casa dele e começou a fazer a refeição. O fariseu ficou passado: o quê?! Ele come sem lavar as mãos antes da refeição! Ficou escandalizado.

Por que o fariseu ficou assim tão escandalizado? Porque Jesus estava descumprindo uma de suas normas religiosas. Eles viviam doentiamente focados na ideia de pureza. Para estar em comunhão com Deus, achavam que tinham que evitar tudo o que pudesse torna-los impuros, no contato com pessoas de má reputação, sobretudo estrangeiros, ou com coisas que consideravam impuras, como o sangue, e seguiam muitas regras em relação à alimentação. Na comida, vários alimentos eram terminantemente proibidos, como por exemplo a carne de porco e outros tipos de animais de casco fendido. E, para se manterem rigorosamente limpos, puros, havia maneiras corretas de se limpar os pratos e os copos e ações externas de purificação como era o caso de lavar as mãos ou banhar-se antes da refeição. Lavar as mãos não era apenas um hábito higiênico, era um ítem das leis de pureza. Sem isso, a pessoa ficava contaminada, suja, impura religiosamente. Eles viviam uma excessiva preocupação com o exterior.

Imagine se Jesus estava ligando pra isso. Nem ele, nem os discípulos dele. O problema não é o que está fora, pensava Jesus. Problema é o que está dentro. Ali mesmo, no jantar, ele disse ao fariseu: ‘vocês fariseus limpam o copo e o prato por fora. O interior de vocês é que está sujo, podre, cheio de roubos e maldades’.

A gente honra a Deus com os lábios, com a boca, quando reza, quando louva, quando canta um hino; quando dizemos que o amamos, que o reconhecemos como nosso Criador e Pai. Honrar a Deus com a boca é uma coisa muito boa, muito bonita. Honrar a Deus com os lábios, com a boca, é uma coisa santa. Mas, lamentou Jesus em certa ocasião, ‘este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim’. O problema, então, está no coração: se ele está longe ou perto de Deus; se é uma coisa que está saindo do coração mesmo. E o coração pode ser que esteja cheio de coisas ruins, de maldades, de violência, de mágoas. Assim, as palavras emitidas pela boca não nascem do coração. Nesse sentido, é bom você avaliar se a sua oração está nascendo mesmo no seu coração, ou se é apenas uma formalidade que você está cumprindo.

Vamos guardar a mensagem de hoje

O fariseu ficou escandalizado porque Jesus foi comer sem lavar as mãos. Isso só mostrou claramente a sua excessiva preocupação com o exterior, com a ideia fixa da pureza legal. A religião que eles praticavam era especialmente de cumprimento de mandamentos e normas. Escandalizado porque Jesus não lavou as mãos, mas olhe só!... Eles eram cumpridores de centenas de normas e leis, mas não cumpriam o principal da Aliança: a justiça, a misericórdia, a piedade. Cuidavam da limpeza exterior, mas o interior é que estava sujo.

Vamos acolher a mensagem de hoje com uma prece

Senhor Jesus,
Ainda vivemos preocupados com o exterior, com a aparência, com o cumprimento da norma pela norma. O irmão mais velho do filho pródigo cumpria todas as suas obrigações para com o seu pai, formalmente. Mas, não soube ser misericordioso com o seu irmão que voltou arrependido, não teve caridade para com ele. De que adianta ter sido tão trabalhador, mas não ter tido misericórdia do seu irmão? Tu disseste uma vez, Senhor: ‘O que suja uma pessoa não é o que entra pela boca, não é a comida. É o que sai do seu coração: suas maldades, suas más ações”. Obrigado, Senhor. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém. 

Vamos praticar a palavra de hoje

Bom, lavar as mãos não deixa de ser importante para a nossa saúde. Mas, é bom lembrar, hoje, ao lavar as mãos antes da refeição, que é mais importante e necessário purificar o seu interior. E isso se faz com um bom exame de consciência, um ato de contrição, e se necessário, uma boa confissão. Ao lavar as mãos, hoje, lembre-se disso.

O Senhor disse ao fariseu: “Vocês, fariseus, limpam o copo e o prato por fora, mas o seu interior está cheio de roubos e maldades” (Lc 11, 39)

Pe. João Carlos Ribeiro - 17.10.2017

2 comentários:

  1. ta bom, ja que somos incapases de limpar o nosso interior entao vamos dispensar o lavar das mãos antes de comer, ate hoje seria aceitavel, ja que ja talheres, mas imagina no tempo de jesus que se comia com a mão, sai do banheiro, apos se limpar, vai direto a mesa e com a mão suja , ja pode ir comendo, porque o que entra pela boca nunca te fara mal, mas o que sai dela, bela teoria, desastrosa na pratica....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lorena C F Da Silva27/12/23 11:08

      Creio que conseguimos compreender bem a lição de Jesus. Os pequenos e menos esclarecidos pensarão que Jesus está dizendo que não precisa lavar as mãos ao sair do banheiro ou ao comer... porém, na minha concepção, não era sobre a lavagem das mãos, e sim sobre a sujeira interna... sobre manter o coracao puro, limpar e vigiar a maldade do próprio coração.

      Excluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

São José, rogai por nós!

   19 de março de 2024.    Solenidade de São José, esposo da bem-aventurada Virgem Maria e patrono da Igreja    Evangelho.    Mt 1,16.18-21....

POSTAGENS MAIS VISTAS