PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: AS QUATRO TESTEMUNHAS

AS QUATRO TESTEMUNHAS

Perto da cruz de Jesus, estavam de pé a sua mãe, a irmã da sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena (Jo 19, 25).
Quatro pessoas aos  pés da cruz do Senhor. E estão de pé.  Sua mãe Maria; Maria de Cléofas, sua tia; Maria Madalena, a libertada da dominação do mal; e o jovem disiscípulo João, a quem Jesus recomendou que cuidasse de sua mãe. A primeira da lista, sua mãe Maria, é a discípula número um. A que chegou antes de todos, pois o gerou na fé, por obra do Espírito Santo. A segunda é sua tia, casada com Cleofas, mãe dos primos-irmãos de Jesus, uma representação da família de sangue de Jesus.  Maria Madalena representa todos os que Jesus libertou; e João representa o grupo dos apóstolos. Quatro pessoas aos pés da cruz do Senhor. E estão de pé.
Quatro, porque aos pés da cruz, estão todos os discípulos de todos os tempos. Quatro é o número da totalidade. Lá é o nosso lugar. Como Igreja, nascemos aos pés da cruz, da morte redentora de Jesus na cruz. Lá, o seu coração foi rasgado pela lança do soldado, banhando-nos com a água do batismo, fonte que nasce do Templo que é o próprio Senhor na sua entrega radical por nós. Lá, do seu coração rasgado pela lança do soldado, mana o alimento sagrado do seu sangue que nos comunica a sua vida, qual pelicano que alimenta os seus filhotes tirando de si mesmo.

E essa Igreja, nascida aos pés da cruz, está de pé. De pé, que é a posição dos que foram libertados da paralisia do pecado, como o cego de nascença. De pé, que é a posição dos que tomavam a ceia da páscoa, prontos para a partida, em êxodo da escravidão do Egito. De pé, que é a posição dos que estão em comunhão com o Senhor que morre de pé na cruz, ressuscitando em vitória sobre o pecado, o mal e a morte.
Quatro discípulos, de pé, aos pés da cruz do Senhor. São quatro testemunhas de sua morte redentora e do derramamento do seu Espírito. De pé, porque sairão em missão, testemunhando a história de um Pai que deu seu próprio filho para salvar o mundo que ele amava. Quatro, numa só unidade, como a túnica sem costura que os soldados não rasgaram. Quatro, a espalharem a boa nova aos quatro cantos, como suas vestes que foram divididas com os quatro soldados estrangeiros.
Vamos guardar a mensagem de hoje
Aos pés da Cruz do Senhor, descreve o evangelista João, estão quatro pessoas, uma representação de todos os discípulos do Senhor. É a Igreja nascendo, no momento que Jesus entrega sua vida ao Pai em nosso favor. O seu sacrifício gera o povo novo, posto de pé, vencedor da escravidão do pecado. De pé, como o povo hebreu celebrando a páscoa do Cordeiro, pronto para partir do Egito. Aos pés da cruz estão Maria, a primeira discípula e mãe da Igreja; Sua irmã, representando a família de Jesus; Madalena, em nome de todos os libertados pelo Senhor; e o jovem João, em nome dos apóstolos, das lideranças que o Senhor pôs à frente do seu rebanho.  
Perto da cruz de Jesus, estavam de pé a sua mãe, a irmã da sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena (Jo 19, 25)
Vamos acolher a mensagem de hoje com uma prece
Senhor Jesus,
Hoje, dia de Nossa Senhora das Dores, ouvimos, no teu evangelho, a tua Palavra nos dando como mãe a tua dolorosa mãe e nos entregando como filhos a ela. “Este é o teu filho”. “Esta é a tua mãe”. Impressionante como Maria se torna mãe da Igreja exatamente aos pés de tua cruz, na hora de tua entrega ao Pai em nosso favor. Obrigado, Senhor, pela presença materna de Maria em nossa vida e em nossa Igreja. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Pe. João Carlos Ribeiro - 15.09.2016 / 15.09.2017  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS